sábado, 11 de novembro de 2017

Press Release – Ano 2 – nº 063 – 11 de novembro de 2017

Editorial
   Araguaína tem quatro eventos na mesma semana bit.ly/2jDVYku

Destaque
   Lançado o Destaques bit.ly/2zXiCse

Jornada
   I Jornada de Estudos Caribenhos do Câmpus de Araguaína da UFT
   bit.ly/2yXIoLB

   García Márquez ainda move paixões na AL e no Caribe bit.ly/2AZfTOR

Semana Acadêmica
   Cerimônia de Encerramento bit.ly/2hLQW4N

   Computação simbólica bit.ly/2zSgm7E

   Teorema da Incompletude de Gödel bit.ly/2jDWKOp

   Minicurso – LaTex bit.ly/2jFjdL4

   Comunicações Científicas bit.ly/2hNpjIN

   Robótica Educacional bit.ly/2AX31b4

   Comunicações Científicas bit.ly/2zVZKK2

   Alunos apresentam o Software Scratch bit.ly/2zWK6hi

   Origami: a arte japonesa, da simplicidade do material à simetria das formas
   bit.ly/2zj8GvK

   Educação Matemática e Cultura Digital bit.ly/2ATOltp

   DESAFIOS DA SEMAT 2017 bit.ly/2hNx5SH

   XIV Semana Acadêmica e V Encontro Regional de Educação Matemática
   bit.ly/2zQUXMe

Seminário
   Araguaína recebe segunda etapa do IV Seminário Integrado da UFT bit.ly/2zR0jXy

   Segunda etapa do IV Seminário Integrado movimenta Câmpus de Araguaína
   bit.ly/2zR8l2I

   Formação em tempos de resistência bit.ly/2hEHBYM

Debates
   Projeto “Nós propomos” é tema de mesa redonda e seminário bit.ly/2jE28kH

Notícias
   Iniciada reforma no Hospital de Doenças Tropicais da UFT bit.ly/2B4m5VR

   Acadêmicos terão até o dia 26 para preencher o questionário obrigatório
   bit.ly/2B3oikC

   Ministro da Educação recebe Reitor da UFT em reunião sobre curso de Medicina em
   Araguaína bit.ly/2yZwxN7

   Cantina da Unidade Cimba não funcionará nos dias 13, 14 e 15 bit.ly/2j8QUAF

Seminário
   Araguaína recebe segunda etapa do IV Seminário Integrado da UFT bit.ly/2zR0jXy
 
Restaurante Universitário
   Cardápio 046 - 16 a 17 nov 2017 bit.ly/2j6OnXK


Antonio Carlos Ribeiro
Reg. Prof. FENAJ 7235

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Editorial - Semana com quatro eventos no câmpus de Araguaína

11.11.2017

O Câmpus de Araguaína acolheu quatro eventos nesta semana. A Semana da Matemática é o primeiro, que reuniu centenas de alunos, professores convidados para fazer conferências, ministrar minicursos, apresentar comunicações científicas, inaugurar os Desafios do Informativo Araguaína.

O segundo é o IV Seminário Integrado da UFT, que promove avaliações dos Programas Universitários Federais (PIBIC, PIBID, PIBIT, PARFOR, PIM, PIMI, PET, PADI), que premiou estudantes e pesquisadores nos diversos colegiados dos câmpus de Araguaína e Tocantinópolis.

A Jornada de Estudos Caribenhos do Câmpus de Araguaína é o evento que reuniu professores, alunos, debatedores e palestrantes das regiões amazônica e caribenha, exibiu o filme 'O amor nos tempos do cólera', trouxe conferência sobre estudos caribenhos no Brasil, para homenagear o escritor Gabriel García Márquez, falecido em 2014.

E o Projeto “Nós propomos”, apresentado pelo Dr. Sérgio Nunes, do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT/UL), com a participação dos professores Dr. João Bazolli, coordenador do programa no Tocantins, e  tendo como mediadora a professora Drª Antônia Queiroz, que envolvem alunos de ensino médio num projeto de cidadania e na melhoria de suas cidades.

Lançado o Destaques

Veja esta telinha em movimento no Bala I


sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Cerimônia de Encerramento

10.11.2017

Matheus Pires Cardoso

A XIV Semana Acadêmica de Matemática e do V Encontro Regional de Educação Matemática (XIV SEMAT e V EREM), que teve como tema 'Educação Matemática na Cultura Digital: tendências e perspectivas', realizada nos dias 7, 8, 9 e 10 de novembro, deixa um legado por  movimentar todo colegiado de Matemática e obter a  interação de outros cursos do campus.


(Foto: Victor Wender/UFT)

Essa Semana Acadêmica propiciou a discentes e docentes a oportunidade de saber como a Educação Matemática tem interagido em meio à Cultura Digital, que devido às inovações tecnológicas prossegue em passos largos. O Palestrante da cerimônia de encerramento foi o professor Deive Barbosa Alves, coordenador curso de Matemática, que apresentou suas concepções da Cultura Digital, das metodologias de ensino que surgiram para acompanhar os avanços tecnológico, de forma que sejam usadas como ferramentas de auxílio para o ensino.

Alves ressaltou as linhas de pesquisas que estudam a área, especialmente os conceitos de Robótica Livre e Movimento Maker, já abordados na conferência de abertura. Destacou a contribuição de autores como Seymour Parpert, Rodney Carlos Bassanezi e Paulo Freire (FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011).

A noite de Encerramento também foi um momento de relembrar os desafios superados para que o evento ocorresse e os esforços daqueles que se dispuseram a participar da comissão organizadora. A homenagem feita pelo discente Victor Wender, do curso de Matemática, mostrou o reconhecimento do alunado pelo esforço da coordenação.

(Foto: Victor Wender/UFT)

A XIV SEMAT e V EREM cumpriram suas metas e alcançaram seus objetivos, além de poporcionarem  momentos de aprendizado com Minicursos, Comunicações Científicas, Palestras, Webconferências e Mesas Redondas, que foram enriquecedores para os que participaram e dedicaram tempo para usufruir esse  momento. Assim, a Cerimônia de Encerramento cria muitas e boas expectativas para o próximo ano.

Computação simbólica

10.11.2017

Daniel Alves

O curso 'Simulações com Software Livre e Computação Simbólica na Matemática Aplicada' foi ministrado pelo professor Luís A. Cabral na XIV Semana Acadêmica de Matemática e do V Encontro Regional de Educação Matemática (XIV SEMAT e V EREM), realizada na Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Araguaína.

(Foto: Daniel Alves/UFT)

Os alunos inscritos puderam acessar o software SYMPY, que auxilia o usuário na criação de gráficos para resolução de equações associadas às funções descritas no gráfico e localizar as raízes da equação.

Os alunos receberam duas folhas com orientações para iniciassem a criação dos primeiros gráficos. No decorrer do processo os alunos já apresentavam um desenvolvimento visível em relação às suas próprias habilidades ao programar no site on line.

O sotfware apresentado aos alunos do Curso de Matemática pode ser de grande importância, pois com o seu auxílio os futuros professores poderão aperfeiçoar a aplicação dessa feramenta em sala de aula.

Foram desenvolvidos programas na linguagem python que auxiliam no desenvolvimento de interfaces gráficas. Essas interfaces podem ser compartilhadas com outros colaboradores da área, socializando o saber adquirido.

Teorema da Incompletude de Gödel

10.11.2017

Daniel Alves

Durante a XIV Semana Acadêmica da Matemática e V Encontro Regional de Educação Matemática (XIV SEMAT e V EREM) o professor Matheus Lobo ministrou o minicurso Teorema da Incompletude de Gödel. Sua função é mostrar que existem verdades matemáticas que não podem ser demonstradas dentro do sistema formal axiomático da lógica clássica.

(Foto: Victor Wender/UFT)

Para isso, utiliza o lema da correspondência entre a matemática e a metamatemática e um sistema de codificação da matemática com números naturais, de modo que se torna possível a matemática falar da própria matemática.

Ele fez seu próprio resumo do livro Gödel´s Proof, de Emest Nagel e James R. Newman, e expôs aos alunos através de uma apresentação em slides. Além disso,  criou um grupo no Whatsapp para que os alunos pudessem fazer perguntas e esclarecerem dúvidas, aumentando o entendimento sobre esse assunto.

O professor Lobo mostrou, de forma simples todo o trabalho de Kurt Gödel através de uma aula simples com explicações orais e demonstrações no quadro. Na sala foi aberto um espaço de discussão entre os alunos e o professor, recurso que se tornou de extrema importância, de modo que o conhecimento chegava à todos os ouvintes.

García Márquez ainda move paixões na AL e no Caribe

10.11.2017

Antonio Carlos Ribeiro

A I Jornada de Estudos Caribenhos do Câmpus de Araguaína, realizada nesta 6ª feira (10), é promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território (PPGCult) e o Curso de História, com apoio da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), foi aberta com uma mesa redonda sobre o tema Miradas inter/multidisciplinares sobre Cem anos de solidão, do escritor colombiano Gabriel García Márquez, o Gabo.



A mesa branca de borboletas e girassois amarelos foi composta pelos professores doutores Dernival Venâncio Ramos Jr., Plábio Marcos M. Desidério e Olívia Macedo M. Cormineiro, do Colegiado de História e PPGCult, Márcio de Araújo Melo e Luiza Silva, do Colegiado de Letras e Programa de Pós-Graduação em Letras - PPGL, e Jean Carlos Rodrigues, do Colegiado de Geografia e PPGCult.

O romance Cem anos de solidão, foi debatido desde suas origens, quando o autor trouxe o conjunto de sua experiência jornalística - como repórter da agência de notícias cubana Prensa Latina - para a Literatura, à qual dedicou a segunda parte da sua vida.

Ele descobriu que narrar no tempo presente supõe alinhavar dados históricos e fatos da atualidade, quando a paixão mantém o coração pulsando, articulando a memória e a espera, e aglutinando dimensões do passado, presente e futuro. Nesse terreno fértil, Gabo aprendeu que a tessitura da intriga é o centro da narrativa e, por isso, tem a função de mediar. Sem se deixar apanhar pelos ditadores.

Narrar exige paixão, sobretudo com os golpes e ditaduras, como quem apresenta relatos contados por mercadores e comerciantes aos circunstantes em tabernas, praças e cais, em processos que implicam recursos das narrativas como gestualidade, entonação da voz e o código linguístico, integrados na linguagem. Ao lado da militância política e de ter ganho o Prêmio Nobel de Literatura, o primeiro concedido a um autor latino-americano. 

Imagem: Douglas Ferreira

Eric Nepomuceno é um autor, jornalista e tradutor brasileiro. São dele as traduções para o português de obras de importantes autores latino-americanos como Jorge Luis Borges, Julio Cortázar e Gabriel García Márquez. Suas traduções renderam-lhe três Prêmios Jabuti e outro, que recebeu por sua investigação sobre o Massacre de Eldorado dos Carajás (PA).

É por isso que a força, a luta política e a cultura literária de professores de três colegiados se unem no relato da literatura de García Márquez, neste dia de sol tropical e paixões latinas.


Imagens da exibição do filme 'O amor nos tempos do cólera', baseado na obra homônima do grande autor caribenho homenageado

Imagens do filme O amor nos tempos do cólera, com a atriz brasileira Fernanda Montenegro

Parte da plateia que assiste ao filme O amor nos tempos do cólera

Cantina da Unidade Cimba não funcionará nos dias 13, 14 e 15

10.11.2017

A administração da Cantina do Campus de Araguaína, Unidade Cimba, informa que não funcionará nos dias 13, 14 e 15 de novembro, só retomando suas atividades no dia 16.

Cantina Cimba

quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Ministro da Educação recebe Reitor da UFT em reunião

09.11.2017

Poliana Macedo

Na última quinta-feira (08), o reitor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Luís Eduardo Bovolato, esteve em Brasília para visita ao Ministério da Educação (MEC) e audiência com o ministro José Mendonça Bezerra Filho, para tratar sobre a implantação do curso de Medicina no Câmpus de Araguaína.

Reunião entre reitor Bovolato e Ministro MEC sobre Medicina em Araguaína

Fizeram parte da comitiva durante a audiência, o senador Vicentinho Alves, o presidente da Câmara Municipal de Araguaína, vereador Marcus Marcelo, o secretário chefe de gabinete da Prefeitura Municipal de Araguaína, Wagner Rodrigues e a assessora da UFT em Brasília, professora Zaíra Oliveira.

Minicurso - LaTex

09.11.2017

Victor Wender

O minicurso do LaTex  da XIV Semana Acadêmica da Matemática e V Encontro Regional de Educação Matemática (XIV SEMAT e V EREM) teve como palestrantes: Araisleia Souza Silva, Daniela Pereira da Silva, Hevellyn Tays Lema da Silva, Jusciel Kvan Gomes de Souza e Maria Caroline Dias Monteiro. Seu objetivo era introduzir os participantes nos comandos básicos de formatação de texto, tendo como foco a escrita matemática no software.

(Foto: Daniel Alves/UFT)

Inicialmente os palestrantes falaram sobre onde e como surgiu o LaTex surgiu, após isto, explicaram a sigla e a teoria, indo em seguida irem para a prática. Com o LaTex instalado nos computadores, os participantes puderam acessá-lo. O minicurso foi ministrado com um palestrante que mostrava os comandos necessários para escrever o texto proposto. Os participantes tinham que executar os comandos auxiliados pelos palestrantes e supervisores.

Após a apresentação de vários comandos básicos do LaTex para digitação de textos e equações matemáticas, foi proposta aos participantes a resolução de uma função do segundo grau, que teriam que digitar, utilizando os comandos aprendidos. Após o encerramento houve uma aprovação positiva dos participantes. A formatação textos em nível profissional deixa o texto escrito no LaTex com uma aparência elegante.

Comunicações Científicas

09.11.2017

Matheus Pires Cardoso

Uma das oportunidades que a SEMAT está oferecendo aos alunos do Curso de Matemática e toda a comunidade acadêmica é a integração do uso de tecnologias no ensino. A atividade é parte da XIV Semana Acadêmica da Matemática e V Encontro Regional de Educação Matemática. O minicurso de NetLogo que ocorreu no segundo dia do evento foi apresentado pelos discentes do quarto período de Matemática.

(Foto: Victor Wender/UFT)

A linguagem de programação é simples e atrativa quando compreendida com todas as suas ferramentas. Para iniciar esta breve aventura no mundo da programação, foi explanada toda a questão histórica do programa. Em seguida os alunos foram instruídos a fazerem pequenas investidas nas ferramentas do programa como um primeiro contato. Uma ferramenta que pode auxiliar na aprendizagem e também no ensino.

O programa tem uma finalidade básica que é a construção de simulações que podem resolver problemas físicos e sociais, além de desenvolver jogos simples como Pac-Man. A ferramenta trabalha com apenas quatro agentes, responsáveis por compor e reger toda a simulação que o usuário deseja construir. E com abas e ferramentas que são facilmente compreendidas, podemos citar a barra de comando pela qual é possível dar ordens aos agentes para que realizem algo na interface inicial do programa.

Em seguida à explanação introdutória, foram apresentados modelos que já estavam prontos, um dos quais se assemelhava a uma calculadora que apenas realiza divisões, na forma de fração em que os usuários podem definir o numerador e o denominador, e o programa responderia informando até a décima nona casa decimal.

Outro modelo apresentado estuda a contaminação do vírus HIV, em que as variáveis responsáveis para a compreensão do modelo poderiam ser modificadas pelos usuários. E por último, os alunos inscritos no minicurso foram convidados a criar um modelo que seria um aquário com peixes e tartarugas que se movimentaria na interface do programa e poderia ter cores diferentes.

Mais adiante o mesmo modelo foi realizado, mas de uma forma um pouco mais complexa. O minicurso foi dirigido pelos discentes Aico Alves de Oliveira Silva, Bruno Neres da Silva, Lara Borges Vieira e Matheus Pires Cardoso, graduandos de matemática que já haviam ministrado curso sobre o programa. No entanto como trabalho avaliativo para a disciplina Tecnologias da Informação e Comunicação, um  programa que remete à temática do evento uma vez que programação e tecnologias da Informação fazem parte da cultura digital.

Robótica Educacional

09.11.2017

Daniel Alves

Os participantes da XIV Semana Acadêmica da Matemática e V Encontro Regional de Educação Matemática (XIV SEMAT e V EREM), especialmente os inscritos no minicurso Robótica Educacional, que viveram uma experiência única e digna de  retorno à infância. Ainda que por algumas horas, pelos desafios que foram lançados aos participantes.

(Foto:  Victor Wender/UFT)

Ministrada pelos professores Fernando da Costa Barbosa e Deive Barbosa Alves, o minicurso de Robótica deu a oportunidade aos que participaram de montarem seu próprio robô com peças de LEGO. A animação era grande ao seguir as instruções atentamente para que o protótipo saísse perfeito.

(Foto:  Victor Wender/UFT)

Depois de muitos “Terminamos, e agora?”, “Que nome nós iremos dar a ele?” ou “Pode ligar?”, o professor lançou um desafio a todos: com ajuda do computador, teriam que programar o robô para se deslocar certa distância. Todos animados foram em busca da solução, apesar de impressionados com o funcionamento do robô pelos comandos programados e repassados ao protótipo por cabo USB, e ao ver as soluções ainda mais criativas.

(Foto:  Victor Wender/UFT)

A maioria mediu a distância com ajuda de uma fita métrica, calculou o tempo em que o robô se deslocava a certa distância, utilizou os conceitos da circunferência calculando seu raio e o comprimento da mesma, mediu a distância e foi pela tentativa e erro.

(Foto: Victor Wender/UFT)

Depois de terminado o primeiro desafio com muita euforia e animação pela conquista de se obter os resultados desejados, o professor Fernando apresentou um segundo desafio. Desta vez o robô não deveria apenas se deslocar, mas também realizar um giro de noventa graus, e seguir adiante. Aconselhando os alunos a encontrarem soluções por meio de conhecimentos já adquiridos.

(Foto: Victor Wender/UFT)

No caso deste desafio os alunos teriam que trabalhar com setores, pois teriam apenas cinco minutos para realizá-lo. Pareceu complicado no começo, afinal todos teriam que tentar entender como se utilizar dos conhecimentos sobre setores para que pudessem programar o robô, mas a maioria dos grupos conseguiu realizar a tarefa seguida de muitas comemorações.

Muito além de uma aula de Robótica o minicurso possibilitou aos que participaram uma reflexão sobre os modos pelos quais se pode ensinar determinados conteúdos, aprender com desafios juntamente com a robótica torna o estudo mais agradável e tornar os conceitos matemáticos compreensíveis, tornando-os objeto de desejo do aluno. Assim, ele entenderá que buscar soluções por meio da matemática será o caminho mais curto, ao invés de fazê-lo pela tentativa e erro.

E conhecer novas metodologias de ensino que integrem as Tecnologias da Informação e Comunicação é um dos objetivos que SEMAT 2017 cumpriu de forma satisfatória.

Comunicações Científicas

08.11.2017

Victor Wender

A segunda noite da XIV Semana Acadêmica da Matemática e V Encontro Regional de Educação Matemática teve novas Comunicações Científicas. Foram apresentados três trabalhos, em que cada autor ou grupo teve 20 minutos para apresentarem resultados e relatos das pesquisas desenvolvidas.

(Foto: Daniel Alves)

O trabalho intitulado 'A importância do PIBID como um espaço formativo na carreira acadêmica e profissional do futuro professor', abriu as apresentações debatendo as características do PIBID e sua importância fundamental na formação acadêmica de alunos/as das licenciaturas.

O PIBID propicia ao estudante um contato direto com a sala de aula dos alunos de Ensino Básico, possibilitando uma experiência ímpar na formação docente do 'licenciando'.

A segunda apresentação intitulada 'Análises de Teses e Dissertações (2005-2014)' que versam sobre a formação de professores indígenas a partir de suas próprias visões.

Um olhar da 'Etnomatemática', a terceira apresentação da noite, discutiu a formação de professores indígenas que possam atuar nas aldeias, a partir da visão dos autores de dissertações e teses defendidas na Universidade Federal do Tocantins (UFT).

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Alunos apresentam o Software Scratch

08.11.2017

João Paulo Macedo

Um grupo de alunos do Curso de Licenciatura em Matemática ministrou um minicurso na XIV Semana Acadêmica da Matemática e V Encontro Regional de Educação Matemática, evento que está sendo realizado na Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Araguaína, a partir desta terça feira, dia 7.

(Foto: Victor Wender)

Os/as alunos/as Victor Wender, Nelly Almeida da Silva, Teylane França Lemos, Maria Cristina Cordeiro Sousa e Vanessa Aparecida da Silva fizeram a apresentação do Software Scratch.

O objetivo era despertar o interesse e atenção dos futuros professores para a utilização deste software como ferramenta de ensino para alunos do Ensino Básico. Após uma introdução que narrou a história desse produto de engenharia de Informática, os professores explicaram as condições para que o público pudesse utilizar o software.

(Foto: Victor Wender)

Após apresentarem o programa de computador, os professores explicaram as suas principais funções. Com a atenção concentrada na aula, os participantes do curso já começaram a experimentar os primeiros procedimentos e a criar as próprias programações e jogos. 

Origami: a arte japonesa, da simplicidade do material à simetria das formas

08.11.2017

Matheus Pires Cardoso

Corujas, coelhos, vaso de flores e cisnes de papeis. Todos enfeitavam a mesa, atraindo a atenção dos alunos quem se inscreveram para participar do minicurso de origami, a arte japonesa agrada aos olhos, pela simplicidade do material e a simetria das formas obtidas pelas várias dobraduras. Até o animal ou objeto tomar forma. O curso é parte da XIV Semana Acadêmica da Matemática e V Encontro Regional de Educação Matemática.

A professora Yukiko Massago ministra o curso de Origami (Foto: Victor Wender)

Após distribuir um conjunto de 120 folhas de papel, uns brancos outros rosas, as instruções foram dadas, e os alunos começaram dobrando os papeis, cuidadosamente. Com a atenção para que nada pudesse ‘roubar’ a delicadeza e a vontade de estar acertando na precisão de cada um dos passos instruídos.

Origamis criados pela professora Yukiko Massago (Foto: Victor Wender)

O objetivo central do minicurso não era evidenciar a matemática na arte japonesa! Mas não é preciso ir muito longe para pensar na geometria e a encontrarmos nos cisnes de papel os diversos triângulos, pensarmos em simetria e vermos o conceito transbordar na coruja.

Os alunos produzindo seus próprios origamis (Foto: Victor Wender)

Apesar de ser possível apenas produzir um único origami, o minicurso foi um momento prazeroso para muitos. Enquanto dobravam meticulosamente os papeis, tentavam adivinhar onde cada uma das peças se encaixaria, para que enfim o cisne aparecesse. Sob a supervisão da professora Yukiko Massago, o minicurso de Origami reuniu vinte participantes e mais alguns ouvintes que não resistiram à tentação de apreciar e produzir a arte.

Formação em tempos de resistência

08.11.2017

Antonio Carlos Ribeiro

A conferência do professor Nilson de Souza Cardoso, a primeira ministrada na abertura da quarta edição do Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (SIEPE) da Universidade Federal do Tocantins, integrando os câmpus de Araguaína e Tocantinópolis se constituiu um libelo da resistência pedagógica e institucional aos tempos de desmonte do Estado de Direito, do qual a educação é base fundamental.

(Foto: Victor Wender)

O jovem conferencista da Universidade Estadual do Ceará, fala com sorriso nos lábios e só se exaspera quando se refere à desconstrução do sistema educacional brasileiro, a respeito da qual faz denúncias e apresenta soluções que, conquanto viáveis, exigem apoio e esforço de quem sucumbe ao golpe, diante da impossibilidade de vencer pelo voto. E alinha as seguintes ênfases.

'Qualidade de aprendizagem depende da qualidade do trabalho do professor', afirmação cercada de evidências - não convicções - de que o professor é o fator de maior peso na determinação do desempenho dos alunos. Por isso ele é o mais visado pela política educacional quando não se quer o avanço cultural, político e social das classes que tiveram sua ascensão interrompida.

Segundo o conferencista, ao diagnosticar a situação,  saltam aos olhos os resultados insuficientes dos estudantes, que aumentam as desigualdades, a baixa qualidade de formação dos professores, os currículos extensos mas sem ofertas de atividades práticas e poucos cursos com aprofundamento da formação na educação infantil e o ciclo da alfabetização, e estágios curriculares sem planejamento e sem vinculação clara com as expectativas.

A partir deste pano de fundo, Cardoso apresenta a proposta da Residência Pedagógica, na qual se possa alcançar:
- A indução da melhoria da qualidade na formação inicial;
- A modernização do PIBID;
- A formação em serviço ao longo da graduação, com ingresso após o segundo ano;
- A adesã de instituições formadoras - convênios com redes;
- A avaliação periódica dos alunos; e
- A oferta de 80 mil bolsas.

Educação Matemática e Cultura Digital

08.11.2017

Matheus Pires Cardoso

A Semana Acadêmica de Matemática (SEMAT 2017), dedicada ao tema Educação Matemática na Cultura Digital: tendências e perspectivas - prometendo discussões e reflexões sobre uso das Tecnologias da Informação aplicadas ao ensino da matemática - foi aberta ao som de Tim Maia e Cássia Eller.

A abertura da XIV Semana Acadêmica da Matemática e V Encontro Regional de Educação Matemática contou com apresentação do Programa de Educação Tutorial (PET) mostrando as conexões de saberes indígenas e culturas urbanas, que mostraram traços da arte indígena durante o momento cultural. A performance mostrou a relação entre interesse e diversidade na exploração de tecnologias.

“A Cultura indígena traz também novas tecnologias”, afirmou o professor Deive Barbosa Alves, Coordenador do evento, enfatizando a cooperação dos saberes, no seu pronunciamento de abertura do evento. 

Contando com minicursos, palestras, web conferências, comunicações científicas e mesas redondas a SEMAT ocorrerá durante os dias 08 a 10 de novembro, além deste evento ocorrerá também o 5º Encontro Regional de Educação Matemática.

Para a conferência de abertura o professor Danilo Rodrigues César decidiu abordar a temática: Robótica Pedagógica Livre, Movimento Maker e Cultura Livre. De Aprendizagem Ativa e Ensino Híbrido a Espaços Multirreferenciais, os termos e metodologias são novidades para alguns e para outros já são objetivos a serem alcançados.

(Foto: Victor Wender)

Danilo inicialmente expôs os motivos para renovação das metodologias de ensino, já que o Ensino-Escola vive uma crise. Com “as salas de aulas estão vazias e os educandos presentes”, ele ressalta que as metodologias já não são objetos de interesse do aluno, que apesar de estar em sala de aula se encontra conectados a outros meios por meio dos celulares, tabletes e computadores.

Há uma necessidade de remodelar o modelo de ensino, segundo ele, como também as abordagens pedagógicas, a sala de aula e até mesmo a infraestrutura física das escolas. Aposta na ‘Aprendizagem Ativa’, que busca tornar o aluno ativo, fazendo-o deixar definitivamente o que está no plano da aula. Ele já está desenvolvendo a aprendizagem por meio de espaços que estejam voltados à solução de problemas e que possam gerar possibilidades de mudanças.

Se “estamos sempre em um processo de aprendizagem”, a Aprendizagem Ativa se realiza em grupos onde há o compartilhamento de conhecimento, que para César gera um ambiente de cooperação e colaboração. O Ensino Híbrido, proposta pelo Instituto Clayton Christensen quer maior integração das tecnologias no ensino, possibilitando ao aluno estudar on-line também na escola. Tal ensino operaria com auxílio do laboratório e desvinculado da forma padrão de lecionar.

A formação de grupos torna os alunos responsáveis pelos temas que sejam objetos de seu interesse, sendo identificados por uma análise do contexto social em que vivem, feita pelo professor.  Eles ficam responsáveis por pesquisar informações importantes e se revezarem nos grupos, de forma que possam aprender desde o básico dos temas estudados. Desta forma surge a sala de aula invertida, em que o professor se torna mediador ou tutor, e os alunos tornam-se ativos no seu próprio processo de aprendizagem.

Outra proposta seria ‘Espaços Multirreferenciais’, que para o conferencista é fazer “qualquer espaço se tornar um espaço referencial quando há troca de saberes, formando também um espaço de aprendizado”. Nesses espaços busca-se a união entre os saberes populares adquirido pelos alunos e os saberes escolares, abordados pelo professor. Desta forma, possibilita o estudo por meio dos objetos de desejos dos alunos, que poderão também ser problemáticas enfrentadas por toda a comunidade.

César apresentou de trabalhos em vídeos sobre os temas abordados, provocando certo entusiasmo e aceitação, por serem propostas pouco trabalhadas nas licenciaturas e que merecem uma atenção redobrada. As tecnologias da informação têm seu próprio tempo, que é mais rápido até do que o dos consumidores que os acompanham. A integração destas tecnologias ao ensino como ferramentas de auxílio à eficácia do processo de aprendizagem é algo a ser pensado, pois não há como pensar na cultura digital sem pensar também no ensino nesta cultura.

Acadêmicos terão até o dia 26 para preencher o questionário obrigatório

08.11.2017

Elini Oliveira

Enade-ilustrativa_29-08-2017 (Foto: Daniel dos Santos)

O prazo para os estudantes que irão realizar o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) preencherem o questionário obrigatório para a realização do exame, termina no próximo dia 26 de novembro. Entre os objetivos do Enade está o de avaliar o desempenho e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial. A lista com o nome dos avaliados este ano pode ser conferida neste link.

Os acadêmicos selecionados deverão preencher obrigatoriamente questionário disponível no site do Enade.

Em 2017, o Exame avaliará na UFT os estudantes dos cursos que conferem diploma nas áreas de: Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Filosofia, Educação Física, Física, Geografia, História, Letras-Português, Letras-Inglês, Pedagogia, Matemática, Química e Química Ambiental.Os cursos avaliados a cada ano são definidos pelo Ministério da Educação (MEC), a partir das áreas propostas pela Comissão de Avaliação da Educação Superior (Conaes), órgão colegiado de coordenação e supervisão do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

A participação do estudante habilitado ao Enade é condição indispensável ao registro da regularidade no histórico escolar, assim como à expedição do diploma pela Instituição de Educação Superior (IES). 

Saiba mais na matéria publicada anteriormente.

Segunda etapa do IV Seminário Integrado movimenta Câmpus de Araguaína

08.11.2017

Thaize Macêdo


Programação do Siepe movimenta Câmpus de Araguaína (Foto: Thaize Macedo/UFT)

O Câmpus de Araguaína recebe até esta quinta-feira (9), a segunda etapa do IV Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (Siepe) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), que reúne a produção científica e cultural de alunos e professores dos câmpus de Araguaína e de Tocantinópolis. A abertura do evento contou com as conferências "Formação em tempos de resistência: pela defesa da democracia e da educação pública", ministrada pelo professor Nilson Cardoso, e "Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão", do professor João Bazolli.

O IV Siepe integra o 13º Seminário de Iniciação Científica, o VI Seminário de Extensão, o VI Seminário de Programas Especiais em Educação e o VII Seminário Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da UFT.


Abertura do Siepe em Araguaína. (Foto: Victor Wender/UFT)

Abertura do Siepe em Araguaína. (Foto: Victor Wender/UFT)

Abertura do Siepe em Araguaína. (Foto: Victor Wender/UFT)

Abertura do Siepe em Araguaína. (Foto: Victor Wender/UFT)

Programação do dia 08 contou com mesa redonda sobre experiências de formação
(Foto: Victor Wender/UFT)

Programação do Siepe movimenta câmpus de Araguaína (Foto: Thaize Macedo/UFT)

Programação do Siepe movimenta câmpus de Araguaína (Foto: Thaize Macedo/UFT)



Veja a sequência das premiações:

(Foto: Daniel Alves/UFT)

(Foto: Daniel Alves/UFT)

(Foto: Daniel Alves/UFT)

(Foto: Daniel Alves/UFT)

(Foto: Daniel Alves/UFT)

(Foto: Daniel Alves/UFT)

(Foto: Daniel Alves/UFT)

(Foto: Daniel Alves/UFT)

(Foto: Daniel Alves/UFT)

(Foto: Daniel Alves/UFT)

(Foto: Daniel Alves/UFT)

(Foto: Daniel Alves/UFT)

(Foto: Daniel Alves/UFT)

(Foto: Daniel Alves/UFT)