sexta-feira, 7 de outubro de 2016

A Identidade Profissional do professor e as Políticas Públicas de Formação

07.10.2016

Nelly Almeida


Professor é uma profissão? Qual o objetivo desse profissional? Como um professor adquire sua identidade? Essas questões foram levantadas pelo Prof. MSc. Freud Romão em sua palestra na XIII SEMAT e IV EREM. Segundo ele, o objetivo da palestra é despertar os alunos que estão em processo de formação a entenderem um pouco sobre a ‘identidade do professor’.

O Parecer 1.302/2001 mostra que Licenciaturas devem desenvolver 'características' nos licenciados. (Foto: Nelly Almeida/UFT)

O professor não está classificado como profissão e sim, como um ofício. Essa classe de profissionais não tem uma organização que regule e que interfira nos seus direitos trabalhistas. Não possui sequer um Conselho Nacional e nem um código de registro.

O Coordenador do Curso de Matemática da UFT-Araguaína afirma que a identidade do professor, essa categoria abstrata que se materializa no saber e no fazer, não será dada, e sim construída. Vai ser construída a partir do momento em que assumir algumas premissas. A primeira delas é a compreensão da atividade de ensino.

Existem três formas de passar o conhecimento: ensino, função e adestramento. Sendo que, o ensino só pode ser dado pelo professor. O professor por sua vez deve ensinar  o conhecimento científíco no espaço escolar, de forma didática, fazendo isso de forma intencional, planejada, sistematizada e controlada.

 Público acompanha atentamente a palestra do Coordenador do Curso. (Foto: Nelly Almeida/UFT)

O fato do professor ensinar, não significa que o aluno vai necessariamente aprender, ou seja, o ensino não está diretamente ligado à aprendizagem. Só haverá aprendizagem, se houver desenvolvimento e isso se mostra quando o aluno consegue resolver problemas do cotidiano.

Um licenciado deve possuir competência política, saber interpretar as ações dos educandos, capacidade de compreender, criticar, utilizar novas ideias, entre outras.

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