sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Press Release – Ano 2 – nº 056 – 22 de setembro de 2017

Editorial
   Evento debate o Dia Mundial do Turismo http://bit.ly/2yCIAjG

Restaurante Universitário
   Restaurante Universitário do Câmpus de Araguaína completa um ano
   http://bit.ly/2wS9cLa

   Cardápio 039 - 25 a 29 set 2017 http://bit.ly/2fMhOxc

Notícias
   Luis Eduardo Bovolato é empossado reitor da UFT em solenidade no MEC
   http://bit.ly/2y5fuMw

Palestra
   Ciclo de palestras para secundaristas aborda impacto do Matopiba e usinas
   Hidrelétricas http://bit.ly/2xB7phg

Oficina
   Oficinas de Comunicação http://bit.ly/2hrJgUQ

Evento
   Curso de Turismo debate seu Dia Mundial http://bit.ly/2xGb0ez

Edital
   Mestrado Profissional para Ensino de Física está com inscrições abertas para
   seleção http://bit.ly/2wgzI1f

Antonio Carlos Ribeiro
Reg. Prof. FENAJ 7235

Se desejar ler o Jornal UFT Araguaína acesse informativoarag.blogspot.com.br
Para ler os Press Release, clique no http://bit.ly/2c3rnc7

Editorial - Evento debate o Dia Mundial do Turismo

22.09.2017

O Dia Mundial do Turismo foi comemorado pelo Curso de Turismo da UFT-Araguaína, se adiantando à sua data, 27 de setembro. A mesa de abertura apresentou proposições sobre Cerimonial, Protocolo e Etiqueta Social e Profissional.

A equipe liderada pela Profª Stephanni Sudré contou com acadêmicos voluntários, bolsistas e monitores. À tarde, houve um debate sobre o Novo Gestor e o significado do Lazer.

Os acadêmicos sentiram-se privilegiados por verem contemplados o debate sobre a concepção científica do evento - da concepção inicial até a execução - que os ajudaram a refletir sobre sua formação profissional e se imaginarem em atividades de gestão de eventos turísticos.

Parabéns aos discentes que se empenharam nesta atividade, por gerar fortalecimento da visão profisional e estímulo para o exercício da profissão de Turismólogo.

Cardápio 039 - 25 a 29 set 2017

25.09.2017
O cardápio elaborado por Dhycla / Rosimeire Santana e aprovado por
Thalita Lin Netto Candido, nutricionista fiscal da UFT,
traz o menu de 25 a 29 set 2017, é:


quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Luis Eduardo Bovolato é empossado reitor da UFT em solenidade no MEC

20.09.2017

Cynthia Mariah e Patrícia Paiva

Bovolato assina o termo de posse, observado pelo ministro da Educação, Mendonça Filho
(Foto: Mariana Leal/MEC)

A cerimônia de posse do reitor, Luiz Eduardo Bovolato, da Universidade Federal  do Tocantins (UFT) ocorreu na manhã desta quarta-feira (20), às 11 horas, no prédio do Ministério da Educação (MEC), em Brasília. A posse foi dada pelo ministro da Educação, Mendonça Filho. Bovolato dá início à sua gestão de quatro anos, após quatro meses como vice-reitor no exercício da Reitoria, devido ao falecimento da reitora anterior, Isabel Auler, em maio deste ano.

Durante a atual gestão algumas ações e obras já  foram concretizadas, conquistas de planos ainda da gestão passada como a inauguração dos complexos de laboratórios e o Restaurante Universitário em Porto Nacional. Para Bovolato, o momento é de desafio e de responsabilidade. O novo reitor tem uma longa experiência acadêmica como professor, diretor de Câmpus e vice-reitor, e também trabalho por anos na iniciativa privada antes de seguir carreira acadêmica.

"Toda essa trajetória contribuiu para me moldar. Me sinto preparado para que, junto à minha equipe de gestão e toda a comunidade acadêmica, enfrentar os novos desafios que temos pela frente. A realidade agora é bem diferente de outas anteriores. Esse reitorado que se inicia vai exigir da nossa universidade uma postura mais criativa, uma postura de gestão mais eficiente, austera e mais equilibrada", destaca.

A UFT passou por um processo de consulta eleitoral que aconteceu no dia 09 de junho deste ano. A chapa vencedora, liderada por Luís Eduardo Bovolato tendo como vice a professora Ana Lúcia de Medeiros conquistou 73% do total de votos da comunidade universitária da UFT.

A solenidade de posse contou com a presença da companheira de chapa, professora Ana Lúcia e a deputada federal Dorinha Seabra.

terça-feira, 19 de setembro de 2017

Restaurante Universitário do Câmpus de Araguaína completa um ano

19.09.2017
As fotos do momento celebrativo de um ano do Restaurante Universitário da

Universidade Federal do Tocantins

Câmpus de Araguaína













Ciclo de palestras para secundaristas aborda impacto do Matopiba e usinas hidrelétricas

19.09.2017

Elini Oliveira

“Os Grandes Empreendidos no Tocantins: Matopiba e Usinas Hidrelétricas (UHEs): Consequências para a sociedade local" foi um dos eixos temáticos do Ciclo de Palestras e Oficinas promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDire), do Câmpus da UFT em Araguaína, para os alunos do Ensino Médio do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) de Araguaína. O evento foi realizado na ultima segunda-feira (18).

A programação aconteceu por meio da disciplina Estudos das dinâmicas regionais: impacto dos grandes projetos para as populações locais, ministrada pelos professores Luciano da Silva Guedes e Tatiane Marinho Vieira Tavares. As palestras e a oficina foram conduzidas pelos discentes de mestrado do PPGDire matriculados na disciplina em questão. O objetivo foi levar os alunos do IFTO a conhecer e a refletir sobre os grandes projetos implantados no Tocantins e as consequências para o desenvolvimento local e regional.



Nas palestras ministradas foram abordados temas como: "Trabalho escravo nos grandes projetos e empreendimentos", proferida por Kleiton Sousa Matos; "Os grandes projetos e seus impactos", proferida por Vanessa Marques da Silva Moraes; "Usinas Hidrelétricas e os efeitos sobre a saúde", por Adriana Feitosa Freire e Katiane Pereira Braga; e a oficina "Saúde e ambiente", ministrada por Eliana Santos Andrade e Janderson Henrique Mota de Sousa.


segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Oficinas de Comunicação

18.09.2017

Curso de Turismo debate seu Dia Mundial

18.09.2017

Stephanni Sudré

O Curso de Turismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Araguaína, se reúne para comemorar o Dia Mundial de Turismo (27/09). A abertura do evento Turismo e Debate se deu com a composição da mesa de abertura, seguida do debate sobre Cerimonial, Protocolo e Etiqueta Social e Profissional, na sala G4 do Anfiteatro. 

Composição da Mesa do Dia Mundial do Turismo

Os acadêmicos Rafaela Cavalcante, Veronica Souza e Tiago Lima integraram a equipe de organização do evento, com a colaboração de voluntários, bolsistas e monitores, coordenado pela Professora Me. Stephanni Sudré.

A programação do evento terá ainda duas atividades até o fim do dia. Às 14h haverá um debate sobre o Perfil do Novo Gestor. A partir das 16h, mostrará o documentário Tarja Branca, seguido de um debate sobre o Lazer.

Momento comemorativo

Os acadêmicos se envolveram e tiveram participação significativa. "Incrível poder acompanhar um evento científico desde a concepção inicial até a execução. A prática é parte importante da nossa formação e com eventos como este provamos nossa capacidade de gerir atividades turísticas", afirmou a estudante Thayná Ferraz, bolsista PIBEX.

Docentes e discentes vibram com a participação no evento

Convidamos os acadêmicos a participarem dos eventos do Câmpus e vivenciarem as experiências de integração científicas e profissionais.

Para obter mais informações, siga o @labturuft no Instagram e Facebook.

Mestrado Profissional para Ensino de Física está com inscrições abertas para seleção

18.09.2017

Samuel Lima

Estão abertas até o dia 1º de outubro as inscrições para os interessados em cursar o Mestrado Profissional em Ensino de Física (Mpef). O curso, que ocorre em sistema de rede em todo o Brasil, oferta dez (10) vagas para o polo que fica na Unidade Cimba do Câmpus da UFT em Araguaína.

De acordo com o Edital de Abertura do Processo Seletivo, o candidato interessado deve acessar a página eletrônica do Mestrado, disponível no endereço http://www.sbfisica.org.br/mnpef e realizar o processo. A taxa de inscrição é de R$ 60 e deve ser paga conforme o que estipula o edital.


Datas

A primeira etapa será a Prova Escrita Nacional e está prevista para ocorrer no dia 22 de outubro de 2017, às 13h (horário de Brasília), nos polos do Mestrado; a prova tem duração de quatro horas (previsão máxima). A divulgação do resultado da Prova é previsto para o dia 1º de novembro, também nos polos do Mestrado; no dia 6 de novembro ocorrerá a divulgação final dos nomes dos candidatos classificados para a segunda etapa, que é  a Defesa do Memorial (com etapas indo do dia 7 até dia 23 de novembro de 2017); a divulgação do resultado da Segunda Etapa é previsto para dia 11 de dezembro e resultado final dia 18 de dezembro.