sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Press Release – Ano 1 – nº 002 – 02 de setembro de 2016

Editorial
   Ajustando o jornal e a demanda http://bit.ly/2cwH1Nt

Eventos
   XIII Semana Acadêmica de Matemática e IV Encontro Regional de Educação Matemática http://bit.ly/2cbspQa

Informe Semanal
   Concurso para Professores e Técnicos da UFT-Araguaína http://bit.ly/2c0zTrS

   Colação de Grau em Gabinete http://bit.ly/2bWFviy

   Lista de espera do Sisu 2016/2 http://bit.ly/2bZJMom

   Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) http://bit.ly/2cwG5bW

   Mestrado Profissional em Matemática (ProfMat) http://bit.ly/2bLlyNQ

   Mestrado em Biodiversidade, Ecologia e Conservação http://bit.ly/2c0Aj1y

   Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional http://bit.ly/2bRlSbc

   Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários http://bit.ly/2bIYRfb

   Capoeira para tod@s I http://bit.ly/2c0ABFD

Serviço Social
   Matemática e Saúde http://bit.ly/2cbsW4D

Indígenas
   Educação Escolar Indígena Apinayé http://bit.ly/2cgt2Xr

   UFT lança primeiro livro de universitário indígena sobre cultura Karajá-Xambioá http://bit.ly/2bRm7mu

   Lançamentos de publicações para a cultura indígena Krahô http://bit.ly/2cwHsHG

Notícias
   HDT/UFT promove reunião do cuidado terapêutico http://bit.ly/2bIRjE7

   Encontro de Professores discute parcerias na pós-graduação interdisciplinar http://bit.ly/2bLlNZi

Livros
   Biblioteca divulga obras do Acervo http://bit.ly/2bIYMbd

Imagens
   Henfil: as coisas boas estão dentro de nós http://bit.ly/2bIQ1ZK

Antonio Carlos Ribeiro
Reg. Prof. MTE 7235

Se desejar ler o Jornal UFT Araguaína acesse informativoarag.blogspot.com.br 
Para ler os Press Release, clique no http://bit.ly/2c3rnc7

Editorial - Ajustando o jornal e a demanda

02.09.2016

Esta segunda edição começa com a divulgação da XIII Semana Acadêmica de Matemática e o IV Encontro Regional de Educação Matemática, que receberão pesquisadores de Matemática da região norte do país no câmpus da UFT-Araguaína, em Eventos.

O Informe Semanal traz dados sobre Concurso para professores e técnicos da UFT, a Colação de Grau em Gabinete, a Lista de espera do Sisu 2016/2, o Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras), o Mestrado Profissional em Matemática (ProfMat), o Mestrado em Biodiversidade, Ecologia e Conservação, o Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional, o Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários e Capoeira para tod@s I. 

O cuidado com o corpo aparece em Matemática e Saúde, do Serviço Social. Os eventos Educação Escolar Indígena Apinayé, o lançamento do primeiro livro de universitário indígena sobre cultura Karajá-Xambioá e Lançamentos de publicações para a cultura indígena Krahô, aparecem em Indígenas.

As Notícias cobrem a reunião sobre cuidado terapêutico no HDT/UFT e o encontro de professores que debateu parcerias na pós-graduação interdisciplinar. A Biblioteca divulga obras do Acervo, em Livros. E Imagens traz uma frase do cartunista Henfil.

Boa leitura!

Concurso para Professores e Técnicos da UFT-Araguaína

02.09.2016

Para acessar o link do Concurso para Professores efetivos e Técnicos da UFT-Araguaína é:
http://ww1.uft.edu.br/index.php/noticias/15224-edital-do-concurso-para-professor-efetivo-2016-1-esta-disponivel

Colação de Grau em Gabinete

02.09.2016

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), divulga as datas das solicitações e Colações de Grau em Gabinete. No câmpus de Araguaína a data de Colação de Grau em Gabinete será no dia 05/09/2016.

Lista de espera do Sisu 2016/2

02.09.2016

Os estudantes que manifestaram interesse para ingresso nos cursos de graduação ofertados pela UFT - Câmpus de Araguaína, devem procurar a relação de candidatos classificados na 4ª chamada da Lista de Espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o semestre 2016/2, divulgada pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) no dia 24 de agosto. No Câmpus de Araguaína, procure a Secretaria Acadêmica das 8h30 às 12 ou pelo tel. (63) 2112-2210.

Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras)

02.09.2016

Foram disponibilizadas 16 vagas. As aulas presenciais são ministradas no Câmpus de Araguaína. Podem se inscrever professores com graduação em Letras que atuam no Ensino Fundamental da rede pública e que pertençam ao quadro efetivo. As inscrições ocorrem até o dia 19 de setembro.

Mestrado Profissional em Matemática (ProfMat)

02.09.2016

25 vagas estão abertas para essa oportunidade de mestrado. O curso é semipresencial e ofertado pelo sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Estão abertas até dia 12 de setembro.

Mestrado em Biodiversidade, Ecologia e Conservação

02.09.2016

Ao todo, são 20 vagas distribuídas em duas áreas de concentração: Ecologia e Conservação; e Biodiversidade. As inscrições podem ser realizadas até o dia 23 de setembro. A homologação das inscrições está prevista para o dia 7 de outubro de 2016.

Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional

02.09.2016

As inscrições do Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional seguem até o dia 09 de setembro. No total são 15 vagas ofertadas para o Mestrado e seis para o Doutorado. Os cursos seguem duas linhas de pesquisa: Economia, Planejamento e Desenvolvimento Regional; e Sociedade, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional.

Mais informações sobre as oportunidades de mestrado podem ser obtidas com a Diretoria de Pós-Graduação (Dirpos) pelo telefone (63) 3232-8218 ou e-mail dirpos@uft.edu.br

Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários

O Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Ceará, junto a seus professores e alunos, promove anualmente o Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários. Realiza-se nesta XIII edição com o tema "Literatura, Política e Outras Artes" nos dias 30/11, 01/12 e 02/12/2016.

O evento terá conferências, mesas-redondas, minicursos, comunicações orais, além de publicação em anais. Para inscrição com apresentação de trabalho, a data limite é 30/10.

Capoeira para tod@s I

02.09.2016

O Projeto de Extensão Capoeira para tod@s I, coordenado pela Professora Fátima Maria de Lima, contempla rodas de capoeira às terças e quartas-feira na UFT das 18h às 19h. Interessados em participar, devem possuir cadastro no SIGproj: http://sigproj1.mec.gov.br/

Após realização do cadastro, basta informar o nome e CPF à Coordenação para que o participante seja incluído no projeto.

HDT/UFT promove reunião do cuidado terapêutico

02.09.2016

A equipe multiprofissional do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT/UFT) realizou a primeira reunião do cuidado terapêutico na sexta–feira (19). O encontro teve também o intuito de melhorar a relação entre pacientes e a equipe da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), composta por médico, enfermeiro, psicólogo, assistente social, nutricionista e fisioterapeuta.


O hospital atende casos de patologias estigmatizantes e crônicas, que favorecem períodos longos de internação levando os pacientes a desenvolverem depressão, rejeição a visitas e agressividade. Isso explica a necessidade da “força tarefa”, conforme explicou a enfermeira Marlucia Vasconcelos Castro, chefe do Setor de Apoio Diagnóstico e Terapêutico.

“O resultado foi bastante positivo, cada profissional precisa conhecer o papel um do outro e interagir para realizar cada intervenção com o devido cuidado, pois juntos vamos mais longe. Acredito que assim estamos cumprindo com o nosso papel de prestar um atendimento qualificado e humanizado para os usuários do serviço”, completou a enfermeira.

Matemática e Saúde

02.09.2016

A Universidade da Maturidade de Araguaína (UMA) promoveu a atividade “Matemática e Saúde: Índice de Massa Corporal (IMC)”, dirigida pela professora Rita de Cássia, no dia 29 de agosto.


Os objetivos eram uma relação interdisciplinar entre Matemática e Saúde; informar a importância da boa alimentação, especialmente na terceira idade; e avaliar o IMC dos alunos da Universidade da Maturidade.

Educação Escolar Indígena Apinayé

02.09.2016

A Tese de Doutorado Educação Escolar Indígena Apinayé: tradição oral, interculturalidade e bilinguismo, foi apresentada por Witenbergue Gomes Zaparoli ao Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL). A banca foi composta pelos Professores Doutores Francisco Edwiges Albuquerque (orientador), Mazria José de Pinho, Rosária Helena Ruiz Nakashima e Joelma Cristina P. M. Alencar.

O trabalho discute  educação escolar bilíngue nas comunidades indígenas, com o objetivo de compreender o processo específico, diferenciado, intercultural e bilíngue dos Apinayé, povo indígena Macro-Jê, da escola Mãtyk, aldeia São José, de Tocantinópolis (TO).

O destaque é o uso da oralidade e escrita na educação, a interculturalidade e o caráter transdisciplinar da pesquisa, articulando ciências como Linguística, Educação e Antropologia, com uma abordagem exploratória de traço etnográfico-escolar, a partir de entrevistas a professores indígenas e não-indígenas, observação participante e diário de campo. A tese foi aprovada.

UFT lança primeiro livro de universitário indígena sobre cultura Karajá-Xambioá

02.09.2016

Aline Brito

A Universidade Federal do Tocantins lançará o primeiro livro organizado por um estudante indígena da Universidade. O lançamento será no sábado (3), às 9 horas, no Centro de Ensino Médio Indígena Karajá-Xambioá, em Santa Fé do Araguaia. Intitulado, “Aspectos históricos e culturais do povo Karajá-Xambioá”, o livro é de autoria do acadêmico Adriano Dias Gomes Karajá sob a orientação do professor Dr. Francisco Edwiges Albuquerque. 

O livro aborda os aspectos históricos, culturais e linguísticos da etnia Karajá-Xambioá, tais como cultura, mitos, lendas, pinturas corporais e receitas culinárias. Para o professor Edvigens, a publicação será um marco na história desse povo, principalmente porque foi produzido com a participação da comunidade indígena. “O livro será uma ferramenta muito importante para a educação escolar desse povo, visto que registra vários aspectos da cultura Xambioá”, complementa.


Adriano Karajá é estudante de Geografia do Câmpus de Araguaína, bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (Pibic –AF) e orientando do professor Edvigens. O universitário também desenvolve pesquisas no Laboratório de Língua Indígena (LALI) da UFT. Adriano é o primeiro acadêmico indígena do Pibic a organizar um livro com seu orientador.  

Para Adriano, o livro surgiu como forma de desafio para registrar os aspectos históricos, socioculturais e linguísticos do povo Xambioá. “Este acervo trará para as escolas do povo Karajá-Xambioá uma excelente fonte de pesquisa, que irá auxiliar os professores indígenas e não indígenas nas salas de aulas, bem como também tem um papel importante para a comunidade”, acrescenta.

Lançamentos de publicações para a cultura indígena Krahô

02.09.2016

Aline Brito

As publicações direcionadas aos povos indígenas Krahô foram publicadas. Os livros Gramática Krahô, Ciências Krahô e Matemática Krahô foram lançados no dia 17 de agosto, na aldeia Manoel Alves Pequeno, em Goiatins (GO).


Lançamento dos livros na aldeia Manoel Alves Pequeno (Foto: divulgação)

Ciências Krahô – o livro reúne informações do mundo Krahô que apontam a relação entre as espécies e elementos da natureza em convivência com o homem. Os professores Krahô dispuseram um repertório de elementos capazes de ser discutidos à luz da disciplina Ciências, em uma apresentação que parte do que existe na mata, nas habitações, do que se alimentam, do que usam como recursos para curar doenças, bem como do que conhecem na cadeia da vida, acrescentando o que reconhecem como nocivo ao sentido da vida como as queimadas desordenadas e a poluição de rios e córregos. Deste inventário discutido e definido em português os professores dialogam sobre os temas que mais afligem a sobrevivência dos Krahô e repensam sobre as questões de preservação da vida entre os Krahô.



Gramática Krahô – a obra inaugura uma produção a partir de uma série de experiências de pesquisa e ensino voltados ao trabalho nas escolas Krahô, com vistas a interligar juntamente com os materiais de alfabetização e das disciplinas Geografia, História, Matemática e Ciências um acervo didático a partir das vivências do povo Krahô, as quais foram desenvolvidas sob os olhares dos professores indígenas.


A seleção dos conteúdos da Língua Krahô na gramática segue uma orientação de cunho normativo com base descritiva, em razão de os professores Krahô se sentirem mais seguros com a disposição de formas da língua em uma abordagem que parta das estruturas mais simples para as mais complexas, além disso, esses professores se sentem mais aptos a estabelecer comparações entre os construtos da língua krahô com os do português pela sequência de temas que já costumam tratar nos cursos de formação de professores e nas atividades cotidianas na escola.

Matemática Krahô – circunscreve conhecimentos matemáticos no campo da álgebra, geometria, além de outros campos que envolvem noções de espaço, dimensão e quantificadores. O livro de Matemática atinge mais uma conquista no sentido de alcançar por meio da reunião de conteúdos matemáticos selecionados ao longo das pesquisas junto ao povo Krahô. A publicação auxilia os professores no diálogo em sala de aula.



Encontro de Professores discute parcerias na pós-graduação interdisciplinar

02.09.2016

Caroline Falcão

A Universidade Federal do do Tocantins (UFT), por meio de professores do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território (PPGCult) do Câmpus de Araguaína, participam desde a segunda-feira (29), e nesta terça-feira (30), na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Câmpus de Marabá, de um encontro entre algumas universidades do Norte do Brasil para tratar da constituição da rede de Programas de Pós-Graduação Interdisciplinares.

Além dos professores da UFT: Plábio Marcos Desidério, Braz Batista Vas, Dernival Venâncio e Euclides Antunes, estão presentes também representes de mais quatro universidade da Região Norte, sendo Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Universidade Federal de Roraima (UFRR), Universidade do Estado da Amazônia (UEA) e Universidade Federal do Pará (UFPA).


Encontro universidades do Norte do Brasil para tratar da constituição da rede de Programas de Pós-Graduação Interdisciplinares. (Foto: Divulgação)

De acordo com o professor da UFT, Plábio Marcos, essa rede é para se firmar parcerias entre os Programas e que os mesmos possam desenvolver juntos intercâmbios, projetos e pesquisas sobre a Região Norte. "A importância é a construção dessa agenda comum de atividades e eventos, o que possibilitaria parcerias para o fortalecimento de demandas comuns dos programas de pós-graduações", explica.  

O Professor ainda acrescenta que a discussão se dá na elaboração de uma agenda de atividades comuns, na elaboração de um documento para formalização da rede e também de uma carta, e que a Rede de Programas estará em parceria com a Rede Amazônica de Redes Interdisciplinares (RAPI).

Biblioteca divulga obras do acervo 001

02.09.2016

Literatura
ANDRADE, Mário de. Macunaíma. 32. ed. Belo Horizonte: Garnier, 2001.

Cultura Indígena
ALBUQUERQUE, Francisco Edviges. Apinayé Kaper Pummunh Ewa ã Kagà. Goiânia: Editora da PUC Goiás, 2011.

Biologia
BARGALLÓ, Eva. Charles Darwin. São Paulo: Publifolha, 2008.

Linguística
BARTHES, Roland. O Rumor da Língua. São Paulo: Brasiliense, 1988.

História da Cultura
CHAUI, Marilena. Conformismo e resistência: aspectos da cultura popular no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1986.

Sociologia
DEMO, Pedro. Sociologia. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1985.

Política
DREIFUSS, René Armand. Política, Poder, Estado e Força: uma leitura de Weber. Petrópolis: Vozes, 1993.

Filosofia
FOULCAULT, Michel. As palavras e as coisas. São Paulo: Martins Fontes, 1990.

Educação
REBELO, Rosana A. Argento. Indisciplina escolar: causas e sujeitos. Petrópolis: Vozes, 2002.

Pesquisa
THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-Ação. São Paulo: Cortez, 1985.

Henfil: as coisas boas estão dentro de nós

02.09.2016


Henrique de Souza Filho, mais conhecido como Henfil, foi um cartunista, quadrinista, jornalista
 e escritor brasileiro. Nasceu em 5 de fevereiro de 1944, em Ribeirão das Neves (MG) e faleceu
em 4 de janeiro de 1988, no Rio de Janeiro (RJ). Era irmão do sociólogo Herbert José de Sousa,
o Betinho, e do músico Chico Mário. (Foto: Bula revista)