06.10.2016
Victor Wender
Victor Wender
A matemática sempre foi tida como uma 'grande vilã' para os alunos do Ensino Básico. E esta visão ainda existe até hoje.
Com o objetivo de derrubar esse 'mito', várias estratégias são utilizadas pelos professores, como meios de dinamizar suas aulas e atrair a atenção e o interesse dos alunos pela matemática.
Uma dessas estratégias é o uso de jogos de raciocínio lógico, realizados dentro da sala de aula, que pode despertar o interesse do aluno, e até fazê-lo descobrir em si uma afinidade especial com a matemática, que nem mesmo ele tenha percebido antes.
Como o objetivo de trazer alguns desses jogos ao conhecimento dos participantes desta 'Semana da Matemática', foram realizadas algumas oficinas, em que se destaca a Oficina D.
Essa atividade foi promovida pela professora Meira Lúcia de Souza, que atua no sistema público de Ensino Básico, junto com alunos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), do Curso de Matemática, da Universidade Federal do Tocantins, Câmpus de Araguaína.
Ao final, os alunos elaboraram jogos baseados em raciocínio lógico - alguns conhecidos dos demais participantes - destacando as adaptações feitas para serem aplicados ao ensino de matemática.
2 comentários:
Prezado Prof Victor. Sou a Professora ELizabethe GOmes. Fiquei curiosa com o trabalho, pois apresentei a Adedanha MAtemática na PUC/Paraná, no IFF/RJ e na UFF/RJ, obtendo muito êxito. O Brasil já conhece e está aplicando .Como parte de um artigo, publquei a Adedanha Matemática na Revista da SBEM- Maio/2016. Sempre procuro acompanhar sua aplicação e dessa forma acrescentar experiências. Gostaria de saber se a Adedanha apresentada aqui nesse blog é baseada na minha Adedanha . Caso seja , se puder citar a publcação e me enviar relatos ficarei agradecida.
http://bethematica.blogspot.com.br/
https://www.youtube.com/watch?v=HUJoG1qyybA .
Postar um comentário