sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Confira o Edital de Auxílio Financeiro para apresentação de trabalhos científicos ou artísticos

22.12.2017

Vinicius Venâncio

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação (Propesq) divulgou, nesta sexta-feira (22), o Edital de Abertura do processo de seleção para o Programa de Auxílio Financeiro para Apresentação de Trabalhos em Eventos Científicos ou Artísticos no Brasil. O objetivo do programa é oferecer aos graduandos e pós-graduandos matriculados na Universidade Federal do Tocantins (UFT), auxílio para a apresentação de trabalhos artísticos ou em eventos científicos realizados no Brasil.

As inscrições estarão abertas a partir do dia 15 de janeiro até o dia 07 de fevereiro de 2018, com previsão de homologação das inscrições para o dia 16 de janeiro. Serão aceitos apenas inscrições realizadas com e-mail institucional da UFT ou do e-mail da plataforma Google. O resultado provisório está previsto para o dia 26 de fevereiro de 2018, com possibilidade de recurso até 48 h depois da divulgação do resultado. O recurso deverá ser requisitado por meio de formulário próprio, que será disponibilizado durante o prazo definido no Edital.

Documentos necessários, prazos, etapas de avaliação e outras informações podem ser acessados aqui.

Docentes e discente acompanham o processo de criação da UFNT na Câmara dos Deputados

22.12.2017

Airton Sieben

A Comissão Institucional da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), composta dos docentes Kênia Ferreira Rodrigues, Airton Sieben, Nataniel da Vera Cruz Gonçalves, Antônio Nilson Moreira, e do discente Gabriel Henrique Macedo de Araújo esteve em Brasília entre os dias 12 e 14 de dezembro. O objetivo era acompanhar os trâmites do Projeto de Lei (PL 5274/2016) que cria a UFNT e ter contato com o Deputado Federal Mário Negromonte Jr, relator da Comissão de Finanças e Tributação (CFT), e avaliando o avanço da tramitação do projeto com a bancada política tocantinense.



A busca de apoio pela comissão se deve às demandas significativas por mais uma universidade federal no Tocantins, por se tratar de uma região com potencial dinamizador na economia, bem como as diversidades cultural, política, social, econômica e ambiental da região, que contabiliza quase 60 municípios tocantinenses e envolve população aproximada de dois milhões de habitantes nos estados do Tocantins, Pará e Maranhão.

Atualmente o PL da criação da UFNT aguarda o parecer do relator na CFT. Os contatos foram feitos com a assessoria do gabinete do Deputado Negromonte, estabelecendo que a relatoria observará os critérios já utilizados nos PLs das outras universidades, possibilitando um relatório favorável e ampliando a possibilidade de aprovação.

A votação envolve riscos porque entre as cinco universidades criadas pela Presidenta Dilma Roussef em 2016, o PL da UFNT precisa tramitar de forma mais célere. Outras universidades, como Delta do Parnaíba e Rondonópolis, já tem resposta da CFT e os PLs devem tramitar no Senado, passando pelas comissões de Educação (CE) e de Assunto Econômicos (CAE), e seguindo para sanção presidencial.

Com o trabalho de base em andamento, a expectativa é a movimentação e articulação dos deputados federais e senadores do Tocantins, a fim de agilizar a tramitação e implementação da nova Universidade do Estado do Tocantins.

Capes divulga resultado final da avaliação quadrienal dos cursos de pós-graduação

22.12.2017

Samuel Lima

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) publicou na última quarta-feira (20), as notas finais (após recursos) da Avaliação Quadrienal 2017. A UFT registrou elevação de notas em dois programas de mestrado - Gestão de Políticas Públicas (Gespol), Modelagem Computacional de Sistemas (PPGMCS). Noutros dois cursos - Agronenergia e o de Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos - as notas foram mantidas, após pedidos de reconsideração em relação à 1ª etapa de avaliação. Nenhum curso teve nota rebaixada.

Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFT, Raphael Sanzio Pimenta, as coordenações de dois programas da UFT (PPGA e PPGJDH), Reitoria e Propesq envidaram esforços na elaboração dos recursos que possibilitaram a manutenção das notas desses dois cursos. Da UFT foram avaliados cinco cursos acadêmicos de doutorado/mestrado (todos com nota 4) e outros 12 programas de mestrado (todos com nota 3). Entre os cursos profissionais, foram avaliados cinco programas, sendo avaliados dois com nota 4 e os demais com nota 3 (veja tabela completa ao final do texto)

A etapa de análise dos pedidos de reconsideração na Capes aconteceu entre 30 de outubro e 17 de novembro e foi realizada por comissões de área de avaliação renovadas em sua composição em 50% dos consultores que participaram na 1ª etapa, seguida pelas relatorias feitas por dois coordenadores de área e análise do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), durante a 175ª Reunião realizada no período de 5 a 8 de dezembro de 2017.




Confira, abaixo, os resultados nacionais, divididos entre programas acadêmicos e profissionais

Os relatórios de avaliação, assim como o “Painel Dinâmico de Consulta” com dados gerais da Avaliação, estão disponíveis no Hotsite. As fichas de avaliação com os pareceres das áreas e do CTC-ES encontram-se disponíveis na Plataforma Sucupira para o público em geral. (Com informações da Coordenação de Comunicação Social da Capes - CCS/Capes)

terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Copese publica 2ª Chamada do Extravestibular com 113 vagas remanescentes

19.12.2017

Poliana Macedo

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) por meio da Comissão Permanente de Seleção (Copese) convoca todos os candidatos aprovados em 2ª Chamada pelo Edital nº 169/2017, para realização do cadastro e da matrícula que acontecerá no período de 18 e 19 de janeiro de 2018, no Câmpus do curso para o qual se inscreveu, de acordo com os locais e horários abaixo:



Foram convocados 113 aprovados para os cursos de Nutrição, Enfermagem, Medicina, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Direito, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Administração e Medicina Veterinária. 

Confira a relação de documentos necessários para matrícula no Site da Copese


Extravestibular

O edital da seleção, conhecida como Extravestibular, ofertou 1.447 vagas remanescentes em cursos de graduação em quase todos os cursos de todos os câmpus da UFT. A seleção é válida para o 2º semestre letivo de 2017 ou 1º semestre letivo de 2018, conforme item 14.1 - Quadro III e Calendário Acadêmico da UFT.