sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Press Release – Ano 2 – nº 061 – 28 de outubro de 2017

Editorial
   Institucionalidade http://bit.ly/2iaKDUr

Evento
   Lutero, reformador na Igreja, inovador na Sociedade http://bit.ly/2iDXNNM

Seminário
   Inscrições para participação no XIII Seminário de Iniciação Científica
   continuam abertas http://bit.ly/2y8w52I

Palestra
   Palestra sobre Ética e Cultura organizacional acontece nessa sexta-feira em
   Palmas http://bit.ly/2llBUUb

Direitos Humanos
   Direitos Humanos na contemporaneidade: as demandas das minorias sociais
   na UFT http://bit.ly/2iajFw6

Premiação
   Lançada a 29ª edição do Prêmio Jovem Cientista http://bit.ly/2xr6Bct

Semana Cultural
   A Matemática está em tudo! http://bit.ly/2yOHeVK

Edital
   Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (FAPTO) divulga edital
   de seleção de estagiário http://bit.ly/2yVxdpm

Restaurante Universitário
   Cardápio 044 - 30 out a 03 nov 2017 http://bit.ly/2xu1M1U


Antonio Carlos Ribeiro
Reg. Prof. FENAJ 7235

Se desejar ler o Jornal UFT Araguaína acesse informativoarag.blogspot.com.br
Para ler os Press Release, clique no http://bit.ly/2c3rnc7

Editorial - Institucionalidade

27.10.2017

O papel da institucionalidade na universidade é a demanda que surge das diversas situações cotidianas que cobram sempre mais clareza de raciocínio, firmeza de propósitos, a certeza de saber o que se produz e os objetivos que se propôs alcançar. Assim se conquista o respeito dos demais, se cria relações de confiabilidade e a universidade se torna paradigma para a sociedade.

Ela surge do contexto que se institui a partir de um caráter - termo da psicologia que é sinônimo de personalidade - ou, no caso da linguagem comum - aquele que descreve os traços morais da personalidade. É sua natureza formal e social que a torna reconhecida pelos poderes existentes.

É esta a condição que determina o reconhecimento legal das instituições de ensino no contexto em que vivemos. A universidade deve ser referência porque é desse reconhecimento que fortalecemos a formação, a inteligência e a integração que garantem, asseguram e resultam na formação de identidade, diante da crise da sociedade.

A discussão da institucionalidade é uma demanda constante e cada mais crescente na sociedade, até para evitarmos sucumbir em constante 'discissão' - o procedimento pelo qual se fende a cápsula do cristalino - para a retirada da catarata. Sem essa determinação, não se aciona as potencialidades individuais para sustentar o institucional.

Pensando no individual que contribui com o institucional, deve-se voltar ao cientista político Leandro Konder. "O indivíduo é o ser singular, tem uma identidade que o distingue [...] (é o que os antigos gregos chamavam de ídion), [...] existe em um constante intercâmbio com os outros, é formado pela sociedade, depende do grupo [...] Existe, portanto, em comunidade (o que os antigos gregos chamavam de koinonia)".

Para ele, "o sujeito posto em estado de solidão pode pensar que está desenvolvendo uma reflexão original, profunda, enriquecedora, no entanto pode estar somente emburrecendo, por falta de interlocutores", e observou: os "gregos já alertavam para esse risco: no idioma deles, o superlativo de ídion (singular) era idiotes".

quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Lutero, reformador na Igreja, inovador na Sociedade

26.10.2017

Antonio Carlos Ribeiro*

Para entendermos Martinho Lutero, precisamos situá-lo no seu tempo, no espaço geográfico e na situação sociopolítica, que compõem o pano de fundo da Alemanha do século XVI. Isso é especialmente significativo para os avanços que ele propôs para a sociedade de seu tempo e não apenas para a Igreja. É o que vamos tratar neste primeiro artigo.

O mesmo século XVI, em que o movimento da Reforma eclode no coração da Europa é um tempo marcado por outras mudanças como o Renascimento, iniciado no século XIV, os novos métodos financeiros, a partilha do poder do Imperador e dos príncipes, e a influência conquistada por Lutero, possibilitando avanços nos territórios alemães. Neste período, sem que Lutero nunca tivesse tirado os pés da Saxônia de Frederico, o sábio, sua influência ia muito além da Alemanha.


               
                A casa onde residiu o reformador Martinho Lutero e sua família
(Foto: https://sobreturismo.es/2010/01/07/la-casa-de-lutero-simbolo-de-la-reforma/)

Da Igreja na qual se movia, atuando na recém-criada Universidade de Wittenberg, ele impressionava os alunos, os colegas de cátedra, os príncipes - que gostavam da sua companhia - e os teólogos de outras universidades, que o desafiavam para as disputatio (debates públicos). Essa influência acabaria chegando também às escolas de seu tempo, cuja estruturação estava a cargo da Igreja que, após a Reforma, se dividiu em Igrejas territoriais (landeskirche), sob a orientação espiritual do bispo territorial (landesbischof), no território governado pelo príncipe.

Como já acontecia desde o Concílio de Vaison (529 d.C.), as igrejas locais abriam suas portas não apenas aos futuros clérigos, mas também às demais crianças, incluindo a gratuidade do ensino e a colação de graus. Algumas dessas eram chamadas de escolas catedrais ou episcopais, incumbidas de formar novos pregadores a partir do século V. Depois vieram as escolas monacais – monastérios – ou claustrais, ligadas aos conventos, que se tornaram importantes entre os séculos V e XI. Nesta época, ressurgiram as escolas catedrais ou episcopais, agora ligadas às catedrais das cidades, uma das marcas do renascimento urbano.


Prédio preservado do Leucorea (Liceu) da Lutherstadt Wittenberg (Wittenberg Cidade
de Lutero) (Foto: http://www.goruma.de/Staedte/W/Wittenberg/geschichte.html)


À época de Lutero (séc. XVI) foram criadas as Leucorea, os Liceus - colégios secundários para formação na área de humanidades, e o da Lutherstadt Wittenberg (Wittenberg, cidade de Lutero) – que existe até nossos dias e hoje está integrado no complexo da atual Martin-Luther-Universität Halle-Wittenberg – e à época oferecia cursos aos jovens, com estudo preparatório para ingressar nas universidades. É dessa mesma época, por influência da Lutero e seu amigo Filipe Melanchthon, filósofo, pedagogo e músico, que atuou como um Ministro da Educação, que o reformador recebeu as principais orientações e propostas, pedagógicas e legais, que ajudaram os príncipes a orfanizar suas cortes e a formar seus cortesãos.

O prédio do Liceu fundado pelo reformador no século XVI - e a praça da Universidade (Universitätsplatz) Martin-Luther-Halle-Wittenberg no século XXI (Foto: 
http://www.halle.de/en/Culture-Tourism/Points-of-Interest/Places-to-linger-and-06060/)

Com o avanço dos movimentos da Renascença e da Reforma, da influência de Lutero e das proposições claras e atuais de Melanchthon, foram feitas a reforma no ensino secundário e na universidade, e criadas escolas de ensino elementar, a partir das quais o ensino passou a ser visto como um serviço público, incorporado às propostas de Lutero, por influência de Melanchthon. A outra consequência é que essas ideias se fundem às ideias teológicas expostas nos seus escritos, ao atacar os problemas da Igreja e da sociedade, que ganham expressão na carta Aos conselhos de todas as cidades da Alemanha para que criem e mantenham escolas cristãs, escrita em 1524, e a Prédica para que se mandem os filhos à escola, proferida em 1530.

As ideias de Lutero sobre Educação expostas nestes textos, são desdobramentos da Doutrina dos Dois Reinos, mostrando como seria importante para a Igreja, ‘a mão direita de Deus’, assim como para o Estado, ‘a mão esquerda de Deus’, que os pais estivessem compromissados com elas, a fim de que houvesse cidadãos bem educados para atuarem nos governos secular (o Estado) e espiritual (a Igreja). 

* Jornalista, teólogo e professor - Doutor em Teologia, Pós-Doutor em Letras (PUC-Rio) e Pós-Doutorando em Letras (UFT-CAPES)

Inscrições para participação no XIII Seminário de Iniciação Científica continuam abertas

26.10.2017

Heloísa Cipriano

XIII Seminário de Iniciação Científica da UFTOs projetos de iniciação científica trabalhados entre agosto de 2016 e julho de 2017, dos câmpus de Araguaína e Palmas, serão apresentados durante o IV Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (Siepe) nesse próximo mês de novembro. Em Araguaína, o seminário ocorrerá entre os dias 07 a 09 de novembro; já em Palmas, entre os dias 20 a 22 de novembro.



O evento também pretende promover o intercâmbio entre os estudantes de graduação que participam do programa de iniciação científica ou que estejam desenvolvendo projetos de pesquisa na UFT.


Programação

As inscrições no evento em qualquer modalidade (aluno PIBIC/PIVIC 2016-2017, orientadores, comitê interno ou externo e ouvinte), disponibilizadas no endereço eletrônico, podem ser feitas até o dia 06 de novembro.

Lembrando que a taxa para inscrição só será cobrada aos ouvintes com o valor de R$30.

Já o prazo para submissões de resumos expandidos e trabalhos finais de Iniciação Científica, em qualquer das modalidades (PIBIC, PIVIC, PIBITI e PIBIC-AF) que comporão os Anais do XIII Seminário de Iniciação Científica da UFT, encerraram-se nesta terça-feira (24).

A não realização da inscrição implica na não publicação dos trabalhos nos anais do evento e no não recebimento do material referente ao evento.

Os estudantes das modalidades PIBIC, PIBITI, PIBIC-AF e PIVIC devem apresentar oralmente seus trabalhos finais acompanhados pelos respectivos orientadores, conforme descrito no Termo de Compromisso firmado por ambos.

A avaliação dos resumos enviados será feita pelo Comitê Científico até o dia 09 de novembro.

Cardápio 044 - 30 out a 03 nov 2017

26.10.2017 
O cardápio elaborado por Dhycla / Rosimeire Santana e aprovado por Thalita Lin Netto Candido, nutricionista fiscal da UFT, traz o menu de 30 out a 03 nov 2017, é:


Palestra sobre Ética e Cultura organizacional acontece nessa sexta-feira em Palmas

26.10.2017

Poliana Macedo

Professor Vanderlei de Farias (Foto: Divulgação)

Em comemoração ao Dia do Servidor Público, dia 28 de outubro, a Comissão de Ética Pública da Universidade Federal do Tocantins (UFT) realiza no dia 27 de outubro, no auditório do bloco III, a partir das 14 h, no câmpus de Palmas, a palestra “Ética e Cultura Organizacional no Serviço Público Federal”. A palestra será ministrada pelo professor Vanderlei Oliveira de Farias, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), que colabora no Curso de Gestão e Apuração da Ética Pública da Comissão de Ética da Presidência da República.


Comemoração

O Dia do Servidor Público é comemorado anualmente em 28 de Outubro em virtude da data de promulgação do decreto 1713/39 que regulamentou esse tipo de serviço. Com a Constituição de 1988, houve o avanço social fundamentado pelo princípio da igualdade de oportunidades e equidade de direitos que todo cidadão dever ter, que, por meio do art. 37, parágrafos I e II, foi estabelecida a obrigatoriedade do concurso como meio de ingresso na carreira pública.

quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Direitos Humanos na contemporaneidade: as demandas das minorias sociais na UFT

25.10.2017

As demandas das minorias sociais com estatuto de cidadania na Universidade Federal do Tocantins (UFT) e no Instituto Federal do Tocantins (IFTO) foram debatidas em evento ocorrido no dia 24 de outubro pela manhã.

O evento teve por objetivo discutir questões de segurança no entorno das duas instituições federais de ensino e buscar soluções para o problema. O evento foi realizado no dia 24 de outubro de 2017, às 8h30,  no Auditório II, Bloco C, da Unidade Cimba.



A mesa de debates foi composta pela Profª Neila Barbosa Osório, coordenadora da Universidade da Maturidade (UMA), de Domingas Monteiro de Sousa, coordenadora da UMA-Araguaína, da Profª Martha Victor Vieira, mediadora da mesa, do Prof. José Manoel Sanches da Cruz Ribeiro, diretor do Câmpus de Araguaína, e do Prof. Bruno dos Santos Hammes, do Câmpus de Tocantinópolis.



Os debates foram acompanhados por uma plateia atenta composta de acadêmicos da Universidade da Maturidade, da Universidade Federal do Tocantins e do Instituto Federal de Educação, interessados na segurança pública desta região que demanda uma vigilância mais próxima no município.

terça-feira, 24 de outubro de 2017

Lançada a 29ª edição do Prêmio Jovem Cientista

24.10.2017

Coordenação de Comunicação Social do CNPq

Documento foi assinado nesta terça-feira, dia 24, pelo CNPq, Fundação Roberto Marinho, Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e Banco do Brasil. Tema desta edição será "Inovações para a conservação da natureza e transformação social"



Foi assinado nesta terça-feira, dia 24, termo de cooperação entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério de Ciência e Tecnologia, Fundação Roberto Marinho, Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e Banco do Brasil, para a realização da 29ª edição do Prêmio Jovem Cientista.


Assinatura acordo

Presidente do Confap, Maria Zaira Turchi;; Jailson Bittencourt, secretário  do MCTI; presidente do Banco do Brasil, Paulo Rogério Caffareli; ministro Kassab, presidente do CNPq, Mario Neto Borges; presidente do Conselho Curador da Fundação Grupo Boticário, Miguel Krigsner; secretário-geral da Fundação Roberto Marinho, Hugo Guimarães Barreto Filho e secretária-executiva do Grupo Boticário.  . 

O tema da 29ª edição será Inovações para a conservação da natureza e transformação social. Cinco categorias são premiadas: Mestre e Doutor; Estudante do Ensino Superior; Estudante do Ensino Médio, Mérito Institucional e Mérito Científico para um pesquisador doutor que, em sua trajetória, tenha se destacado na área relacionada ao tema da edição.


As inscrições serão abertas em 2018

A consolidação da parceria aconteceu com a presença do Ministro da Ciência Tecnologia Comunicações e Inovações, Gilberto Kassab, que ressaltou a importância de incentivar os jovens a fazer ciência.  "Não há nenhuma hipótese de um país superar a crise, em especial na questão econômica, se não tiver um investimento muito grande em ciência", afirmou o ministro.

Para o presidente do CNPq, Mário Neto Borges, o prêmio faz diferença para o país pela abrangência e investimento nos jovens. "É a juventude que pode trazer mais energia, criatividade e soluções para os problemas brasileiros."

Segundo ele, as edições do prêmio já mostraram que o talento está em qualquer lugar do Brasil e abrange todos os gêneros.  Mário Neto Borges citou exemplos de vencedores de edições anteriores do prêmio, alguns deles com carreiras de sucesso no exterior, e suas contribuições para a ciência.  "Esse prêmio é o motor de dois pilares muito importantes para o país: a geração de riqueza e a resolução de problemas. É no jovem cientista que está o talento e a oportunidade para mudar o Brasil".

O secretário-geral da Fundação Roberto Marinho, Hugo Guimarães Barreto Filho, destacou a importância do tema desta 29ª edição do prêmio, que busca inovações para conservação da natureza e transformação social. "O prêmio é uma possibilidade de oferecer universos de pesquisa e estimular o jovem a entender que a ciência não é só um ¿hobby¿ momentâneo, mas um caminho de inserção e ascensão social".

O presidente do Conselho Curador da Fundação Grupo Boticário, Miguel Krigsner, reforçou que o principal objetivo da parceria é apoiar o jovem cientista, que muitas vezes não tem o mínimo recurso para seu desenvolvimento. Já o secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTIC, Jailson de Andrade, ressaltou que o Prêmio Jovem Cientista é um descobridor de talentos desde 1981 e citou outras iniciativas do ministério que têm o mesmo objetivo, como a Olimpíada Brasileira de Matemática.

Para o presidente do Banco do Brasil, Paulo Rogério Caffareli, é uma obrigação do país e das empresas se envolverem em um projeto como o Jovem Cientista. "Temos de ter parcerias que possam fazer com que o Brasil consiga projetar seus talentos, principalmente aqueles de regiões menos favorecidas, que não têm o devido apoio".


O Prêmio

Instituído em 1981, o Prêmio Jovem Cientista tem o objetivo de revelar talentos, impulsionar a pesquisa no país e investir em estudantes e jovens pesquisadores que procuram soluções inovadoras para os desafios da sociedade. Considerado um dos mais importantes reconhecimentos aos cientistas brasileiros, o prêmio apresenta, a cada edição, um tema importante para o desenvolvimento científico e tecnológico, que atenda às políticas públicas e seja de relevância para a sociedade brasileira.

A gerente de Meio Ambiente da Fundação Roberto Marinho, Georgia Pessoa, ressalta que o Prêmio Jovem Cientista reconhece a importância da pesquisa científica e da inovação para o desafio de construir um país mais justo e sustentável, com melhor qualidade de vida para todos. "Nesse sentido, parcerias como as que firmamos para esse prêmio, realizado desde 1981, precisam ser mantidas e ampliadas, para que nossos jovens pesquisadores prossigam na missão de encontrar soluções para os desafios de hoje e os de amanhã", afirma.

Umas das novidades desta edição do Prêmio é a parceria com o Banco do Brasil e o Grupo Boticário. "Para nós do BB, investir em pesquisa é fundamental. Ao fazer isso, estamos investindo nos nossos talentos, nos pesquisadores que estão construindo o futuro. Acredito que o prêmio será um grande fornecedor de inovação para indústria financeira também", destaca Paulo Caffarelli, presidente do Banco do Brasil. 

Segundo o presidente do Conselho Curador da Fundação Grupo Boticário, Miguel Krigsner, também um novo parceiro do Prêmio, a Fundação atua para que a conservação da natureza ganhe relevância na sociedade e que esteja integrada na tomada de decisão dos diversos setores, investindo há quase 30 anos em pesquisas na área. "Disseminamos novas soluções e estratégias de conservação, compartilhamos conhecimento, firmamos parcerias e engajamos pessoas. Nosso apoio ao Prêmio Jovem Cientista é uma dessas parcerias, na qual estamos incentivando a conservação entre os jovens para que eles levem essa prática para o futuro", completa.


Conheça as linhas de pesquisa

Na 29ª edição do Prêmio Jovem Cientista, estudantes do ensino superior, mestres e doutores poderão inscrever trabalhos relacionados a uma das seguintes linhas de pesquisa:

1. Benefícios socioeconômicos gerados por unidades de conservação e demais áreas protegidas
2. Biodiversidade, serviços ecossistêmicos e bem-estar humano
3. Empreendedorismo e modelos de negócios para a inclusão digital e uso sustentável de recursos naturais
4. Incentivos econômicos para a conservação e o uso sustentável da natureza
5. Inovações para a conservação e o uso sustentável da natureza
6. Inovações para a inclusão digital da sociedade brasileira
7. O papel da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos na adaptação às Mudanças do Clima
8. Práticas inovadoras em educação, comunicação e divulgação sobre biodiversidade
9. Produção e consumo ambientalmente sustentáveis
10. Tecnologias digitais para transformação social
11. Tecnologias para incentivar a prática de economia colaborativa e sustentável.


Já na categoria Ensino Médio, poderão ser inscritos trabalhos relacionados a uma das seguintes linhas de pesquisa:

1. Comunicação e mobilização para a valorização de áreas protegidas
2. Empreendedorismo e soluções locais para a conservação e o uso sustentável da natureza
3. Inovações para a conservação da natureza e o uso sustentável no ambiente escolar
4. Práticas inovadoras em educação ambiental e conservação da natureza
5. Tecnologias digitais para a conservação da natureza
6. Tecnologias digitais para transformação social

A Matemática está em tudo!

24.10.2017


Evento divulga a importância da Matemática no conjunto da vida cotidiana através da palestra do Prof. José Carlos Júnior.

segunda-feira, 23 de outubro de 2017