quinta-feira, 13 de julho de 2017

Centro Acadêmico História Zumbi dos Palmares (CAHZP) em processo eleitoral

13.07.2017

Daniel Bueno

O Centro Acadêmico do Curso de História  da UFT, intitulado Zumbi dos Palmares, está em processo eleitoral para eleição da nova diretoria com mandato até julho de 2018. O processo se iniciou no dia 19 de junho, com Assembleia Geral do curso, que contou com a participação de mais de 45 alunos, quórum histórico para o curso.



Na ocasião, foi aprovado o novo estatuto da entidade, a conferir no link. Entre as principais modificações aprovadas, destacam-se duas. A criação do cargo de Diretoria de Diversidades, que agrupara e organizará as lutas do CAHZP contra preconceitos e opressões, bem como pensará em estratégias para empoderamento das ditas minorias.

Outra modificação importante foi a inserção da obrigatoriedade das chapas inscritas em futuros processos eleitorais conterem até dois acadêmicos dos períodos iniciais (1º ao 4º). Essa proposta foi uma das bandeiras levantadas pela atual gestão, que percebeu que essa medida poderia ser uma forma de evitar vacância do CAHZP.

Na ocasião, também, foram eleitos os representantes para a comissão eleitoral que conduzirá o processo. Foram eles Adriana Rabelo e Luciano Gabarrão.

Para disputar a diretoria, apenas uma chapa foi inscrita: CHAPA RESISTÊNCIA DANDARA, que, com alternância de cargos, pretende manter a continuidade da atual gestão.

Em um post numa rede social, um dos integrantes da chapa, e presidente da atual gestão, aponta que “entendendo o peso que um função de poder, mesmo que mínima, têm, uma mulher, preta, quilombola e feminista, comanda a chapa.” Essa mulher é a acadêmica Amária Campos de Sousa, candidata á presidência pela chapa.

As propostas serão, segundo o post, divulgadas a partir do retorno das aulas, dia 17 de julho. No entanto, segundo o atual presidente e Diretor de imprensa na Chapa atual, “continua a ser um movimento de representatividade, empoderamento e de negação e luta contra qualquer forma de preconceito e opressão. É uma chapa de jovens historiadores, que atolados em seus textos, sonham com um curso melhor, uma universidade melhor, e um mundo melhor”.

As eleições estão marcadas para 24 de julho, e a chapa, caso consiga se eleger, terá o mandato até julho de 2018. 

Confira essas e outras informações do CAZHP em: https://www.facebook.com/cahzpuft

0 comentários:

Postar um comentário