sexta-feira, 14 de abril de 2017

Press Release – Ano 2 – nº 033 – 15 de abril de 2017

Editorial
   Esforço diplomático-pegadógico, reconhecimento da doutoranda e dedicação da servidora  http://bi.ly/2pATjpg

Edital
   Edital N° 01/2017 – Seleção simplificada para Estágio Não Obrigatório http://bit.ly/2oklDhK

   Edital N° 02/2017 – Seleção simplificada para Estágio Não Obrigatório http://bit.ly/2pn7uOF

UFNT
   Audiência Pública em Tocantinópolis debaterá criação da UFNT http://bit.ly/2p7VQe4

   Comissão da UFNT visita o Congresso Nacional e o Ministério da Educação (MEC)
   http://bit.ly/2pabW49

Restaurante Universitário
   RU Cardápio 016 17 a 20 abr 2017 http://bit.ly/2os43XF

Aula Inaugural
   Aula Inaugural do Mestrado em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais http://bit.ly/2p2TIog

Semana Cultural
   1ª Semana das Culturas Afro-Brasileiras começa nesta quarta-feira http://bit.ly/2padGtY

Projetos UFT-Araguaína
   Dia de campo demonstra controle de plantas invasoras em pastagens http://bit.ly/2oEBgkG

Informes
   Quantum GIS - Curso de 20 horas http://bit.ly/2paeMG4

Notícias
   Doutoranda em Letras pela UFT é nomeada Assessora de Assuntos Internacionais da UEMA-Sul    http://bit.ly/2o824pK

   Setores da UFT selecionam estudantes para estágio em Palmas e Araguaína http://bit.ly/2osqaiJ

   Servidores convocados têm até o dia 5 de maio para ficar em dia com os exames periódicos de saúde http://bit.ly/2oYLGMB

   Fórum define propostas para criação de políticas públicas de cultura http://bit.ly/2nyFRG5


Antonio Carlos Ribeiro
Reg. Prof. FENAJ 7235

Se desejar ler o Jornal UFT Araguaína acesse informativoarag.blogspot.com.br
Para ler os Press Release, clique no http://bit.ly/2c3rnc7

Editorial - Esforço diplomático-pegadógico, reconhecimento da doutoranda e dedicação da servidora

15.04.2017

Três situações despertaram a atenção de quem acompanha o cotidiano deste Câmpus: o relato da visita da Comissão da UFNT ao Congresso Nacional e ao MEC, a nomeação de uma doutoranda do PPGL para assessoria de assuntos internacionais da UEMA-Sul e a retomada da publicação do cardápio do RU.
  
A visita à Câmara dos Deputados, ao Senadores e ao Ministério da Educação, nos dias 4 a 7, foi coroada de avanços. O contato com senadores e deputados federais do Tocantins, do Pará e do Maranhão, e ao MEC, mostrando empenho, levando informações detalhadas e pedindo apoio ao PL em nome dos estudantes de Graduação e Pós-Graduação desta região.

A nomeação da Doutoranda em Letras Edna Sousa Cruz, orientada pelo Prof. Dernival Venâncio Ramos Jr, como Assessora de Assuntos Internacionais da UEMA-Sul, é uma recompensa ao seu esforço pessoal, sua formação no Programa de Pós-Graduação em Letras e um sinal que estimula os colegas deste câmpus pela oportunidade de trabalho e obtenção de reconhecimento.

E o retorno de Thalita Lin Netto Candido, nutricionista fiscal da UFT, após licença para a pesquisa do doutorado, que voltou  a divulgar o cardápio da semana, estimulando professores, técnicos e alunos a saberem o que vão saborear e a participarem da pesquisa de satisfação, conquista que ela empenhou-se por alcançar.

quarta-feira, 12 de abril de 2017

Quantum GIS - Curso de 20 horas

12.04.2017


Doutoranda em Letras pela UFT é nomeada Assessora de Assuntos Internacionais da UEMA-Sul

12.04.2017

A professora e pesquisadora Edna Sousa Cruz foi nomeada recentemente Assessora de Assuntos Internacionais da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMA-Sul), pela reitora pró-tempore, Profª Drª Elizabeth Nunes Fernandes.

Edna Sousa Cruz, doutoranda em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras
(PPGL), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Araguaína 


A UEMA-SUL principia no momento um trabalho para a internacionalização da instituição e, nesse sentido, o papel de Edna Cruz ganha grande destaque.

Edna é doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura, da UFT, orientanda do prof. Dr. Dernival Venâncio Ramos Júnior.

Em 2015, publicou pela editora da UEMA o livro Eu era a Única Professora Negra na Escola de Inglês - Histórias de vida de professoras negras de Imperatriz.

Sua tese intitulada Yes, "temos professores com formação nos Estados Unidos"! Narrativas de professores de inglês intercambistas do Programa Fullbright, que será defendida em breve na UFT-Araguaína.

Comissão da UFNT visita o Congresso Nacional e o Ministério da Educação (MEC)

12.04.2017

Airton Sieben

A comissão constituída de cinco integrantes - docentes, técnico administrativo e estudante dos campi de Araguaína e Tocantinópolis - representando a Comissão em prol da implantação da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) visitou o Congresso Nacional e o Ministério da Educação (MEC), nos dias 4 a 7 de abril. A viagem teve com objetivo esclarecer dúvidas e pedir apoio na tramitação do Projeto de Lei 5274/2016 (PL) que cria a UFNT, por desmembramento dos campi de Araguaína e Tocantinópolis, da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

No Congresso Nacional foram realizadas visitas aos deputados e senadores do Estado do Tocantins, bem como a parlamentares dos estados vizinhos do Pará e Maranhão, bem como contatos com parlamentares de outros estados integrantes das Comissões de Finanças e Tributação (CFT) e de Finanças e Tributação (CFT), nas quais o PL tramitará.

Reunião com presidente da Comissão de Finanças e Tributação (CFT)
Foto: Comissão em prol da UFNT 05.04.2017


 Reunião com presidente da Comissão de Constituição Justiça e Cidadania (CCJC)
Foto: Comissão em prol da UFNT  05.04.2017


No Ministério da Educação (MEC), o contato foi com o Diretor da pasta que trata da Expansão da Rede Federal de Ensino Superior. Tanto no Congresso Nacional quanto no MEC buscou-se esclarecer sobre todos os tramites necessários à aprovação do PL, e o principal assunto em Brasília foram as questões orçamentárias.

No sentido político, a Comissão em prol da UFNT obteve o apoio dos parlamentares tocantinenses, a fim de aprovar o PL nas comissões em que tramita. Em termos orçamentários ficou clara a necessidade de readequações na criação de novos cargos (docentes e técnicos) e a necessidade de esclarecer os subsídios para a construção de prédios, a exemplo da nova reitoria.

Segundo o diretor, o MEC realiza um estudo interno sobre cada proposição submetida antes da sua apreciação. Entretanto, observou-se que o PL que cria a UFNT se diferencia das demais propostas (Jataí, Catalão, Rondonópolis e Delta do Parnaíba) que atualmente tramitam com o mesmo objetivo de criar novas universidades públicas federais.

A principal diferença está no fato de que estas foram apresentadas pelas próprias instituições envolvidas no desmembramento, por exemplo, a Universidade Federal de Goiás (UFG). A proposta da UFNT seguiu por meio de uma minuta feita pelos movimentos de base de Araguaína e Tocantinópolis e foi entregue via parlamentares do Tocantins, não havendo ali, a apresentação de um projeto de implantação programada pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) ou mesmo com a participação da sua Reitoria em quaisquer aspectos desse processo. Além disso, o assessor do MEC também destacou que nenhum dos PL’s prevê o orçamento mínimo necessário para a implantação de estrutura física que dê condições de funcionamento às futuras Reitorias.

Reunião com Diretor da Expansão da Rede Federal de Ensino Superior (MEC)
Foto: Comissão em prol da UFNT 06.04.2017

Nesse sentido, atendendo às solicitações dos parlamentares na Comissão de Finanças e Tributação (CFT), o MEC está realizando estudos de correções nas propostas de Jataí e Catalão. Na oportunidade, também poderá fazer o mesmo com o PL 5274/2016, desde que seja solicitado oficialmente pela instituição de origem (UFT) ou por outros interessados. Tendo em vista o desejo de apresentar este impacto na Audiência Pública agendada em Tocantinópolis para o final deste mês de abril, o diretor reiterou que, para o cumprimento satisfatório do prazo, será fundamental protocolar rapidamente o pedido junto ao MEC.

Nesses termos, foi enviado oficio à relatora da Comissão de Educação (CE), Deputada Federal Josi Nunes, pedindo que solicite ao MEC o levantamento do impacto orçamentário da aprovação do PL 5274/2016, levando em consideração os dois Campi da UFT a serem desmembrados (Araguaína e Tocantinópolis), bem como a manutenção da estrutura atual e das pactuações de ampliação de cursos em andamento entre a UFT e o MEC, como o curso de Medicina, no Campus de Araguaína, e os cursos de Direito, Tecnólogo em Edificações e Tecnólogo em Saneamento Ambiental, no Campus de Tocantinópolis.

Outros levantamentos, como a ampliação da UFNT, a partir do surgimento de novos campi no futuro, necessitam de melhores definições e esclarecimentos, que não podem ser viabilizados em tempo, uma vez que não foram considerados pelo estudo inicial do PL pelo MEC.

A visita serviu para esclarecer dúvidas e gerar observações a serem debatidas na audiência pública que deverá se realizar em Tocantinópolis no próximo dia 28. Desta forma, espera-se obter argumentos e subsídios para apoiar a nobre parlamentar na relatoria do PL na Comissão de Educação.

Ressalta-se que o PL já tramitou e foi aprovado na Comissão de Trabalho, de Administração e de Serviço Públicos (CTASP) e no momento está na Comissão de Educação (CE). Após sua aprovação nesta comissão, o PL tramitará na Comissão de Finanças e Tributação (CFT) e na Comissão de Constituição Justiça e Cidadania (CCJC). Concluindo o ciclo de aprovações nestas comissões, seguirá para o Senado, provavelmente sendo submetido às Comissões de Educação (CE) e Assuntos Econômicos (CAE) daquela casa, seguindo para sanção presidencial.

A equipe retornou motivada a dar continuidade a esse processo, grata pelo amplo apoio recebido, consciente de que ainda há muitos os desafios, e com a firme convicção e confiança na criação da UFNT presente em todo o grupo envolvido.

Dia de campo demonstra controle de plantas invasoras em pastagens

12.04.2017

Samuel Lima

Com a participação de mais de 60 alunos do curso de Zootecnia, da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia (EMVZ) do Câmpus da UFT em Araguaína, ocorreu nesta quarta-feira (12) o início do projeto "Parceiros da UFT", com palestras e um dia de campo (evento demonstrativo) sobre o controle de pragas invasoras em áreas de pastagens. Esta edição do projeto contou com parcerias das empresas Agroquima e Dow AgroScienses.

Técnico da empresa parceira explica funcionamento da máquina de aspersão, que
usou água na demonstração (Foto: Ana Cláudia Rodrigues Neiva/Divulgação)


Segundo o professor responsável pela ação, José Neuman Miranda Neiva, o estabelecimento de parcerias com empresas privadas é muito salutar, tanto para universidade quanto para as próprias empresas. "Elas estão nos ajudando no controle das pragas nas pastagens e também treinando nossos alunos na identificação das pragas, no uso correto do herbicida e no uso da proteção individual para evitar intoxicação". Segundo Neiva, a ideia é expandir as parcerias para outras empresas. "Enxergamos que podemos estabelecer bons contatos; as empresas conhecem nossos alunos, abrem portas para estágios e até mesmo contratação de profissionais no futuro", pontua o professor.

Durante a demonstração foi utilizada uma máquina nova (que não havia sido usada antes) para a aspersão de água, visto que a utilização dos produtos químicos não seria viável para o momento. Segundo Neiva, as empresas além de trazerem maquinário para demonstração no Dia de Campo, doaram produtos químicos que serão efetivamente utilizados para o controle de plantas invasoras nas pastagens da EMVZ.

Segundo o cronograma do projeto, estão programados mais dois eventos similares nos meses de maio e junho, mas sem datas fechadas ainda.

Confira, abaixo, outras fotos do Dia de Campo:















1ª Semana das Culturas Afro-Brasileiras começa nesta quarta-feira

11.04.2017

Paulo Teodoro

Com o objetivo de apresentar o projeto de extensão “Capoeira para tod@s” ao público e debater o estudo das culturas afro-brasileiras tendo como base os capoeiristas, ocorre nesta quarta e quinta-feiras (12 e 13 de abril) a 1ª Semana das Culturas Afro-Brasileiras. Dentro do evento acontece também o 16º Encontro Anual Casa da Capoeira Saberes Populares. O evento acontece no Auditório II da Unidade Cimba, e é promovido pelos organizadores do projeto de extensão, em parceria com o curso de Geografia, o Centro Acadêmico de Geografia Dina do Araguaia (Cageoda), o Centro Cultural Casa de Capoeira (CCCC), a Escola de Capoeira Brasil - Bélgica (ECBB) e a Diretoria de Desenvolvimento Humano (DDH).

Grupo de capoeira do Câmpus de Araguaina (Foto: Divulgação)


O evento conta com 100 vagas para discentes, docentes e técnicos administrativos da UFT, grupos comunitários, movimentos sociais, e a comunidade em geral. As inscrições podem ser feitas na hora do evento, com uma taxa de simbólica de R$ 10,00 para estudantes e R$ 20,00 para outros participantes. A quantia arrecadada será destinada ao capoeirista Mestre Anzol, para o pagamento do transporte e conservação dos instrumentos musicais, tendo em vista que ele oferece rodas de capoeira gratuitamente às terças e quintas, como parte do projeto de extensão.

De acordo com a professora Fátima Maria de Lima, coordenadora do projeto “Capoeira para tod@s", o evento é importante por levantar a discussão da abordagem das culturas afro-brasileiras no ensino, pesquisa e extensão na Universidade. "Além disso, o evento tem o intuito de divulgar também o Sistema de Informação e Gestão de Projetos (Sigproj) e construir diálogos e avaliações sobre o projeto de extensão, pois recebemos jovens e adolescentes pobres do entorno da UFT, e devemos recebê-los bem, sem preconceitos", afirma.

Projeto Capoeira para tod@s

O projeto de extensão nasceu da necessidade de trazer a pauta sobre as questões étnico-raciais e das culturas afro-brasileiras para a discussão central e no ensino na graduação e teve participação decisiva do professor Francisco Félix dos Anjos Carreiro, mais conhecido como Mestre Anzol. Ele foi uma das várias pessoas que sempre perceberam a abordagem dessas questões e das pessoas diretamente envolvidas, na própria UFT, apenas em datas comemorativas, como o Dia Nacional da Consciência Negra, e o esquecimento no resto do ano.

Por isso, Mestre Anzol procurou a professora Fátima Maria de Lima e levou a demanda e a necessidade de integração dos adolescentes e jovens fora da Universidade com a comunidade acadêmica, discutindo as culturas afro-brasileiras sob a perspectiva da capoeira. "A realidade é de muito preconceito com essas culturas e de grande violência no dia-a-dia desses jovens, a maioria negros, que precisa ser mudada", afirma a professora que revela ainda que a construção do projeto durou cerca de um ano. "Nos meus horários de atendimento na UFT dialogávamos sobre a proposta do projeto e fomos redigindo-o, até que chegamos à execução do projeto", afirma.

Atualmente, o projeto conta com três principais responsáveis. A professora Fátima é a coordenadora e tem a função de fazer a interlocução entre participantes, mestres de capoeira, comunidade acadêmica, estudantes de outras instituições e comunidade em geral. Mestre Anzol é responsável pelos saberes tradicionais e sobre a capoeira da angola e regional, assim como pelos convidados especialistas nesse tema, pelos monitores e instrutores das rodas de capoeira e das oficinas. Além deles, outra pessoa importante é Gilberto Soares da Silva, que divulga as ações do projeto.


Grupo de capoeira - Câmpus de Araguaina (Foto: Divulgação)

O projeto é gratuito, aberto para todos, e envolve rodas de capoeiras, todas terças e quintas-feiras, com 30 vagas. Aos participantes é garantido certificação pelas atividades. A intenção é estabelecer um diálogo de fora da universidade para dentro dela, desconstruindo a centralização do saber. "O Capoeira para tod@s tem relevância social, pois propicia a construção de um espaço de diálogos horizontais na UFT e promove diálogos de saberes tradicionais sobre as Rodas de Capoeira entre os capoeiristas araguainenses, os acadêmicos e a comunidade externa, que porventura venha a participar deste projeto, durante todo o ano letivo de 2017, e, não apenas, em 20 de Novembro, dia da 'Consciência Negra'", ressalta.

Ao todo, o projeto envolverá, além das rodas de capoeira, três oficinas, duas semanas sobre as culturas afro-brasileiras e dois batismos de capoeira.

segunda-feira, 10 de abril de 2017

Audiência Pública em Tocantinópolis debaterá criação da UFNT

10.04.2017

Antonio Carlos Ribeiro

A Deputada Federal Josi Nunes (PMDB-TO) recebeu a Comissão em prol da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), composta por docentes, técnico e discente da Universidade Federal do Tocantins (UFT), depois de ter aprovado o requerimento de uma audiência pública que discutirá a criação da UFNT.

Deputada Federal Josi Nunes, da Comissão de Educação, acompanha a Comissão da UFNT

"Nós nos reunimos aqui em Brasília, com representantes da UFT de Araguaína e Tocantinópolis. Um grupo de seis pessoas composto por cinco professores e um aluno, que vieram entender como será feita a nossa audiência pública, que será em Tocantinópolis, provavelmente, no final deste mês", informou a deputada.

O objetivo de audiências públicas é ouvir comentários e opiniões que subsidiem a proposta e ampliem o debate. "Nesta audiência, nós queremos ouvir sugestões que poderão ser colocadas em meu relatório. Já nos foi sugerida a inclusão de novas cidades, de novos campi na UFNT. Atualmente, na lei consta Araguaína e Tocantinópolis. Temos emendas para incluir mais cidades, entre elas, Augustinópolis e Araguatins. Mas, tudo isso será analisado para que possamos ter uma tramitação tranquila desta matéria", pontuou a parlamentar.

A respeito do contato com a Comissão em Prol da UFNT, Josi Nunes esclareceu: "nós estivemos com com o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e também com o presidente da Comissão de Finanças e Tributação, exatamente em caráter conclusivo nestas comissões, ou seja, não vai a plenário para votação".

Edital N° 02/2017 – Seleção simplificada para Estágio Não Obrigatório

10.04.2017

A Diretoria do Câmpus de Araguaína, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), publica o edital abaixo: 








Edital N° 01/2017 – Seleção simplificada para Estágio Não Obrigatório

10.04.2017

A Diretoria do Câmpus de Araguaína, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), publica o edital abaixo: 







Fórum define propostas para criação de políticas públicas de cultura

10.04.2017

Samuel Lima

A criação de uma secretaria municipal de Cultura em Tocantinópolis e de um Conselho de Cultura no município, além da proposta de que o II Fórum de Cultura do Câmpus abarque também municípios vizinhos e a instalação de um escritório do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional foram algumas das definições tomadas no I Fórum de Cultura do Câmpus de Tocantinópolis, realizado nesta sexta-feira (7). O evento foi no auditório do Câmpus, que ficou lotado.

Momento da palestra sobre Identidade Cultural, com o professor João Batista de
Jesus Félix (Foto: Giano Guimarães/Divulgação)


Docentes, alunos e também integrantes da sociedade local discutiram propostas de políticas públicas para a área cultural. O Fórum foi organizado pelo Câmpus de Tocantinópolis junto com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex), e faz parte das discussões já realizadas com os câmpus, através do Grupo de Trabalho (GT) de Cultura, para a importância do papel da universidade enquanto elemento representativo na formação cultural no Tocantins. 

Até o final da tarde desta sexta-feira os grupos de trabalho ainda estavam reunidos definindo as propostas de cada área. Durante o dia foram realizadas palestra sobre Identidade Cultural, com o professor João Batista de Jesus Félix e mesa-redonda para debater o Plano de Cultura da UFT de Tocantinópolis, sob o mote da Produção cultural, preservação do patrimônio histórico, resgates das manifestações artísticas e culturais da região e políticas públicas para a cultural no município.

A partir das 19h30 está previsto um evento cultural no Câmpus.

Confira fotos durante o Fórum, abaixo:












Servidores convocados têm até o dia 5 de maio para ficar em dia com os exames periódicos de saúde

10.04.2017

Bianca Zanella

Os servidores convocados para os exames periódicos de saúde têm até o dia 5 de maio para realizar o check-up médico ou para recusar formalmente o procedimento. O prazo terminaria no dia 31 de março, mas foi reaberto no início deste mês e prorrogado.

Nesta primeira etapa foram convocados 502 servidores do Câmpus de Palmas e da Reitoria. Destes, cerca de 120 já realizaram os exames e passaram pela avaliação clínica, mas cerca de 70% ainda não haviam respondido à convocação até sexta-feira (07), a menos de um mês do fim do prazo.

Ainda este ano devem ser contemplados nos exames periódicos 1.032 técnicos administrativos e docentes - cerca de 60% do total de servidores da Universidade. Segundo a Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progedep), na destinação de recursos para a realização dos exames foram priorizados aqueles que trabalham em laboratórios ou em outras áreas de risco, e que têm a partir de 37 anos de idade.

Esta é a primeira vez que a UFT promove a realização dos exames periódicos, que são uma rotina obrigatória para os servidores determinada pela Lei nº 8.112/1990. Aqueles que preferirem, porém, podem optar por não se submeter à avaliação médica, mas devem formalizar esta opção através do termo de recusa próprio emitido pela internet, por meio da plataforma do Sigepe, e que deve ser entregue assinado à Proegedep ou às Gerências de Desenvolvimento Humano (GDHs) dos câmpus no prazo determinado.

Apesar dessa possibilidade, o diretor de Saúde e Qualidade de Vida da Progedep, Thiago de Cesaro, destaca que a participação de todos é importante tanto para os servidores quanto para a Instituição, pois os resultados servem para avaliar o estado de saúde dos trabalhadores e a exposição a fatores de risco físicos, químicos, biológicos e ergonômicos no ambiente de trabalho. "Esses exames permitem que a Universidade conheça melhor os seus servidores e acompanhe a saúde, principalmente, daqueles que atuam em laboratórios ou em outras situações que envolvem insalubridade. É a partir dessas informações e desse perfil médico que a Universidade pode definir o que fazer para melhorar as condições de trabalho", ressalta.

Os convocados receberam um tutorial sobre os procedimentos por e-mail. Feita a emissão das guias por meio do Sigepe, eles devem realizar o agendamento dos exames laboratoriais e, após a realização destes, de posse dos resultados, passam pela avaliação clínica para a emissão do atestado de saúde ocupacional.

Os exames devem ser realizados anualmente no caso de servidores a partir de 45 anos de idade, expostos a fatores de risco de doenças ocupacionais ou portadores de doenças crônicas que exijam essa periodicidade. Para os que operam raios-x, lidam com substâncias radioadivas ou possuem outras doenças crônicas, a periodicidade é semestral. Nos demais casos, a rotina deve ser repetida a cada dois anos.

Após Palmas e Reitoria, a próxima convocação, prevista para ocorrer ainda neste primeiro semestre, deve englobar os servidores dos câmpus de Porto Nacional e Miracema. Nestes câmpus, segundo a Progedep, a Brumed, empresa terceirizada que venceu a licitação para a realização dos procedimentos, deve providenciar a infraestrutura e a logística necessárias para a realização de coletas e de exames no próprio local de trabalho dos convocados.

Mais informações podem ser obtidas na Progedep, pelo telefone 3232-8560, ou no Siass, pelo telefone 3218-3931.


Exames laboratoriais incluídos na avaliação:

- Hemograma completo
- Glicemia
- Urina tipo I
- Creatina
- Colesterol total e triglicerídes
- AST (Transaminase Glutâmica Oxalacética TGO)
- ALT (Transaminase Glutâmica Pirúvica TGP)
- Citologia Oncótica (Papanicolau, apenas para mulheres)
- Exames oftalmológicos (apenas para servidores com mais de 45 anos)
- Pesquisa de sangue oculto nas fezes (apenas para servidores com mais de 50 anos de idade)
- Mamografia (apenas para mulheres com mais de 50 anos de idade)
- PSA (apenas para homens com mais de 50 anos de idade)

Setores da UFT selecionam estudantes para estágio em Palmas e Araguaína

10.04.2017

Patrícia Paiva

Aos estudantes que queiram pleitar uma vaga de estágio não obrigatório, a Universidade Federal do Tocantins está com  editais abertos para os Câmpus de Araguaína e Palmas. O discente devem disponibilizar carga horária de 20 horas semanais para atividades do estágio. O valor da bolsa é de R$ 364 e auxílio transporte no valor de R$ 132 totalizando o valor de R$ 496.


Reitoria

Na reitoria, as inscrições foram prorrogadas e ficam abertas até esta segunda-feira (10). Podem se candidatar estudantes dos cursos de Direito, Administração, Jornalismo e Pedagogia. As vagas são para a Coordenação de Procedimentos Disciplinares (CPAD), para o Setor de Controle Documental e Suporte ao Sistema de Concessão de Diárias e Passagens (SCPD) e para a Ouvidoria. Confira o edital.


Proest

Na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, há duas vagas para estudantes de Administração. As inscrições estão abertas a partir desta segunda-feira (10). Confira o edital.


Dai

A Diretoria de Assuntos Internacionais (DAI) oferece uma vaga mais formação de cadastro reserva para estudantes de Ciência da Computação. As inscrições estão abertas a partir desta segunda-feira (10). Confira o edital.


Prograd Araguaína

Os estudantes do Câmpus de Araguaína, regularmente matriculados nos cursos de Letras ou História, podem concorrer à vaga para estágio na Coordenação do Curso de Biologia. As inscrições estão abertas a partir desta segunda-feira (10). Confira o edital.