sábado, 11 de fevereiro de 2017

Saiu o novo número de EntreLetras, do PPGL Araguaína

11.02.2017

Prezado(a)s pesquisadore(a)s,

Estamos divulgando a nova edição da Revista EntreLetras, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura, da Universidade Federal do Tocantins (PPGL/UFT).


Nesse número, a EntreLetras traz em seu dossiê cinco textos de semioticistas que se voltam para discussões em torno da questão didática. Resulta de um esforço do Grupo de Estudos do Sentido - Tocantins (GESTO) para divulgação junto a pesquisadores brasileiros de trabalhos publicados em francês, a partir do final dos anos 70. 
Sob temáticas diversas, trazemos em seguida 12 textos distribuídos nas seções Artigos, Ensaios e Temas Livres.  
  Contamos ainda uma grande submissão de produções literárias, com destaque para a poesia. Entre os poetas que participam deste número encontra-se Pedro Tierra, conhecido nacionalmente por sua produção bastante engajada, a partir de sua militância contra a ditadura militar. 
Link de acesso à revista EntreLetras

Prograd publica listas de composição de turmas com aprovados do Sisu 2017

11.02.2017

Bianca Zanella
 
A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Tocantins (Prograd/UFT) publicou nesta sexta-feira (10) as listas de homologação das matrículas dos aprovados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2017. Ao todo foram mais de 900 alunos matriculados nesta primeira chamada regular do processo seletivo. As listas também definem a composição parcial das turmas e o ingresso dos alunos conforme a classificação: no primeiro ou no segundo semestre letivo do ano.

No dia 15 de fevereiro o Ministério da Educação (MEC) deve divulgar os candidatos classificados na primeira chamada da lista de espera, conforme as manifestações de interesse que forem registradas pelos interessados até esta sexta-feira (10) no site do Sisu. As matrículas destes aprovados para vagas remanescentes devem ocorrer nos dias 17, 20 e 21 de fevereiro.

O número de matrícula dos novos estudantes da UFT deve ser informado aos alunos no dia 24 de fevereiro, data provável da divulgação da composição final das turmas do primeiro e do segundo semestres letivos de 2017, após o processamento das matrículas da lista de espera.

Todos os documentos relacionados a esta edição do Sisu na UFT podem ser encontrados aqui.

Certificação digital de páginas da UFT tem solução definitiva pela DTI

11.02.2017

Daniel dos Santos
   
Poucos dias após implantar uma solução paliativa para o problema de certificação digital das páginas da Universidade Federal do Tocantins (UFT), a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) confirmou que já está em uso a certificação digital ofertada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), organização da qual a UFT é conveniada. Esta é a solução definitiva para os usuários que tiveram dificuldades no acesso às páginas da UFT que necessitavam de login, como o Portal do Aluno, Portal do Professor e Sistema de Login Único (SLU).


sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Press Release – Ano 2 – nº 025 – 10 de fevereiro de 2017

Editorial
   O esforço para engendrar a nova face http://bit.ly/2l2UdMr

Notícias
   Sistema GPU permitirá a informatização do processo de cadastramento de projetos de pesquisa
   http://bit.ly/2lyBjdb

   Auxílio Permanência tem prazo de recursos ampliado e deve atender 1,5 mil alunos em situação de
   Vulnerabilidade http://bit.ly/2kBXaTl

   Programas expandem os limites da formação acadêmica e se revertem em benefícios para a
   Sociedade http://bit.ly/2lyyCYW

   Livro coletivo do Curso de Pedagogia aborda vivências na Comunidade do Mimoso
   http://bit.ly/2kYsrAW

   Proest divulga contemplados ao Auxílio Alimentação nos câmpus de Araguaína e Palmas
   http://bit.ly/2kcY3TU

   Inscrições para bolsas de produtividade em pesquisa iniciam nesta quinta-feira http://bit.ly/2kv4j5y

   Candidatos têm até esta sexta para manifestar interesse na Lista de Espera http://bit.ly/2l2RBOi

   Programas de monitoria PIM e Pimi encerram inscrições nesta quinta-feira http://bit.ly/2kRHgTx

   Mestrado em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais recebe inscrições até o dia 10
   http://bit.ly/2ltlBnR

   Inscrições para o III Seminário do Prodocência estão abertas até 17 de fevereiro
   http://bit.ly/2kBKUm2

   Amanhã é o último dia para matrículas da 1ª Chamada do Sisu na UFT http://bit.ly/2kRymVX

Extensão
   Projeto de extensão confere visibilidade a questões emergentes http://bit.ly/2lAbtX9

TV UFT Araguaína
   Cortella fala sobre a corrupção http://bit.ly/2kC2F4v

Restaurante Universitário
   RU Cardápio 015 06-10 fev 2017 http://bit.ly/2luWPAq

Imagens
   Quem elegeu a busca http://bit.ly/2ltgNyO

Antonio Carlos Ribeiro
Reg. Prof. FENAJ 7235

Se desejar ler o Jornal UFT Araguaína acesse informativoarag.blogspot.com.br
Para ler os Press Release, clique no http://bit.ly/2c3rnc7

Editorial - O esforço para engendrar a nova face

10.02.2017

Mostrar uma nova face ao acolher matrículas na Universidade Federal do Tocantins (UFT) é o que pode ser visto nestas últimas semanas. Números, datas, objetivos, escolhas e indicações precisas surgiram com plenitude em diversas matérias. E links, para organismos governamentais e órgãos que coordenam esses processos.

A atividade capitaneada pela Direção e levada adiante por diversos setores, secretarias acadêmicas à frente, encontrou boa resposta do setor da Comunicação. As matérias foram várias, cobrindo os diversos setores, em textos com clareza e precisão, com a intenção de prestar serviço informativo aos calouros.

O recurso dos links foram usados, mas sem excessos e sempre com o objetivo de situar o estudante recém-chegado no ambiente de  uma universidade que ele é convidado a conhecer. Ao remeter o leitor para vice-reitorias, setores de trabalho e órgãos governamentais, o jornalismo mostrou consistência na prestação do serviço à comunidade.

Usou os cartazes, inclusive alterando cores para indicar as etapas, e tornar isso visível aos alunos, explorou janelas de texto situando as tarefas dos setores, colocou endereços precisos, indicou detalhes dos câmpus, além de e-mails e telefones. Relembrou as datas com chamada em destaque, criou links na própria palavra  do setor indicado.

Outro detalhe visível no noticiário recente foram matérias coordenadas, como a livro do curso de pedagogia sobre a Comunidade de Mimoso e a sobre questões emergentes, em que aparecem personalidades distintas e com formas variadas de intervenção, as bolsas de estudo e seus diversos objetivos, divulgando projetos que tiveram visibilidade no  noticiário recente.

Essas siuações apresentaram a UFT com uma face diferenciada e porosa às diferenças de seu tecido social. E como ganharam espaço nas pautas, vale a pena reconhecer o empenho e dar o valor devido.

Sistema GPU permitirá a informatização do processo de cadastramento de projetos de pesquisa

10.02.2017

Paulo Teodoro e Samuel Lima

Com o objetivo de melhorar a obtenção de indicadores e dar agilidade ao processo de cadastro e acompanhamento de projetos de pesquisa, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq) em parceria com a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) implantará, a partir do dia 06 de março, o sistema GPU (Gestão de Projetos Universitários). O GPU permitirá que os projetos de pesquisa dos servidores da Universidade Federal do Tocantins sejam cadastrados de forma online e vem para atender a demanda de informatização desse processo.

De acordo com o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Raphael Sanzio, esse novo sistema irá permitir armazenar dados, gerar relatórios e emitir documentos. “Até agora esses dados eram armazenados em um banco de dados bem precário no formato .doc, que impedia que fizéssemos levantamentos mais estratificados, já que tudo era manual, e a partir do uso dessa ferramenta, com apenas poucos cliques, nós conseguimos levantar mais informações, de uma forma mais rápida e eficiente e obter relatórios mais consolidados", afirma o pró-reitor.

COMO ERA

- Após elaboração do projeto, o professor deveria apresentá-lo ao colegiado do seu curso;
- Propesq disponibilizava formulário a ser preenchido para cadastro do projeto;
- Professor deveria obter as assinaturas do coordenador do curso e do diretor do câmpus no formulário;
- Junto ao formulário deveria ser anexada uma cópia de ata ou declaração de aprovação do colegiado;
- Entrega de formulário do projeto a ser cadastrado pela Propesq.
- Declarações deveriam ser solicitadas por e-mail e após verificação da situação do projeto, seria liberada ou não;

(Professores de outros câmpus deveriam enviar toda a documentação via malote).


COMO FICARÁ

- Após elaboração do projeto, o professor deverá apresentá-lo ao colegiado do seu curso;
- Professor entrará no sistema e cadastrará seu projeto;
- Coordenador do curso e Diretor do câmpus darão ciência do projeto no sistema;
- Propesq irá homologar projeto.
- Declarações serão emitidas diretamente pelo usuário via GPU.

Segundo o servidor responsável pela integração da Propesq com a equipe de Desenvolvimento da DTI, Patrick Castro, “a única etapa que não muda com a implantação do sistema é a ciência que o colegiado de cada curso deve ter do projeto”.

Todos os cerca de 1.600 projetos em andamento e finalizados serão digitalizados pela Propesq, e por essa razão, entre os dias 10 de fevereiro e 2 de março, serão suspensos os serviços de cadastramento de projetos, emissão de declarações e recebimento de relatórios. A partir do GPU, os usuários poderão retirar suas declarações diretamente no sistema como coordenador, pesquisador ou estudante.

Raphael Sanzio garante que esse é apenas o começo. "Esta é apenas a primeira proposta de informatização dentro da Propesq, existem outras que serão executadas com o passar do tempo", ressalta.

Pimenta (e) e Castro discutem detalhes do novo sistema (Foto: Paulo Teodoro)

Para dirimir dúvidas sobre o funcionamento do GPU, haverá um tutorial disponível para download com as instruções para acesso, preenchimento da plataforma e posterior cadastramento de projeto. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail dirpesq@uft.edu.br e pelo telefone (63) 3232- 8122.

Auxílio Permanência tem prazo de recursos ampliado e deve atender 1,5 mil alunos em situação de vulnerabilidade

10.02.2017

Bianca Zanella

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Federal do Tocantins (Proest/UFT) decidiu estender o prazo para recursos quanto ao resultado do edital nº 043/2017, que trata da concessão de bolsas dos programas de Auxílio Permanência e Auxílio Alimentação. Conforme a retificação publicada nesta sexta-feira (10), os candidatos cujos pedidos foram indeferidos terão do dia 13 ao dia 17 de fevereiro para apresentar, inclusive, novos documentos comprobatórios que não tiverem sido entregues dentro do prazo regular. A divulgação do resultado final do edital nº 043/2017, com as respostas aos recursos, deve ocorrer no dia 03 de março.


Até dezembro de 2016, 960 estudantes de graduação da UFT recebiam o benefício, no valor de R$ 400 mensais. Agora, 1.140 inscrições no programa já foram homologadas, e a meta da Proest com a dilatação do prazo de recursos é beneficiar até 1,5 mil alunos em situação de vulnerabilidade social, contando com a inclusão de grande parte dos quase 600 pedidos que foram indeferidos, a maioria por falta de documentos exigidos como critérios para a concessão dos auxílios. Com isso, a UFT deve destinar R$ 7,2 milhões em bolsas permanência no ano de 2017, com recursos do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes).

"Podemos assegurar que temos os recursos necessários para o pagamento do Auxílio Permanência a todos aqueles que se inscreveram no edital, que se enquadram nos critérios estabelecidos e que apresentarem os devidos documentos comprobatórios", afirma o pró-reitor Kherlley Barbosa.

Todos os inscritos homologados no edital nº 043/2016, antes e depois do prazo para recursos, receberão o pagamento retroativo referente aos meses de janeiro e fevereiro, inclusive. No total serão pagas 12 bolsas no valor de R$ 400 a estes selecionados até dezembro deste ano, exceto no caso dos formandos do primeiro semestre e daqueles que se desligarem da Universidade antes do fim do ano, que terão o benefício suspenso. Além disso, no meio do ano, um novo edital deve ser lançado para permitir a entrada de novos beneficiários.


Auxílio Alimentação

A Proest esclarece ainda que, quanto ao Auxílio Alimentação, não haverá qualquer mudança no atendimento aos estudantes nos Restaurantes Universitários até que seja realizada uma reunião geral com os alunos para tratar especificamente do tema, de modo que mesmo aqueles que já recebiam o auxílio em 2016 e não foram homologados no novo edital não terão este benefício interrompido sem aviso e discussão prévia.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Quem elegeu a busca

09.02.2017


quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Programas expandem os limites da formação acadêmica e se revertem em benefícios para a sociedade

08.02.2017

Paulo Teodoro e Daniel dos Santos

O papel de uma universidade vai além da oferta de educação formal superior, voltada para a formação para o mercado de trabalho e restrita aos seus acadêmicos. Inserida em um contexto de desigualdade socioeconômica, a UFT entende que toda a comunidade deve ter acesso ao conhecimento científico, tecnológico e cultural produzido dentro da Instituição, e por isso desenvolve programas e projetos de extensão que têm como objetivo fazer a integração entre Universidade e Sociedade.

Conduzidos pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex), os programas e projetos de extensão são uma forma dos universitários e docentes aplicarem o conhecimento acadêmico em ações que beneficiem a população, ao mesmo tempo em que recebem de volta todo o aprendizado envolvido. A política de extensão da UFT está pautada em três eixos: promover a cidadania; apoiar a diversidade étnico-cultural e promover a arte e a cultura. Leonardo Peris, servidor da Diretoria de Extensão da Proex, destaca que a extensão é uma das bases que sustentam a estrutura universitária, sendo indissociável das outras duas pontas do tripé, que são o ensino e a pesquisa.


A UFT mantém um edital de fluxo contínuo, aberto todo ano, em que professores podem cadastrar projetos de extensão. De acordo com Peris, a participação dos alunos na extensão é fundamental, e contribui para agregar valor à formação dos estudantes. "Entre os aspectos da extensão universitária está o que se chama de natureza acadêmica, que é o envolvimento do aluno nas atividades de extensão. Assim, a aplicação do conhecimento gerado na Universidade em prol da sociedade beneficia também os estudantes", ressalta ele.

É nesse contexto que aparece o Programa Institucional de Bolsa de Extensão (Pibex). O Pibex articula ensino e pesquisa, e se baseia no processo educativo, científico e cultural. "É uma forma de incentivar os acadêmicos a se engajarem nas atividades de extensão. Eles recebem bolsas para colaborar na equipe de execução, na aplicação das ações de extensão da universidade e colaboram com os professores", declara Leonardo Peris. Os alunos interessados devem ficar atentos aos editais da Proex, publicados no Portal da UFT, e vincular-se a um programa de extensão com aprovação de um professor.

Um dos projetos selecionados para bolsa no Pibex no ano passado foi o Justiça para todos. O projeto levou orientação jurídica às comunidades carentes de Palmas, oferecendo um atendimento mais humanizado e de fácil compreensão para a comunidade. "Justiça para todos" funcionou de outubro a dezembro de 2016 e foi uma parceria do Centro Acadêmico de Direito da UFT, do Núcleo de Práticas Jurídicas, da Proex e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Palmas.

A Universidade conta também com o Pibex Cultura, destinado exclusivamente para a área de cultura, além do Programa de Extensão Univesitária (ProExt), do Governo Federal, que é focado na inclusão social e dá suporte para que as instituições de ensino superior desenvolvam programas ou projetos de extensão.

As produções artísticas de docentes, discentes, técnicos-administrativos e artistas de todos os lugares têm espaço para apreciação na Reitoria da UFT, através do projeto Corredor Cultural. Obras de arte bidimensionais, como pinturas, gravuras, fotografias e colagens, são expostas e têm o intuito de oferecer a oportunidade de contemplar obras de artes visuais à comunidade acadêmica e externa. A seleção ocorre por meio de edital e qualquer interessado pode participar.

Em setembro do ano passado, ocorreu a exposição "Mundos no mundo" do poeta e artista plástico Paulo Aires, que propunha um a reflexão crítica sobre a relação do ser humano com a natureza. O artista criou as peças manualmente, com fatias de madeira recolhidas em marcenarias, terrenos baldios, na rua e no cerrado e a exposição teve inspiração inicial nas canções "Livros", de Caetano Veloso; e "Guardanapos de papel", de Leo Masliah e Milton Nascimento, além de ser uma homenagem aos artistas que Aires admira.

A Extensão da UFT também resultou em programas de longo prazo que beneficiam inúmeras pessoas. Um desses programas é a Universidade da Maturidade (Uma), que se consolidou como um espaço de convivência e integração entre acadêmicos e idosos, visando o envelhecimento digno e sadio. Outro destaque é a Incubadora de Empresas da UFT. Esse programa tem o intuito de dar suporte para o desenvolvimento de empresas de base tecnológica e de dar visibilidade às produções tecnológicas da comunidade acadêmica. No Câmpus de Gurupi há a Incubadora de Empresas de Biotecnologia.

Também merece menção o Programa de Acesso Democrático à Universidade (Padu), que oferece um cursinho pré-vestibular a alunos egressos das escolas públicas e que se encontram em situação de vulnerabilidade econômica. O Padu visa a democratização do acesso ao conhecimento, uma proposta semelhante à do Centro de Idiomas, voltado para o ensino de línguas estrangeiras, que ganha relevância considerando o mercado de trabalho cada vez mais disputado em função da globalização. Os interessados podem acompanhar os projetos cadastrados na Proex através da área de consultas na página do Sistema de Informação e Gestão de Projetos (Sigproj).

Livro coletivo do Curso de Pedagogia aborda vivências na Comunidade do Mimoso

08.02.2017

Paulo Aires

Capa do livro Educação e Cultura (Foto: Divulgação)

Fruto do projeto de extensão “Educação e Cidadania”, nesta quinta-feira (9), às 17h, será lançada a obra coletiva “Educação e Cultura: O olhar e o Sentir no Chão do Mimoso”, sob coordenação e autoria da professora Magda Suely Pereira da Costa, do Curso de Pedagogia do Câmpus de Arraias. O evento ocorrerá no auditório da Câmara de Vereadores de Arraias.

O lançamento integrada programação promovida pela Vara do Trabalho de Dianópolis, pelo Ministério Público do Trabalho da 10ª Região e pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).

A obra reúne trabalhos realizados no período de 2012 a 2015, prosa e verso, da coordenadora do projeto e dos estudantes do Curso de Pedagogia, nas ações do projeto vinculadas às disciplinas de Didática e Planejamento e Gestão da Educação, ministradas pela professora Magda Suely. Os trabalhos escritos referem-se às oficinas e ao convívio com a Comunidade Quilombola do Mimoso, município de Arraias/TO, como memória do que viram e sentiram.


O projeto e o livro

A professora Magda Suely vem desenvolvendo, desde o ano de 2009, um trabalho de extensão como consequência da seguinte indagação: quais os porquês da desigualdade social no entorno da cidade? E de uma percepção: há falta de conscientização política.

“A proposta junto ao Kalunga do Mimoso tem por objetivo incentivar a Comunidade a tomar consciência da necessidade de maior participação na esfera pública, bem como, a consciência do seu próprio destino dentro da sociedade em que vivem. Essa tomada de consciência implica, portanto, numa ação que move o indivíduo a inserir-se e participar em sua comunidade, requer vivência e prática de cidadania”, destaca Magda Suely.

Profª Magna Suely - organizadora do livro (Foto: Arquivo Pessoal)

Na apresentação do livro, Magda Suely discorre que o sentido do projeto é contribuir com o desenvolvimento dos atores da comunidade, proporcionando-os vivenciar experiências novas e comuns ao seu modo de viver. Em todos os conteúdos, a tentativa busca assegurar-lhes a dignidade humana e o exercício efetivo dos direitos fundamentais. Esse espaço é caracterizado pela partilha comunitária, oportunidade singular para que as diferentes linguagens e expressões culturais se manifestem, interajam e sejam valorizadas.

Ainda sobre a obra, a professora acrescenta: “Você encontrará os poemas produzidos por aqueles acadêmicos envolvidos no Projeto que constituem este livro coletivo. Por que coletivo? Porque traz a representação do olhar e do sentir da autora e dos acadêmicos que lá estiveram no período de 2012 a 2015.”


A visão de um egresso do projeto

Breno Suarte Cruz - Pedagogo, egresso do projeto (Foto: arquivo pessoal)

Breno Suarte Cruz concluiu o curso de Pedagogia e trabalha na educação, no município de Gurupi. É um dos autores dos poemas do livro. Sobre o projeto, ele entende que proporcionou aos participantes momentos de crescimento acadêmico e pessoal. “Todo o trabalho desenvolvido na Comunidade do Mimoso resultou não apenas nos escritos que produzimos, mas também num abrangente processo de interação e reflexão política, social e cultural”, opina Cruz; e acrescenta que ter um texto publicado no livro “engrandece-me não apenas em currículo, mas sobretudo na oportunidade que tive de comunicar aos leitores um pouco da minha vivência no período do projeto.”

Para o professor George França, que assina o prefácio do livro, “Percebe-se com esse conjunto de poemas, a história, a sensibilidade, as alegrias, as esperanças e, sobretudo, a beleza de um povo que historicamente luta pelo seu espaço e reconhecimento”, escreve.


Exposição fotográfica e documentário

Dentro do mesmo projeto, foi montada uma exposição fotográfica que, além de Arraias, circulou pelas cidades de Arraias, Natividade e na Universidade Estadual de Goiás (UEG), unidade de Campos Belos.

A professora Magda Suely manifesta o objetivo de produzir um documentário sobre as atividades do projeto realizadas no biênio 2016/17.


Relação dos colaboradores, com Poesias

Laurentina Santos Souza, Marly Santos Silva, Elane Alves Cardoso, Geane Daysara Oliveira, Deyvison Bispo, Fábio Barreto Damascena, Ley Dayane F. Cunha, Ronária T. Batista, Mª das Graças Damascena, Natália S. Cardoso, Advanira de Melo Vidal, Fabiana B. S. Rodrigues, Valdimária R. Costa, Natana S. Rodrigues, Kaline Matias, Amanda S. Oliveira, Mª de Jesus C. Silva, Thais R. Mascarenhas, Rosiene J.Costa, Tamyares A. da Cruz, Eliana P. Vieira, Mª José Maboni, Acassio G. da Costa, Arilthon Romulo Cavalcante, Patriciana Silva, Lidian Almeida Gomes, Gomes, Luana Lombardi, Sidineia Fernandes de Oliveira, Luênia Gabriele G. Adriana, Ana Rosa Rodrigues da Silva, Marisa Silva de Oliveira, Elcimar Cardoso Valadares, Mariana Morais, Magda Costa, Breno Suarte Cruz, Edirronick S. de Melo, Anilce P. dos Santos, Maria Aparecida de Matos, Lívia Ferreira, Elida L. Miranda, Sandra Evangelista, Adão Francisco Reges, Jeferson Dias dos Santos, Mayke Deyvison A. Santos, Leticia J. Alves, Carla Danielly Paiva, Vania Alves Pacheco, Carolina S. C. Santos, Elilda A. da Silva, Katiane M. Silva, Lauana Carvalho, Karina L. Oliveira, Kellyane Prado, Rainiquelen F. Guimarães, Jéssyca Almeida, Durcilene R. dos Santos, Edelvania M. de Almeida, Cristiele P. C. Fernandes, Frederico D. S. Ribeiro, Divina Marcia Oliveira, Ivan Dias, Regilene P. Damião, Mylena G. Barreto, Dandara Soares, Maraynne Pontes, Danielly M. Rodrigues, Arlan A. Vieira, Amanda A. Moreira, Keila Braga, Ronicleia C. da Silva, Cleonice S. Ribeiro, Rogerio Gonçalves, Luciana R. Pereira, Renata M. A. Costa, Silvaneide Ferreira, Reginaldo F. Soares e Kelic Gonçalves Costa.


Posfácios

O livro “Educação e Cultura: O olhar e o Sentir no Chão do Mimoso” traz também dois posfácios assinados por Sandra Nara Bernardo Silva, juíza da Vara de Dianópolis/TO; e Paulo Cezar Antun de Carvalho, procurador do Trabalho.


Sobre a organizadora

Doutora em Sociologia pelo Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília (UnB, 2008). Pós-doutora pela Universidade Federal Sergipe/ Universidade de Paris (2014). Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB, 2000). Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (1980). Especialista no Método Montessori pelo Instituto Pedagógico Maria Montessori (SP, 1978-1981). Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal do Tocantins.

Proest divulga contemplados ao Auxílio Alimentação nos câmpus de Araguaína e Palmas

08.02.2017

João Batista Araújo e Caroline Falcão

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proest), em conformidade com o Decreto nº 7.232/2010, que trata sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), publicou, nesta quarta-feira (8), a lista dos contemplados ao Auxílio Alimentação nos câmpus de Araguaína e Palmas. Os estudantes beneficiados devem comparecer, no período de 10 de fevereiro a 3 de março, nos setores conforme indicado ao final do texto.

Os contemplados receberão auxílio alimentação no percentual de 100% e 85% que terão validade de um ano.  Conforme o Edital nº 043/2016, os documentos necessários para o vínculo são: declaração de matrícula, uma foto 3x4 e termo de compromisso assinado.

A diretora de Alimentação e Moradia da Proest, Selma Carmo, explica que os alunos beneficiados com o auxílio alimentação devem ficar atentos quanto ao prazo para apresentação da documentação. “É importante que os estudantes se atentem, pois os documentos entregues fora da data não serão aceitos”, enfatiza.

Para agilizar o atendimento, equipes da Proest, assistência estudantil e Restaurante Universitário serão mobilizados para o início de entrega da documentação. Selma acrescenta que no momento de entrega, os contemplados receberão um documento provisório para poder usufruir do RU enquanto a carteirinha não fica pronta.

O estudante  convocado deve procurar os setores de assistência estudantil no seu respectivo câmpus, conforme indicado a seguir:

Câmpus Araguaína  
-Setor Integrado Multiprofissional Interdisciplinar de Assistência Estudantil-Simae (Av. Paraguai esquina com a Uxiramas s/nº, Setor Cimba, Araguaína–TO. E-mail: simaearaguaina@uft.edu.br;

Câmpus Palmas 
-Restaurante  Universitário – Coordenação do  RU, AV. NS 15, Saída para Paraíso/Palmas–TO. E-mail: dap@uft.edu.br.

Inscrições para bolsas de produtividade em pesquisa iniciam nesta quinta-feira

08.02.2017

Caroline Falcão
   
Professores e técnicos administrativos doutores, que tenham relevante produção de pesquisa em todas as áreas do conhecimento, podem concorrer a uma das 12 bolsas para o Programa Institucional Produtividade em Pesquisa da Universidade Federal do Tocantins (UFT). As inscrições iniciam nesta quinta-feira (9), e devem ser realizadas por meio de envelope entregue na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq) pessoalmente ou por malote. Os documentos necessários e demais informações constam no edital nº01/2017.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Raphael Sanzio, o edital é de suma importância para o incentivo à produção científica e com valorização positiva da UFT quanto à submissão de projetos às agências de fomento, como o CNPq. "Podem concorrer tanto novos pesquisadores quanto aqueles que já participaram de editais passados, com exceção dos professores e técnicos que estejam recebendo, no momento, alguma bolsa de incentivo à pesquisa", explica.

As inscrições vão até o dia 3 de março. O valor da bolsa é de R$ 500 mensais, com duração de dez meses. "Mesmo em meio a crise financeira e com redução no valor mensal da bolsa, a UFT tem priorizado atividades importantes de incentivo à pesquisa", destaca Sanzio.

O Programa Bolsa Produtividade em Pesquisa da UFT teve início em 2014 e já beneficiou 60 pesquisadores, com base mérito das publicações acadêmicas, apoiando os que já desenvolvem pesquisas, incentivando, reconhecendo e valorizando o trabalho dos pesquisadores que contribuem para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação na UFT.

O Programa objetiva ainda incentivar e induzir os servidores doutores da UFT a submeterem projetos aos editais do CNPq para concessão de bolsas nas modalidades Produtividade em Pesquisa (PQ) e Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT), o que tem reflexo direto na capacidade da UFT em avançar no campo da pesquisa.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Projeto de extensão confere visibilidade a questões emergentes

07.02.2017

Paulo Aires
 
Um projeto que ocorre de forma experimental.  De iniciativa do Curso de Ciências Sociais, Câmpus de Porto Nacional/UFT, EntreVistaSociais teve início em janeiro de 2016 e chegará a dezembro de 2017. Sob coordenação do professor Marcelo de Souza Cleto e participação de professores, estudantes e colaboradores, o projeto já realizou três entrevistas. O material resultante das atividades do projeto é sistematizado, em texto ou vídeo, e disposto para o público (veja links ao final da matéria).

Marcelo de Souza Cleto - Coordenador do projeto - Foto: Arquivo pessoal

Segundo o coordenador, o projeto nasceu da própria inquietude que é fazer Ciências Sociais, que há uma riqueza cultural imensa para ser registrada, discursos para serem ouvidos e problemas para serem expostos. Nesta perspectiva, é feita uma análise de caso, levando em conta a importância social da pauta. A concepção e execução do projeto é plural, pois os interlocutores são variados.

Cleto considera que o monopólio midiático ora em voga seleciona quem fala, edita suas palavras para dar proeminência à temática que lhe confere maiores vantagens, “diferentemente deste modelo falido, o motivo para estar entre-vistas-sociais é fazer parte daqueles homens e mulheres que corporificam as lutas em nosso Estado: quilombolas, indígenas, camponesas, urbanas e intelectuais tem lugar de fala neste programa”, pontua. 

Cleto ressalta também que a edição do material de campo é feita normalmente on line, em que todo lugar torna-se um ambiente de trabalho, no câmpus, em casa, no escritório.  “A entrevista em si ocorre na circunstância a que o entrevistado pertence; em sua aldeia, no seu barraco, na rua ou em um não-lugar, para usar uma expressão que diz respeito ao “lugar” dos invisíveis sociais”, enfatiza.


Conexão entre a Universidade e a sociedade

George França - Diretor do Câmpus de Porto Nacional - Foto: Divulgação

O diretor do Câmpus Universitário de Porto Nacional, George França, destaca a relevância do projeto Entre Vistas Sociais: “O projeto do curso de Ciências Sociais é muito importante para reafirmar a conexão entre a Universidade e a sociedade, sobretudo em estar atenta às questões sociais emergentes, em nosso Estado e em nossas cidades.”


Voz aos silenciados

Elaine Toricelli Cleto, mestre em Desenvolvimento Regional/UFT, participou, como colaboradora, da terceira edição do Entre Vistas Sociais. Para Elaine, o EntreVistaSociais objetiva dar luz a vários pontos de vistas, principalmente dar voz àqueles que estão sendo silenciados pela grande mídia.

“É muito importante, é imprescindível, especialmente no cenário político atual. As vozes indígenas, quilombolas, ribeirinhas, negras, mulheres, LGBTS e demais vozes consideradas como minorias, precisam de um espaço com liberdade de expressão, e aqui no Entre Vistas Sociais é dado este espaço”, declara a colaboradora.


Elaine Toricelli Cleto - Colaboradora do projeto - Foto: Arquivo pessoal

No mestrado, Elaine escolheu como objeto de estudo a Comunidade Quilombola Morro de São João e, por isso, foi convidada pelo coordenador do Projeto a realizar uma entrevista com um integrante da comunidade, para falar sobre as tradições e as lutas que enfrentam.


Das três primeiras entrevistas

Primeira entrevista - Narubia Werreria: guerreira do povo das águas, os Iny (Karajá). Nascida em Goiânia, mas criada no berço da cultura Karajá e nas margens do Berohoky, o rio Araguaia, Narubia inaugura aqui um lugar de fala para as vozes dissonantes do Tocantins. Confira neste link.

Segunda entrevista: Marina de Oliveira Galvão: Identidade e resistência. Conversamos com a ativista dos direitos da população LGBT Marina de Oliveira Galvão. Goiana, nascida em 28 de maio de 1990, Marina é advogada atuante em Palmas-TO.  Marina é engajada em espaços como OAB-TO, onde compõe a Comissão da Diversidade Sexual, Coletivo MUDAS (Movimento Universitário de Diversidade Sexual) e Coletivo Lésbitoca (Coletivo de Mulheres Lésbicas do Tocantins), através do qual ajudou a organizar a campanha #MeRecusoASerInvisível. Veja a entrevista aqui.

Terceira entrevista: As tradições e lutas da comunidade quilombola Morro de São João. A terceira edição do programa apresenta as tradições e lutas da comunidade Quilombola Morro de São João, localizada no município de Santa Rosa do Tocantins. A ocasião das gravações se deu em meio ao tradicional festejo das Almas Santas Benditas e contou com a participação de Carlos Eduardo Negres Victorio, o Caê, como é conhecido a jovem liderança. Confira o vídeo aqui

Ainda, segundo o professor Marcelo de Souza Cleto, o público envolvido e referenciado neste projeto não se restringe à comunidade interna da Universidade. Com uma divulgação dirigida nas redes sociais tem-se alcançado um público que passa pelas variadas instituições governamentais, movimentos sociais, sindicais e ONGs.


Candidatos têm até esta sexta para manifestar interesse na Lista de Espera

07.02.2017

Samuel Lima
 
Não foi selecionado na 1ª Chamada Regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu)? Calma! Ainda há chances de ingresso na Universidade Federal do Tocantins por meio da Lista de Espera. Se você ainda não manifestou interesse em participar desta Lista, corra! Acesse seu Boletim do Candidato, no Portal do Sisu e, na tela da 1ª opção de curso, clique em "participar da lista de espera". Esta ação fica disponível para os candidatos interessados até às 23h59 do dia 10 de fevereiro.



O Ministério da Educação esclarece que podem participar desta etapa somente candidatos não selecionados na 1ª opção de curso na Chamada Regular. Entretanto, selecionados no curso de segunda opção também podem integrar a lista de espera, mesmo fazendo matrícula. A adesão à lista de espera está restrita à primeira opção de curso do candidato.

Conforme o cronograma do Sisu divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), o resultado da Lista de Espera será divulgado no dia 15 de fevereiro e servirá para preenchimento das vagas remanescentes (não ocupadas) na 1ª Chamada.


Entenda

LISTA DE ESPERA

Podem participar da lista de espera os candidatos não selecionados em nenhuma das opções na chamada regular e aqueles selecionados na segunda opção, independentemente de terem efetuado a matrícula. A participação está restrita à primeira opção de curso do candidato.

O candidato deve consultar o sistema durante o período especificado no cronograma e, no boletim, confirmar o interesse em participar da lista de espera.

É necessário o candidato se certificar de que a participação foi confirmada. Finalizada a manifestação de interesse, o sistema emitirá mensagem de confirmação.

Na lista de espera, a convocação dos candidatos para realização das matrículas é feita pela instituição. Assim, é importante acompanhar, na instituição, as convocações para matrícula.

Fonte: MEC

Cronograma

Confira, abaixo, o cronograma da Seleção, segundo o Edital nº 05/2017.

Programas de monitoria PIM e Pimi encerram inscrições nesta quinta-feira

07.02.2017

Caroline Falcão

Acadêmicos da Universidade Federal do Tocantins (UFT) que tenham interesse em participar do Programa Institucional de Monitoria (PIM) e Programa Institucional de Monitoria Indígena (Pimi) ainda podem se inscrever, até esta quinta-feira (9), para concorrerem a uma das 198 bolsas disponíveis. As inscrições são realizadas nas Coordenações dos Cursos nos câmpus de Palmas, Arraias, Araguaína, Miracema, Porto Nacional e Tocantinópolis, conforme editais disponíveis ao final do texto.

Do total, 147 bolsas são para o PIM e 51 para o Pimi. A seleção é para os semestres de 2016/2 e 2017/1, sendo o valor da bolsa mensal de R$ 400 reais e o período regular para o exercício da bolsa de monitoria é dentro do período letivo semestral; no máximo, quatro meses.

Os programas de monitorias contemplam atividades de caráter didático-pedagógico desenvolvidas pelos alunos e orientadas por professores, que contribuem para a formação acadêmica do estudante. Esses programas buscam auxiliar os alunos com o objetivo de diminuir, ao máximo, o índice de reprovação e evasão de estudantes.

Mais informações nos links dos editais abaixo, ou no telefone (63) 3232-8162 ou email: monitoria@uft.edu.br.

-Edital nº 08/2017 - Prograd - Seleção PIM 2016.2 (Cursos que aderiram à greve).
-Edital nº 09/2017 - Prograd - Seleção PIM 2017.1 - Educação do Campo (Tocantinópolis), Psicologia (Miracema) e Letras-Libras (Porto Nacional).
-Edital nº 10/2017 - Prograd - Seleção Pimi 2016.2 (Cursos que aderiram à greve).
-Edital nº 11/2017 - Prograd - Seleção Pimi 2017.1 - Psicologia (Miracema) e Educação do Campo (Tocantinópolis).
-Edital nº 14/2017 - Prograd - Retificação dos Editais n.ºs 08, 09, 10 e 11/2017.

Cortella fala sobre a corrupção

07.02.2107
O filósofo e pedagogo Mário Sérgio Cortella,

foto: somos1so.com.br

da Pontífícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), concede entrevista a Rafinha Bastos, nos ajudando a entender o submundo da vida brasileira. Os critérios apresentados nos permitem entender a corrupção  como deve ser enfrentada. Assista


Mestrado em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais recebe inscrições até o dia 10

07.02.2017

Bianca Zanella
   
Estão abertas até esta sexta-feira (10) as inscrições para o primeiro processo seletivo do mestrado acadêmico em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Sediado no Câmpus de Araguaína, o programa de pós-graduação stricto sensu oferece dez vagas para ingresso em abril de 2017. Os detalhes e procedimentos da seleção constam no edital nº 001/2016.

A seleção será realizada em quatro etapas de avaliação - prova de suficiência de leitura em língua estrangeira, prova teórica, arguição do pré-projeto de pesquisa e análise de currículo. Do total de vagas, duas são destinadas ao sistema de cotas de ações afirmativas para pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência.

O Programa de Pós-Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDire) engloba projetos em duas linhas de pesquisa - Desenvolvimento e Tecnologias Sociais, e Vulnerabilidade e Dinâmicas Regionais. O objetivo é desenvolver estudos interdisciplinares sobre populações vulneráveis urbanas e rurais da Região Norte do país, a partir de suas demandas e interesses, a fim de compreender as dinâmicas regionais e os processos de exclusão nas suas diversas perspectivas: social, geográfica, econômica, psicológica, educativa, lingüística etc.

Assim, o programa se propõe a debater os fatores geradores de exclusão social e tem como meta estudos sobre trabalho e suas contradições, conflitos dos recursos naturais, exploração espacial, econômica, social e emocional, lutas e movimentos sociais, bem como pesquisas que visem à construção de tecnologias sociais que favoreçam a sustentabilidade, novos arranjos produtivos e formas alternativas de organização do trabalho, de gestão e de técnicas de extensão rural.

A homologação das inscrições no processo seletivo deve ser divulgada a partir do dia 14 de fevereiro, e o resultado final está previsto para 24 de março.

Mais informações no edital, pelo e-mail ppgdire@uft.edu.br ou pelos telefones (63) 3416-5601 e (63) 3416-5602.

Inscrições para o III Seminário do Prodocência estão abertas até 17 de fevereiro

06.02.2017

Daniel dos Santos
   
Com o objetivo de fortalecer a consolidação das licenciaturas na Universidade Federal do Tocantins (UFT), o III Seminário do Prodocência ocorrerá no Câmpus de Arraias nos dias 20 e 21 de fevereiro. Os interessados devem se inscrever até 17 de fevereiro através deste endereço online, no qual também pode ser conferida a programação completa: https://goo.gl/forms/kQVUrkcLJBNAUV2C2.


As licenciaturas envolvidas neste projeto são: Artes (Palmas), Educação do Campo (Arraias), Matemática (Arraias) e Pedagogia (Arraias e Miracema). Os professores participantes apresentarão as ações desenvolvidas em seus cursos ou câmpus e os resultados obtidos.

Convidados
O evento é a etapa final do "Programa Formação Inicial e Continuada de Professores da UFT", fomentado pelo edital 019/2013/CAPES/Prodocência. Entre os convidados estão os professores doutores Carlos Aldemir Farias da Silva (UFPA) e Iran Abreu Mendes (UFRN).

Carlos Aldemir Farias da Silva
Com doutorado em Ciências Sociais (Antropologia) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012), atua no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, é bolsista de pós-doutorado Júnior do CNPq (2013-2014) e integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-raciais (Núcleo GERA-UFPA).

Iran Abreu Mendes
Com pós-doutorado em Educação Matemática pela UNESP/Rio Claro, SP (2008), atualmente é professor titular do Departamento de Práticas Educacionais e Currículo do Centro de Educação da UFRN.

Lançamento de livro
Durante o evento será lançado o livro "Práticas de ensino e na formação de professores: contribuições do Prodocência na UFT". A obra é fruto das ações e reflexões dos docentes e discentes envolvidos no Programa nos câmpus de Arraias, Miracema e Palmas.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Amanhã é o último dia para matrículas da 1ª Chamada do Sisu na UFT

06.02.2017

Samuel Lima
   
Termina nesta terça-feira (7) o prazo para os aprovados na primeira chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2017 realizarem suas matrículas na UFT. A lista dos candidatos classificados pode ser conferida aqui. A UFT ofertou 3.350 vagas para ingresso tanto no primeiro quanto no segundo semestre letivo deste ano.


Os candidatos devem estar atentos aos modelos de documentos a serem apresentados para matrícula. A Pró-reitoria de Graduação (Prograd) também alerta sobre os procedimentos de matrícula, que podem ser encontrados na convocatória.

As matrículas devem ser realizadas no câmpus do curso selecionado (confira box, abaixo) e o atendimento é das das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30, à exceção de Tocantinópolis, onde as matrículas serão realizadas das 8h às 20h. Após a matrícula o novo aluno já pode acessar o Sistema de Login Unificado (SLU) para poder criar a conta de usuário, que lhe permitirá ter acesso aos serviços ofertados pela UFT e também à sua conta de e-mail institucional.


Calendário Acadêmico

A Prograd esclarece que somente após a finalização do processo de matrículas da primeira chamada será divulgada a lista com a composição das turmas, definindo quais alunos ingressarão no primeiro semestre, e quais irão aguardar para entrada no segundo semestre letivo de 2017. A previsão é de que esta definição seja publicada no dia 24 de fevereiro.

As datas de início e encerramento dos períodos letivos variam conforme o câmpus e o curso, e podem ser conferidas aqui.


Lista de Espera

Até o dia 10 de fevereiro os candidatos não selecionados na primeira chamada regular do Sisu 2017, ou que foram aprovados para o curso que escolheram como segunda opção, podem manifestar interesse em participar da lista de espera. A adesão à lista de espera está restrita à primeira opção de curso do candidato. Quem foi selecionado para a segunda alternativa pode concorrer ao curso prioritário mesmo que efetue matrícula no curso em que já foi aprovado.

A adesão à lista de espera é feita por meio da página do Sisu(http://sisu.mec.gov.br/) na internet, onde o interessado poderá  manifestar o interesse no prazo especificado acima.


Locais e Horários de Matrículas

Câmpus de Araguaína - Auditório II
Av. Paraguai, s/n°, esquina com a Rua Uxiramas
Setor Cimba, Araguaína/TO
(63) 3416-5610 | (63) 3416-5602
Horário de atendimento: das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30

Câmpus de Arraias - Secretaria Acadêmica (Unidade Buritizinho)
Rua Juraildes de Sena e Abreu, s/n°
Setor Buritizinho, Arraias/TO
(63) 3653-8886 | (63) 3653-8804
Horário de atendimento: das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30

Câmpus de Gurupi - Secretaria Acadêmica
Rua Badejós, lote 07, chácara 69 e 72
Zona Rural, Gurupi/TO
(63) 3311-3510 | (63) 3311-3504
Horário de atendimento: das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30

Câmpus de Miracema - Secretaria Acadêmica
Av. Lourdes Solino, s/n°
Setor Universitário, Miracema/TO
(63) 3366-8607 | (63) 3366-8601
Horário de atendimento: das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30

Câmpus de Palmas - Bloco J, Salas 106 e 107
Av. NS 15, Quadra 109 Norte
Plano Diretor Norte, Palmas/TO
(63) 3232-8192 | (63) 3232-8020
Horário de atendimento: das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30

Câmpus de Porto Nacional - Secretaria Acadêmica
Rua 03, Quadra 17, Lote 11, s/nº
Setor Jardim dos Ipês, Porto Nacional/TO
(63) 3363-9409 | (63) 3363-9408
Horário de atendimento: das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30

Câmpus de Tocantinópolis - Secretaria Acadêmica
Avenida Nossa Senhora de Fátima, 1588
Centro, Tocantinópolis/TO
(63) 3471-6003 | (63) 3471-6002
Horário de atendimento: das 8h às 20h