sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Press Release – Ano 1 – nº 008 – 14 de outubro de 2016

Editorial
   Avaliação do Câmpus de Araguaína gera expectativa de melhorias http://bit.ly/2e4739P

Notícias
   Luiza Oliveira assume a revista EntreLetras http://bit.ly/2eBdlyC

   CSA promove avaliação do Câmpus de Araguaína http://bit.ly/2e7Lpii

   Inscrições abertas para o Mestrado e Doutorado em Ciência Animal Tropical na UFT-Araguaína
   http://bit.ly/2e496uI

   Aula Inaugural de Especialização em Gestão Estratégica da Inovação e Política de C&T ocorre
   nesta segunda-feira (17) http://bit.ly/2dpPcJE

Biblioteca
   Biblioteca divulga obras do acervo 006 http://bit.ly/2dQcCqP

Restaurante Universitário
   RU cardápio 005 - 17-21 out 2016 http://bit.ly/2dhBjcW

Imagens
   Bela, recatada e acadêmica http://bit.ly/2ebbVeZ


Antonio Carlos Ribeiro
Reg. Prof. MTE 7235

Se desejar ler o Jornal UFT Araguaína acesse informativoarag.blogspot.com.br 
Para ler os Press Release, clique no http://bit.ly/2c3rnc7

Editorial - Avaliação do Câmpus de Araguaína gera expectativa de melhorias

14.10.2016

Parte significativa deste esforço é a autonomia e independência da Comissão ser integrada por representantes dos docentes, da administração e dos discentes. Ademais, já fizeram encaminhamentos de demandas surgidas em relação ao serviço da Cantina, à intervenção da direção do Câmpus para resolver problemas de drenagem de água na saída do Prédio H e da entrega de mobiliário para a Casa do Estudante. Neste momento a CSA dá ciência aos usuários do câmpus e  pede seu acompanhamento no atendimento das demandas.

Abaixo seguem a divulgação do acervo da Biblioteca e do cardápio do Restaurante Universitário, a Imagem e as demais Notícias:

Luiza Oliveira assume a revista EntreLetras

Inscrições abertas para o Mestrado e Doutorado em Ciência Animal Tropical na UFT-Araguaína

Aula Inaugural de Especialização em Gestão Estratégica da Inovação e Política de C&T ocorre nesta segunda-feira (17)

Boa Leitura!

Luiza Oliveira assume a revista EntreLetras

14.10.2016

Antonio Carlos Ribeiro

A professora Luiza Oliveira, do Curso de Licenciatura em Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) assume a direção da revista EntreLetras. Entre a necessidade de periodizar a publicação, atualizar o grupo de pareceristas e buscar novos membros do Conselho Editorial, ela concluiu uma edição e pretende concluir outras duas até fevereiro de 2017.

 
Luiza: 'com edições regulares, conseguimos garantir a indexação'
(Foto: UFT/Antonio Carlos Ribeiro)

Sobre o momento vivido pela publicação do PPGL, ela diz que tem grandes expectativas. "Começamos bem. Temos uma boa equipe que está unida e concentrada. Temos 22 artigos em análise e quatro em edição. E alguns pesquisadores que convidamos para escrever".

A edição do volume 6 número 2 de 2015 foi disponibilizada no início deste mês de outubro e ela diz que deve publicar outro número até o fim deste mês, "porque estamos tentando cobrir o atraso. Se o número atual traz as contribuições da I Jornada de Literatura, Artes e Ensino, realizada nos dias 25 e 26 de abril deste ano, em torno do tema: ‘O que pode a Literatura?'

O próximo número deverá ter temas livres, no sistema de fluxo contínuo. Segundo a docente, a proposta é regularizar a periodicidade. "Estamos divulgando para termos uma quantidade de textos para publicação". Depois desta próxima, a seguinte deverá ser publicada em fevereiro de 2017.

Após a regularização da periodicidade, "a gente começa a seguir o ritmo normal". Vamos debater a importância do semioticista Greimas no número seguinte. Estando com as edições regulares, conseguiremos garantir a indexação. "Neste momento nosso único indexador é o Latindex, mas precisamos de mais quatro ou cinco indexadores, que asseverem a qualidade da nossa publicação".

CSA promove avaliação do Câmpus de Araguaína

14.10.2016

A Comissão Setorial de Avaliação – CSA, Câmpus Araguaína, reuniu-se, no dia 06 de setembro de 2016, para os trabalhos ordinários da Comissão. Uma das pautas foi o planejamento do II Seminário de Avaliação Institucional do Câmpus de Araguaína, Unidade Cimba e na Unidade EMVZ, cujo objetivo principal será promover um diálogo acadêmico em torno do relatório de Avaliação Institucional da UFT do ano de 2015.

A CSA, sob a presidência da Profa. Clarete de Itoz, reitera a pertinência e a relevância de traçarmos interlocuções institucionais no âmbito do Câmpus, para que as possibilidades e os desafios sejam delineados, discutidos e, sobtretudo, enfrentados em prol de um Câmpus sempre melhor.

O Grupo que integra o CSA-Araguaína (Foto: UFT)


INFORME
 
Em reunião ocorrida no dia 12 de abril de 2016, os membros da Comissão Setorial de Avaliação – CSA, Câmpus Araguaína, reuniram-se com a comunidade acadêmica para tratar da Avaliação Institucional. Nessa ocasião, foram apresentadas algumas demandas dos acadêmicos em relação: (1) à cantina do câmpus quanto aos preços, às opções e à qualidade; (2) à manutenção da organização e limpeza da estrutura predial do câmpus; (3) à manutenção e à segurança da Casa do Estudante.

Após o envio de ofícios aos setores responsáveis, obtivemos, também por meio de ofício, respostas, às quais fazemos alusão, de modo breve, abaixo:
(1) Os responsáveis pela Cantina destacaram que, embora a conjuntura econômica do país tenha afetado o aumento dos preços da matéria-prima, eles têm procurado atender a demanda de forma satisfatória, inclusive estudando a possibilidade de oferecer lanches saudáveis.
(2) A direção do Câmpus de Araguaína, considerando as diferentes demandas apresentadas, deu decorrência a elas, consultando os diferentes setores no âmbito da Universidade Federal do Tocantins – UFT. Por exemplo, no caso da água empossada na entrada do Bloco H foi feito contato com a Prefeitura Universitária de Câmpus, ficando essa responsável para proceder ao estudo e à solução da demanda apresentada.
(3) A direção do Câmpus de Araguaína fez contato com a Diretoria de Assuntos Comunitários (DAC), com o objetivo de saber o andamento sobre a aquisição e a entrega de mobiliário para a Casa do Estudante. Os responsáveis pela DAC ressaltaram que o pregão sobre a aquisição e entrega de mobiliário está concluído.

A Comissão Setorial de Avaliação – CSA, Câmpus Araguaína, agradece o diálogo com a comunidade acadêmica, esperando o engajamento de todos em prol de um Câmpus melhor.  

  
Araguaína, 13 de setembro de 2016.

Inscrições abertas para o Mestrado e Doutorado em Ciência Animal Tropical na UFT-Araguaína

14.10.2016

Paulo Teodoro e Caroline Falcão

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq) e o Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal Tropical (PPGCat) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) abriram, nesta quinta-feira (13), as inscrições para os cursos de Mestrado e Doutorado Acadêmico em Ciência Animal Tropical, no Câmpus de Araguaína, com ingresso em 2017/1. 


São ofertadas 16 vagas para o curso de Mestrado e 12 vagas para o curso de Doutorado. As inscrições seguem até o dia 18 de novembro e podem ser feitas por Sedex, por procuração devidamente constituída ou pessoalmente, na Secretaria do Programa, das 8h às 11h e das 14h às 17h, com uma taxa de inscrição de R$ 100 reais. A relação de documentos necessários para a efetivação da matrícula está disponível nos itens 6.5.1 (mestrado) e 6.5.2 (doutorado) do edital. 

Os cursos têm como área de concentração a Produção Animal e compreende as seguintes linhas de pesquisa: Tecnologias para produção animal no bioma Amazônia (Alternativas alimentares para ruminantes, Alternativas alimentares para não ruminantes, Bem-estar de animais de produção), Patologia animal aplicada a produção animal (Higiene e tecnologia de alimentos, Toxicologia aplicada à produção animal) e Relação -solo x planta x animal (Relação -solo x planta x animal). 

O processo de avaliação dos candidatos compreende três etapas: Avaliação de conhecimento, Avaliação de Títulos e Entrevista. O resultado final será divulgado a partir do dia 22 de dezembro, no endereço do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal Tropical e na Secretaria do Programa. 

As aulas serão ministradas no Câmpus UFT em Araguaína, no entanto, esporadicamente,  poderão ser ministradas em outros câmpus da UFT, de acordo com a necessidade do professor. 

Mais informações podem ser encontradas pelos telefones (63) 2112-2124/ 2145 ou pelo email pgcat@uft.edu.br

Aula Inaugural de Especialização em Gestão Estratégica da Inovação e Política de C&T ocorre nesta segunda-feira (17)

14.10.2016

Lean Felipe e Daniel dos Santos

Na próxima segunda-feira (17) ocorre a aula inaugural do curso de especialização em Gestão Estratégica da Inovação e Política de Ciência e Tecnologia (EGEI PCT). A aula magna com o tema "A gestão da inovação e da PCT no contexto da globalização: sociedade do conhecimento e regionalização" é ministrada pelo palestrante Sergio Medeiros Paulino de Carvalho, do Instituto Nacional da Propriedade Industrial. O evento terá início às 19h, no auditório do SEBRAE-TO (Próximo à Av. Teotônio Norte ao lado do TCE).


O palestrante Sergio Medeiros Paulino tem experiência na área de Economia, com ênfase em Mudança Tecnológica, atuando principalmente nos seguintes temas: articulação institucional, propriedade intelectual no agronegócio, propriedade intelectual e pequenas e médias empresas, indústria de direitos de autor, inovação tecnológica, institutos públicos de pesquisa, sistemas de inovação e redes de pesquisa.

Biblioteca divulga obras do acervo 006

14.10.2016

Letras
Barreto, Lima. Recordações do Escrivão Isaías Caminha. Rio de Janeiro: Ediouro, 1997.

Biologia
CERVO, Amado L.; BERVIAN, Pedro A.; SILVA, Roberto da. Metodologia Científica. 6. ed. São Paulo: Pearson / Prentice Hall, 2007.

Cooperativismo
LAUDON, Kenneth; LAUDON, Jane. Sistemas de Informação Gerenciais. 9. ed. São Paulo: Pearson, 2011.

Física
MEYER, Paul L. Probabilidade; aplicações à estatística. 2. ed. São Paulo: LTC, 2013.

Geografia
SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
 
História
ASTER, Misha. Orquestra do Reich; a Filarmônica de Berlim e o Nacional Socialismo 1933-1945. São Paulo: Perspectiva, 2012.

Logística
BATISTA, Emerson. Sistemas de Informação; o uso consciente da tecnologia. Rio de Janeiro: Saraiva, 2012.

Matemática
D'AMBROSIO, Ubiratan. Da realidade à ação; reflexões sobre educação e matemática. São Paulo: Summus, Ed. Unicamp, 1986.

Química
BIANCHI, Anna Cecilia; ALVARENGA, Marina; BIANCHI, Roberto. Orientação para Estágio em Licenciatura. 4. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

Turismo
TRIGUEIRO, Carlos M. Marketing & Turismo: como Planejar e Administrar o Marketing Turístico para uma Localidade. 2. ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1999.

RU cardápio 005 - 17-21 out 2016

14.10.2016

O cardápio servido pela empresa Grill Tropical e divulgado por
Thalita Lin Netto Candido, nutricionista fiscal da UFT,
de 17 a 21 de outubro de 2016, é:

2ª feira - dia 17


Prato principal
filé de frango acebolado

Salada
alface
repolho
cenoura

Guarnições
polenta
berinjela a pomodoro
arroz branco
feijão carioca

Suco
abacaxi

Sobremesa
banana

Opção vegetariana
ovo cozido



3ª-feira - dia 18


Prato principal
cubos suínos

Salada
acelga
rúcula
tomate

Guarnições
batata e cenoura sauté
farofa colorida
arroz branco
feijão carioca

Suco
cajú

Sobremesa
pudim

Opção vegetariana
nuggets vegano


4ª-feira - dia 19


Prato principal
costela cozida

Salada
acelga com laranja
rúcula
repolho com tomate

Guarnições
mandioca cozida com ervas
kabotiá
 arroz branco
 feijão carioca

Suco
acerola

Sobremesa
melão

Opção vegetariana
almondegas



5ª-feira - dia 20


Prato principal
iscas bovinas

Salada
alface
couve
beterraba

Guarnições
 chuchu à primavera
macarrão alho e óleo
arroz branco
 feijão carioca

Suco
goiaba

Sobremesa
maçã

Opção vegetariana
omelete de legumes



6ª-feira - dia 21


Prato principal
feijoada

Salada
alface
cenoura crua ralada
tomate

Guarnições
 virado de couve
batatas com ervas
arroz branco
 feijão carioca

Suco
maracujá

Sobremesa
laranja

Opção vegetariana
feijoada vegetariana

Bela, recatada e acadêmica

14.10.2016