sábado, 10 de junho de 2017

Press Release – Ano 2 – nº 041 – 10 de junho de 2017

Editorial
   Parabéns para o Curso de Direito da UFT http://bit.ly/2r6kxFt

Eleições
   Bovolato e Ana Lúcia conquistam a preferência da maioria do eleitorado
   http://bit.ly/2sfw4Xl

   UFT vai às urnas nesta sexta para indicar os preferidos aos cargos de reitor e vice
   http://bit.ly/2r6hRHZ

Notícias
   UFT participa de apresentação do Enade 2017 http://bit.ly/2rXEeQW

Edital
   Divulgado o resultado para estágio de Pós-doutorado em Ciência Animal Tropical
   http://bit.ly/2t6ODt1

Projetos UFT-Araguaína
   Projeto para popularizar a ciência animal entre crianças abre a Semana Tecnológica
   http://bit.ly/2rdsvAH

Informes
   PPGCAT convida http://bit.ly/2ri50li

   PPGCAT convida http://bit.ly/2rXRuoN

Publicação
   Acadêmicos produzem guia sobre crimes de violência sexual http://bit.ly/2s907PC

Congresso
   Congresso Interinstitucional de Educação Popular e do Campo inscreve a partir desta
   segunda http://bit.ly/2sfhsqU


Antonio Carlos Ribeiro
Reg. Prof. FENAJ 7235

Se desejar ler o Jornal UFT Araguaína acesse informativoarag.blogspot.com.br
Para ler os Press Release, clique no http://bit.ly/2c3rnc7

Editorial - Parabéns para o Curso de Direito da UFT

10.06.2017

O Curso de Direito da Universidade Federal do Tocantins (UFT) se destaca novamente no lançamento de cartilha dirigida à defesa dos direitos das pessoas mais desprotegidas da sociedade, a despeito do discurso machista de um candidato. Trata-se do Guia de Informações Básicas Sobre Violência Sexual.

O maior mérito da publicação está, entre outras perspectivas, no enfoque dado às pessoas comuns, aquelas que não frequentam as colunas sociais, nem as capas das publicações e jamais são reconhecidas por sua vida, trabalho e contribuição com a cidadania.

Como os crimes cotidianos, praticados contra os humanos 'genéricos', em defesa de quem a opinião pública sequer se manifesta e, quando muito, os organismos governamentais recebem as queixas, provêm registro e denúncia, ou se empenham na formalização da acusação.

A cartilha, produzida pelos discentes Eduardo Cadore Castro, Eliakim de Sousa Moraes, Francisco Carlos Aragão Alves, Leandro Ferreira da Silva e Leandro Augusto Soares Oliveira, sob a  orientação dos professores Rogério Ferreira Marquezan, Cristiane Roque de Almeida e Nubia Santos, ousa levantar o olhar por sobre os portões da academia. Para as vítimas dos crimes.

Ela propicia aos cidadãos mais simples a capacidade de entender a violência sexual como crime, o conjunto de delitos que a caracterizam, as providências que devem ser tomadas nas diversas situações, além dos locais onde denunciar e buscar ajuda.

A cartilha desnuda o crime e a responsabilidade de apurá-lo, por estar "relacionada com questões sociais, econômicas e culturais e dever ser analisada com cuidado e critério levando em conta as diferentes variáveis para o abuso e a exploração sexual".

Por isso, é uma alegria ver os pensadores do direito em nossa universidade dedicarem seus melhores esforços numa obra que instrumentaliza o direito de defesa para as vítimas comuns, no contexto social e político em que vivemos.

Parabéns!

Bovolato e Ana Lúcia conquistam a preferência da maioria do eleitorado

10.06.2017

Bianca Zanella

A Chapa 11 - Viver a UFT, liderada pelo vice-reitor no exercício da reitoria, Luís Eduardo Bovolato, com a atual diretora do Câmpus de Palmas, Ana Lúcia de Medeiros, como candidata a vice-reitora, conquistou 73% do total de votos da comunidade universitária da UFT que participou da pesquisa eleitoral realizada nesta sexta-feira (09). Eles superaram a Chapa 22 - UFT Forte: Diálogo e Ação, liderada pelo professor Adão Francisco de Oliveira, que teve a Diretora de Comunicação, Marluce Zacariotti, como candidata a vice.

Aplicando-se a fórmula de cálculo paritária(http://ww2.uft.edu.br/index.php/pesquisa-eleitoral-2017/perguntas-frequentes/18915-como-e-calculado-o-resultado-da-pesquisa-eleitoral), que equilibra o peso de votos das três categorias, o resultado oficial da pesquisa foi de 77% para a Chapa 11 e 22% para a Chapa 22.

A pesquisa teve a participação de 3.934 eleitores, um comparecimento que representa cerca de 19% do total de 20.533 integrantes da comunidade universitária aptos a votar nos sete câmpus da Instituição. Votaram 606 docentes, 567 técnicos e 2.761 estudantes, sendo que a Chapa 11 obteve a maioria dos votos em todas as categorias.


Bovolato e Ana Lúcia (Foto: Bianca Zanella/Dicom)


Sobre a Pesquisa

A Pesquisa Eleitoral é uma consulta informal à comunidade universitária realizada tradicionalmente pelas representações das três categorias da Instituição - docentes, técnicos administrativos e discentes - com a finalidade de verificar os nomes com maior respaldo para serem indicados aos cargos de reitor e vice-reitor.

O resultado da pesquisa será levado ao Conselho Universitário (Consuni), que deve votar e encaminhar ao MEC uma lista tríplice com a indicação de nomes para o mandato dos próximos quatro anos à frente da Reitoria (2017-2021), em função da vacância do cargo de reitor ocasionada pelo falecimento de Isabel Auler, ocorrido dia 1° de maio. A votação oficial, no Consuni, está marcada para o dia 28 de junho.

sexta-feira, 9 de junho de 2017

Divulgado o resultado para estágio de Pós-doutorado em Ciência Animal Tropical

09.06.2017

Elini Oliveira


Por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq) e  do  Programa  de  Pós-Graduação em  Ciência  Animal  Tropical (PPGCat), foi divulgado nesta sexta-feira (9), o resultado das inscrições relativas ao processo de seleção para Estágio de Pós-Doutorado. O resultado pode ser conferido aqui.

Os recursos devem ser  apresentados em no máximo 48 horas, entregues na Coordenação do Programa pela internet através do e-mail pgcat@uft.edu.br ou pessoalmente na Secretaria do PPGCat. As solicitações  serão respondidas antes da realização das etapas subsequentes do processo seletivo. As respostas serão publicadas por meio de Edital na Secretaria e na página eletrônica da UFT.

Mais informações poderão ser respondidas pelo telefone 63)-3416-5424  ou no  e-mail pgcat@uft.edu.br.

quinta-feira, 8 de junho de 2017

UFT vai às urnas nesta sexta para indicar os preferidos aos cargos de reitor e vice

08.06.2017

Bianca Zanella

Votação ocorre a partir das 8h em todos os câmpus

Acontece nesta sexta-feira (09) a votação que vai indicar a preferência dos professores, alunos e técnicos administrativos da Universidade Federal do Tocantins (UFT) em relação à sucessão na Reitoria da Instituição, em vacância desde o falecimento da então reitora Isabel Auler, ocorrido dia 1° de maio. Mais de 20,5 mil integrantes da comunidade universitária estão habilitados a votar.

Candidatos participaram de um debate no auditório da Reitoria nesta quinta-feira (08)
(Foto: Bianca Zanella/Dicom)

A votação ocorre das 8h às 22h40 em 58 seções eleitorais distribuídas pelos sete câmpus da Instituição, sendo 37 com urnas eletrônicas e 21 com urnas de lona e cédulas de papel. No Câmpus de Gurupi, que não tem atividades noturnas regulares, a votação termina mais cedo, às 19h.

A apuração terá início às 22h40 e poderá ser acompanhada em tempo real no site www.uft.edu.br/pesquisaeleitoral2017.

Os eleitores poderão escolher entre as duas chapas registradas: a Chapa 11 - Viver a UFT, liderada pelo vice-reitor no exercício da reitoria, Luís Eduardo Bovolato, com a atual diretora do Câmpus de Palmas, Ana Lúcia de Medeiros como candidata a vice, ou a Chapa 22 - UFT Forte: Diálogo e Ação, liderada pelo professor Adão Francisco de Oliveira, com a Diretora de Comunicação, Marluce Zacariotti, como candidata a vice.


Podem votar professores e técnicos administrativos do quadro de servidores efetivos da UFT, além de estudantes dos cursos de graduação, pós-graduação stricto sensu, EaD e Parfor na Instituição, bem como intercambistas vinculados ao programa PEC-G na Universidade. Para votar, basta ir até a respectiva seção eleitoral e apresentar um documento oficial com foto. Também serão aceitas para fins de identificação carteirinhas de estudante da UNE, carteirinhas do RU, carteirinhas da Biblioteca e identidades funcionais dos servidores.


Campanha

As chapas tiveram cerca de 15 dias desde o registro oficial para percorrer os câmpus e divulgar suas propostas entre a comunidade universitária. Nesta quinta-feira (08), os candidatos a reitor e as candidatas a vice-reitora participaram de um debate no Câmpus de Palmas. O evento teve duração de cerca de duas horas e lotou o auditório do Bloco IV.

Debate nesta quinta-feira (08) lotou auditório do Bloco IV do Câmpus de Palmas
(Foto: Bianca Zanella/Dicom)


Sobre a Pesquisa

A Pesquisa Eleitoral é uma consulta informal à comunidade universitária realizada tradicionalmente pelas representações das três categorias da Instituição - docentes, técnicos administrativos e discentes - com a finalidade de verificar os nomes com maior respaldo para serem indicados aos cargos de reitor e vice-reitor.

O resultado da pesquisa é levado ao Conselho Universitário (Consuni), que vota e encaminha ao MEC uma lista tríplice com a indicação de nomes para o mandato dos próximos quatro anos à frente da Reitoria (2017-2021). A votação oficial, no Consuni, está marcada para o dia 28 de junho.

  
Serviço

O quê: Votação da Pesquisa Eleitoral para Reitor - Gestão 2017-2021
Quando: Sexta-feira, dia 09 de junho, das 8h às 22h40 (Câmpus de Gurupi: das 8h às 19h)
Onde: nas seções eleitorais em todos os câmpus da UFT (confira os locais aqui)


Quem pode votar: 

Professores efetivos
Técnicos administrativos
Alunos dos cursos de graduação, pós-graduação stricto sensu, EaD e Parfor
Intercambistas vinculados ao programa PEC-G
Quem não vota: alunos de projetos de extensão e de pós-graduação lato sensu (especialização), inclusive a Residência Médica


Documentos válidos para identificação na hora da votação: 

Carteiras expedidas pelos órgãos integrantes dos governos federal e estadual
Carteiras funcionais das diversas categorias profissionais (Ordens e Conselhos Regionais das categorias)
RG
CNH
Passaporte
Carteira de Trabalho
Carteira de Reservista
Carteiras dos Comandos Militares
Carteiras de Estudantes da UNE
Carteira da Biblioteca (UFT)
Carteira do Restaurante Universitário (UFT)
Identidade Funcional (UFT)

PPGCAT Convida

08.06.2017

Convite

O Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal Tropical da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia (EMVZ) convida para convida para apresentação de seminário: 

Influência de fontes nitrogenadas e épocas de aplicação sobre as características morfogênicas, estruturais, e produtivas de gramíneas tropicais

Mestranda: Ana Kassia Ribeiro de Oliveira

Data:08.06.2017
Local: Auditório do PPGCat
Horário: 15h

Projeto para popularizar a ciência animal entre crianças abre a Semana Tecnológica

08.06.2017

Samuel Lima

Crianças conheceram animais da fauna silvestre do Tocantins (Foto: Gerson Fausto/Divulgação)

Dezenas de crianças participaram nesta quinta-feira (8) do 4º Dia de Popularização da Ciência Animal, organizado por integrantes do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Zootecnia e também docentes dos cursos de Zootecnia e Medicina Veterinária do Câmpus da UFT em Araguaína. A ação abriu as atividades da 12ª Semana Tecnológica que ocorre durante a Exposição Agropecuária de Araguaína, na Arena do Conhecimento, estande do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Segundo o professor José Neumann, a Semana Tecnológica teve início em 2006 por meio de uma ação do projeto de extensão Do Câmpus para o Campo. "Ela foi criada com o intuito de levar resultados de pesquisas desenvolvidas na UFT, nos curso de Zootecnia e Medicina Veterinária e também na pós-graduação, no Programa de Ciência Animal Tropical", disse Neumann, que é um dos coordenadores do evento, pela UFT.

O analista técnico Francisco Alexandre Gomes é quem coordena o evento pelo Sebrae. Ele enfatiza que a Semana Tecnológica da Expoara é considerado o maior evento técnico realizado em feiras no Tocantins, em função do número de palestras, oficinas e dias de campo. "Isto propicia ao participante um vasto conhecimento técnico e gerencial do segmento do agronegócio", ressalta.

Neumann destaca que outros eventos foram agregados à Semana Tecnológica. "Teremos neste ano a realização do 6º Amazônia Leite e o 1º Encontro de Mulheres do Agronegócio do Tocantins; este último tem como uma das coordenadoras a professora da UFT, Ana Cláudia Gomes Rodrigues Neiva", enfatizando ainda que as palestras da Semana Tecnológica abrangerão diversas áreas, indo da bovinocultura de leite e corte, suinocultura, avicultura à integração lavoura-pecuária, apicultura e equideocultura.


Popularização da ciência

O 4º Dia de Popularização da Ciência Animal teve a participação de mais de 150 crianças de escolas públicas de Araguaína. Segundo a professora Ana Cláudia, foram realizadas ações no formato de feira de ciências com diversas atividades.

As crianças aprenderam sobre vetores de doenças, apicultura, avicultura, produção de frangos, conheceram animais da fauna silvestre e ganharam noções de segurança alimentar e qualidade nutricional dos alimentos. Utilizaram microscópios, participaram de roda de leitura sobre preservação dos animais e assistiram ainda à uma peça teatral educativa sobre prevenção da leishmaniose - "O cão danado", apresentado por alunos do curso de Medicina Veterinária.

Segundo Ana Cláudia o objetivo é divulgar as atividades desenvolvidas nos cursos de Zootecnia e Medicina Veterinária e "despertar nas crianças e adolescentes da cidade o interesse pela Ciência Animal", complementou. Confira, na galeria abaixo, algumas das atividades desenvolvidas:



SemanaTecnologica_08jun17_GersonFausto_Divulgacao 


Programação

Para esta sexta-feira (9), às 8h, na Arena do Conhecimento está programado o Seminário de Produção Orgânica, sob a organização da UFT e Instituto Zerbini. Às 19h, no mesmo espaço, ocorrerá a palestra Expoara Genética, com um palestrante do Sindicato Rural de Araguaína. A programação fará uma pausa até segunda-feira (12), quando serão retomadas as palestras com diversos temas. Confira na imagem abaixo a programação segundo o Sindicato Rural.


terça-feira, 6 de junho de 2017

PPGCAT convida

06.06.2017

Convite

A Coordenação do Programa Pós-Graduação em Ciência Animal Tropical da Universidade Federal do  Tocantins (UFT) convida para Apresentação das experiências da Doutoranda Nayara Martins Alencar                                                no exterior (EUA)                                           

Doutoranda: Nayara Martins Alencar

Data: 08.08.2017
Local: Auditório do PPGCat
Horário: 16h

PPGCAT convida

06.06.2017

Convite

O Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal Tropical da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia (EMVZ) convida para convida para apresentação de seminário: 

Influência de fontes nitrogenadas e épocas de aplicação sobre as características morfogênicas, estruturais, e produtivas de gramíneas tropicais

Mestranda: Ana Kassia Ribeiro de Oliveira

Data:08.06.2017
Local: Auditório do PPGCat
Horário: 15h

Acadêmicos produzem guia sobre crimes de violência sexual

06.06.2017

Elini Oliveira


Capa do guia

Foi com o objetivo de trazer informações básicas aos cidadãos sobre os crimes de violência sexual, que estudantes do curso de Direito, da Universidade Federal do Tocantins (UFT) elaboraram o Guia de Informações Básicas Sobre Violência Sexual. Na cartilha, o leitor poderá entender melhor sobre o que é a violência sexual, quais os crimes que a caracterizam, as providências que devem ser tomadas em situações e os locais onde se deve denunciar e buscar ajuda.  



A cartilha foi produzida durante a disciplina de  Seminários III pelos alunos Eduardo Cadore Castro, Eliakim de Sousa Moraes, Francisco Carlos Aragão Alves, Leandro Ferreira da Silva e Leandro Augusto Soares Oliveira sob a  orientação dos professores Rogério Ferreira Maquezan, Cristiane Roque de Almeida e Nubia Santos. A revisão foi feita Luciana Duailibe e o Projeto Gráfico e a Diagramação de Randolfo Corrêa.

De acordo com o aluno, Eliakim de Sousa Moraes a violência sexual praticada contra qualquer pessoa apresenta causas múltiplas e complexas. "Ela está relacionada com questões sociais, econômicas e culturais e deve ser analisada com cuidado e critério levando em conta as diferentes variáveis para o abuso e a exploração sexual. Além das causas diversas, existem também contextos em que o problema se insere que podem agravá-lo ou dificultar o seu enfrentamento", explica. Para Eliakim é dever da universidade repassar informações como estas para a sociedade. "Esse é um guia simples e de fácil compreensão, voltado a todo tipo de público", disse.

Um dos professores orientadores do trabalho, Rogério Maquezan, ressalta que o guia não tem apenas o intuito de  indicar os caminhos e as medidas a serem tomadas nesses casos, mas o de também prevenir para que eles não aconteçam.  " Seria apenas  remediar o que possa ter acontecido, a cartilha pretende prevenir e alertar sobre possíveis sinais nos casos de violência sexual", explica. Marquezan ressalta ainda que o guia envolve uma interface entre o direito e a área da saúde. "Essa prevenção precisa de um trabalho em conjunto, que implicam em violências físicas, emocionais e legais', conta.


O trabalho começou a ser entregue para a comunidade

No último dia sábado (03), os alunos responsáveis pelo trabalho começaram a distribuir a cartilha. O primeiro local escolhido para a entrega dos exemplares foi o  Serviço de Atenção Especializada à Criança em Situação de Violência (Savi), localizado no Hospital Infantil de Palmas. Na foto abaixo, estão psicólogas e alunos na entrega. O grupo pretende entregar em outros locais da cidade (veja galeria logo mais abaixo). O guia também pode ser visto aqui.

Primeiro local de entrega da cartilha foi no Savi, especializado no atendimento à criança
em situação de violência sexual (Foto: Divulgação)


Leia outras matérias sobre cartilhas que foram produzidas pelo curso de Direito da UFT:

Desaparecidos- Como Proceder?

segunda-feira, 5 de junho de 2017

UFT participa de apresentação do Enade 2017

03.06.2017

Daniel dos Santos

Para apresentar a nova edição do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizou evento em sua sede em Brasília nesta quinta-feira (1) com a participação das Instituições de Educação Superior (IES) que terão seus cursos avaliados. A UFT foi representada pela pró-reitora de Graduação, Vânia Passos.

Pró-reitora de Graduação, Vânia Passos representou a UFT na apresentação do Enade 2017
(Foto: Daniel dos Santos)

Como uma das ferramentas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), o exame será aplicado em 26 de novembro. A pró-reitora destaca que a avaliação é muito importante para que a universidade faça sua avaliação interna sobre o processo formativo, as potencialidades e o que precisa ser reprogramado. “Através do Enade temos informações detalhadas para identificar, analisar e tomar atitudes a respeito dos nossos projetos pedagógicos”.

Com isso, o principal objetivo antes do exame é sensibilizar a comunidade acadêmica através de coordenadores de curso, professores e estudantes para que os resultados do Enade tragam indicadores mais precisos da universidade. “Além de servir como autoavaliação, também é uma forma do estudante contribuir com informações sobre a qualidade da formação dele”, explica Vânia.


Cursos avaliados

Nos termos do art. 1o da Portaria Normativa nº 8, de 26 de abril de 2017, o Enade 2017, será aplicado para fins de avaliação de desempenho dos estudantes dos cursos que conferem diploma de:

I - bacharel nas áreas de:
Arquitetura e Urbanismo; Engenharia Ambiental; Engenharia Civil; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Computação; Engenharia de Controle e Automação; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica; Engenharia Florestal; Engenharia Mecânica; Engenharia Química; Engenharia; e Sistema de Informação.

II - bacharel ou licenciatura nas áreas de:
Ciência da Computação; Ciências Biológicas; Ciências Sociais; Filosofia; Física; Geografia; História; Letras - Português; Matemática; e Química.

III - licenciatura nas áreas de:
Artes Visuais; Educação Física;  Letras - Português e Espanhol; Letras - Português e Inglês; Letras - Inglês; Música; e Pedagogia.

IV - tecnólogo nas áreas de:
Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Gestão da Produção Industrial; Redes de Computadores; e Gestão da Tecnologia da Informação.

domingo, 4 de junho de 2017

Congresso Interinstitucional de Educação Popular e do Campo inscreve a partir desta segunda

03.06.2017

Elini Oliveira

Os interessados em participar do primeiro Congresso Interinstitucional Brasileiro de Educação Popular e do Campo (Cibepoc) poderão realizar inscrição e submeter trabalhos a partir desta segunda-feira (5 de junho). O evento é destinado para alunos dos cursos de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores, integrantes de movimentos sociais e a comunidade geral.

As inscrições serão realizadas no site oficial ou de maneira presencial, no Câmpus de Arraias. A inscrição feita no primeiro lote - cujo prazo termina no dia 30 de junho - custa R$ 30,00, para alunos de graduação e de pós-graduação; R$ 40,00 professores das redes públicas; e R$ 80,00 para professores universitários e pesquisadores.

O congresso possui uma organização interinstitucional, composta pela Universidade Federal do Tocantins, Universidade Federal de Goias (UFG), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC) e  Ministério da Educação (MEC). 

União de experiências

Para o professor da UFT, que participa da organização do congresso, Alessandro Pimenta, o Cibepoc tem o objetivo de discutir os processos de consolidação dos cursos de Educação do Campo nas Universidade. além de ser uma oportunidade para a exposição de investigação em torno da educação popular. “Trata-se de um evento com parcerias que têm dado bons resultados, especialmente quando olhamos o sudeste tocantinense e o nordeste goiano. Unir experiências com essas instituições faz com que consolidemos redes de parcerias e ações em comum, cujos frutos são pesquisas, ensino e militâncias bem articuladas”, ressalta.

Em sua programação estão previstos fóruns, debates para trocas de experiências e saberes, lançamento de livros e apresentações culturais. A programação detalhada pode ser encontrada também no site do evento.


Comunicações

Os interessados no congresso também podem propor comunicações em um dos onze eixos temáticos :

Eixo 1 - Ensino, Aprendizagem e Práticas Pedagógicas;
Eixo 2 - Políticas educacionais e Formação de professores;
Eixo 3 - História, Filosofia, Sociologia dos Movimentos Sociais;
Eixo 4 - História e Memória das escolas populares e rurais;
Eixo 5- Soberania Alimentar, Saúde e Agroecologia;
Eixo 6 - Currículos e Avaliação;
Eixo 7 - Trabalho e Educação;
Eixo 8 - Alfabetização, Letramento e Educação de Jovens e Adultos;
Eixo 9 - Saberes, Diversidade e multiculturalismo;
Eixo 10 - Educação para as relações Etno-Raciais;
Eixo 11 - Relatos de Experiências.
As normas para o formato das comunicações podem ser encontradas no site, no link diretrizes.