quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Paradoxo: Uma experiência em sala de aula

06.10.2016

Matheus Pires Cardoso


Se uma tartaruga e um leopardo disputassem uma corrida, quem venceria? Esta pergunta faz parte de um dos paradoxos apresentados pelo Prof. Dr. José Carlos de Oliveira na Palestra 3. A aparente falta de nexo ou lógica é o que caracteriza um paradoxo e o torna atraente. Esse recurso poderia ser utilizado para ensinar conceitos matemáticos, uma vez que paradoxos despertam a atenção e apontam as contradições.

Durante a palestra foram apresentados três paradoxos: O Paradoxo de Zenão, que consistia na corrida entre o leopardo e tartaruga, sendo que no original temos Aquiles, herói da mitologia grega, ao invés do leopardo. A explicação deste paradoxo gera um argumento que pode ser usado no conceito da progressão geométrica.

O Paradoxo do Aniversário, outro bastante intrigante, consistia na afirmação de que num grupo de 367 pessoas, pelo menos duas fariam aniversário no mesmo dia do ano. Mas o que torna este paradoxo ainda mais interessante aparece na pergunta: quantas pessoas eu posso retirar deste grupo de 367, de modo que a probabilidade de pelo menos duas pessoas faça aniversário no mesmo dia continue alta?

Se retirarmos 317, restando apenas 50, teríamos ainda uma probabilidade alta para este evento. Este paradoxo torna possível trabalhar com probabilidade e funções logarítmicas, de modo que o aluno veja a riqueza matemática que há por trás dos paradoxos.

O Prof. Dr. José Carlos também foi responsável pelo minicurso C, destinado a professores de educação básica, no qual demonstrou formas de se trabalhar com matemática de forma mais tangível.

2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Eu estive presente, e foi uma palestra bem interessante, realmente esses paradoxos são no mínimo intrigantes e despertam enorme curiosidade, valeu muito essa e cada uma das outras palestras que foram apresentada na semana.

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