sábado, 22 de julho de 2017

Editorial - Publicados quatro editais no Campus de Araguaína

22.07.2017

A publicação de cinco editais para o Câmpus de Araguaína nesta semana desperta a atenção. Mesmo sabendo ser comum a publicação de editais, esses tem novidades.

A primeira são as vagas destinadas ao setor  técnico-administrativo, que possibilita o ingresso de funcionários no Mestrado em Estudos de Cultura e Território (PPGCult)  e no Mestrado em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDire), e no doutorado do Programa de pós-Graduação em Letras (PPGL).

A segunda é a 6ª convocatória para cadastro e matrícula do Processo Seletivo Complementar (PSC) com entrada no semestre 2017/2. 41 candidatos foram convocados para fazerem as matrículas presenciais entre os dias 24 e 25 de julho.

O segundo período letivo do calendário de reposição do Câmpus de Araguaína tem boa movimentação.

Cardápio 030 24 a 28 jul 2017

22.07.2017
O cardápio elaborado por Dhycla / Rosimeire Santana e aprovado por
Thalita Lin Netto Candido, nutricionista fiscal da UFT,
traz o menu de 24 a 28 jul 2017, é:

2ª-feira - dia 24




Prato principal
frango ao molho

Salada
repolho com couve e cenoura
acelga com tomate
alface

Guarnições
macarrão ao sugo
chuchu a primavera
arroz branco
feijão carioca

Suco
laranja

Sobremesa
sorvete

Opção vegetariana
legumes gratinados


3ª-feira - dia 25




Prato principal
linguiça toscana apade

Salada
alface c/ acelga
vinagrete
beterraba cozida

Guarnições
farofa rica
batata ao molho bechamel
arroz branco c/ cenoura
feijão carioca

Suco
limão

Sobremesa
melancia

Opção vegetariana
salada de batata c/ grão de bico e milho verde e palmito e cebolinha


4ª-feira - dia 26


Prato principal
picadinho de carne

Salada
alface c/ repolho
tomate c/ acelga
couve c/ rúcula

Guarnições
macarrão ao alho e óleo
kabotia cozida
arroz branco
feijão carioca

Suco
caju

Sobremesa
maçã

Opção vegetariana
batata recheada pts


5ª-feira - dia 27


Prato principal
costela ao molho

Salada
acelga c/ alface e tomate
pepino
cenoura ralada

Guarnições
berinjela refogada
quibebe de mandioca
arroz
feijão carioca

Suco
acerola

Sobremesa
banana

Opção vegetariana
casadinho de lentilha c/ legumes


6ª-feira - dia 28

Prato principal
cubos de file de frango ao molho xadrez

Salada
 alface
repolho roxo e c/ abacaxi
tomate c/ pepino

Guarnições
    batata rústica assada
cenoura sautê
arroz branco
 feijão preto

Suco
goiaba

Sobremesa
melão

Opção vegetariana
ovos cozidos

sexta-feira, 21 de julho de 2017

Programa Bolsa Permanência do MEC abre inscrições para alunos indígenas e quilombolas

21.07.2017

Erica Regina Ferreira

A Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Proest), está promovendo a divulgação da seleção do Sistema de Gestão da Bolsa Permanência (SISBP), ligada ao Ministério da Educação (MEC) para estudantes indígenas e quilombolas matriculados em cursos de graduação de instituições federais. As inscrições devem ser efetuadas entre os dias 1º de agosto e 29 de setembro, na plataforma do SISBP ligada ao portal do MEC, acessível pelo endereço eletrônico sisbp.mec.gov.br/primeiro-acesso.

Após efetuar inscrição de forma online, o estudante deverá entregar toda a documentação exigida no setor de assistência estudantil de seu câmpus. Os alunos do Câmpus de Palmas devem procurar a Proest, no Bloco IV. A lista de documentos obrigatórios pode ser conferida na Portaria nº 389/2013 no portal do SISBP. Somente após a entrega dos documentos é que a inscrição será homologada.

A pró-reitora mostra que todas as informações estão disponíveis no portal do MEC.
(Foto: Erica Ferreira/Dicom-UFT)

A pró-reitora de Assuntos Estudantis em exercício, Marta Abreu, destacou a importância e os objetivos da seleção, ressaltando que  o estudante não deve, de forma alguma, perder o prazo para inscrição. “O Programa Bolsa Permanência do MEC é um auxílio financeiro que tem como finalidade beneficiar o aluno indígena e/ou quilombola, auxiliando em sua permanência e êxito, e contribuindo com a formação em tempo hábil e previsto de cada curso. A intenção é que esses estudantes possam se dedicar integralmente às suas atividades acadêmicas, sem a necessidade de entrar no mercado de trabalho". Segundo Marta, a bolsa ofertará o valor de R$ 900,00, e é importante que os alunos não percam o prazo das inscrições, pois a seleção é semestral. "Isso significa que só vai abrir novamente em 2018”, complementa.

Em caso de dúvidas os alunos deverão entrar em contato com a Proest no telefone (63) 3232-8375, ou nos endereços de e-mails proest@uft.edu.br e permanenciamec@uft.edu.br.

quinta-feira, 20 de julho de 2017

Divulgada 6ª convocatória para vagas remanescentes do PSC 2017/2

20.07.2017

Caroline Falcão

A Pró-reitoria de Graduação (Prograd) divulgou, nesta quinta-feira (20), a 6ª convocatória para cadastro e matrícula do Processo Seletivo Complementar (PSC) com entrada no semestre 2017/2. Ao todo 41 candidatos foram convocados para realizarem as matrículas presenciais entre os dias 24 e 25 de julho. Os locais e horários para atendimento e a lista de documentos necessários para efetivação da matrícula podem ser conferidos no edital.

Os convocados são para os cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia no Câmpus de Araguaína; e para Agronomia, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia e Engenharia Florestal no Câmpus de Gurupi.

quarta-feira, 19 de julho de 2017

Mestrado em Comunicação e Sociedade inscreve até o dia 30

19.07.2017

Erica Regina

Com 19 vagas disponíveis, o Mestrado Acadêmico em Comunicação e Sociedade inscreve até às 23h59 do dia 30 de julho. As inscrições podem ser feitas por meio do correio eletrônico (e-mail), com o envio de todos os documentos indicados no Edital (que sofreu retificações) e que está disponível para consulta no site do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Sociedade (PPGCom), da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

O endereço para envio da documentação é o selecaoppgcom@gmail.com, com cópia para ppgcom@uft.edu.br. O candidato deverá indicar como assunto do e-mail: Aluno Regular 2018/1. O curso tem duração entre 18 e 24 meses e traz, como linhas de pesquisa,  Jornalismo, Mídias e Cultura e Comunicação, Poder e Identidades.

Do total de vagas, quatro serão destinadas para o sistema de cotas de ações afirmativas para negros, quilombolas, pessoas com deficiência, e servidores técnicos administrativos da UFT. O PPGCom abrirá edital específico destinando uma vaga para candidatos indígenas.

A homologação das inscrições será divulgada no dia 10 de agosto. Confira quais são os documentos obrigatórios, o cronograma e mais informações no Edital nº 010/2017.

terça-feira, 18 de julho de 2017

Cursos regulares do Centro de Idiomas já estão com inscrições abertas

18.07.2017

Heloísa Cipriano

Os interessados em participar dos cursos regulares do Centro de Idiomas já podem se inscrever. As inscrições começaram dia 17 de julho nos Câmpus de Palmas e Araguaína. Em Palmas, as inscrições poderão ser feitas até o dia 10 de agosto. Em Araguaína, até o dia 11.

No Câmpus de Palmas, as aulas iniciarão dia 12 de agosto e serão oferecidos os cursos de inglês, alemão, espanhol, francês, italiano e inglês instrumental (para Concursos e Vestibulares/Mestrados e Doutorados). Já no Câmpus de Araguaína, o início das aulas será no dia 14 de agosto, com os cursos de inglês, nos níveis Intro I, Intro II e Instrumental; e espanhol, nos níveis Básico I e Básico II.

Gurupi

O Centro de Idiomas do Câmpus de Gurupi contará com inscrições abertas de 01 a 11 de agosto. As aulas começarão dia 14 de agosto, com o curso de Inglês nos níveis Intro I, Intro II e Instrumental.

Interessados podem efetuar suas inscrições nos endereços abaixo:

câmpus
Contato
Endereço
Período de Inscrições
Palmas
(63) 3232-8189
Coordenação do Centro de Idiomas - Bloco II, sala 14
17/Jul a 10/Ago de
2017
Araguaína
(63) 3416-5696 / (63) 99263-8343
Centro de Idiomas - Bloco I - Prédio do PPGL - 2º piso
17/Jul a 10/Ago de
2017
Gurupi
(63) 3311-3536
Bloco Parfor / EaD - sala 16
01/Ago a 11/Ago de 2017



PPGCult publica a abertura do Edital 023/2017

18.07.2017

O Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território (PPGCult) publica o Processo de Seleção Simplificada para Aluno Especial. Veja:

http://docs.uft.edu.br/share/s/NAbIkcceRkWk4Y-reI3J1A

Inaugurada a extensão do Restaurante Universitário na Unidade Cimba

18.07.2017

Elini Oliveira

Dispondo de 60 cadeiras com mesas e capacidade para servir aproximadamente 300 refeições por dia, foi inaugurada nesta segunda-feira (17), uma extensão do Restaurante Universitário (RU) na Unidade Cimba, no Câmpus da UFT em Araguaína. O objetivo é atender os estudantes da unidade. O Restaurante Universitário foi inaugurado em 2014 na Escola de Medicina, Medicina Veterinária e Zootecnia (EMVZ), que mesmo tendo em seu quadro uma quantidade menor de cursos do que no Cimba, possui apenas cursos integrais, o que colocava a implantação do RU na unidade como prioridade na época.

Extensão do RU vai servir cerca de 300 refeições diariamente
(Foto: Antonio Carlos Ribeiro / UFT)


A vice-diretora do Câmpus, Kênia Ferreira Rodrigues, explica que desde a inauguração na unidade EMVZ, que a direção estava discutindo uma possível implantação na Unidade Cimba. "A comunidade acadêmica do Cimba, especialmente os alunos, reivindicavam a extensão dos serviços na unidade. A Direção então sensibilizada com esta necessidade colocou como prioridade o atendimento deste pedido junto à Prefeitura da UFT e Reitoria para que ela pudesse acontecer", conta.

O vice-reitor no exercício da Reitoria, Luis Eduardo Bovolato, esteve presente na solenidade de inauguração da extensão do RU e destacou a importância do local para a permanência dos estudantes, principalmente os mais carentes. "É um projeto que acalentávamos há um bom tempo, desde quando estávamos na Direção do Câmpus. Agora tivemos a materialização com a implantação da extensão. É um avanço significativo e reitera a nossa política de assistência estudantil, estendendo o benefício aos estudantes do Cimba, favorecendo a permanência principalmente dos alunos que estão sob os critérios de vulnerabilidade do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes)".

Bovolato destacou ainda que os recursos para a implantação da extensão vieram do Pnaes e frisou a importância da atuação da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Proest) para que o benefício pudesse ser concretizado. "Estamos muito felizes e pudemos perceber um nível de satisfação muito grande dos alunos também", pontuou.

Na última sexta-feira (14), foi realizado um teste no anexo do RU. O local foi aberto para um almoço com servidores e direção da unidade. Os participantes da prévia puderam conferir as instalações, que é composta por uma  estrutura física  com local para a higienização das mãos e banheiros masculinos e femininos. O anexo servirá as mesmas refeições do Restaurante Universitário na EMVZ, com um cardápio balanceado e comida a preços acessíveis e de qualidade.











segunda-feira, 17 de julho de 2017

Inauguração da Extensão do RU movimenta o Câmpus de Araguaína

17.07.2017

Antonio Carlos Ribeiro

A inauguração da Extensão do Restaurante Universitário (RU) movimenta a Unidade Cimba do Câmpus de Araguaína nesta manhã de segunda-feira (17). A simples publicação da notícia - com mais de 1.360 acessos no Informativo Araguaína - já prenunciava a expectativa de docentes, discentes e servidores da administração, desde a inauguração em 2015 e a reinauguração de 2016 na Unidade Escola de Medicina, Medicina Veterinária e Zootecnia (EMVZ).

 Fila de espera no cerimonial de abertura, na Pça em frente ao Bloco D, onde está o RU
(Foto: Antonio Carlos Ribeiro/UFT)

Após abertura feita pelo Cerimonial da Universidade Federal do Tocantins (UFT), apresentando os integrantes do Ato de Inauguração, a palavra foi disponibilizada ao estudante Pitágoras Almeida, integrante do Movimento Estudantil.

A palavra foi dada ao professor Plábio Marcos Desidério Martins, do Colegiado de História e do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território (PPGCult), e em seguida ao Psicólogo Sid Almeida da Costa Jr., do Serviço Integrado Multiprofissional e Interdisciplinar de Assistência Estudantil, que destacaram a importância da prestação desse serviço.

O acadêmico Pitágoras C. Almeida, do movimento estudantil
(Foto: Antonio Carlos Ribeiro/UFT)




O professor José Manoel Sanches da Cruz Ribeiro, diretor do Câmpus de Araguaína, falou da alegria que marca este momento, já que a reivindicação pelo Restaurante Universitário nesta Unidade do Câmpus de Araguaína era há muito solicitada.

O diretor do Câmpus destacou a atuação da Nutricionista Fiscal da UFT, Thalita Lin, segundo ele sempre cooperativa e atendendo as demandas resultantes dos diálogos com os diversos setores do Câmpus.





A professora Kênia Ferreira Rodrigues, vice-Diretora do  Câmpus,  também  destacou  o  papel   das   lutas estudantis e a cooperação da nova direção do Câmpus no esforço de obtenção deste serviço,  em  resposta  à demanda dos 10 colegiados que integram esta unidade.

A professora Kênia Rodrigues lembrando os diferentes atores do esforço que resultou nesta Extensão do RU
(Foto: Antonio Carlos Ribeiro/UFT)



O professor Luís Eduardo Bovolato, Reitor em Exercício, historiou a criação dos Restaurantes Universitários nos câmpus, atendendo a demandas e a partir de exigências do Governo Federal, que incluía turnos de aulas e atuação dos laboratórios. (Foto: Antonio Carlos Ribeiro/UFT)


Em seguida, todos foram convidados a adentrar a Extensão do Restaurante Universitário, sendo bem recebidos e servidos dos alimentos disponibilizados. O destaque ficou por conta equipe de trabalho coordenada pela nutricionista Thalita Lin, também muito cooperativos neste esforço inicial do trabalho na Unidade Cimba. (Foto: Antonio Carlos Ribeiro/UFT)


E, por último, as músicas apresentadas pela acadêmica Jaquelinne Cardoso de Melo, do Colegiado de Geografia, que apresentou várias canções do expressivo repertório da Música Popular Brasileira. (Foto: Antonio Carlos Ribeiro/UFT)


Mestrado em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais divulga edital de seleção

17.07.2017

Patrícia Paiva

O Programa de Pós-graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDire) publicou nesta segunda-feira (17) o edital de seleção simplificada para aluno especial. O documento já está disponível para conferência, mas as inscrições só abrem no dia 1º de agosto e ficam abertas até o dia 3 do mesmo mês.

Para esta seleção, são disponibilizadas oito vagas distribuídas em duas disciplinas. A inscrições podem ser feitas na Secretaria da Direção do Câmpus de Araguaína (Bala I) / Unidade Cimba, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Não será cobrada taxa de inscrição. Confira no edital todo o processo de inscrição e as exigências de participação.

PPGL divulga editais de homologação de inscrições

17.07.2017

Seguem abaixo, Editais 015/2017 e 016/2017 com a homologação das inscrições relativas ao Programa de Pós-Graduação em Letras - PPGL:


http://docs.uft.edu.br/share/s/z1ADhCM5Quas0kZa5gFGBA


http://docs.uft.edu.br/share/s/ubeXm6b3R2eVZH01LsvHBQ

Cardápio 029 17 a 21 jul 2017

17.07.2017
O cardápio elaborado por Dhycla / Rosimeire Santana e aprovado por
Thalita Lin Netto Candido, nutricionista fiscal da UFT,
traz o menu de 17 a 21 jul 2017, é:

2ª-feira - dia 17




Prato principal
feijoada

Salada
tomate e alface
beterraba ralada
pepino couve e rúcula

Guarnições
farofa de cebola
Cenoura sauté
arroz
feijão

Suco
acerola

Sobremesa
pé de moleque

Opção vegetariana
omelete vegetariana


3ª-feira - dia 18




Prato principal
coxa e sobrecoxa assada

Salada
acelga com rúcula e cenoura
alface
tabule

Guarnições
chuchu refogado
macarrão ao sugo
arroz
feijão carioca

Suco
goiaba

Sobremesa
laranja

Opção vegetariana
mix de vegetais com ovos


4ª-feira - dia 19


Prato principal
iscas de carne acebolada

Salada
repolho branco, repolho roxo e alface
beterraba cozida
tomate com pepino

Guarnições
farofa de banana
sopa de berinjela
arroz
feijão carioca

Suco
caju

Sobremesa
maçã

Opção vegetariana
ovos cozidos


5ª-feira - dia 20


Prato principal
bife ao molho madeira

Salada
acelga com abacaxi
vinagrete
alface

Guarnições
jardineira de legumes
batata sauté
arroz
feijão carioca

Suco
limão

Sobremesa
melão

Opção vegetariana
almôndegas ao molho


6ª-feira - dia 21

Prato principal
grelhado misto (frango e calabresa)

Salada
 rúcula com couve
alface com tomate
cenoura ralada

Guarnições
    pirão de frango
abobrinha refogada
arroz
 feijão preto

Suco
laranja

Sobremesa
banana

Opção vegetariana
torta de legumes e pts