sábado, 12 de novembro de 2016

3º PRODUPASTO

12.11.2016

Será um evento realizado pela UFT e SEBRAE que contará com renomados pesquisadores do Brasil, ministrando 10 palestras de grande importância para a pecuária. Acontecerá nos dias 16, 17 e 18 de Novembro de 2016.


Inscrições podem ser feitas no bloco de aulas da EMVZ (Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia) ou pela internet, acessando https://goo.gl/forms/xukuPS5XINkKWm123. Inscrições pela internet identifique-se no campo Órgão/Propriedade como "Aluno PPGCAT". A inscrição para pós-graduando é GRATUITA.

Ramais telefônicos do câmpus Araguaína (Cimba, EMVZ e HDT) passam por mudanças

12.11.2016

João Batista Araújo e Caroline Falcão

Os ramais dos telefones do Câmpus da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Araguaína, Unidades Cimba e EMVZ, e do Hospital de Doenças Tropicais (HDT) passam por mudanças no dia 18 de novembro. Para ter acesso imediato ao número de cada setor deste câmpus, acesse a barra de ferramentas do Informativo Araguaína, acima.

Segundo a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), desde 2015 havia a necessidade e viabilidade técnica para instalação de novos ramais. A medida é necessária para aumentar a oferta de ramais novos. 

Com a mudança nos ramais, o Câmpus Cimba passará a dispor de 300 números, o Câmpus EMVZ terá 200, e o Hospital de Doenças Tropicais disponibilizarás de 100 números telefônicos.

O que muda no HDT

O HDT vai trocar o contrato do Estado (sistema de PABX Virutal da Operadora do STFC) pelo sistema de Telefonia da UFT (Central própria). Na oportunidade trocará também a numeração telefônica.

Como ficarão os novos números?

Exemplos do EMVZ para usuários internos:
Ramal antigo 2135 passará a ser 5435
Ramal antigo 2123 passará a ser 5423

Assim será para todos os ramais existentes

Para as chamadas externas, as realizadas por quem está fora da UFT, há a necessidade de digitar o número com prefixo.

Exemplos EMVZ para usuários externos: 
Telefone antigo (63) 2112-2135 passará a ser (63) 3416-5435
Telefone antigo (63) 2112-2123 passará a ser (63) 3416-5423

Assim será para todos os ramais existentes

Exemplos Cimba para usuários internos:

Ramal antigo 2230 passará a ser 5630
Ramal antigo 2202 passará a ser 5602

Assim será para todos os ramais existentes

Exemplos Cimba para usuários externos. 
Telefone antigo (63) 2112-2230 passará a ser (63) 3416-5630
Telefone antigo (63) 2112-2202 passará a ser (63) 3416-5602

Assim será para todos os ramais existentes

Exemplos HDT para usuários internos.
Ramal antigo 6010 passará a ser 5910
Ramal antigo 2948 passará a ser 5948

Assim será para todos os ramais existentes

Exemplos HDT para usuários externos

Telefone antigo (63) 3411-6010 passará a ser (63) 3416-5910
Telefone antigo (63) 3411-2948 passará a ser (63) 3416-5948

Assim será para todos os ramais existentes

A mudança dos números antigos  da UFT dos câmpus Cimba, EMVZ e no HDT acontecerão no dia 18 de novembro, já as interceptações com as gravações ocorrerão até o dia 23 de novembro, assim, os usuários que ligarem de fora da UFT para os números antigos ouvirão uma gravação informando o novo número correspondente.

Novas Centrais Telefônicas da UFT em 2016

A UFT dispõe, hoje, da mais moderna tecnologia de Voz Sobre IP (recém instaladas em todos os Câmpus). Essa tecnologia utiliza a internet como suporte para tráfego de voz, o que tornam as chamadas de voz mais baratas.

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

I Seminário de Pesquisa em Educação, Pobreza e Desigualdade Social

11.11.2016

Estão abertas até o dia 29 de novembro as inscrições para participar do I Seminário da Pesquisa em Educação, Pobreza e Desigualdade Social (EPDS). As inscrições para apresentação de trabalhos científicos tem prazo diferente, pois ficam abertas até o dia 23 de novembro, e o envio dos resumos deverá ser pelo e-mail posepds@uft.edu.br, conforme a chamada pública. Ambas as inscrições são realizadas pelo endereço eletrônico disponível aqui.

Press Release – Ano 1 – nº 012 – 11 de novembro de 2016

Editorial
   Fórum das Licenciaturas: legislação, diversidade, formação ou demência http://bit.ly/2fF8070

Notícias
   Publicado edital para o Mestrado em Sanidade Animal e Saúde Pública nos Trópicos
   http://bit.ly/2epFgSi

   Araguaína: aprovado mestrado sobre Demandas Populares e Dinâmicas Regionais
   http://bit.ly/2fYgpGE

Fórum
   Das políticas públicas ao currículo multiculturalista http://bit.ly/2g3O2pz

   Elba Barretto (USP) fala de políticas de educação e currículos http://bit.ly/2f0Yji3

   Fórum das Licenciaturas debate política na Educação e Diversidade na Sociedade
   http://bit.ly/2eQsZ84

   Políticas Públicas: Avaliação, Currículo e Formação de Professores http://bit.ly/2fKUajS

   Perspectivas da Carreira Docente http://bit.ly/2fkzMHI

Restaurante Universitário
   RU Cardápio 009 14-18 nov 2016 http://bit.ly/2fF3oxU

Imagens
   Traquejo http://bit.ly/2f0Wd1K


Antonio Carlos Ribeiro
Reg. Prof. MTE 7235

Se desejar ler o Jornal UFT Araguaína acesse informativoarag.blogspot.com.br
Para ler os Press Release, clique no http://bit.ly/2c3rnc7

Editorial - Fórum das Licenciaturas: legislação, diversidade, formação

11.11.2016

As mesas redondas do III Fórum das Licenciaturas da UFT foram bastante enriquecedoras para a experiência de docente e discentes do Câmpus de Araguaína. O trabalho de duas professoras e dois professores visitantes, moderados por uma professora e um professor trouxeram contribuição significativa.

A Profª Elba Siqueira de Sá Barretto (USP) esmiuçou a questão das Políticas de Educação e os Currículos na sociedade brasileira, com linguagem clara, boa formação e experiência. A Profª Anna Maria Canavarro Benite (UFG) debateu aspectos das conquistas do movimento negro - da diáspora africana à atual diversidade - incluindo a denúncia da 'Ciência' na invenção do racismo.

O Prof. Cleomar Locatelli mostrou a forma como a educação é tratada desde o período imperial, até as universidades, que nunca se preocuparam com a formação docente. E por último, o Prof. Damião Rocha apresentou a diversidade aplicada à atuação docente, demandando estudos de multiculturalismo, interculturalidade, alteridade e diversidade.

Estes assuntos 'engoliram' o conjunto desta edição.

Boa leitura!

Elba Barretto (USP) fala de políticas de educação e currículos

11.11.2016

Antonio Carlos Ribeiro

Araguaína - O III Fórum das Licenciaturas da Universidade Federal do Tocantins - UFT, realizado na manhã de 10 de novembro no auditório da Faculdade Católica Dom Orione - FACDO, levantou a questão das Políticas de Educação e os Currículos na sociedade brasileira.

A Profª Elba Siqueira de Sá Barretto, da Universidade de São Paulo (USP), historiou as políticas de educação no Brasil entrelaçadas com as políticas de currículo. Lembrou os papéis da Constituição de 1988, ao ampliar o conceito de educação básica e reafirmar o direito de todos à educação; da Lei de Diretrizes e Bases de 1996, que determina a formação docente em todas as etapas da escolaridade em nível superior ao mesmo tempo que reafirma a ponte com a diversidade no currículo; e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) com a transição das políticas da igualdade para as políticas da diversidade.


Denunciou que políticas tradicionais desconhecem a extrema diversidade de nossa população, especialmente as que sofrem maiores dificuldades e têm mais limitações para usufruir dos avanços da educação. Defendeu os temas transversais, por criarem espaço institucional nos currículos para a abordagem de temas de grande apelo social, e por criar espaço nacional para que a transversalidade quebre a rigidez da estrutura disciplinar.

Lembrou a expansão dos cursos de licenciatura, especialmente nas modalidades Educação a Distância (EaD) e no Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR), no qual assumiu maior oferta de licenciaturas, apesar da falta de estrutura das prefeituras. Isso mostrou problemas na concepção, desequilíbrios na formação e a formação predominantemente disciplinar, com 40% dos docentes lecionando disciplinas em que não foram formados.

No governo Lula houve avanços, afirmou, apesar de terem professores formados em escolas particulares. E dos alunos que não tiveram pais com educação prolongada e de qualidade. Por isso a importância do currículo da escola básica ter como objetivo formar cidadãos, identidades a serem aprofundadas, e só depois pensarem no exercício das profissões.

Isso garantiu a consistência do currículo na escola básica, com algum controle sobre prescrições como livros didáticos afinados com os PCNs, formação docente referida aos PCNs e matrizes das avaliações externas referidas aos PCNs, que foram mantidas no governo Dilma, com ênfase na qualidade social da aprendizagem como direito de todos, e na ênfase na diversidade.

Isso impactou as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, que passou a ter nove anos (CNE 2010), assegurando a diversidade com uma das matrizes do currículo para afetar a todos, mudando o padrão das relações sociais do conjunto da sociedade e a condição para assegurar o direito das minorias, e enfatizou: "Se a sociedade não muda, o direito do outro não se estabelece!" Por esta razão, temas como a diversidade - mesmo sendo centrais - sofrem com a escassa presença de conteúdos que promovem a construção.

Das políticas públicas ao currículo multiculturalista

11.11.2016

Antonio Carlos Ribeiro

Araguaína - O III Fórum das Licenciaturas da Universidade Federal do Tocantins - UFT, realizado na 6ª feira (11) pela manhã, no auditório da Faculdade Católica Dom Orione - FACDO, levantou a questão das Políticas Públicas e Currículo multiculturalista na formação docente.

A mesa redonda teve a participação do Prof. Dr. Cleomar Locateli, da UFT (Câmpus Tocantinópolis) e do Prof. Dr. Damião Rocha, da UFT (Câmpus de Palmas) e foi coordenada pelo Prof. Dr. Walace Rodrigues, do Colegiado de Letras.

O Prof. Locatelli apresentou uma pesquisa histórica, mostrando a forma como a educação é tratada desde o período imperial, especialmente após o surgimento das primeiras universidades, que nunca se mostraram preocupadas com a formação pedagógica dos professores, privilegiando o domínio do objeto do ensino.


A licenciatura de baixa qualidade e a desvalorização profissional
(Foto: Antonio Carlos Ribeiro/UFT)

As formações emergenciais sempre utilizaram os chamados 'professores leigos', fato que tornou pouco importante o papel da licenciatura, tornando-a apenas um 'verniz pedagógico' até nossos dias, quando esse fenômeno fica encoberto pela chamada 'certificação alternativa' em países desenvolvidos.

Isso implica também que a formação em massa e de qualidade duvidosa, enfatizou Locatelli, se reflete na desvalorização dos profissionais do magistério. Isso resulta no aligeiramento e na flexibilidade fora da universidade, que reduzem a qualidade acadêmica, científica e cultural.

E concluiu enfatizando a urgência do compromisso com a educação de qualidade, do direito à igualdade, da superação do aligeiramento, da universidade como locus de formação e da compreensão da relação entre formação e valorização do trabalho.

O Prof. Damião Rocha apresentou o tema da diversidade aplicada à formação de docentes, que envolve multiculturalismo, interculturalidade, alteridade, diversidade e o encontro com o diferente e as diferenças, partindo da metáfora  entre o arco-íris e o daltonismo, surgida da polarização entre a pluralidade de cores e a incapacidade de percepção visual.

Rocha e a metáfora entre o arco-íris e o daltonismo
(Foto: Antonio Carlos Ribeiro/UFT)

Debate a 'crítica da razão indolente', de Boaventura Souza Santos, que explica a situação do golpe, que não surge da busca de respostas às demandas, mas da decisão pela inércia intelectual que exibe a realidade brasileira imersa na crise de paradigmas - o período de transição da zona limítrofe entre a incapacidade do novo e o retorno ao que já não satisfaz - obrigando o surgimento do epistemicídio, o assassinato do conhecimento.

A interculturalidade se coloca entre o encontro enriquecedor com o diferente e a necessidade patológica de canibalizar as diferenças, com a ingênua pretensão de superar pela força. É ela quem mostra a existência como interação educativa dos culturalmente diversos, com diálogo e respeito mútuo, e propõe um 'arco-íris curricular'.

Fórum das Licenciaturas debate Política na Educação e Diversidade na Sociedade

11.11.2016

Antonio Carlos Ribeiro

Araguaína - O III Fórum das Licenciaturas da Universidade Federal do Tocantins - UFT, realizado na manhã de 10 de novembro no auditório da Faculdade Católica Dom Orione - FACDO, levantou a questão da Política na Educação Brasileira associada à discussão dos currículos e às ações fundamentais.

Prof. José Manoel dá as boas-vindas a docentes, discentes e convidados
(Foto: Antonio Carlos Ribeiro/UFT)

A abertura do Evento foi presidida pelo Diretor do Câmpus de Araguaína, Prof. Dr. José Manoel Sanches da Cruz, que saudou os participantes das licenciaturas e os representantes do movimento de ocupação, e propôs um manifesto político diante da crise da educação. 

A Pró-Reitora de Graduação, Profª Drª Berenice Feitosa da Costa Aires, lembrou que os ocupações devem ser visíveis para a sociedade mas geram impactos na crise e consequências na reposição das aulas e periodização do calendário universitário.

A Profa Elba Barretto discorre sobre a relação entre políticas de educação e currículo
(Foto: Antonio Carlos Ribeiro/UFT)

A mesa redonda 'Políticas de formação docente e a diversidade na educação básica', coordenada pela Profª Drª Rosária Helena Ruiz Nakashima, teve a participação da Profª Drª Elba Siqueira de Sá Barretto (USP), que historiou as políticas de educação no Brasil entrelaçadas com as políticas de currículo. 

    A Profª Anna Benite sintetiza os enfrentamentos e conquistas do movimento nos últimos séculos
(Foto: Antonio Carlos Ribeiro/UFT)

E da Profª Drª Anna Maria Canavarro Benite (UFG), que discutiu o conjunto de avanços do movimento negro -  da diáspora africana até as lutas pela diversidade - incluindo o papel da 'Ciência' na invenção do racismo e a resistência da sociedade ao multiculturalismo.

RU Cardápio 009 14-18 nov 2016

11.11.2016

O cardápio elaborado por Yasmym Oliveira de Morais e aprovado por
Thalita Lin Netto Candido, nutricionista fiscal da UFT,
de 14 a 18 de novembro de 2016, é:

2ª feira - dia 14


Prato principal
panquecas com recheio de frango e calabresa

Salada
tomate
repolho, cenoura, laranja de cenoura
alface

Guarnições
cenoura sauté (refogada com margarina)
creme de milho
arroz branco
feijão carioca

Suco
tamarindo

Sobremesa
banana

Opção vegetariana
panquecas com recheio de legumes 



3ª-feira - dia 15

Feriado



4ª-feira - dia 16


Prato principal
bife acebolado

Salada
tomate meia lua
alface
acelga

Guarnições
kabotiá, jiló, quiabo e maxixe com bacon
macarrão ao sugo
arroz branco
feijão carioca

Suco
tamarindo

Sobremesa
banana

Opção vegetariana
refogado de lentilha com legume



5ª-feira - dia 17


Prato principal
feijoada

Salada
vingrete
rúcula
couve

Guarnições
farofa de banana da terra com cebola
batata doce cozida
arroz branco
 feijoada

Suco
goiaba

Sobremesa
laranja

Opção vegetariana
feijoada vegetariana



6ª-feira - dia 18


Prato principal
strogonoff de franco

Salada
mix de folhas (alface, acelga, rúcula)
tomate rodela com pepino
beterraba crua

Guarnições
 abobrinho e chuchu
batata inglesa sauté
arroz branco
 feijão carioca

Suco
acerola

Sobremesa
gelatina de pêssego

Opção vegetariana
estrogonofe de pts

Publicado edital para o Mestrado em Sanidade Animal e Saúde Pública nos Trópicos

11.11.2016

Paulo Teodoro e Caroline Falcão



A Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq) e do Programa de Pós-Graduação em Sanidade Animal e Saúde Pública nos Trópicos (PPGSaspt), anunciou o processo de seleção para o curso de Mestrado Acadêmico em Sanidade Animal e Saúde Pública nos Trópicos, com entrada em 2017/1. São oferecidas 14 vagas voltadas para graduados nas áreas de Ciências Agrárias, Ciências da Saúde e Ciências Biológicas.

As inscrições, com uma taxa de R$ 120 reais, vão de 02 a 31 de janeiro de 2017, das 8h às 12h, e podem ser feitas por sedex ou pessoalmente, na Direção do Câmpus Cimba, através da entrega de envelope lacrado. A relação de documentos necessários para a efetivação da matrícula está disponível no item 6.4. do edital. 

O Mestrado tem como área de concentração "Sanidade Animal e Saúde Pública" e compreende as seguintes linhas de pesquisa: Fisiopatologia e Biotecnologia da Reprodução Animal; Morfologia, Clínica e Cirurgia Animal; e Saúde Animal e Saúde Pública.

A avaliação será composta de quatro itens: Avaliação de Conhecimentos; Avaliação de Inglês, de caráter classificatório; Avaliação de Títulos, de caráter classificatório; e Entrevista, também de caráter classificatório. As entrevistas estão previstas para os dias 15, 16 e 17 de fevereiro. O resultado final sairá no dia 24 de fevereiro, na Secretaria do PPGSaspt ou no site da UFT, e as aulas começarão em março de 2017.

Transcrito de http://ww2.uft.edu.br/component/content/article?id=17100

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Traquejo

09.11.2016


segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Políticas Públicas: Avaliação, Currículo e Formação de Professores

07.11.2016

Esses eventos serão realizados na FACULDADE CATÓLICA DOM ORIONE, localizada na Rua Santa Cruz, 557 - Setor Central, em Araguaína, nos dias 10 e 11 de novembro.


Para mais informações acesse aqui

Perspectivas da Carreira Docente

07.11.2016

Esses eventos serão realizados na FACULDADE CATÓLICA DOM ORIONE, localizada na Rua Santa Cruz, 557 - Setor Central, em Araguaína, nos dias 10 e 11 de novembro.

Para mais informações acesse aqui