sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Press Release – Ano 1 – nº 013 – 18 de novembro de 2016

Editorial
   Sem perder a calma http://bit.ly/2gnoy6G

Notícias
   Provas do Enade ocorrem no domingo (20) http://bit.ly/2fD2uni

   20 de novembro: Todo dia é Dia da Consciência Negra http://bit.ly/2fDLygA

Semana Acadêmica
   III Semana Acadêmica de Turismo começa nesta quinta (17) em Araguaína http://bit.ly/2eNJMdJ

Informes
   I Seminário de Pesquisa em Educação, Pobreza e Desigualdade Social http://bit.ly/2fo9rJ8

Institucional
   Ramais telefônicos do câmpus Cimba, EMVZ e HDT passam por mudanças http://bit.ly/2fOBWjB

Simpósio
   3º PRODUPASTO http://bit.ly/2fMSVPI

Restaurante Universitário
   RU Cardápio 009 21-25 nov 2016 http://bit.ly/2gqt2dE

Imagens
    Inteligência http://bit.ly/2g3RX2O


Antonio Carlos Ribeiro
Reg. Prof. MTE 7235

Se desejar ler o Jornal UFT Araguaína acesse informativoarag.blogspot.com.br
Para ler os Press Release, clique no http://bit.ly/2c3rnc7

Editorial - Sem perder a calma

18.11.2016

O fim do semestre por vezes se assemelha a um deserto imenso. Sem oásis à vista, sem caverna para nos proteger da tempestade de areia, sem saídas no horizonte e nem perspectivas na visão horizonal, quando parece não haver mais nada além do horizonte.

Essas situações criam angústias, geram ansiedades e roubam forças vitais. Para enfrentá-las é preciso lembrar que "Tudo é uma questão de manter a mente aberta, a espinha ereta e o coração tranquilo", como cantou Elis Regina.

A semana deixa um legado interventivo significativo: o Simpósio do 3º PRODUPASTO, com a participação dos professores José Neuman Miranda Neiva (Zootecnia) e Antonio Clementino dos Santos (Agronomia e Ciências), que representam a UFT no evento co-patrocinado pelo Sebrae, a Pet Zootecnia e Do campus para o campo, e o apoio de empresas parceiras.

E os demais fatos da semana:

Notícias
   Provas do Enade ocorrem no domingo (20)

Semana Acadêmica
   III Semana Acadêmica de Turismo começa nesta quinta (17) em Araguaína

Informes
   I Seminário de Pesquisa em Educação, Pobreza e Desigualdade Social

Institucional
   Ramais telefônicos do câmpus Araguaína (Cimba, EMVZ e HDT) passam por mudanças

Restaurante Universitário
   RU Cardápio 009 21-25 nov 2016

Imagens
    Inteligência

Boa leitura!

Inteligência

18.11.2016

Foto: Carolina Carvalho - instagram

RU Cardápio 010 21-25 nov 2016

18.11.2016

O cardápio elaborado por Yasmym Oliveira de Morais e aprovado por
Thalita Lin Netto Candido, nutricionista fiscal da UFT,
de 21 a 25 de novembro de 2016, é:

2ª feira - dia 21


Prato principal
frango de panela

Salada
alface
tomate
couve

Guarnições
batata com molho branco
farofa de talos com cebola
arroz com cenoura
feijão carioca

Suco
acerola

Sobremesa
melancia

Opção vegetariana
berinjela recheada com tomate e pts 



3ª-feira - dia 22


Prato principal
costela

Salada
tomate rodelas
acelga
rúcula

Guarnições
mandioca cozida
cenoura sauté
arroz
feijão carioca

Suco
caju

Sobremesa
doce da casca de melancia

Opção vegetariana
ovos na chapa



4ª-feira - dia 23


Prato principal
file de frango ao molho bechamel

Salada
rúcula
beterraba
acelga

Guarnições
batata palha
refogado misto (milho, cenoura ralada, ervilha)
arroz
feijão carioca

Suco
abacaxi

Sobremesa
maçã

Opção vegetariana
grão de bico ao molho bechamel



5ª-feira - dia 24


Prato principal
carne ao molho inglês

Salada
alface
repolho com tomate
cenoura ralada

Guarnições
purê de kabotiá
batata doce cozida
arroz
 feijão carioca

Suco
goiaba

Sobremesa
doce de abacaxi com coco

Opção vegetariana
pts ao molho inglês com legumes



6ª-feira - dia 25


Prato principal
linguiça na chapa

Salada
couve
tomate rodelas
acelga

Guarnições
 salpicão
berinjela refogada com pimentões e azeitona
arroz
 feijão preto

Suco
acerola

Sobremesa
banana

Opção vegetariana
ovos cozidos

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

III Semana Acadêmica de Turismo começa nesta quinta (17) em Araguaína

17.11.2016

O curso de Tecnologia em Gestão de Turismo realiza a terceira Semana Acadêmica de Turismo (III Sematur), no Câmpus de Araguaína, nesta quinta e sexta-feira (17 e 18). Com o tema Planejamento e Gestão Turismo de Base Comunitária, a abertura do evento tem início às 19h e a programação ocorre no auditório do Programa de Pós-Graduação em Letras, na unidade Cimba, da Universidade Federal do Tocantins, Câmpus Araguaína.



Com objetivo de alcançar a comunidade acadêmica, promovendo a aproximação com profissionais da área de eventos e turismo, a III Sematur promoverá mesas redonda com líderes comunitários, atrações culturais e apresentações de artigos científicos inscritos. As inscrições podem ser feitas aqui.

A coordenadora do curso de Turismo, Ursula Sydow, explica que o evento contribui para a formação dos acadêmicos. "É importante trazer para os alunos temas diversos, para que possam expandir e ter conhecimento das várias áreas do turismo. O intuito é despertar o interesse para que os alunos se tornem formadores de opinião", afirma.

Para aprofundar e debater o tema, o evento traz como palestra as seguintes temáticas: "Turismo de Base comunitária e espírito empreendedor no México", "Experiência de turismo de base comunitária na Amazônia" e "Associativismo e cooperativismo: Caminhos para o TBC". As palestras serão proferidas pelos professores Simone Fortes, Laércio Falcão e  Angelita de Oliveira Almeida, respectivamente.

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Provas do Enade ocorrem no domingo (20)

14.11.2016

Caroline Falcão

As provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2016 ocorrem em todo país neste domingo (20), às 13h, no horário de Brasília; para os estudantes do Tocantins o horário é às 12 horas. Os 400 acadêmicos da Universidade Federal do Tocantins (UFT) selecionados para realizarem o exame devem ficar atentos aos seus locais de provas.

Para consultar onde fará a prova, o estudante deve, primeiramente, preencher o Questionário do Estudante no sistema Enade, que está disponível até o dia 20 de novembro, após isso, poderá ser feita a impressão do Cartão de Informação do Estudante. O concluinte que não responder ao questionário ficará em situação irregular junto ao Enade.

Na UFT, sete cursos serão avaliados: Medicina Veterinária e Zootecnia (Câmpus de Araguaína), Agronomia (Câmpus de Gurupi), Serviço Social (Câmpus de Miracema), Enfermagem, Medicina e Nutrição (Câmpus de Palmas). A prova será composta de dez questões de conhecimentos gerais (duas discursivas e oito de múltipla escolha). As provas específicas terão 30 questões (três discursivas e 27 de múltipla escolha).

Confira aqui a convocação do acadêmicos da UFT para ENADE 2016. Já o tutorial de acesso ao Sistema ENADE para resposta ao Questionário do Estudante pode ser visualizado aqui.

Enade

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e foi instituído pela Lei n° 10.861/2004. O objetivo do Exame é avaliar os acadêmicos no que diz respeito aos conteúdos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, ao desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao exercício da profissão e ao nível de atualização dos estudantes em relação à realidade nacional e mundial. Segundo disposição do art. 5º, da Lei nº. 10.861/2004, o Enade é parte do currículo obrigatório e, portanto, a realização, por parte dos alunos, é essencial.

Mais informações página Enade/UFT.

domingo, 13 de novembro de 2016

20 de novembro: Todo dia é Dia da Consciência Negra

18.11.2016

Elini Oliveira e Daniel dos Santos

"Estamos chegando dos trens dos subúrbios/ estamos chegando nos loucos pingentes/com a vida entre os dentes chegamos/ viemos cantar." Trecho de uma canção do musical "Missa dos Quilombos", de Pedro Casaldáliga e Pedro Tierra, musicada por Milton Nascimento e lançado em 1982. Cada letra foi escrita com objetivo de se retratar com os povos negros, herdeiros dos negros escravos da época do império. 

Em 20 de novembro, é celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra. A data foi escolhida justamente por ter sido o momento em que Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência negra ao regime escravocrata, foi assassinado, em 1695. A ocasião é uma oportunidade para refletir sobre a inserção do negro na sociedade brasileira e sobre a questão da igualdade racial. Além da festa e da lembrança histórica, a data foi idealizada para marcar e abrir o debate sobre as políticas de ações afirmativas para o acesso dos negros ao que o estado democrático de direito deve oferecer a todo e qualquer cidadão: direito à educação, à saúde e à justiça social.

Da periferia para  a universidade

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2014, a população que se declara como preta ou parda cresceu 1% entre a parcela mais rica da população brasileira - com renda mensal acima de R$ 11,6 mil. Mesmo assim, na Síntese de Indicadores Sociais, eles representam apenas 17,4% do total da parcela mais rica do país. Mais de 79% é de pessoas brancas. E essa foi uma das dificuldades que a estudante de jornalismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Dandara Maria, relata ter passado antes mesmo de entrar na universidade.  "No ensino médio, me deparei com a falta de ensino público de qualidade, o que dificulta o acesso à universidade. Por isso, acho importante políticas de ações afirmativas, porque isso dá equidade, oportunidade de isenção dos negros nesses espaços que majoritariamente são ocupados por brancos", conta.

O debate étnico deve ser feito não só na semana da consciência negra. É indispensável que ele seja  discutido no âmbito social, institucional, sobretudo na universidade. Dandara diz que é necessário também criar formas de permanência dos estudantes na universidade. "Precisamos entender todo o contexto social do aluno, as limitações, pois sabemos que muitos alunos negros são de renda baixa, e precisam conciliar muitas vezes o trabalho com a faculdade", ressaltou.

Estudante de Jornalismo da UFT, Dandara Maria (Foto: Elini Oliveira)


Políticas afirmativas 

A UFT possui atualmente 18.834  alunos matriculados. De acordo com a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), desse número, 11.219 são declarados pretos (2.399) e pardos (8.820), o que equivale a 59% do corpo discente. 

O estudante do curso de Teatro, Fernando Barbosa,  diz que a universidade deveria abrir suas portas para a população negra e garantir a sua permanência. "A universidade ainda é branca, feita para brancos e ocupada por brancos. Não precisa se esforçar muito pra perceber a ausência de negros dentro dela. Porém, a lei de cotas por mais que tardia e lenta, tem mudado essa realidade", ressaltou.

A UFT reserva suas vagas para alunos oriundos de escola pública seguindo  a Lei 12.711/2012 (Entenda a Lei de Cotas). Além disso, a Instituição disponibiliza 5% das vagas para quilombolas e 5% para indígenas. Saiba mais sobre cotas e políticas adotadas pela UFT contra a evasão de discentes da universidade. Acesse aqui a matéria.


Desafios atuais

Para Noeci Carvalho Messias, doutora em História e especialista em cultura afro-brasileira, a universidade tem um papel fundamental na efetivação dos direitos. "Um dos maiores desafios é o combate ao racismo. Nessa perspectiva, a  efetivação da Lei 10.639/2003  tem sido um desafio. Um dos fatores que dificulta a efetivação dessa lei é exatamente o imaginário brasileiro que acredita que no nosso país não existe racismo, que não temos desigualdades raciais", pontua.

Para o professor de Geografia do Câmpus de Porto Nacional, Rosemberg Ferracini, ainda faltam políticas afirmativas. "É preciso também pensarmos em uma valorização dos pontos político, econômico e cultural. Falta uma construção da identidade negra. Essa construção passa pelo campo da educação", disse.

"Estamos chegando do chão dos Quilombos/ estamos chegando do som dos tambores/ dos Novos Palmares só somos/ viemos lutar". A Missa dos Quilombos foi celebrada pela primeira vez em 22 de novembro de 1981, para um público de sete mil pessoas, na praça em frente à Igreja do Carmo em Recife-PE.  Local representativo para o tema, pois foi nele que em 1695, a cabeça do líder quilombola Zumbi dos Palmares foi exposta no alto de uma estaca.

Performance realizada em 2015, no Anfiteatro da UFT, em lembrança ao Dia da Consciência Negra. (Foto Arquivo pessoal/Deny Oliver)

Transcrito de http://ww2.uft.edu.br/ultimas-noticias/17106-20-de-novembro-dia-da-consciencia-negra