sábado, 14 de janeiro de 2017

Escritas divulga chamada de publicação

14.01.2017

O Prof. Dr. Dernival Venâncio Ramos Junior e a Profª Drª Rosária Helena Ruiz Nakshima, editores de Escritas: Revista do Curso de História de Araguaína, divulgam o presente Dossiê, Ensino de História: "A História na Sala de Aula", é concebido a partir da crescente necessidade de ampliar as discussões sobre a História em sua relação com o ensino, em especial, as pesquisas articuladas aos saberes docentes na sala de aula.


Pensamos no dinamismo da História e do Ensino de História à medida que consideramos professores e alunos como sujeitos do conhecimento histórico. Conforme Silva e Fonseca (2007 p.63-64): “É nas relações entre professores, alunos, saberes, materiais, fontes e suportes que os currículos são, de fato, reconstruídos”.

A fecundidade da História está, justamente, na capacidade de retomar aspectos do passado numa outra perspectiva. Esperamos artigos que contemplem o complexo universo da sala de aula, sejam para tratar sobre processos, dinâmicas, estratégias de ensino, procedimentos didáticos e/ou questões relacionadas ao ensino de História na Educação Básica e Superior.

Nesse sentido, a Revista Escritas convida os pós-graduados, mestres - em especial os do PROFHISTÓRIA - e doutores que investigam as dimensões do ensino de História no Brasil Contemporâneo, com enfoque no ensino e aprendizagem de História no espaço escolar, a submeterem seus artigos para avaliação e possível publicação.

Esta edição será Organizada por Marieta de Moraes Ferreira (UFRJ-PPGHIS e FGV) e Vera Lúcia Caixeta (UFT)

Os textos deverão ser enviados eletronicamente pela plataforma da Revista Escritas (https://sistemas2.uft.edu.br:8004/index.php/escritas/announcement/view/97). O prazo é 10 de agosto de 2017.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Press Release – Ano 2 – nº 021 – 13 de janeiro de 2017

Editorial
   Duas boas notícias numa semana http://bit.ly/2jc1Uis

Notícias
   UFNT terá 491 novos cargos, pela LDO http://bit.ly/2ikEqn8

   Estudantes contam suas experiências com a leitura e indicam obras http://bit.ly/2ioXB2x

   Luiza Silva participa de entrevista na Rádio UFT sobre coletânea da EDUFT http://bit.ly/2jc1zMo

   Projeto de Lei que cria a UFNT já está na Comissão de Educação http://bit.ly/2jo8C2h

TV UFT Araguaina
   Rios Voadores http://bit.ly/2j5l1sb

Edital
   Prograd publica 2ª Chamada do Extravestibular http://bit.ly/2ioXYtV

Informes
   RTG publica chamada de artigos http://bit.ly/2ihr2oA

Imagens
   Como chegamos a ser quem somos? http://bit.ly/2iLYKyB

Antonio Carlos Ribeiro
Reg. Prof. MTE 7235

Se desejar ler o Jornal UFT Araguaína acesse informativoarag.blogspot.com.br
Para ler os Press Release, clique no http://bit.ly/2c3rnc7

Editorial - Duas boas notícias numa semana

13.01.2017

A primeira, é que o Projeto de Lei (PL 5274/2016) do Governo Federal que cria a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) já está com a Comissão de Educação desde 19 de dezembro de 2016.

A segunda, é que a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) nº 13.414, aprovada em 10 de janeiro de 2017, que autoriza a criação de 491 cargos para a UFNT, entrou em vigor no dia seguinte.

Isso significa que os avanços iniciais - a aprovação por unanimidade na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, e a aprovação da dotação orçamentária, para o provimento de 491 cargos - já foram alcançadas.

As próximas etapas são as aprovações na Comissão de Educação, e em seguida, nas comissões de Finanças e Tributação, e Constituição, Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados, e enviadas ao Ministério da Educação, do Poder Executivo.

Dos 491 cargos aprovados, 316 são de confiança e outros 175 destinam-se ao quadro de servidores efetivos da carreira técnico-administrativa em educação, níveis médio e superior.

As receitas já estão estimadas e a despesa da União fixada para o exercício financeiro deste ano. Até aqui, já chegamos!

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

UFNT terá 491 novos cargos, pela LDO

11.01.2017

Antonio Carlos Ribeiro

O Diário Oficial da União (DOU) publicou a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que autoriza a criação de 491 cargos para a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), além das outras quatro universidades federais criadas pela Presidenta Dilma Rousseff.


O Projeto de Lei (PL5274/2016) que cria a  Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) foi aprovado na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público e já está na Comissão da Educação, da Câmara dos Deputados.

A aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias nº 13.414, aprovada em 10 de janeiro de 2017 e divulgada hoje, estima a receita e fixa a despesa da União para o exercício financeiro deste ano.

A LDO autoriza a criação de 491 novos cargos para a UFNT, dos quais, 316 são cargos de confiança e outros 175 destinam-se ao quadro de servidores efetivos da carreira técnico-administrativa em educação, níveis médio e superior.

As demais universidades federais criadas tiveram a quantidade de novos cargos divulgada (Catalão-GO, 353; Delta do Parnaíba-PI, 541; Rondonópolis-MT, 543; e Jataí-GO, 333).

Rios Voadores

11.01.2017

Antonio Donato Nobre explica como e porque os Rios Voadores são ligados a florestas nativas.



Qual as consequências benéficas para o ciclo hidrológico da América do Sul desse funcionamento magnifico da Natureza.


Prograd publica 2ª Chamada do Extravestibular

11.01.2017

Samuel Lima
 
Os candidatos que participaram do Processo Seletivo de Transferência Interna e Facultativa, Reingresso e de Ingresso de Portador de Diploma nos cursos de graduação para 2016/2 ou 2017/1, o Extravestibular, devem ficar atentos. A Pró-reitoria de Graduação da UFT (Prograd) publicou na tarde desta terça-feira (10) a lista de aprovados em 2ª Chamada.

Os aprovados devem realizar cadastro e matrícula nos dias 13 e 16 de janeiro de 2017, no câmpus do curso para o qual se inscreveu, conforme os locais e horários descritos no Edital publicado (vide link abaixo). No documento também é possível encontrar a lista de documentos requeridos para matrícula, além de formulários.

RTG publica chamada de artigos

11.01.2017

A Revista Tocantinense de Geografia (RTG) (ISSN 2317-9430), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Araguaína, publica chamada para apreciação de artigos, ensaios e resenhas para publicação nos âmbitos de Ensino, Pesquisa e Extensão, relacionados aos campos específico e multidisciplinar das Ciências Humanas, Sociais e Agrária.



A RTG tem a avaliação Qualis B5 em Geografia e B4 em Planejamento Regiona e Demografia. Os artigos encaminhados são avaliados e, se recomendados, são publicados em 45 dias. Interessados na publicação devem acessar o link revistas.uft.edu.br

Estudantes contam suas experiências com a leitura e indicam obras

11.01.2017

Érica Regina Ferreira e Samuel Lima

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) tem bibliotecas abertas ao público com acervo amplo em todos os sete câmpus, e o período de férias é um bom momento para os estudantes explorarem esse ambiente com calma e desfrutar de uma boa leitura sem pressa. As leituras técnicas de livros teóricos indicados para cada curso são a preferência dos usuários. Aos que procuram se deleitar em outros tipos de leitura, as bibliotecas contam com variados exemplares, entre esses clássicos, entretenimento, literatura brasileira e autores contemporâneos e tocantinenses. Muitos estudantes da UFT estão aproveitando o período de recesso para colocar a prática da leitura em dia.

Biblioteca Central, no Câmpus de Palmas (Acervo/Dicom)

O professor do curso de Letras, do Câmpus de Araguaína, Márcio de Melo, falou sobre o espaço que a leitura tem nos dias de hoje, em que a internet domina os meios de comunicação. “Navegar na internet não deixa de ser um ato de leitura, mas em relação às literaturas ‘clássicas e escolares’, há de fato, uma perda de espaço. No entanto, outros tipos de literaturas têm conseguido ganhar os jovens; além disso, a facilidade de acesso ao e-book, e jogos eletrônicos que são inspirados em grandes clássicos, movimentam o mercado editorial e faz com que os adolescentes continuem lendo, mesmo nos dias de hoje”, disse.

O estudante de Comunicação Social, Luís Felipe Gomes, falou da importância e influência da leitura na sua vida. “Acredito que ler seja essencial na vida de qualquer pessoa. A leitura molda caráter, nos enriquece com cultura e conhecimento e, sendo assim, esta prática tem influenciado até hoje no meu modo de ser. Não há maneira melhor de expandir horizontes do que lendo”, declarou.

Gomes ainda falou sobre as obras que tem lido no período das férias. Ele indicou alguns livros para quem ainda não tem o hábito de ler regularmente. “No momento estou lendo o livro ‘A Condenada’, de Chuck Palahniuk. Outras obras que li recentemente e gostei bastante foram o ‘O Beijo de Vesúvio’, de Paulo Aires, e ‘A Passeio’, de Daniel dos Santos e Ciro Gonçalves. Estes dois últimos livros são de autores tocantinenses. Para aquelas pessoas que não tem o hábito de ler regularmente, eu indico o livro ‘A Passeio’, pois se trata de uma obra em quadrinhos, que é uma leitura mais atrativa, além de ser um livro bem humorado, pessoal e reflexivo, tudo em uma excelente dosagem”, concluiu.

Leandro Pires aproveita suas folgas para ler os livros sugeridos pelos professores.
(Foto:Érica Regina Ferreira)

Já o estudante do segundo período de Filosofia, Leandro Pires, procura ler em seu tempo de folga alguns livros indicados pelos professores durante a graduação. “Li recentemente ‘Ética a Nicômaco’, de Aristóteles, e ‘Fundamentação da Metafísica dos Costumes’, de Immanuel Kant. O livro de Aristóteles foi indicado em três disciplinas diferentes no primeiro período do curso. Essa foi uma leitura que me deu muito prazer, pois já sou familiarizado com a linguagem usada pelo autor, além de ter lido o livro quase dez vezes. Acredito que esta obra é uma boa sugestão de leitura para os estudantes que ainda vão começar o curso de Filosofia, e é um livro relativamente pequeno, podendo facilmente ser concluído durante as férias”, disse.

Assim como Pires, o estudante de Engenharia Civil e ex-aluno do curso de Ciência da Computação, Saulo de Souza, também indicou alguns livros para aqueles que estão iniciando a graduação. “Na área da Informática, os calouros podem ler ‘Use a cabeça! Desenvolvendo para Android’, de Dawn Griffiths e David Griffiths, além dos livros de Andrew Stuart Tanenbaum, que também são muito bons. Outra obra que indico, essa mais voltada para cálculos, é ‘O Cálculo com Geometria Analítica’, de Louis Leithold”, comentou.

Souza atribui suas vitórias ao hábito de ler e contou sobre o certificado de maior leitor que ganhou no ensino médio. “Estudei em escola pública de cidade pequena a vida inteira, e se não fosse a constante leitura durante a minha infância e adolescência, tenho plena certeza que não conseguiria uma vaga na universidade federal ou ser aprovado em concursos. No terceiro ano do ensino médio, cheguei a ler 72 livros da biblioteca escolar, e ganhei até um certificado de maior leitor da instituição”, declarou.


Acervo e Semana do Livro

Segundo dados do Sistema de Bibliotecas da UFT (Sisbib), o acervo total da Universidade é de mais 73 mil títulos e superando 254 mil exemplares, divididos pelas oito bibliotecas em sete câmpus. Os dados estão atualizados até o final do ano passado. Edson de Sousa Oliveira, diretor do Sisbib, informa que já há uma comissão trabalhando para a realização da III Semana do Livro e das Bibliotecas da UFT, que deverá ocorrer no segundo semestre deste ano. "É uma excelente oportunidade para consolidar o Sistema e integrar ainda mais a comunidade acadêmica em torno da importância da leitura", pontua o diretor.



Na última edição da Semana do Livro, realizada em 2014, foram realizadas diversas atividades, como palestras com temáticas voltadas para leitura e literatura, Cinebiblio, exposição de livros danificados e novos, encontro com autores tocantinenses, disponibilização de espaços de livre leitura para comunidade, varal literário, campanha de busca de livros, feira do escambo, oficinas, minicurso de teoria e práticas de preservação e conservação de acervos documentais e exposição de livros de autores tocantinenses.

Mural e exposição de autores tocantinenses foi uma das ações da II Semana do Livro em 2014
(Foto: Divulgação Sisbib UFT)

Leia mais sobre as bibliotecas e seu funcionamento durante o recesso no link abaixo:
Bibliotecas da UFT têm horário diferenciado no recesso

Como chegamos a ser quem somos?

11.01.2017


Luiza Silva participa de entrevista na Rádio UFT sobre coletânea da EDUFT

12.01.2017

A professora Dra. Luiza Silva, coordenadora do Profletras da UFT, Câmpus de Araguaína, participou do programa Café com Livro, falando a respeito do livro Ensino de Língua e Literatura: pesquisas na pós-graduação, editado pela EDUFT em 2014. Aprovada pelo primeiro edital da EDUFT, a obra teve como organizadores os professores Luiza Silva, Márcio Melo e Luiz Roberto Peel. 

A publicação reúne trabalhos resultantes das primeiras dissertações de mestrado produzidas pelo Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL), da UFT-Araguaína, gerando os dez capítulos escritos na parceria entre acadêmicos e respectivos orientadores.


Além de evidenciar as pesquisas introdutórias e linhas mestras do programa, o trabalho visa a subsidiar o fazer pedagógico sobretudo na educação básica, passando por temáticas diversas como a do letramento literário, o estágio supervisionado, a educação indígena, a educação no campo e o tratamento do gênero no contexto escolar. Acentua-se ainda a diversidade de perspectivas teóricas que subsidiam essas pesquisas e orientam diferentes abordagens para a prática pedagógica. 

O programa Café com Livro tem promovido uma série de entrevistas com autores e organizadores dos livros publicados pela editora da universidade. A entrevista deverá ir ao ar na próxima terça-feira, dia 17, às 20h, pela rádio UFT FM, 96,9.

domingo, 8 de janeiro de 2017

Projeto de Lei que cria a UFNT já está na Comissão de Educação

08.01.2017

Antonio Carlos Ribeiro

A criação da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), proposta pelo Projeto de Lei (PL 5274/2016) do Governo Federal e aprovada por unanimidade na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP), já está na Comissão da Educação, da Câmara dos Deputados.

O PL propõe o desmembramento dos Câmpus de Araguaína e Tocantinópolis, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), para constituírem a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), em proposta relatada pelo Deputado Carlos Eduardo Cadoca.



O PL segue sendo apreciado conclusivamente pelas Comissões, de acordo com o art. 24 II, razão pela qual tem prioridade (Art. 151, II, RICD) no Regime de Tramitação.

Proposta que transita na Câmara dos Deputados desde maio de 2016, já foi remetida desde 19 de dezembro à Comissão de Educação. Depois de aprovada, faltarão apenas as Comissões de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania.