sábado, 24 de dezembro de 2016

Reservas de salas de aulas

24.12.2016

Em virtude do recesso de final de ano, informamos que as reservas de salas estão suspensas no Campus Cimba até o dia 30/12/2016. 

Estarei de férias entre os dias 02/01/2017 e 13/01/2017. Nesse período, as solicitações de reservas deverão ser encaminhadas ao e-mail servicoadm@uft.edu.br. 

Para informações e solicitações de manutenção de impressoras, favor ligar para os ramais 5633/5606, das 8h às 14 h.

Boas Festas!

Mariana Matos
Assistente em administração

Tempo de Relaxar

24.12.2016


sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Press Release – Ano 1 – nº 018 – 23 de dezembro de 2016

Editorial
   Do Natal e de como somos desafiados para as lutas de 2017 http://bit.ly/2imM5Wl

Institucional
   Feliz Natal e um 2017 de muitas realizações!!! http://bit.ly/2ipKWta

Informes
   UFT: Haverá flexibilização de expediente nos dias 23 e 30 de dezembro http://bit.ly/2i1EWrI

Notícias
   UFT divulga processo seletivo para curso de Educação do Campo http://bit.ly/2ipEGRZ

   Inscrições abertas para bolsas de doutorado sanduíche na Europa http://bit.ly/2ipAm5k

   Bolsistas do Programa Santander Universidades têm até 6 de março para iniciar curso
   http://bit.ly/2ipIwKZ

   Bibliotecas da UFT têm horário diferenciado no período de recesso http://bit.ly/2imMBnm

   A revista EntreLetras (PPGL) é avaliada e alcança o Qualis B2 http://bit.ly/2i1Gd1G

Imagens
   Cuide de seus achados e esqueça os perdidos http://bit.ly/2i4353g


Antonio Carlos Ribeiro
Reg. Prof. MTE 7235

Se desejar ler o Jornal UFT Araguaína acesse informativoarag.blogspot.com.br
Para ler os Press Release, clique no http://bit.ly/2c3rnc7

Editorial - Do Natal e de como somos desafiados para as lutas de 2017

23.12.2016

Nesta semana que celebramos, junto com a cristandade e as religiões que tomam em conta o Natal no mundo ocidental, vivemos esse momento de refletir sobre seu significado. A coincidência das festas natalinas, do fim do ano e do recesso das aulas, nos proporcionam a possibilidade de pensar no que vivemos neste ano e de nutrir desejos de avanços, ânimo para lidar com a crise e coragem para nos defrontarmos com os desafios de defesa de direitos, conquistas e devolução da cidadania a todos os brasileiros!

Nesta última edição do Ano 1, temos:

Institucional  
   Feliz Natal e um 2017 de muitas realizações!!!

Informes
   UFT: Haverá flexibilização de expediente nos dias 23 e 30 de dezembro

Notícias
   UFT divulga processo seletivo para curso de Educação do Campo

   Inscrições abertas para bolsas de doutorado sanduíche na Europa

   Bolsistas do Programa Santander Universidades têm até 6 de março para iniciar curso

   Bibliotecas da UFT têm horário diferenciado no período de recesso

   A revista EntreLetras (PPGL) é avaliada e alcança o Qualis B2

Imagens
   Cuide de seus achados e esqueça os perdidos

Boas leituras e novo ânimos para 2017!

Feliz Natal e um 2017 de muitas realizações!!!

23.12.2016

A mensagem dirigida a toda a comunidade acadêmica pelos Diretores do Câmpus de Araguaína,
Prof. Dr. José Manoel Sanches da Cruz e Profª Drª Kênia Ferreira Rodrigues


UFT: Haverá flexibilização de expediente nos dias 23 e 30 de dezembro

23.12.2016

Cynthia Barreto

A Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio da Reitoria, informa que haverá flexibilização de expediente na Instituição, nos dias 23 e 30 de dezembro, com o objetivo de permitir aos servidores a comemoração das Festividades de Final de Ano, Natal e Ano novo.

Os serviços essenciais não deverão ser interrompidos, em especial o atendimento ao público e serviços que demandem prazo para atendimento, ficando a cargo dos diretores de câmpus e demais gestores estabelecerem escala de trabalho apropriada.

UFT divulga processo seletivo para curso de Educação do Campo

23.12.2016

Elini Oliveira e Caroline Falcão
   
A Universidade Federal do Tocantins (UFT) abriu processo seletivo para o curso de licenciatura em Educação do Campo, nos  Câmpus de Arraias e Tocantinópolis. As inscrições acontecem de 14 de dezembro até o dia 3 de janeiro de 2017 e devem ser realizadas no site da Copese. A taxa é de R$ 35 reais.

Ao todo são 110 vagas ofertadas, divididas entre os Câmpus de Arraias e Tocantinópolis. Os resultados do presente processo seletivo serão válidos para o primeiro semestre do ano letivo de 2017. As provas estão previstas para o dia 5 de fevereiro. O resultado final será divulgado no dia 20 de fevereiro.

As vagas do Vestibular Educação do Campo 2017/1 serão distribuídas por meio de quatro sistemas de vagas: o Sistema Universal, o Sistema de Cotas para Etnia Indígena, Sistema de Cotas para Quilombola e o Sistema de aplicação da Lei 12.711/2012.

Saiba Mais: O curso visa propiciar aos licenciados, oriundos do campo ou comunidades rurais uma formação humanista e interdisciplinar que contribuirá no processo de desenvolvimento de conhecimento crítico, na construção da cidadania e na consolidação da democracia, voltados à docência na Educação Básica, despertando nos alunos o interesse pela reflexão crítica e inovadora; podendo atuar, ainda, como assessor e consultor em órgãos e instituições que lidam com questões interdisciplinares em ética, política, cultura e ciência; como pesquisador para elaborar reflexão crítica da realidade social em que estão inseridos.


Inscrições abertas para bolsas de doutorado sanduíche na Europa

23.12.2016

Paulo Teodoro e Cynthia Barreto
   
A Diretoria de Assuntos Internacionais (DAI) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) informa que estão disponíveis bolsas para doutorandos brasileiros que tenham interesse em passar um período de estudos ou investigações na Europa. As inscrições, que estão na 4ª Chamada, encontram-se abertas e seguem até o dia 29 de janeiro de 2017. As bolsas são ofertadas pela Euro Brazilian Windows + (EBW+) e são destinadas a alunos de Doutorado nas áreas de Artes Criativas ou Engenharia/Tecnologia em qualquer universidade brasileira.

Para se inscrever o candidato deve preencher formulário disponível na página http://ebwplus.up.pt/  e submeter os documentos solicitados. É preciso ficar atento aos pré-requisitos para as bolsas: nacionalidade brasileira; conhecimento suficiente da língua de ensino na instituição de acolhimento ou de Inglês; ser doutorando em uma Instituição de Ensino Superior brasileira; não ter residido, vivido ou realizado a sua atividade principal (trabalho, estudo, etc.) em um país europeu por mais de 12 meses (no momento de candidatura) nos últimos 5 anos e não ter usufruído de uma bolsa Erasmus Mundus para o tipo de mobilidade a que irá concorrer.

A EBW+ se responsabilizará pelas taxas de matrícula na instituição em que o candidato se inscrever, pelos custos da viagem de ida e volta e pelo seguro completo de acidente, saúde e viagem, além de oferecer uma bolsa mensal de 1500 euros aos estudantes. As mobilidades começarão ainda em 2017.

Mais informações podem ser obtidas pelo site do projeto EBW+, pela página http://ww2.uft.edu.br/internacional, pelo e-mail dai@mail.uft.edu.br ou pelos telefones 63 3232 8103/8078.


Bolsistas do Programa Santander Universidades têm até 6 de março para iniciar curso

23.12.2016

Érica Regina e Cynthia Barreto
   
Os bolsistas contemplados com os cursos de Idiomas, do Programa Santander Universidades, realizado em parceria com a Diretoria de Assuntos Internacionais (DAI) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), têm até o dia 6 de março para realizar cadastro e iniciar o curso na plataforma do programa. Caso o contemplado não realize os devidos procedimentos no prazo, terá seu acesso negado, e a bolsa cancelada.

As senhas de acesso aos cursos – vouchers - devem ser retiradas no respectivo local no qual foi realizada a inscrição do contemplado. Cada Câmpus fará a distribuição dos vouchers nas datas que julgarem adequadas.

O Programa Santander Universidades distribuiu, entre alunos, professores e servidores da UFT, 1000 bolsas nos cursos de Idiomas, sendo 500 no de Inglês, e 500 no de Espanhol. O curso é de nível básico, e realizado na modalidade à distância. São dez módulos, com três unidades em cada módulo, que serão realizadas de acordo com o desempenho do aluno.

O diretor de Assuntos Internacionais, Carlos Frederico, fala da parceria com o Santander, e da importância de se estudar um segundo idioma. “O estudo de idiomas é uma atividade estratégica para a internacionalização da UFT. Espanhol e inglês são idiomas muito procurados pela comunidade interna, o que se reflete no estabelecimento de convênios com países de língua espanhola e inglesa. A oferta de bolsas de ensino de idiomas à distância é uma importante contribuição que o Santander nos oferece, além de outros programas, tais como: Mobilidade Internacional Livre, Top Espanha, e Ibero Graduação”, declarou.

Os bolsistas contemplados deverão concluir o curso até o dia 31 de dezembro de 2017, que é o prazo de vigência do convênio. Após conclusão do curso, e aprovação nos testes, o certificado será disponibilizado automaticamente, e ficará disponível na plataforma por um período de 180 dias.

Bibliotecas da UFT têm horário diferenciado no período de recesso

23.12.2016

Érica Regina e Cynthia Barreto
 
Os horários de funcionamento das bibliotecas, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), serão modificados em razão do recesso de final de ano. Segue abaixo o cronograma de funcionamento:

Bibliotecas por unidade, datas e horários:

Câmpus de Araguaína (Cimba)
19/12 a 31/12 – 8h às 14h
02/01 a 18/01 – 7h às 18h

Câmpus de Araguaína (EMVZ)
19/12 a 23/12 – 7h às 19h

Na Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia (EMVZ), do Câmpus de Araguaína, os serviços serão interrompidos no período de 26 de dezembro até 13 de janeiro, em razão do recesso e férias docentes. Os serviços básicos serão realizados na biblioteca da unidade Cimba, do Câmpus de Araguaína.

A revista EntreLetras (PPGL) é avaliada e alcança o Qualis B2

23.12.2016

Antonio Carlos Ribeiro

A revista EntreLetras, do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), editada pela Profª Luiza Helena Oliveira da Silva, alcançou outro patamar de classificação da produção intelectual, saindo da categoria B5 e recebendo o indicativo de qualidade B2.


O avanço se deveu ao esforço determinado da nova editora, que empenhou-se em editar dois números (v. 6, n. 2 e v. 7, n. 1) e reunir material para o próximo (v. 7, n. 2), respondendo às exigências de atualização e novos indexadores, que a levou a editora a comemorar e celebrar a notícia.

A Profª Janete Santos manifestou sua alegria pela retomada e avanços recentes da EntreLetras. Ela lembrou da dedicação de vários docentes, que atuaram como editores, como Mirian Santos de Cerqueira, que hoje atua na Universidade Federal de Goiás (UFG), Luíza Helena, Flávio Camargo e Valéria Medeiros.

Esse período foi marcado pela perda de parte do acervo copiado e parcialmente destruído por piratas cibernéticos. A co-edição com a Cátedra UNESCO de Leitura, possibilitou a recuperação das edições pela Diretoria de Tecnologia da Informação, permitindo a reedição, publicação e a continuidade das edições.

Com a retomada da edição de EntreLetras em 2016, por Luiza Oliveira, houve um esforço para publicar os números em atraso e retomar o ritmo de publicação que será concluído com a do próximo número em fevereiro de 2017. Como escreveu a  Profª Janete Santos, "quem ganha é a pesquisa e a divulgação científica!"