sábado, 17 de março de 2018

Press Release – Ano 3 – nº 077 – 17 de março de 2018

Restaurante Universitário
   Cardápio 058 - 19 a 23 mar 2018 bit.ly/2FS9szo

Bolsa PIM-Pimi
   PIM e Pimi abrirão inscrições na próxima segunda-feira (19) bit.ly/2FIKhDg

Medicina Veterinária
   Estudantes de Medicina Veterinária são imunizados contra raiva bit.ly/2DC3jp7

Pesquisa
   Pesquisas no ProfLetras: abordagens, proposições e possibilidades para o
   Ensino de Língua e Literatura bit.ly/2FKqOls

Premiação
   Gilson Porto Jr e Fernando Mayer Pelicice recebem Prêmio Hilton Japiassu de
   Excelência em Pesquisa bit.ly/2FS9cAq


Antonio Carlos Ribeiro
Reg. Prof. FENAJ 7235

Se desejar ler o Jornal UFT Araguaína acesse informativoarag.blogspot.com.br
Para ler os Press Release, clique no bit.ly/2zQYNVm

Cardápio 058 - 19 a 23 mar 2018

17.03.2018

O cardápio elaborado por Dhycla / Rosimeire Santana e aprovado por Thalita Lin Netto Candido, nutricionista fiscal da UFT, traz o menu de 19 a 23 mar 2018, é:


sexta-feira, 16 de março de 2018

PIM e Pimi abrirão inscrições na próxima segunda-feira (19)

16.03.2018

Vinicius Venâncio

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) divulgou os editais do Programa Institucional de Monitoria (PIM) e do Programa de Monitoria Indígena (Pimi). Os programas visam melhorar os indicadores de ensino-aprendizagem no ambiente acadêmico, proporcionar condições de permanência e sucesso dos estudantes e a inclusão de indígenas nas atividades e ensino, pesquisa e extensão. As inscrições estarão abertas a partido do dia 19 de março e seguirão até o dia 26.

De acordo com os editais, há requisitos para a participação, como o de que o interessado deve ser aluno  regularmente matriculado na instituição, tenha cursado, com aproveitamento mínimo, um período letivo e tenha coeficiente de rendimento geral igual ou superior a 5,0.

Mais informação poderão ser obtidas nos editais do Pimi e do PIM, pelo telefone (63) 3229-4162 ou pelo e-mail monitoria@uft.edu.br.

Estudantes de Medicina Veterinária são imunizados contra raiva

16.03.2018

Sarah Tamioso

Imunização dos estudantes de medicina veterinária (Foto: Sarah Tamioso/UFT) 

Nesta sexta-feira (16) os alunos do Curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Tocantins do Câmpus de Araguaína foram vacinados contra a raiva. Segundo a aluna do curso, Vanessa Rodrigues, essa iniciativa “é muito importante porque os acadêmicos estão em constante contato com os animais e correm perigo de adquirir a doença”.

A imunização é composta de três doses, as próximas duas serão realizadas no dia 23 de março e no dia 13 de abril. O coordenador do curso, Jorge Luiz Ferreira, conta que “foram imunizados, em uma campanha de pré-exposição contra a raiva, em torno de 400 alunos de Medicina Veterinária” e essa realização foi possível por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Araguaína.

quinta-feira, 15 de março de 2018

Gilson Porto Jr e Fernando Mayer Pelicice recebem Prêmio Hilton Japiassu de Excelência em Pesquisa

15.03.2018

Sarah Tamioso

Na tarde dessa quarta-feira (14) foi entregue o Prêmio Hilton Japiassu de Pesquisa no Consuni, os pesquisadores homenageados foram Gilson Porto Jr, como Jovem Pesquisador e o professor Fernando Mayer Pelicice, Pesquisador Sênior. A cerimônia de entrega do prêmio contou com a presença do reitor da Universidade Federal do Tocantins, Luis Eduardo Bovolato, da vice-reitora, Ana Lúcia de Medeiros e do ouvidor Paulo Fernando de Melo, durante o Consuni.



Gilson Porto Jr e Fernando Mayer Pelicice recebem Prêmio Hilton Japiassu
(Fotos: Sarah Tamioso/UFT)

Os ganhadores foram indicados por professores, alunos e técnicos-administrativos por meio do Edital 28/2017  em duas categorias: Categoria Jovem Pesquisador, para os professores que sejam doutores há menos de 05 anos; e Categoria Pesquisador Sênior, para os professores que sejam doutores há mais de 05 anos.

Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Raphael Sanzio, conta que essa “é uma forma de incentivar, tanto as pessoas que estão iniciando a carreira como pesquisador, quanto valorizar os pesquisadores já consolidados”, e que a intenção do prêmio é promover mais pesquisas e enriquecer o currículo dos pesquisadores da Universidade.

Hilton Japiassu

O “Prêmio Hilton Japiassu de Excelência em Pesquisa” tem por finalidade reconhecer e distinguir os pesquisadores da UFT que tenham se destacado na pesquisa. O prêmio é uma homenagem à memória do emérito professor Hilton Japiassu que passou toda a sua infância e início da adolescência na cidade de Porto Nacional (TO). Após sua partida da cidade tocantinense, Hilton Japiassu veio a tornar-se o mais importante nome na área de epistemologia das ciências humanas no Brasil. Os livros do autor, publicados por editoras de renome nacional, continuam sendo reeditados. A trajetória intelectual, além do título de Doutor e Pós-Doutor por universidades francesas, inclui ainda a tradução do francês de mais de 15 livros, incluindo obras do filósofo Paul Ricoeur, considerado por muitos o maior filósofo da atualidade.