sábado, 31 de março de 2018

Press Release – Ano 3 – nº 079 – 31 de março de 2018



Restaurante Universitário
   Cardápio 060 - 02 a 06 abr 2018 bit.ly/2Il5wYI

Oficina
   Professores da UFT-Araguaína participam em Workshop em Waterloo, Canadá
   bit.ly/2J6yaxX

Edital
   PPGCat divulga retificação da homologação na seleção para doutorado
   bit.ly/2Im1HCH

Curso
   Trajetória acadêmica da filha inspira mãe a ingressar em curso superior no
   Câmpus de Araguaína bit.ly/2pUfMQO

Projetos UFT-Araguaína
   Projeto Colmeia Literária promove círculos de leitura para crianças e idosos
   bit.ly/2pXpC3u


Antonio Carlos Ribeiro
Reg. Prof. FENAJ 7235

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Cardápio 060 - 02 a 06 abr 2018

31.03.2018

O cardápio elaborado por Dhycla / Rosimeire Santana e aprovado por Thalita Lin Netto Candido, nutricionista fiscal da UFT, traz o menu de 02 a 06 abr 2018, é:


quinta-feira, 29 de março de 2018

Professores da UFT-Araguaína participam em Workshop em Waterloo, Canadá

29.03.2018

Rosária Nakashima e Mateus Lobo


Os professores da UFT de Araguaína, Profª Drª Rosária Nakashima (Colegiado de História e PPGCult) e Prof. Dr. Matheus Lobo (Colegiado de Física e Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) estão participando do workshop Open Research: Rethinking Scientific Collaboration, realizado no Perimeter Institute, em Waterloo, Canadá, entre os dias 26 e 28 de março. Parabéns aos professores!




PPGCat divulga retificação da homologação na seleção para doutorado

29.03.2018

Sarah Tamioso

Foi divulgada na quarta-feira (28) o Edital de Retificação de Homologação do processo seletivo para doutorado no Programa de Pós-graduação em Ciência Animal Tropical (PPGCat) com entrada no primeiro semestre de 2018. No edital, já constam como  definidos os meios de realização da entrevista.

Conforme o Edital de Abertura, as datas para entrevista e apresentação de projetos estão previstas para os dias 3 e 4 de abril e o resultado final será divulgado a partir do dia 16 do mesmo mês.

Trajetória acadêmica da filha inspira mãe a ingressar em curso superior no Câmpus de Araguaína

29.03.2018

Elini Oliveira

Marilene em seu primeiro dia de aula, no último dia 19, acompanhada da filha
Amanda Victória, do Curso de Logística (Foto: Arquivo pessoal)

Entrar em uma Universidade Federal depois de passar pelo tão temido vestibular já é emocionante por si só, imagina então quando uma mãe inspira-se na trajetória acadêmica da filha e decide fazer o mesmo curso que ela? Foi isso que aconteceu com Marilene dos Santos e a filha, Amanda Victória do Santos, que vivem em Araguaína, região Norte do Tocantins. Agora, elas dividem o mesmo sonho, conquistar o diploma no curso de Logística da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Marilene, 38 anos, resolveu voltar à sala de aula para a sua primeira graduação e a inspiração veio da filha, 19 anos, que atualmente está no terceiro período do curso escolhido. “O meu interesse por logística surgiu dos relatos transmitido pela minha filha desde que entrou na Universidade sobre o leque de oportunidade que eu poderia ter no mercado com essa escolha”, explica.


Rotina X Estudos

A caloura, que tem outros dois filhos com idade de 06 e 12 anos, precisou conciliar a rotina de estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com o trabalho, a casa e a família. Atualmente desempregada, ela acredita que conseguirá conciliar os estudos com os outros afazeres e não esconde a emoção de voltar à graduação, agora junto com a filha. "É a realização de um sonho.", acrescenta Marilene.

As duas estudaram em escolas públicas e se dizem felizes por essa conquista. Marilene acrescenta que a “ficha” ainda não caiu, pois para ela ser universitário sempre foi um sonho antigo. "Agora me sinto motivada, acreditando que é possível uma realidade melhor", conta empolgada. Para outras mães que assim como ela pensam em voltar, mas que possuem algum receio, Marilene e a filha dão o recado de que nunca é tarde para voltar a estudar. "Já que um curso superior deixou de ser uma vantagem no mercado e sim um pré requisito. Por isso, analise sua situação com critérios voltados ao seu bem-estar, por que todos na sua volta que te amam vão querer te ver bem com o que decidir", ressaltou Amanda.

O curso foi implantado na UFT no ano de 2009, e em seus 09 anos de implantação já formou 145 alunos até o semestre de 2017/1. Atualmente conta 134 discentes matriculados. Segundo as diretrizes do curso, o diplomado em Tecnologia em Logística poderá desempenhar as suas atividades como profissional liberal no exercício das funções gerenciais e diretivas ou em assessoramento e consultoria em quaisquer organizações ou órgãos da administração direta e indireta.

terça-feira, 27 de março de 2018

Projeto Colmeia Literária promove círculos de leitura para crianças e idosos

27.03.2018

Sarah Tamioso 

Projeto Colmeia Literária (Foto: Sarah Tamioso/UFT)

O projeto de extensão nasceu da disciplina de Letramento Literário, do Curso de Letras do Câmpus de Araguaína. Os estudantes foram divididos em grupos de duas ou três pessoas com nomes de flores nativas do cerrado, como flor de pequi, flor de ipê, flor de murici, entre outros. São promovidas reuniões duas vezes por semana com duração de duas horas e os livros são selecionados de acordo com as faixas etárias, que podem ser constituídas por crianças, jovens, adultos e idosos.

Para realização do projeto foram escolhidos diferentes espaços públicos de Araguaína. Os locais são o Centro de Ensino Infantil Creche Dona Benta, a Comunidade Vida Abundante, o Calçadão da Via Lago, o Cantinho do Vovô, a Escola Municipal Benedito Canuto Braga, a Casa de Acolhimento Ana Caroline, o Parque Cimba, a Praça das Nações e também há um grupo itinerante, que vai a vários lugares.

Segundo a professora responsável pelo projeto, Vilma Nunes, “todo o protagonismo do projeto de extensão Colmeia Literária pertence aos acadêmicos engajados na criação dos Círculos de Leitura, pois a minha atuação foi na orientação das atividades e no planejamento da proposta. Eles abraçaram a ideia e realizaram as ações com muito compromisso e muita responsabilidade”.

Durante as atividades desenvolvidas são produzidos registros como diário de campo, depoimentos dos participantes, relatos reflexivos, relatos de experiência de leitura, vídeos e fotos.