sábado, 8 de abril de 2017

Press Release – Ano 2 – nº 032 – 08 de abril de 2017

Editorial
   De paidagōgós (παιδαγωγός) a intelectual refinado http://bit.ly/2nVOWVo

Palestra
   O que diferencia o docente dos outros profissionais? http://bit.ly/2nqN8rs

Cineclube
   Cineclube exibe o filme 'Zelig' neste sábado, no Câmpus de Araguaína http://bit.ly/2nW1n3r

Colóquio
   I Colóquio Paulo Freire http://bit.ly/2nqPqqq

Informes
   Eleições para o Diretório Acadêmico de Araguaína (DAUFTA) http://bit.ly/2nCGtq0

   Eleições para o Centro Acadêmico de Biologia http://bit.ly/2oNnYUc

Notícias
   Palestra sobre identidade profissional e formação docente abre Ciclo de Diálogos do Curso de
   Biologia http://bit.ly/2nBCRUk

   Seminário debaterá conflitos e resistências entre movimentos sociais e expansão do agronegócio
   http://bit.ly/2ozkiVO

   UAB/DTE seleciona tutores para cursos de graduação e especialização a distância
   http://bit.ly/2nHawNm

   Palestras e apresentações marcam encerramento do I Ciclo de Diálogos do Curso de Biologia
   http://bit.ly/2nVUI9n

   Distribuição de recursos na matriz orçamentária é debatida com estudantes http://bit.ly/2nOm5BH

   Mestrado em Filosofia terá aula inaugural com Marilena Chauí http://bit.ly/2oPMtzK

   Delegados definem que auxílio permanência na UFT priorizará moradia e alimentação
   http://bit.ly/2oa8KFp


Antonio Carlos Ribeiro
Reg. Prof. FENAJ 7235

Se desejar ler o Jornal UFT Araguaína acesse informativoarag.blogspot.com.br
Para ler os Press Release, clique no http://bit.ly/2c3rnc7

Editorial - De paidagōgós (παιδαγωγός) a intelectual refinado

08.04.2017

A semana que passou deixou um legado de denúncia, protesto e reflexão para todos que exercem a profissão de professor. A maestria para o exercício da pedagogia - do grego antigo paidagogós (paidos, criança) e (gogía - conduzir ou acompanhar) provoca a discussão em torno das diversas expectativas que integram essa profissão.

Por estar associada desde os primórdios aos aios - escravos com alguma formação a quem era confiada desde a infância a educação dos filhos dos nobres - a formação de cidadãos livres, nobres e com papel político era entregue a quem não tinha sequer vontade própria. Daí a relação de amizade dos que foram formados por esses tutores e que mantém essas marcas na atualidade, como bem explicitou a professora Thelma Pontes Borges, ao falar da 'Interface Psicanálise e Educação: a função materna e o ato educativo'.

Por outro lado, ganha a dimensão de atuação, intervenção e respeitabilidade que  as elites brasileiras nunca atribuíram a esses profissionais. Isso transparece quando são comparados pela remuneração aos profissionais das demais áreas e com a mesma formação. Como se as atividades de projetar, calcular, construir e produzir bens, artefatos e tecnologias fosse superior a de formar cidadãos livres, cultos e idôneos, como observou o professor Freud Romão, na palestra 'Identidade profissional e formação docente'.  

O papel da universidade, especialmente a UFT-Araguaína - com a maioria dos cursos de graduação nas licenciaturas - é empenhar-se pela respeitabilidade dos que associam a pesquisa científica à tarefa de humanização dos alunos que lhes foram confiados. Só quando as instituições do saber reconhecerem o valor desse profissional, o conjunto da cidade saberá valorizar sua atuação e dedicação que, no mais das vezes supera diversas limitações, ao dedicar-se a seus alunos, com sua vocação e conhecimentos.

Até porque ninguém conseguiu formação, respeitabilidade e expressão sem o que recebeu de seus professores.

sexta-feira, 7 de abril de 2017

Palestras e apresentações marcam encerramento do I Ciclo de Diálogos do Curso de Biologia

07.04.2017

Elini Oliveira

Apresentações e relatos de experiência dos estudantes, palestras e debates marcam o final da programação do I Circuito de Diálogos do curso de Biologia, do Câmpus de Araguaína, nesta sexta-feira (7). O evento, iniciado na última quarta-feira (5), vem discutindo questões relacionadas com a divulgação de ensino, pesquisa e extensão do curso de Biologia, por meio de minicursos, debates e palestras, como a de abertura, com o professor Freud Romão.

Palestra do professor Freud Romão, no Ciclo de Diálogos
(Foto: Antonio Carlos Ribeiro/UFT)

Na manhã desta sexta-feira ocorreram mesas de diálogo compostas por professores dos cursos de Biologia, Geografia, Letras e Matemática e palestra com a professora Claudia Scarelli com o tema “Iniciação científica e os programas PIBIC e PIVIC na UFT”. A programação continua à tarde, das 14h às 18h, com os estudantes do curso de Biologia apresentando um relato de experiência.

Ainda na parte da tarde ocorrerão três palestras, na sala G4 do Anfiteatro: “Interface Psicanálise e Educação: a função materna e o ato educativo”, de 19h até 20h10, com a professora Thelma Pontes Borges; “TCC: o olhar do pesquisador sobre o seu objeto”, de 20h10 até 21h10, com o professor João de Deus Leite. (Colaborou Lukas Ramos)

A professora Thelma Pontes Borges discute a função materna e o ato educativo
(Foto: Antonio Carlos Ribeiro/UFT)

O professor João de Deus Leite discorreu sobre o TCC: o olhar do pesquisador sobre o seu objeto
(Foto: Antonio Carlos Ribeiro/UFT)

Distribuição de recursos na matriz orçamentária é debatida com estudantes

07.04.2017

Samuel Lima

Como parte do Fórum de Assistência Estudantil, promovido no auditório do Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica) durante toda esta sexta-feira (7), o pró-reitor de Avaliação e Planejamento, Eduardo Andreas Lemus Erasmo, apresentou detalhes sobre como é a distribuição de recursos dentro da matriz orçamentária do Ministério da Educação para as universidade federais.

Mesa de abertura do Fórum reuniu representantes Reitoria, pró-reitorias, direções de
câmpus e de estudantes (Foto: Samuel Lima/Dicom)

A mesa de abertura do evento contou com o vice-reitor no exercício da Reitoria, Luis Eduardo Bovolato, os pró-reitores de Assuntos Estudantis, Kherlley Caxias Barbosa; de Avaliação e Planejamento, Eduardo Andreas Lemus Erasmo; de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, Maria Santana Milhomem; de Pesquisa e Pós-graduação, Raphael Sanzio Pimenta; também o diretor do Câmpus de Arraias, Antonivaldo de Jesus - representando todos os diretores de Câmpus e o acadêmico Felipe Wenderson Martins da Silva, do curso de Pedagogia do Câmpus de Tocantinópolis, representando os outros 13 delegados dos câmpus no evento. O vice-reitor Bovolato destacou a importância do evento com a participação democrática dos estudantes na construção da política de assistência estudantil.


Orçamento e divisão dos recursos

O pró-reitor Erasmo discorreu sobre a Portaria MEC 651/2013, explanando aos estudantes delegados dos câmpus da UFT e outros participantes do Fórum como é dividido o recurso da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LOA) para o setor da Educação e também sobre as fórmulas aplicadas pelo Ministério da Educação para a divisão dos recursos para as universidades; estas fórmulas agregam, entre outros pontos, número de alunos ingressantes e ultimamente o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado.

Pró-reitor de Avaliação e Planejamento, Eduardo Andreas Lemus Erasmo, explica
a matriz orçamentária (Foto: Samuel Lima/Dicom)

A Portaria discorre, especificamente, sobre a Matriz de Orçamento de Outros Custeios e Capital - Matriz OCC, como instrumento de distribuição anual dos recursos destinados às universidades federais. O documento leva em conta indicadores relativos ao número de alunos matriculados e concluintes da graduação e pós-graduação de cada universidade, além de indicadores de qualidade dos cursos e o indicador de eficiência/eficácia da relação professor-aluno.

Após a palestra, foi aberto espaço para intervenções dos estudantes, que apontaram necessidades de subsistência (alimentação e moradia, entre outras) e permanência que precisam ser plenamente contempladas com o recurso da assistência. A estudante Luciana Nunes da Silva, do curso de Educação do Campo do Câmpus de Tocantinópolis revelou como gasta o recurso da bolsa permanência que recebe , enfatizando que é insuficiente para a subsistência do estudante em suas necessidades básicas de alimentação, moradia e transporte.

A acadêmica Luciana Nunes, de Tocantinópolis, disse que o recurso da bolsa
permanência é insuficiente (Foto: Samuel Lima/Dicom)

Outros acadêmicos pontuaram questões relacionadas com o orçamento diretamente para o pró-reitor Erasmo, que respondeu às perguntas, esclarecendo como os recursos são destinados para as determinadas finalidades. O pró-reitor falou da possibilidade de renovação da matriz orçamentária interna em função da distância dos câmpus e também levando em conta os cursos novos.

O pró-reitor de Assuntos Estudantis, Kherlley Caxias Barbosa, enfatizou que na parte da tarde as discussões em torno dos recursos poderão ser mais aprofundadas, já partindo para a construção da Proposta de Minuta de Resolução da Política de Assistência Estudantil, com a participação mais efetiva dos delegados escolhidos nos câmpus em reuniões anteriores.


PROGRAMAÇÃO

14h às 14h30 - Apresentação da Proposta de Minuta de Resolução de Política de Assistência Estudantil da UFT
14h30 às 15h30 Discussão
15h30 às 18h - Encaminhamentos
18h - Encerramento

Mestrado em Filosofia terá aula inaugural com Marilena Chauí

07.04.2017

Samuel Lima

A palestra da professora Marilena Chauí, por meio de teleconferência, abrirá na próxima segunda-feira, às 18h30 no Bloco IV (Reitoria) no Câmpus da UFT em Palmas, as aulas do Mestrado Profissional em Filosofia (Prof-Filo). O programa é desenvolvido em rede e conta com núcleos situados em todas as regiões do país e integra um total de 16 universidades, entre elas a UFT.

Profª Drª Marilena Chauí

Segundo o professor Paulo Sérgio Gomes Soares, a UFT ofertou dez vagas e todas foram preenchidas; em toda a rede foram 185 vagas, sendo preenchidas 157. "Acreditamos estar dando um grande passo na consolidação da Filosofia, enquanto campo de conhecimento, no Estado do Tocantins, e contribuindo para a formação e qualificação especializada de professores na região da Amazônia Legal", diz Soares.

A palestra de Marilena será transmitida pelo sistema de teleconferência da Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do canal da Universidade no Youtube (https://www.youtube.com/user/TVUFPR). A aula inaugural faz parte do I Ciclo de Debates sobre o Ensino de Filosofia, que seguirá com outras palestras e mesa-redonda até o dia 12 de abril.

Rede

Participam da Rede do Mestrado Profissional em Filosofia as seguintes universidades:

Universidade Federal do Tocantins (UFT)
Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
Universidade Federal do Piauí (UFPI)
Universidade Federal do ABC (UFABC)
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)
Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)
Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Universidade Federal do Ceará (UFCE)
Universidade Federal de Montes Claros (UNIMONTES)
Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN)
Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
Confira abaixo a programação do I Ciclo de Debates:

PROGRAMAÇÃO

Dia 10/04/2017 – Auditório da Reitoria, Bloco IV, às 18h30

Aula inaugural: Prof. Drª. Marilena Chaui (USP)

A aula será transmitida pela UFPR TV, por meio do seu canal no youtube (https://www.youtube.com/user/TVUFPR)

Dia 11/04/2017 - Auditório da Reitoria, Bloco IV, às 18h30

Palestra: "Ensino de Filosofia no Brasil: avanços e desafios" - Prof. Dr. Pedro Gontijo (UnB); Mediador: João Paulo Simões Vilas Bôas

Transmissão pelo canal do youtube: https://www.youtube.com/user/suportedtiuft/live

Dia 12/04/2017 - Auditório da Reitoria, Bloco IV, às 18h30

Mesa Redonda:

Mediador: Eduardo Simões Silva

“Ensino de Filosofia: uma proposta de politização a partir da Teoria Crítica de Herbert Marcuse” – Prof. Dr. Paulo Sérgio Gomes Soares (UFT).
“Tópicos sobre Ensino de Filosofia ciência e tecnologia” - Prof. Me. Leandro Beck Freiberg (UFT).
“A Filosofia e a docência: algumas reflexões à luz de Theodor Adorno” – Prof. Dr. Roberto Amaral (UFT).
Transmissão pelo canal do youtube: https://www.youtube.com/user/suportedtiuft/live

Delegados definem que auxílio permanência na UFT priorizará moradia e alimentação

07.04.2017

Paulo Teodoro

Os recursos do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) na Universidade Federal do Tocantins vão priorizar o auxílio permanência e, seguindo os eixos prioritários, atender moradia e alimentação, de acordo com a realidade de cada câmpus. Esta destinação foi resultado dos encaminhamentos finais do Fórum de Assistência Estudantil realizado por toda esta sexta-feira (7), no Centro Universitário Integrado de Ciência Cultura e Arte (Cuica), em Palmas. Ficou decidido ainda que os câmpus de Arraias, Miracema e Tocantinópolis sejam priorizados, pois são os que recebem menos recursos de assistência estudantil e não contam com Restaurante Universitário (RU).

Delegados dos câmpus durante votação acerca da destinação de recursos do Pnaes
(Foto: Daniel dos Santos/Dicom)


As definições foram tomadas por estudantes escolhidos em assembleias anteriores para atuarem como delegados de cada câmpus. O titular da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Proest), Kherlley Barbosa, afirmou que irá fazer uma solicitação para que os recursos que hoje são destinados à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex) referentes à área de Esporte, e os recursos que estão vinculados à área estudantil e que estão na Pró-reitoria de Graduação (Prograd) voltem para a Proest; ele pontuou que irá fazer um pedido de crédito suplementar para as duas pró-reitorias.

Após a apresentação de proposta de Minuta, os delegados receberam um prazo para que pudessem a analisar o documento e propor alterações. Uma nova reunião será marcada, com a presença de pelo menos um delegado de cada câmpus, para que esse processo seja finalizado.

Discussões

Durante a tarde, o debate ficou entre os delegados discentes de cada câmpus e o pró-reitor Barbosa. Na discussão, os alunos destacaram a necessidade de uma revisão na distribuição orçamentária proposta pela Proest, que destinou mais recursos para a área de Esportes, por exemplo, do que para a área de moradia.

De acordo com o pró-reitor, a assistência estudantil da Universidade foi criada pensando em atender às necessidades básicas dos estudantes e, atualmente, existe uma outra demanda, que é distribuir o recurso entre os dez eixos do Pnaes (moradia estudantil, alimentação, transporte, atenção à saúde, inclusão digital, cultura, esporte, creche, apoio pedagógico e acesso, participação e aprendizagem de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação). "É difícil conciliar os dois pontos; proponho que os câmpus de Arraias, Miracema e Tocantinópolis, que hoje são atendidos com apenas um auxílio, possam receber pelo menos mais um", reitera.

A estudante do curso de Pedagogia, Alyne Soares, destacou a importância da assistência estudantil para que os alunos permaneçam na graduação e ressaltou que o esporte é essencial, mas em um contexto de cortes de gastos, a priorização do esporte em detrimento de itens básicos, não é viável. Além disso, ressaltou que a Universidade precisa pensar também no auxílio-creche. "A UFT têm muitas estudantes que são mães, que precisam do auxílio-creche e a Universidade não dispõe de um espaço para que elas possam deixar seus filhos durante as aulas e essa situação precisa mudar", afirma.

Já o estudante do curso de História do Câmpus de Araguaína, Danilo Garcia dos Santos, salientou que é preciso que a UFT construa Casas do Estudante próprias, e que melhor atendam às necessidades dos alunos, para que eles não precisem depender do auxílio permanência.

Cineclube exibe o filme 'Zelig' neste sábado, no Câmpus de Araguaína

07.04.2017

Elini Oliveira




Cartaz de divulgação Cineclube de Araguaína

O longa-metragem Zelig (1983), do aclamado diretor Woody Allen, será exibido neste sábado (08), às 14h, no auditório II, Bloco C, da Unidade Cimba do Câmpus da UFT em Araguaína. A exibição faz parte da programação do projeto de Extensão denominado Cineclube de Araguaína, que segue neste mês a temática de filmes pós-modernistas. Depois do filme será realizado um debate com os presentes sobre  a temática.

Zelig foi um dos primeiros filmes na categoria Mockumentary ou "pseudo-documentário", uma espécie de ficção em tom de documentário. Vencedor do Oscar de melhor fotografia e melhor figurino e indicado ao Globo de Ouro na categoria de melhor comédia e melhor ator.


Sinopse

A obra narra a história de Leonardo Zelig (estrelado pelo próprio Woody Allen) que é chamado de homem-camaleão, pois tinha o dom de modificar a própria aparência e se tornar em quem quisesse para agradar a outras pessoas.


Ficha Técnica
Ano: 1983
Titulo original:  Zelig
Gênero: Comédia
Diretor: Woody Allen
País: Estados Unidos
Detalhes: 79 minutos

I Colóquio Paulo Freire

07.04.2017

O Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território (PPGCult) apresenta o 


quinta-feira, 6 de abril de 2017

Eleições para o Centro Acadêmico de Biologia

06.04.2017

A Comissão Eleitoral do Centro Acadêmico de Biologia, através de seu presidente Rael Gomes Costa, convoca a eleição para o Centro Acadêmico.

As inscrições das chapas iniciarão às 8h do dia 5 de abril e serão encerradas às 22h do dia 12 de Abril de 2017, na Universidade Federal do Tocantins, câmpus de Araguaína.

Mais informações podem ser obtidas por telefone ou whatsapp com os representantes da Comissão Eleitoral: Rael Gomes (63) 99289 2427, Jaziel Coutinho (63) 99248 5901 e Antônio Rhamon (94) 99252 8706

quarta-feira, 5 de abril de 2017

O que diferencia o docente dos outros profissionais?

05.04.2017

Antonio Carlos Ribeiro

Essa foi a pergunta-chave da palestra proferida pelo Prof. MSc Freud Romão, realizada na quinta-feira, dia 5, no I Circuito de Diálogo e Divulgação de Ensino, Pesquisa e Extensão, promovido pelo Curso de Licenciatura em Biologia, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Araguaína.

Compuseram a mesa de abertura do evento as professoras Lilyan Rosmery Luizaga, Domênica Palomares M. de Sousa e Tatiane Marinho Vieira Tavares, e o professor José Manoel Sanches da Cruz Ribeiro, diretor do Câmpus de Araguaína, que destacou o fato deste câmpus ter crescido em eventos acadêmicos. Ele observou que entre as marcas estão a construção da identidade do docente, a visão interdisciplinar entre os saberes, a formação acadêmica dos alunos - especialmente em redação de artigos e monografias -, a ênfase nos programas PIBIC, PIBID e PIVIC, e os relatos de experiências e alunos, que ele julga fundamentais. E declarou aberto o I Circuito de Diálogo e Divulgação de Ensino, Pesquisa e Extensão.



Em seguida houve um momento cultural com o cantor Mateus Mesquita, que apresentou as músicas 'Quem sabe faz a hora' (Geraldo Vandré), 'Tá tudo errado' (dele próprio) e 'Vila do Sossego' (Zé Ramalho).

A professora Lilyan Rosmery Luizaga historiou o surgimento da UFT Câmpus de Araguaína, a partir da antiga UNITINS, rememorando professores, reitores e o esforço conjunto dos alunos naquela caminhada, que nos equipa para outra etapa que é a da construção da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT).

A professora Domênica Palomares M. de Sousa, coordenadora do Curso de Licenciatura em Biologia, apresentou o PPC do curso, de 2010, destacando os conhecimentos sólidos e as alternativas educacionais, os eixos - humanidades e sociedade, linguagens, conhecimentos específicos, estudos integrados e contemporâneos, epistemológicos e pedagógicos - e os diversos temas geradores, a estes integrados. Falou dos egressos do curso, das evasões, que neste ano foi apenas uma, e as mudanças da matriz do curso, pensadas desde 2014.

O professor Freud Romão, do Colegiado de Matemática, ministrou palestra sobre 'Identidade profissional e formação docente'. Começou afirmando que os professores são a única classe profissional que não tem um organismo federal de classe, como acontece com médicos, advogados, contadores, etc.


Levantou questões, desafiando os ouvintes a  refletirem, como a educação com forte apelo ao conhecimento técnico-científico que não conseguiu as mesmas condições do aparato tecnológico 'globalizado', e a comparou com a burguesia que cresce a partir do séc. XVII ao XIX, levando consigo grandes agentes financiadores. Com isso o Brasil ficou encurralado a implementar as mudanças para alavancar sua educação, nunca satisfatoriamente apoiada.

Isso explica porque o Programme for International Student Assessment (PISA) - que tem as ciências, a matemática e a leitura em sua base de análise educacional - sempre destacou nossas dificuldades, que ainda hoje retardam nosso avanço, enfatizou.

Ele conclamou os que atuam na universidade brasileira a perceberem como precisamos de professores nesta época tecnológica para ensinar a usar todo o aparato inventivo. Denunciou o déficit de professores nas Ciências Naturais e na Matemática, indagando: por que até este momento nós só consumimos mas não produzimos tecnologia?

Lembrou que Ensino é área estratégica nas Universidades, especialmente as voltadas para as demandas regionais. Registrou o empenho dos Institutos Federais de Educação pela oferta de cursos de Ciências Naturais e Matemática. E concluiu deixando a tarefa de coadunar a identidade profissional dos professores e os saberes científicos e humanitários ministrados, para conseguirmos avançar.

terça-feira, 4 de abril de 2017

Palestra sobre identidade profissional e formação docente abre Ciclo de Diálogos do Curso de Biologia

04.04.2017

Elini Oliveira

A palestra “A identidade profissional do professor e as políticas públicas de formação docente: o caso das Ciências Naturais e da Matemática”, com o professor Freud Romão, do Curso de Matemática, abre, nesta quarta-feira (05), o I Ciclo de Diálogos e Divulgação de Ensino, Pesquisa e Extensão do Curso de Biologia. A atividade ocorre a partir das 19h, na sala G4 do Anfiteatro a programação do Câmpus de Araguaína (Unidade Cimba).

Prof. MSc Freud Romão, coordenador do Curso de Licenciatura em Matemática  

O credenciamento iniciará às 14h e terminará ás 18h, no hall de entrada do Anfiteatro. O evento segue até sexta-feira, dia 7 de abril. Ao final, os participantes com, no mínimo, 75% de presença, receberão certificado com carga horária total de 19 horas. 

Além da palestra, o primeiro dia de evento terá momentos culturais e a apresentação do Curso de Biologia com as professoras Domênica Mariano e Claudia Scarelli.

O Circuito é promovido pelo Curso de Biologia em parceria com a Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex), Direção do Câmpus de Araguaína e apoio do Núcleo de Desenvolvimento e Práticas Sociais (Nudeps).

Seminário debaterá conflitos e resistências entre movimentos sociais e expansão do agronegócio

04.04.2017

Paulo Aires

“Os movimentos sociais e a expropriação camponesa para a expansão do território do agronegócio: conflitos e resistência”  é o tema do II Seminário Integrado, promovido pelo Grupo de Estudos Agrários de Direitos Humanos (GEADH) em parceria com a Comissão Pastoral da Terra (CPT). O evento ocorrerá nos dias 10 e 11 de maio,  no Câmpus de Araguaína. As inscrições são presenciais e estão abertas desde o dia 24 de março e vão até 10 de maio, início do Seminário. O local de inscrições é no laboratório LEADH, sala 02, bloco C – Unidade Cimba do Câmpus de Araguaína.


Segundo o coordenador do seminário, professor Alberto Lopes, o objetivo geral é “compreender a questão agrária no Brasil e especificamente no Estado do Tocantins a partir da concentração fundiária e do resultado de manifestações dos movimentos sociais em defesa do acesso a terra, do acesso a água e do acesso ao trabalho.”

Como abordagem geral do tema do evento, Lopes ressalta ainda que a história da estrutura fundiária brasileira baseia-se na concentração da terra nas mãos de poucos, constituída pela exploração da mão-de-obra seja ela escrava ou livre para a produção da monocultura e acumular riquezas. Dessa maneira, as políticas da questão agrária no Brasil sempre valorizaram o poder de dominação dos donos dos meios de produção, criando leis para favorecer a expansão da grande propriedade e garantir a concentração das riquezas.

Programação

Na programação, estão previstos debates, oficinas, apresentação cultural e mesas-redondas acerca dos temas "As vozes dos sujeitos do campo contra a expropriação no norte do Estado do Tocantins"; "A agricultura e urbanização na América Latina"; "Trabalho escravo"; "O agronegócio, o Matopiba e a realidade do campo no estado do Tocantins"; "Os movimentos sociais e a expropriação camponesa para a expansão do território do agronegócio: conflito e resistência".

Entre os objetivos específicos do Seminário estão a discussão do papel dos movimentos sociais na luta pela terra, pelo processo de exclusão e expropriação camponesa pelo agronegócio baseado na concentração da riqueza e aumento da miséria; a análise das formas de conflitos gerados pela água, pela terra e pelo trabalho para manter a concentração da riqueza pelos os donos dos meios de produção; a discussão com os movimentos sociais e instituições governamentais e não governamentais sobre a questão da reforma agrária no país, o direito a terra como elemento primordial para a vida camponesa; e debate sobre os direitos fundamentais como saúde, escola, segurança, água, na perspectiva dos direitos humanos.

O evento tem inscrições de variam de R$ 10 a R$ 20, conforme o público (veja quadro abaixo), e a participação nos minicursos demanda investimento de R$ 10.

Valor das Inscrições:

Alunos/as das IES: R$ 10
Servidores das IES: R$ 20
Comunidade externa: R$ 20
Minicursos: R$ 10

segunda-feira, 3 de abril de 2017

Eleições para o Diretório Acadêmico de Araguaína (DAUFTA)

03.04.2017

A Comissão Eleitoral torna público o  período de inscrições para o

Diretório Acadêmico de Araguaína (DAUFTA)

 que serão realizadas do dia 03 a 11 de Abril de 2017, das 8h às 11h, das 14h às 18h e das 19h às 22h na sala do DAUFTA (Bloco C, saída lateral, próximo à Copiadora).

Os cargos para o pleito devem ser de acordo com o Regimento Eleitoral - que pode ser obtida no DAUFTA - e com o preenchimento e entrega da ficha de Inscrição.


Rodrigo Gomes de Sousa
Presidente da Comissão Eleitoral

domingo, 2 de abril de 2017

UAB/DTE seleciona tutores para cursos de graduação e especialização a distância

02.04.2017

Samuel Lima

Com oferta de 35 vagas, a Diretoria de Tecnologias Educacionais da UFT (DTE), por meio do Núcleo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) lançou Edital abrindo período de inscrições para selecionar tutores que atuarão nos cursos do Ensino a Distância de graduação e pós-graduação lato sensu. A inscrição, gratuita, pode ser feita até às 17h do dia 07 de abril. No site da DTE é possível acessar tanto o Edital quanto a Ficha de Inscrição.


O diretor da DTE e coordenador da UAB, Damião Rocha, destaca a boa procura pelos cursos de Ensino a Distância da UFT. “A seleção de alunos para a EaD da UFT neste semestre teve o diferencial da maior concorrência da história da modalidade na Universidade", comemora. Segundo ele, pelos dados da Comissão Permanente de Seleção (Copese), foram 4.088 inscritos, tendo sido efetivadas 2.397 inscrições para três especializações, e 1.323 para cursos de graduação.

Rocha frisa ainda que “esse interesse na Educação a Distância demonstra a consolidação da educação mediada por tecnologias digitais, e resulta também do excelente trabalho de equipe realizado desde a campanha de divulgação até as matrículas através do envolvimento e participação efetiva dos gestores EaD, coordenadores de polo, tutores, a direção da Diretoria com o apoio institucional da Reitoria e a parceria da Copese no Processo Seletivo”.

Ao selecionado para ser tutor de cursos EaD de graduação ou pós-graduação lato sensu será concedida uma bolsa no valor de R$ 765. Entre os requisitos para participar da seleção está a necessidade da apresentação de documento que comprove formação de nível superior e experiência mínima de um ano no magistério superior, conforme o Termo de Compromisso firmado junto à DTE/UFT.

São ofertados pelo Sistema UAB/UFT cinco cursos de graduação, sendo as licenciaturas Ciências Biológicas, Física, Química e Matemática e o bacharelado em Administração Pública, além de três especializações: Administração Pública, Administração Pública Municipal e Administração Pública em Saúde.

Análise curricular e Barema

Para este Edital de Seleção de Tutores, a seleção será baseada na metodologia de Análise Curricular, não havendo provas objetivas ou testes avaliativos. Essa metodologia por meio do Barema consiste na contagem da experiência profissional aceita como requisito de seleção e classificação. O Barema (ficha, quadro, tabela) é um instrumento que facilita e objetiva a valoração de dados pessoais conforme a experiência acadêmico-profissional de um candidato(a).