sábado, 30 de setembro de 2017

Press Release – Ano 2 – nº 057 – 30 de setembro de 2017

Editorial
   Chapa Eleita venceu estratégias, limitações e cenários 'renitentes'
   http://bit.ly/2yyywHD

Seminário
   Cultura Surda: Uma questão de Identidade é tema de Seminário em Araguaína
   http://bit.ly/2yz4Qd9

Edital
   Araguaína divulga matrícula dos veteranos Cimba http://bit.ly/2fyR5Us

   Prorrogadas as inscrições para seleção do mestrado em Biodiversidade, Ecologia
   e Conservação http://bit.ly/2xDDki7

   Divulgada quinta chamada para vagas remanescentes da 2ª edição do PSC 2017/2
   http://bit.ly/2fFroVO

   Edital com 1.447 vagas em cursos de graduação inscreve até 12 de outubro
   http://bit.ly/2x3MrEp

   ProfLetras divulga edital do Mestrado Profissional em Letras http://bit.ly/2kbfDrF

   PPGCat publica edital de Seleção de Mestrado e Doutorado http://bit.ly/2woiVJN

Pesquisa
   Pesquisa sobre assistência estudantil na UFT aponta que bolsas contribuem para
   bom rendimento acadêmico http://bit.ly/2x3J9kc

Evento
   Matemática divulga o XIV SEMAT e V EREM http://bit.ly/2xMkyUI

Palestra
   Ciclo de Palestras no Câmpus de Araguaína aborda cultura e cidadania
   http://bit.ly/2kbmFwK

Centros Acadêmicos
   Com. Eleitoral do DCE-UFT declara eleita a chapa UMA UNIVERSIDADE: SETE
   REALIDADES http://bit.ly/2yNG5es

Restaurante Universitário
   Cardápio 040 - 02 a 06 out 2017 http://bit.ly/2ySwMtr


Antonio Carlos Ribeiro
Reg. Prof. FENAJ 7235

Se desejar ler o Jornal UFT Araguaína acesse informativoarag.blogspot.com.br
Para ler os Press Release, clique no http://bit.ly/2c3rnc7

sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Editorial - Chapa Eleita venceu estratégias, limitações e cenários 'renitentes'

29.09.2017

A chapa Uma Universidade: Sete Realidades fez conquistas mais amplas que apenas a monumental vitória deste pleito. Ela estabeleceu mudanças com a liderança em todos os campi - incluído o da sede da UFT - , relativizou o recurso da liminar da justiça para enfraquecer opositores e estabeleceu o critério das propostas políticas debatidas, em vez de favores.

Isso significa que a vitória não se ateve ao placar de 754 votos para a chapa dois, 532 para a um e apenas 109 para a três, mas com a comunidade estudantil sem se sentir ameaçada pela justiça, com confiança na força do grupo e das propostas debatidas nas bases, que a fez atender à exigência legal sem abrir da vontade sobre o destino histórico dos discentes.

Além da vitória inequívoca, sustentou o placar em Araguaína (90 a 85 votos), que consolida avanços históricos; em Miracema (102 a 98), que fez a presidenta e ampliou sua influência na política estudantil; e em Palmas, com a derrota histórica (260 a 233), e a proposta que desloca o debate e muda a gestão de poder na política estudantil do Diretório Central de Estudantes.

E porque, além dessas conquistas, fez avanços na articulação estudantil: apresentou proposta includente, sem dispensar nenhum campus e nem lideranças, com visão macro-abrangente para os sete campi, com uma Comissão Eleitoral firme e aberta ao diálogo, e sem ceder a estratégias e articulações renitentes.

Causou!

Cardápio 040 - 02 a 06 out 2017

29.09.2017
O cardápio elaborado por Dhycla / Rosimeire Santana e aprovado por
Thalita Lin Netto Candido, nutricionista fiscal da UFT,
traz o menu de 02 a 06 out 2017, é:


Cultura Surda: Uma questão de Identidade é tema de Seminário em Araguaína

29.09.2017

Elini Oliveira

O Câmpus de Araguaína, Unidade Cimba, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), receberá nesta sexta (29), sábado (30) e domingo (31),  o Seminário Setembro Azul, que este ano abordará o tema Cultura Surda: Uma questão de Identidade. O evento, organizado pela coordenação do curso de Letras-Libras de Porto Nacional, tem como objetivo a valorização da cultura surda e das línguas de sinais, bem como, o fomento às discussões sobre as questões políticas relacionados a comunidade. As inscrições foram encerradas no dia 27.


Nos três dias de programação estão previstas palestras, oficinas e atividades culturais. O seminário é destinado a surdos, ouvintes, familiares, profissionais da educação e todos os envolvidos direta ou indiretamente na comunidade surda. Saiba mais no site oficial do evento.


Sobre o Setembro Azul

O movimento é uma menção a todos os surdos que foram mortos durante a Segunda Guerra, pelos Nazistas. Na época, eles eram marcados por uma fita azul amarrada no braço e servia para diferenciá-los das demais pessoas.  A fita azul foi utilizada pela primeira vez em 1999, durante o XIII Congresso Mundial da Federação Mundial de Surdos, realizado na Austrália como símbolo do movimento. Desta forma, o Setembro Azul é voltado à valorização da cultura surda e das línguas de sinais, a partir da realização de várias ações descentralizadas pelo país, com o objetivo de mobilizar as autoridades e a sociedade civil para as reivindicações dos direitos e das causas das pessoas surdas.


Ciclo de Palestras no Câmpus de Araguaína aborda cultura e cidadania

29.09.2017

Heloísa Cipriano

Ciclo de Palestras no câmpus AraguaínaOs cursos de Geografia e Tecnologia em Logística, do Câmpus de Araguaína, promovem nesta sexta-feira (29) o "Ciclo de Palestras: Narrativas, Culturas e Cidadania".


O evento contará com a apresentação de uma mesa-redonda e uma conferência, ambas no Bloco G (Anfiteatro), sala G4 da Unidade Cimba da UFT em Araguaína. A mesa-redonda, que ocorrerá das 8h às 12h, debaterá o tema "Quilombo no Contexto do Norte do Tocantins". As palestrantes que ministrarão o conteúdo serão as professoras Rita de Cássia Domingues e Izarete da Silva.

Já a conferência acontecerá no período noturno, das 19h às 22h. A professora Janaina Dias abordará o tema "A África no World Press Photo e as favelas cariocas no jornal O Globo: espaços de representações sociais cristalizadas no discurso fotojornalístico".

quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Prorrogadas as inscrições para seleção do mestrado em Biodiversidade, Ecologia e Conservação

28.09.2017

Samuel Lima

A coordenação do Programa de Pós-graduação em Biodiversidade, Ecologia e Conservação (PPGBec) divulgou nesta quinta-feira o Edital nº 05/2017 prorrogando o prazo para período de inscrições ao mestrado do Programa.

O prazo, que findaria nesta sexta-feira (29) foi dilatado para o dia 06 de outubro de 2017. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (63) 3362-9412, pelo e-mail ecologia@uft.edu.br ou na página do Programa no Portal da UFT.

Pesquisa sobre assistência estudantil na UFT aponta que bolsas contribuem para bom rendimento acadêmico

28.09.2017

Samuel Lima

Não ter preocupação com moradia e alimentação enquanto está em processo de estudo na universidade é o sonho de quase todo acadêmico que vai buscar conhecimento e qualificação numa cidade que não é a sua. Uma pesquisa encabeçada pela Diretoria de Acompanhamento dos Programas de Assistência Estudantil (DAP) da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Proest) apontou que a concessão de bolsas e auxílios para alimentação e permanência auxilia também no desempenho acadêmico do estudante. Dados da Pró-reitoria de Graduação (Prograd) aponta que três em cada quatro alunos da UFT são do próprio Tocantins. Ainda assim, a  UFT registra que muitos acadêmicos mudam de suas cidades para poder estudar em um dos sete câmpus da UFT e isto gera um custo adicional para o aluno.



Para auxiliar neste tipo de situação e também para amparar os acadêmicos com menos recursos financeiros (em vulnerabilidade econômica), há diversos tipos de bolsas da assistência estudantil, por meio dos recursos do Plano Nacional de Assistência Estudantil  (Pnaes). Na UFT, segundo apontaram resultados da pesquisa - desenvolvida no mês de maio deste ano - metade (50,5%) dos estudantes respondentes apontaram que o rendimento acadêmico melhorou muito depois que começaram a receber bolsas e auxílios.

Outros 39,1% dos entrevistados disseram que o rendimento aumentou em partes na questão do rendimento acadêmico. O percentual positivo para a influência da bolsa quanto ao rendimento é corroborado por outra pergunta ("Não receber a bolsa prejudicaria seu desempenho?"), em que 96,3% disseram que "Sim", não ter a bolsa influenciaria negativamente no desempenho acadêmico.



Abrangência

Pesquisa envolveu 550 acadêmicos de todos os câmpus. Realizada por meio de envio de um formulário eletrônico, obteve a participação de 57 acadêmicos do Câmpus de Arraias, 61 de Araguaína; 97 de Gurupi, 45 de Miracema; 145 de Palmas; 30 de Porto Nacional e; 92 do Câmpus de Tocantinópolis.

Foram 45 perguntas envolvendo diversos aspectos da política de assistência estudantil na Universidade e de como (ou se) tem havido contribuição para a melhoria da qualidade de vida e para a permanência e sucesso do ano na Instituição de Ensino Superior. Segundo a diretora Marta Virginia de Araújo Batista Abreu, as informações obtidas por meio da pesquisa "poderão fortalecer os objetivos e embasar decisões sobre aspectos gerais dos programas de assistência estudantil da UFT".

Diretora Marta Virgínia diz que dados vão embasar decisões acerca da assistência estudantil
(Foto: Paulo Teodoro/Arquivo Dicom)

Para a diretora, "o acesso aos auxílios permanência, moradia, saúde e alimentação refletem diretamente no desempenho e manutenção do estudante no curso em que está matriculado. Sem estes auxílios, dificilmente os estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica conseguiriam permanecer na universidade".

A pesquisa revela ainda que 42,4% dos beneficiários estão matriculados em cursos de turno integral; outros 13,5% em cursos noturnos e 25,1% em cursos matutinos. Apenas 1% está no turno vespertino, o que leva a concluir que quase a metade dos participantes não pode ter algum tipo de vínculo empregatício, por conta das aulas nos dois turnos.

O Câmpus de Porto Nacional ganhou recentemente um Restaurante Universitário
(Foto: Daniel dos Santos/Dicom)


Alimentação

Um aspecto levantado na pesquisa diz respeito à alimentação dos estudantes. Conforme a pesquisa, quase metade (46%) dos que responderam a pesquisa disseram que se alimentam nos restaurantes universitários (RUs) da UFT, e 6,7% em cantinas e restaurantes dentro das dependências das unidades universitárias. O percentual de 48,9% dos entrevistados julgaram que o nível da qualidade das refeições oferecidas nos RUs está entre bom e excelente; 40% dos respondentes afirmaram que não utilizam o RU para prover sua alimentação.


Sustento financeiro

Para 33,1% dos estudantes bolsistas que responderam a pesquisa, os auxílios estudantis atendem de forma integral as necessidades financeiras para prover permanência no ambiente acadêmico. Outros 63,3% afirmaram que o recurso dos auxílios/bolsas atende parcialmente suas necessidades. Confira outros detalhes da pesquisa nas imagens abaixo e também na íntegra do documento, postado pela Proest em sua página no Portal da UFT.





quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Matemática divulga o XIV SEMAT e V EREM

27.09.2017

terça-feira, 26 de setembro de 2017

Divulgada quinta chamada para vagas remanescentes da 2ª edição do PSC 2017/2

26.09.2017

Caroline Falcão

A Pró-reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) divulgou a 5ª Convocatória para Matrícula de aprovados na 2ª edição do Processo Seletivo Complementar (PSC) 2017/2. O processo de cadastro e matrícula ocorre no dia 2 de outubro, no câmpus onde o candidato disputou a vaga. O processo de matrícula é presencial.

Confira, abaixo, os câmpus, locais e horários para efetivação da matrícula:


Confira também:
Classificação Geral
Documentos para matrícula

Edital com 1.447 vagas em cursos de graduação inscreve até 12 de outubro

26.09.2017

Samuel Lima

Câmpus de Arraias tem vagas disponíveis no Extravestibular (Foto: Lea Coimbra Silva)

Com oferta de 1.447 vagas remanescentes, a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e a Comissão Permanente de Seleção (Copese) da Universidade Federal do Tocantins publicaram o Edital nº 01/2017 do Processo Seletivo de Transferência Interna e Facultativa, Reingresso e de Ingresso de Portador de Diploma nos cursos de graduação, o conhecido Extravestibular. Há vagas para todos os câmpus da UFT e quase todos os cursos.

O valor da inscrição para este processo seletivo é de R$ 80, para todos os cursos. A inscrição deve ser feita no período as 10h do dia 22 de setembro de 2017 e as 23h59 do dia 12 de outubro de 2017, exclusivamente pela Internet, via site da Copese. O interessado deve preencher o formulário eletrônico com os dados pessoais (nome completo, CPF, Documento de Identidade, e-mail, telefone, categoria do candidato, conforme o item 1.1, curso de origem, turno, curso e campus pleiteado, e demais informações requeridas.

A taxa de inscrição deve ser paga, preferencialmente, no Banco do Brasil até a data do vencimento indicada no boleto, que fica disponível para impressão após o preenchimento da inscrição.


Isenção

Os candidatos de baixa renda que não tenham recursos para arcar com o valor da inscrição podem requerer a isenção da taxa, devendo atentar-se ao item 4 do Edital, que trata da Isenção Financeira. O pedido de isenção deve ser formalizado entre as 10h do dia 22 de setembro e as 23h59 do dia 28 de setembro de 2017, também mediante preenchimento de requerimento específico, disponível no site da Copese.


Datas

As provas serão aplicadas para todos os cursos no dia 29 de outubro 2017, a partir das 14h (horário do Estado do Tocantins), nas cidades de Arraias, Araguaína, Gurupi, Miracema, Porto Nacional, Palmas e Tocantinópolis, conforme cronograma divulgado no item 14.2. O candidato deve chegar ao local da prova com uma hora de antecedência, munido apenas de caneta esferográfica de tinta azul ou preta, não porosa, fabricada em material transparente, comprovante de inscrição e documento de identificação original. Os portões dos locais de prova serão fechados às 13h50.

A divulgação do Resultado Final é previsto para o dia 30 de novembro, conforme o cronograma da seleção.


Acesso rápido

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

ProfLetras divulga edital do Mestrado Profissional em Letras

25.09.2017

Edital - Processo de Seleção de Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras)




Veja informações em:
http://www.profletras.ufrn.br/noticias/23394978/publicado-edital-para-o-exame-nacional-de-acesso-ao-profletras-2017#.WcliTdBv_qC

PPGCat publica edital de Seleção de Mestrado e Doutorado

25.09.2017


Edital nº 028.2017 - PPCat - Processo de Seleção de Mestrado e Doutorado -  Entrada / 2018.1

Veja mais informações no Link: http://docs.uft.edu.br/share/s/TrGA9cozTtCtGe6QnlxtMQ

domingo, 24 de setembro de 2017