sábado, 11 de março de 2017

Press Release – Ano 2 – nº 028 – 11 de março de 2017

Editorial
   Geografia é chamada a enveredar por caminhos interdisciplinares http://bit.ly/2md9WFi

Palestra
   A Literatura está mesmo em perigo?, desafia Eliana Yunes http://bit.ly/2mc1tEb

Jornada
   Jornada de Ensino de História http://bit.ly/2m46Qn6

Evento
   Campanha virtual e eventos marcam o Mês da Mulher na UFT http://bit.ly/2mnNDyJ

Defesa
   Defesa de Dissertação no ProfHistória - Lucialine Duarte Silva Viana http://bit.ly/2lIucDA

Notícias
   Deputada Federal Josi Nunes fala sobre a UFNT http://bit.ly/2md2E4K

   Publicada classificação geral dos candidatos do PSC 2017/1 http://bit.ly/2mUeRiU

   Proap se reúne com diretores de câmpus para definição do orçamento http://bit.ly/2mxJGsR

   A Literatura está mesmo em perigo? http://bit.ly/2mR8ZHm
 
   Matrículas para aprovados na primeira chamada ocorrem até o dia 13 http://bit.ly/2nb5QzA

   Cartilha sobre economia solidária evidencia perspectiva de emancipação social http://bit.ly/2njeET0

   UFT divulga lista de aprovados no Processo Seletivo Complementar http://bit.ly/2n47c2e

   Aula inaugural do Mestrado em Estudos de Cultura e Território ocorre amanhã
   http://bit.ly/2mpZnSX

   Atividades solidárias e lúdicas marcam início do semestre 2017 na EMVZ (Araguaína)
   http://bit.ly/2mLbwTb

   Mesa-redonda marca homenagem às mulheres no Câmpus de Araguaína http://bit.ly/2njuTj1

   Cursos em três câmpus iniciam o semestre letivo 2017/1 nesta segunda-feira http://bit.ly/2n7giXW

   Processo Seletivo Complementar recebe quase 8 mil inscrições e tem concorrência de até 235
   candidatos por vaga http://bit.ly/2lx97vP

   Programa de Acesso ao Discente Ingressante seleciona professores tutores http://bit.ly/2mf0cxU

   Edital oferta 69 vagas em cursos de Tocantinópolis e mais de 700 em toda a UFT
   http://bit.ly/2mujaBc


Antonio Carlos Ribeiro
Reg. Prof. FENAJ 7235

Se desejar ler o Jornal UFT Araguaína acesse informativoarag.blogspot.com.br
Para ler os Press Release, clique no http://bit.ly/2c3rnc7

Editorial - Geografia é chamada a enveredar por caminhos interdisciplinares

11.03.2017

A aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território, apresentada pelo Prof. Dr. Sylvio Fausto Gil Filho, tratou de um tema instigante para a Geografia e para as Ciências Humanas: o diálogo de saberes só aparentemente distantes.


O tema da palestra 'Geografia Cultural - caminhos epistemológicos' já aponta para o saber conhecido como Serendipidade, expressão criada pelo escritor britânico Horace Walpole, em meados do século XVIII no conto infantil Os três príncipes de Serendip.

Ao narrar as aventuras de três príncipes do Ceilão, hoje Sri Lanka, Walpole os mostra fazendo descobertas imprevistas, resultados interessantes - mesmo sem terem aplicação imediata - , que se tornavam soluções acidentais para problemas jamais discutidos e frutos apenas de sua observação, sagacidade e disponibilidade mental para outras possibilidades.

Pode até ter havido certa impaciência dos que estão acostumados às reflexões típicas em seu campo de pesquisa, e imagino, certa euforia de ouvir um geógrafo e historiador, que assume uma postura pós-estruturalista, debate as visões epistemológicas e se entrega a leituras na área de Cultura, que lhe animam a buscar mais do que os limites rígidos permitidos por sua área específica.  

E para animar seus colegas de área aos estudos da Geografia Cultural, como uma tendência que possibilita enxergar o mundo da cultura como algo a ser geografizado, alfineta.

Sylvio é pós-doutor em Epistemologia da Geografia Humana pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2010), doutor em História pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2002), mestre em Geografia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP - Câmpus Rio Claro (1995) e bacharel e Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (1986).

Proap se reúne com diretores de câmpus para definição do orçamento

11.03.2017

Luana Nunes de Souza

A Pró-Reitoria de Avaliação e Planejamento (Proap) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) se reuniu nesta sexta-feira (9) com os diretores de câmpus da Universidade para definir como serão investidos os recursos de capital para 2017. A previsão é que cerca de 29 milhões sejam aplicados nos sete câmpus da UFT.                                                      


Pró-reitor Eduardo Lemus (esquerda) apresenta metodologia da reunião, acompanhado pelo vice-reitor em exercício, Luís Eduardo Bovolato (Foto: Érica Regina/Dicom)

Durante todo o dia, o vice-reitor no exercício da Reitoria, Luis Eduardo Bovolato, e o pró-reitor de avaliação e planejamento, Eduardo Lemos, estiveram reunidos com diretores, pró-reitores e demais membros da gestão discutindo sobre metas, prioridades e a melhor forma de distribuição dos recursos de estrutura, equipamento e material permanente para este ano.

De acordo com o pró-reitor de avaliação e planejamento, o intuito é elevar o índice de avaliação da Universidade para nota 4 e todos os esforços serão investidos para cumprimento dessa meta, fortalecendo, prioritariamente, os cursos de graduação. Além disso, otimizar o recurso de forma que seja aplicado em bens, diminuindo os custos da UFT em manutenção de serviços. 

Apesar do montante distribuído, é preciso ter cautela uma vez que os recursos são disponibilizados em parcelas, e um corte já foi anunciado pelo Ministério da Educação (MEC). Ainda não se tem informações de como esta contenção impactaria no orçamento da Universidade.

Entrega de obras

Com foco no fortalecimento dos cursos de graduação, a prioridade em obras será a conclusão, incluindo entrega dos prédios e/ou aquisição de mobiliário e equipamentos, dos blocos três pavimentos de salas de aula e/ou complexos laboratoriais, nos câmpus de Arraias, Araguaína, Gurupi, Miracema, Palmas, Porto Nacional e Tocantinópolis. No câmpus de Miracema, serão aplicados ainda recursos para a Pista de Atletismo e o Ginásio Poliesportivo.

Abertura com presença da reitora Isabel Auler

Na parte da manhã, os participantes foram surpreendidos com a presença da reitora licenciada, Isabel Auler, que fez questão de cumprimentar pessoalmente os demais membros da gestão. Animada, Isabel já está se preparando para o seu retorno ao gabinete, que deve ocorrer nos próximos dias. A previsão é que ela tenha alta definitiva no dia 2 de abril.

Animada, reitora Isabel Auler (centro) fala na abertura da reunião desta sexta (9)
(Foto: Érica Regina/Dicom)

Na fala de abertura dos trabalhos, Isabel agradeceu todo o carinho e orações que têm recebido desde seu Acidente Vascular Cerebral (AVC), em 26 de janeiro, durante viagem de férias na Argentina. Ela agradeceu ainda a dedicação do vice-reitor, Luis Eduardo Bovolato, e demais gestores pela condução da Universidade nos últimos meses.

sexta-feira, 10 de março de 2017

A Literatura está mesmo em perigo?

08.03.2017
Antonio Carlos Ribeiro*

Eliana Yunes dedicou sua vida à leitura – sempre mais às dos outros, a partir das próprias
– atuou como docente, pesquisadora no Centro Regional para el Fomento del Libro en
América Latina y Caribe (CERLALC), elaborou a proposta do Programa Nacional
do Livro e da Leitura (PNLL), durante sua atuação na Biblioteca Nacional, fez
pós-doutorado na Köln Universität (Alemanha, 1991), na Sorbonne (França, 2006)
e Oporto (Portugal, 2014). Viveu um conjunto de experiências e amealhou uma
folha de serviços, partilhadas em salas de aula de universidades latino-americanas
e europeias, se tornando uma referência.

Eliana Yunes (Cátedra UNESCO de Leitura, iiLer, PUC-Rio) ministra palestra sobre literatura
(Fotos: Antonio Carlos Ribeiro/UFT)

Este foi o tema suscitado para o debate com alunos de graduação, pós-graduação e docentes pela Professora Eliana Yunes, do Departamento de Letras, do Instituto Interdisciplinar de Leitura (iiLer) e da Cátedra UNESCO de Leitura, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), realizado dia 6 de março no auditório do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Araguaína.

Esta pergunta de Tzvetan Todorov, explica Eliana, é uma indagação sobre a leitura, que é a base da literatura. Se houver o perigo, ele se encontra aí! Essa dúvida se sustenta ao sabermos que o Programme for International Student Assessment (PISA) avalia estudantes em Ciências, Matemática e Leitura, um conjunto de saberes transversos, e os coloca em contato com música, literatura e paródias.

O fato de cursos de Letras estarem sendo fechados em diversas universidades significa que literatura é meramente intelectual, ou para ampliar a cultura? Ou responde a um conjunto de anseios? Literatura não é verso para sensibilizar meus ouvidos numa língua, que posso entender com a mente! Até porque há os afetos?! A arte é o que nos convoca para a vida! Quando acharmos que arte e literatura são só enfeite, estamos numa penúria intelectual absoluta, alfinetou a linguista!

A leitura precisa modificar a vida! Ela é uma forma de conhecimento que extrapola os mecanismos imediatos desse conhecimento. Por isso é que a criança pede: ‘conta de novo!’ Na verdade, ela segue em busca de uma inquietação suscitada pela leitura. Na idade adulta somos capazes de distinguir a história do discurso por baixo do texto.

José de Alencar usa esse recurso em Iracema, a virgem dos lábios de mel como justificativa para explicar as duas etnias com papel fundamental na fundação do Brasil. Ele ficcionaliza o encontro das duas culturas para explicar a emergência de uma nova nação. Eis a razão dele começar o romance com a mãe morta e depois mostrar o filho sendo educado por Martim, o pai, em Portugal.

Literatura não é inocente

Para ensinar é preciso estar inserido pelo conhecimento na vida (Sitz im Leben = sentado na vida), através do qual o leitor se apossa dos saberes à sua volta, os vai ajustando pouco a pouco, até que surja certa harmonia, com nova plenificação de saberes, a cada leitura. Para entender a seca no Brasil é preciso ler Vidas Secas, de Graciliano Ramos, e O Quinze, de Rachel de Queiroz. Ao ler, se consegue sentir os efeitos da seca na vida. Ao ler, escutar e acompanhar um livro, uma música ou um filme, eles me ensinam a ler a vida do povo daquele lugar, seus dramas e cotidiano.

Quando temos sensibilidade para ler o momento político que vivemos, o que essa realidade nos mostra? A falta de justiça, de acesso dos pobres aos bens e serviços, e consequentemente, às necessidades mais prementes. Leitura profunda e para a vida nos ajuda a ter discernimento. E isto é bem diferente do que o acontece com o gado sendo tangido para o matadouro.


Freud nos ensina que o maior ensaio para a capacidade da leitura, que se agiganta frente à realidade, é o que aprendemos na infância, o brinquedo. Ler supõe sensibilidade, ética, coerência, valores, transparência. Por causa desse conjunto de predicados que desenvolvemos durante o aprendizado da leitura é que percebemos como a psique humana precisa da leitura para postar-se com toda a liberdade diante da realidade. Por esta razão, é que a leitura precede a psique, e esta a escrita. Escrever supõe a leitura - essa absorção intensa, esse refletir profundo, para colocar na grafia, no verso, na vestimenta - um modo se comportar. É uma interpretação do mundo.

São as minhas escolhas. Quando a mulher se expressa no Novo Testamento com a frase ‘não conheço homem algum’ (conóscere – cognoscere = ser com, está comigo), ela na verdade diz: ‘não tenho em mim nenhuma experiência de homem’. A pessoa que tem certezas absolutas se sente o dono da verdade! A cada encontro, um esbarrão!

É Félix Guatarri que afirma que não somos sujeitos em estado puro. Somos sujeitos entre sujeitos. O que frequento deixa algo em mim. São lugares diferentes que me enriquecem e me dão singularidade. Erramos ao tentar colocar nova felicidade no portão alheio.

O Conflito das Interpretações, de Paul Ricoeur, nos ensina que entre nós e o mundo (realidade) há um abismo. O mundo pode ser do jeito que vejo ou como os outros o veem. O que importa é que nos disponhamos a ver o mundo com o outro. Insistir em ver o mundo apenas como nós o vemos, é mimesis. Conhecimento nasce da escuta, que deve seguir a reflexão, e esta por sua vez, deve seguir o imaginário.

Durante a ocupação da França pelos nazistas na Segunda Guerra Mundial, um oficial alemão, diante de uma retratação do painel Guernica, teria perguntado a Picasso se ele havia feito o famoso e trágico painel, no que rapidamente foi respondido pelo pintor: "Não, foram vocês!" Décadas mais tarde, a Profª Yunes estava com um grupo de criança na exposição do pintor cubista espanhol. E perguntou a elas: o que vocês estão vendo? O que mais lhes chama a atenção? Um menino respondeu: ‘vejo um mundo de cabeça para baixo’. Diante dessa expressão, ela entendeu que a leitura das coisas não é apenas o conhecimento das postulações teóricas. O que se tem para dizer precisa de coerência, sustentação. É quando cada um de nós se transforma e isso tudo traz o aprendizado.

Para entender uma situação como a da tragédia Romeu e Julieta, escrita por William Shakespeare no fim do século XVI, é preciso indagar: o que o Estado faz com a vida das pessoas? Qual a mensagem que você está construindo com os estímulos e conhecimentos que tem? É a literatura que nos traz o relato do que aconteceu naqueles tempos remotos. E só através delas nossos contemporâneos são capazes de perceber o absurdo que se passa aos seus olhos.

O direito da Literatura não é reformar o direito de ver o mesmo com outros olhos. A literatura nos dá o poder de reconhecer, de relacionar, de interpretar. Deveríamos ser leitores de literatura primeiro. Literatura é um rasgar de horizontes! A partir dela se vê mais longe! E a leitura é a forma como nos movemos dentro da Literatura. É Martha Nussbaum, uma filósofa que defende a necessidade da literatura, especialmente em livros como Justiça poética e A fragilidade da bondade.

A tarefa do professor é professar suas leituras! Ao se dispor a Educar (ex-ducere = sair para fora, guiar, conduzir, liderar) ele expressa seus saberes em palavras, conferindo aos substantivos a missão de descrever a substantia. É por isso que a criança chuta a canela do outro e grita! Porque ela não tem palavras! Esse é o papel da literatura por meio da leitura!

Enquanto houver homens, precisaremos de narrativas, histórias, literatura, cinema e fotografia!

*Mestre, Doutor e Pós-Doutor (PUC-Rio) e Pós-Doutorando (PPGL-UFT)

Publicada classificação geral dos candidatos do PSC 2017/1

10.03.2017

Bianca Zanella

Prazo de matrículas para os aprovados na primeira chamada termina segunda-feira (13).

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) publicou nesta sexta-feira (10) a classificação geral e as notas dos quase 8 mil candidatos que se inscreveram para participar do Processo Seletivo Complementar (PSC) 2017/1. A seleção tem oferta de mais de 800 vagas remanescentes do Processo de Seleção Unificada (Sisu) 2017, para ingresso no primeiro semestre letivo deste ano em 46 cursos de graduação da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

A lista traz os resultados conforme o curso, o câmpus e a modalidade de concorrência. A Prograd esclarece que, conforme o edital do processo seletivo, as notas do PSC não são iguais às notas dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Isso porque a nota do PSC considera o desempenho dos estudantes no Enem, mas é calculada considerando pesos distintos às notas obtidas nas provas objetivas em cada área do conhecimento e na redação, de acordo com o curso pretendido pelo candidato. Os pesos atribuídos podem ser conferidos no anexo III do edital de abertura do processo seletivo.

Nesta edição do PSC os estudantes puderam utilizar as notas do Enem 2016 ou do ano anterior.


Matrículas

A lista dos selecionados na primeira chamada do PSC 2017/1 já havia sido divulgada na terça-feira (7), com a convocatória para as matrículas. "Somente os relacionados nesta lista de aprovados é que podem se matricular agora, a classificação geral é apenas para que os candidatos tenham conhecimento do seu desempenho", destaca a diretora de Registro e Controle Acadêmico, Daniella Nascimento.

As matrículas dos aprovados na primeira chamada começaram na quinta-feira (9) e terminam segunda-feira, dia 13. Os locais de atendimento e a documentação necessária podem ser conferidos na convocatória.

Restando vagas após esta etapa, uma segunda chamada do PSC 2017/1 deve ser publicada no dia 14.

Reunião da Comissão da UFNT

10.03.2017
Hoje, dia 10, haverá reunião à tarde da Comissão de docentes, técnicos e alunos que acompanham a criação da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), no Câmpus de Araguaína, Unidade Cimba, na sala H12, às 14 horas.


quinta-feira, 9 de março de 2017

Deputada Federal Josi Nunes fala sobre a UFNT

09.03.2017


A Deputada Federal Josi Nunes (PMDB-TO) afirma desejar participar da Comissão de Educação, em defesa da UFNT. Veja íntegra do discurso publicado abaixo e na página da Câmara dos Deputados na internet.



Matrículas para aprovados na primeira chamada ocorrem até o dia 13

09.03.2017

Bianca Zanella
 
Começaram nesta quinta-feira (9) e seguem nesta sexta (10) e na segunda-feira (13) as matrículas dos aprovados na primeira chamada do Processo Seletivo Complementar (PSC) 2017/1. Foram selecionados 806 estudantes, entre quase 8 mil inscritos, para vagas remanescentes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2017, em 46 cursos de graduação, para ingresso já no primeiro semestre letivo deste ano.


O resultado, baseado nas notas obtidas pelos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), foi divulgado na terça-feira (7) e pode ser conferido aqui. As matrículas ocorrem nas secretarias acadêmicas dos sete câmpus da UFT, conforme o curso para o qual o estudante foi selecionado, das 8h30 às 11h30 e das 14h40 às 17h30, com exceção de Tocantinópolis, onde o atendimento ocorre em horário contínuo, das 8h às 20h. Os documentos necessários e outras informações constam no edital do processo seletivo e na pasta de arquivos relacionados ao PSC no Portal UFT.

Para os aprovados nos cursos de Agronomia, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Engenharia  Florestal, Medicina  Veterinária, Psicologia, Química Ambiental, Turismo Patrimonial e Socioambiental, e Zootecnia as aulas têm início imediato, conforme os calendários acadêmicos vigentes na Universidade.


Locais e Horários de Matrículas

Câmpus de Araguaína - Secretaria Acadêmica
Av. Paraguai, s/n°, esquina com a Rua Uxiramas
Setor Cimba, Araguaína/TO
Telefones: (63) 3416-5610 | (63) 3416-5602
Horário de atendimento: das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30

Câmpus de Arraias - Secretaria Acadêmica (Unidade Buritizinho)
Rua Juraildes de Sena e Abreu, s/n°
Setor Buritizinho, Arraias/TO
Telefones: (63) 3653-8886 | (63) 3653-8804
Horário de atendimento: das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30

Câmpus de Gurupi - Secretaria Acadêmica
Rua Badejós, lote 07, chácara 69 e 72
Zona Rural, Gurupi/TO
Telefones: (63) 3311-3510 | (63) 3311-3504
Horário de atendimento: das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30

Câmpus de Miracema - Secretaria Acadêmica
Av. Lourdes Solino, s/n°
Setor Universitário, Miracema/TO
Telefones: (63) 3366-8607 | (63) 3366-8601
Horário de atendimento: das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30

Câmpus de Palmas - Secretaria Acadêmica
Av. NS 15, Quadra 109 Norte
Plano Diretor Norte, Palmas/TO
Telefones: (63) 3232-8192 | (63) 3232-8020
Horário de atendimento: das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30

Câmpus de Porto Nacional - Secretaria Acadêmica
Rua 03, Quadra 17, Lote 11, s/nº
Setor Jardim dos Ipês, Porto Nacional/TO
Telefones: (63) 3363-9409 | (63) 3363-9408
Horário de atendimento: das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30

Câmpus de Tocantinópolis - Secretaria Acadêmica
Avenida Nossa Senhora de Fátima, 1588
Centro, Tocantinópolis/TO
Telefones: (63) 3471-6003 | (63) 3471-6002
Horário de atendimento: das 8h às 20h

quarta-feira, 8 de março de 2017

Jornada de Ensino de História

08.03.2017
O Prof. Dr.Braz Batista Vas, do Mestrado Profissional em História (ProfHistória), divulga Evento que  será realizado nesta 6ª feira, dia 10 de março, durante todo o dia, veja: 


terça-feira, 7 de março de 2017

Campanha virtual e eventos marcam o Mês da Mulher na UFT

07.03.2017

Luana Nunes

Uma campanha virtual lançada nesta quarta-feira, 8 de março, no Facebook, no Twitter e no Instagram @UFToficial vai reunir em uma galeria de fotos as mulheres da Universidade. A ideia é apresentar, no Mês da Mulher, um panorama da atuação feminina nas atividades administrativas, de ensino, pesquisa e extensão da Instituição. Para participar, todas as mulheres - estudantes, servidoras e funcionárias terceirizadas - estão convidadas a publicar fotos que retratem o seu trabalho nos câmpus ou em atividades externas relacionadas à Universidade com a hashtag #MulherUFT. As fotos devem ser identificadas com nome, câmpus, uma breve descrição e o crédito de quem fez o registro.

O prazo para participar da campanha termina no dia 19 de março, e as imagens irão compor uma galeria virtual publicada nos perfis e páginas oficiais da Universidade.


Outras ações

No Câmpus de Palmas, começou na segunda-feira (6) e termina nesta quarta (8) o Festival das Mulheres do Campo, da Floresta e da Cidade. O evento, que ocorre no hall da Biblioteca Central, é realizado em parceria com diversos movimentos sociais. Uma roda de conversa sobre a reforma da previdência, às 14h, é uma das atividades programadas para hoje.

Já o Câmpus de Porto Nacional realiza, de 20 a 23 de março, o I Simpósio Feminista da UFT. O evento contará com a participação das pesquisadoras da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Margareth Rago e Jackeline Romio, como conferencistas, e tem como tema “As mulheres na linha de frente: a insubmissão feminista na atualidade”. As inscrições podem ser feitas até o dia 20 e custam R$ 10 para estudantes e R$ 20 para professores. Mais informações pelo e-mail simposiofeministauft@bol.com.br.

O Câmpus de Araguaína realizou ontem (7) mesa-redonda em homenagem às mulheres escritoras e pesquisadoras da UFT. O evento teve como palestrantes as professoras Eliane Testa e Janete dos Santos, do Curso de Letras, e Fabrícia Miotto, do Curso de Zootecnia.

Em Arraias, um evento organizado pelo Grupo de Pesquisa e Estudos em História em parceria com o Curso de Pedagogia discutiu o tema "Violência contra a Mulher", no dia 2. A programação teve mesa-redonda com a presença de especialistas na área, como o diretor do Fórum da Comarca de Arraias, Márcio Ricardo Ferreira, o promotor de justiça de Arraias, João Neuman da Nobrega, e o defensor Público do município, Dianslei Gonçalves Santana.

 Já no canal UFT Oficial no Youtube, a mensagem chega em forma de vídeo




Notícias relacionadas:

Cartilha sobre economia solidária evidencia perspectiva de emancipação social

07.03.2017

Paulo Aires

“Lutar pela Economia Solidária é buscar uma nova forma de se viver e conviver, cujo fundamento são as relações sociais baseadas na solidariedade, cooperação e autodeterminação coletiva...”, assim é aberta a introdução da cartilha sobre desenvolvimento orgânico-solidário autogestionário, a ser lançada dia 11 de março, sábado, a partir das 15h, no auditório da Comsaúde, Porto Nacional.

O evento terá início às 15h com a oficina “Metodologia de organicidade socioprodutiva” e, às 16h30, ocorrerá o lançamento da publicação. “Raios de Sol” é um projeto de extensão vinculado ao Núcleo de Economia Solidária (Nesol) da Universidade Federal do Tocantins.


Capa Cartilha Projeto Raios de Sol - Economia Solidária

Segundo Édi Benini, professor da UFT e articulador geral do Projeto Raios de Sol, a publicação da cartilha "Conhecendo o projeto estruturante Raios de Sol" representa o esforço coletivo de criação e desenvolvimento de uma metodologia de organicidade socioprodutiva, que por sua vez estrutura uma perspectiva inédita e alternativa de desenvolvimento para a emancipação social, denominada de “desenvolvimento orgânico-solidário autogestionário.”

Benini destaca também que nesse horizonte de ações, busca-se criar condições gerais para a implementação de um primeiro protótipo, na forma de uma espécie de comunidade intencional de trabalhadores livremente e organicamente associados.

Projeto Raios de Sol - Economia Solidária“Em meio a tantas angústias e dúvidas quanto ao nosso futuro, devida a reiteradas crises em distintos campos da nossa vida, essa cartilha se apresenta, sobretudo, como um convite à superação, um chamado de luta, um salvo-conduto à criatividade, tendo em essência o propósito de estimular, pessoas e comunidades, a buscarem caminhos mais consistentes para a sua, a nossa, emancipação social, indo além da subordinação estéril do status quo”, conclui Benine.


O coordenador do Centro de Formação e Assessoria Técnica em Economia Solidária – Amazônia II (Cefes), Joran Oliveira Barros Júnior, comenta que a economia solidária é uma estratégia de desenvolvimento que se pauta pelos princípios da cooperação e autogestão, e sublinha: “Assim, o Projeto Raios de Sol, que preconiza o desenvolvimento de um sistema orgânico, solidário e sustentável, onde vamos nos apropriando das estruturas produtivas e reprodutivas sociais e econômicas que podem dar sustentação a uma comunidade, a uma cidade, a um país ou por que não ao planeta, é sem dúvida um conteúdo que deve ser difundido, estudado e experimentado.”


Parcerias

Membro do Conselho Gestor do Projeto, Luciana Pereira de Souza, enfatiza que “este é um projeto inovador pois trata de confluir e concentrar um conjunto de estratégias, iniciativas e esforços num mesmo espaço territorial, de forma que permita o começo do empoderamento socioprodutivo, aglutinando, integrando, emancipando vários atores num núcleo territorial de integração solidária.”

Ressalta também que a Comsaúde é uma das instituições de apoio à Economia solidária que integra o grupo gestor do projeto, dando visibilidade e buscando parceiros nacionais e internacionais. “Acreditamos que o projeto Raios de Sol trata de uma forma de desenvolvimento baseada na Produção colaborativa como força estruturante”, conclui Luciana.

Dia 03 de março, houve pré-lançamento da Cartilha na Plenária Estadual de Economia Solidária, na cidade de Silvanópolis/TO.

O evento de lançamento da cartilha, na Consaúde, Porto Nacional, é aberto à comunidade em geral. Após o lançamento, haverá distribuição gratuita da publicação.

Ressalta-se, ainda, que esse projeto conta com a parceria da Rede Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS Brasil, coletivo que atua em formato de rede, promovendo diálogo intersetorial pautado nos Direitos Humanos e na Agenda 2030.


Contatos

Informações adicionais, contactar: autonomia.sot@gmail.com, consaude@ig.com.br e edibenini@gmail.com

Para obter a versão em pdf da cartilha, clique aqui.

UFT divulga lista de aprovados no Processo Seletivo Complementar

07.03.2017

Caroline Falcão

Os estudantes que se inscreveram para concorrer a uma das 771 vagas disponibilizadas no Processo Seletivo Complementar (PSC) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) para ingresso em um dos 46 cursos ofertados, já podem verificar a lista dos candidatos classificados em 1ª chamada. Os aprovados deverão realizar a matrícula presencial nos dias 9, 10 e 13 de março, no respectivo câmpus de oferta do curso.



No total, devido a desistências e cancelamentos de matrículas, foram convocados 806 candidatos. Os aprovados devem ficar atentos ao endereço, horário e local da matrícula em cada câmpus, disponível no respectivo edital, como também os documentos necessários que podem ser consultados no respectivo link.

A classificação dos selecionados foi feita com base nas notas obtidas pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2016 ou 2015. O início do 1º semestre letivo de 2017 está descrito no Calendário Acadêmico da instituição disponibilizado em www.uft.edu.br/ingressograduacao.

A Pró-reitoria de Graduação enfatiza que as atividades acadêmicas para os  candidatos  aprovados  nos  cursos de Agronomia, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Engenharia  Florestal, Medicina  Veterinária, Psicologia, Química Ambiental, Turismo Patrimonial e Socioambiental,e Zootecnia, terão início imediato, a contar da data das matrículas.

Aula inaugural do Mestrado em Estudos de Cultura e Território ocorre amanhã

07.03.2017

Patricia Paiva

O Mestrado em Estudos de Cultura e Território promove nesta quarta-feira (08), às 19h30, no auditório II, na Unidade Cimba do Câmpus da UFT em Araguaína, a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território (PPGCult). A palestra "Geografia Cultural - caminhos epistemológicos" será proferida pelo  professor Sylvio Fausto Gil Filho, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).



De acordo com Gil Filho, a palestra   mostrará as ascendências  pós-estruturais que trabalham com as relações de estrutura e as tendências mais fenomenológicas, aquelas centradas no sujeito, no indivíduo. O objetivo é apresentar de modo abrangente as várias tendências que a Geografia Cultural tem demonstrado, em especial no Brasil. "A Geografia Cultural é uma tendência que possibilita enxergar o mundo da cultura como algo a ser geografizado, entendido pela Geografia", diz.

Saiba Mais

Sylvio Fausto Gil Filho é doutor em História pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2002), pós-doutorado em Epistemologia da Geografia Humana pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2010), mestre em Geografia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP - Câmpus Rio Claro-SP (1995) e bacharel e Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (1986) .

segunda-feira, 6 de março de 2017

Atividades solidárias e lúdicas marcam início do semestre 2017 na EMVZ (Araguaína)

06.03.2017

Samuel Lima

Apresentação de professores, coordenadores de cursos e responsáveis pelos Diretórios Acadêmicos, atividades de integração, cineclube e visita a laboratórios. Essas foram algumas das atividades desenvolvidas nesta segunda-feira em função do início do semestre 2017/1 na Unidade Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia (EMVZ), no Câmpus de Araguaína.

Alunos de Medicina Veterinária participaram de atividades lúdicas no início do semetre 2017/1 (Foto: Ana Cláudia Neiva/Divulgação)

Os estudantes da Escola de Medicina Veterinária e Zootenia, além de conhecerem professores e coordenadores, participaram, pela manhã, de atividades como a doação de roupas para uma clínica voltada para autistas e palestras com o diretor do Câmpus e coordenadores de curso. Também aconteceram atividades de integração dos novos alunos. Na parte da tarde, após o almoço de confraternização, os estudantes participaram de uma sessão de cinema promovida pelo Programa de Educação Tutorial e visitaram a biblioteca da Unidade, laboratórios e outros setores da Escola.

Confira outras fotos da recepção em Araguaína:












Gurupi

No Câmpus de Gurupi a programação oficial de recepção ocorrerá nesta terça-feira (7), na parte da tarde. As atividades abrangem apresentação da direção do Câmpus, das coordenações dos cursos e também do Diretório Acadêmico. Na quarta-feira ocorrerão ações de integração com as Atléticas e Centros Acadêmicos, informes sobre Assistência Estudantil, gincanas e o Circuito Campo Minado; na quinta e sexta-feiras estão previstas doações de sangue, treinamento para uso da biblioteca, show de talentos, cineclube, atividade esportiva entre calouros e veteranos, plantio de mudas, boliche humano, futlama e festa da calourada unificada.

Em Arraias o curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental começa as aulas nesta segunda-feira, mas as atividades oficiais de recepção só ocorrerão na semana que vem. Segundo a coordenação, hoje as aulas acontecerão normalmente.

Psicologia

Momento de socialização na abertura do semestre 2017/1 no curso de Psicologia, em Miracema
(Foto: Divulgação)


No Câmpus de Miracema, o curso de Psicologia deu início ao semestre na semana passada (dia 1º). As atividades de recepção incluíram dinâmica de apresentação com exposição das demandas do curso, sobre os professores e um momento de socialização entre calouros e veteranos. O coordenador do curso, professor Carlos Rosa, desenvolveu uma dinâmica de grupo para promover a socialização entre veteranos e novos alunos.  O momento de socialização propiciou a cada acadêmico dizer o que espera do curso, bem como ao coordenador expressar o que os professores esperam dos estudantes que estão ingressando e daqueles que estão no 3º período do curso.
Um dos calouros, Júlio César, vindo da cidade de Natividade (TO) disse que a ação foi importante para criar sintonia e empatia com os novos colegas. "Esse vínculo entre veterano e calouro tem que ser visto de uma outra forma, e a exclusão do trote violento foi um passo muito importante. Minhas expectativas com o início do curso são as melhores possíveis. O curso e os professores são maravilhosos", disse o calouro. (Colaboraram Hareli Cecchin e Rodrigo Mamédio).

Mesa-redonda marca homenagem às mulheres no Câmpus de Araguaína

06.03.2017

Patrícia Paiva e Samuel Lima

Em homenagem às mulheres, haverá nesta quinta-feira (07), uma mesa-redonda intitulada como Mulheres escritoras e pesquisadoras da Universidade Federal do Tocantins de Araguaína, professoras da UFT irão compor a mesa. o evento ocorre às 8h, na sala G4 no Anfiteatro, Câmpus de Araguaína da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

A ação é uma homenagem a todas as mulheres que têm contribuído para o crescimento intelectual e humano da Universidade Federal do Tocantins, no Câmpus de Araguaína. De acordo com uma das organizadoras, professora Lia Testa, muitas conquistas já foram alcançadas, ao logo dos tempos, mas outros enfrentamentos ainda estão sendo travados em diferentes âmbitos sociais e culturais e que a luta diária não pode acabar.

"Creio ser importante fazer um evento desta natureza, pois muitas mulheres desde a fundação da Universidade Federal do Tocantins, têm contribuído efetivamente para o crescimento humano e intelectual dessa universidade. Além disso, penso que será um momento muito especial de trocas de experiências em vários âmbitos", explica Lia.


A Literatura está mesmo em perigo?, desafia Eliana Yunes

06.03.2017
CONVITE

Convidamos professores, coordenadores pedagógicos e estudantes a assistirem a palestra:
A Literatura está mesmo em perigo?,


ministrada pela Profª Drª Eliana Yunes, do Departamento de Letras,
da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
e da Cátedra UNESCO de Leitura,
hoje, dia 6 de março, às 19h30, no Auditório do Programa de Pós Graduação em Letras (PPGL), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Araguaína.

Cursos em três câmpus iniciam o semestre letivo 2017/1 nesta segunda-feira

06.03.2017

Samuel Lima
 
Todos os cursos do Câmpus de Gurupi e ainda Medicina Veterinária e Zootecnia (Câmpus de Araguaína), Turismo Patrimonial (Câmpus de Arraias) iniciam nesta segunda-feira o semestre 2017/1. O curso de Psicologia, do Câmpus de Miracema iniciou o semestre ainda na quarta-feira passada (1º de março).

Em Araguaína, na Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia (EMVZ), durante a manhã desta segunda-feira ocorreu a 5ª edição do Trote Solidário, com arrecadação de roupas para o bazar da Clínica Escola Mundo Autista e doação de sangue. A programação contou com apresentação dos cursos e informações sobre a vida acadêmica e as oportunidades das profissões. Após o almoço de confraternização está prevista uma sessão de cinema com o Programa de Educação Tutorial (PET) e visita à biblioteca, laboratórios e setores de produção da EMVZ.

Professor Alencariano Falcão fala aos alunos do curso de Zootecnia
(Foto: Ana Cláudia Gomes Neiva/Divulgação)

No Câmpus de Gurupi a programação oficial de recepção ocorrerá nesta terça-feira (7), na parte da tarde. As atividades abrangem apresentação da direção do Câmpus, das coordenações dos cursos e também do Diretório Acadêmico. Na quarta-feira ocorrerão ações de integração com as Atléticas e Centros Acadêmicos, informes sobre Assistência Estudantil, gincanas e o Circuito Campo Minado; na quinta e sexta-feiras estão previstas doações de sangue, treinamento para uso da biblioteca, show de talentos, cineclube, atividade esportiva entre calouros e veteranos, plantio de mudas, boliche humano, futlama e festa da calourada unificada.

Todos os cursos do Câmpus de Gurupi iniciam as aulas nesta segunda
(Foto: Daniel dos Santos)

Em Arraias o curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental começa as aulas nesta segunda-feira, mas as atividades oficiais de recepção só ocorrerão na semana que vem. Segundo a coordenação, hoje as aulas acontecerão normalmente.

O curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental recepcionará os calouros na semana que vem
(Foto: Divulgação)

Psicologia

No Câmpus de Miracema, o curso de Psicologia deu início ao semestre na semana passada (dia 1º). As atividades de recepção incluíram dinâmica de apresentação com exposição das demandas do curso, sobre os professores e um momento de socialização entre calouros e veteranos.

Turma e professores do curso de Psicologia, do Câmpus de Miracema
(Foto - Roberto Monteiro/Divulgação)

Processo Seletivo Complementar recebe quase 8 mil inscrições e tem concorrência de até 235 candidatos por vaga

06.03.2017

Bianca Zanella
   
Um total de 7.927 candidatos se inscreveram para concorrer a 771 vagas em 46 cursos de graduação da Universidade Federal do Tocantins (UFT) ofertadas por meio do edital do Processo Seletivo Complementar (PSC) 2017/1. As vagas são para ingresso já no primeiro semestre letivo deste ano, remanescentes no Processo de Seleção Unificada (Sisu) 2017.

Os cursos mais procurados foram Direito e Administração, no Câmpus de Palmas, Medicina Veterinária, no Câmpus de Araguaína, Psicologia, em Miracema, e Jornalismo, em Palmas. Para o Curso de Direito, que teve 1.883 inscritos para oito vagas, a concorrência geral (sem levar em consideração a distribuição de vagas para ampla concorrência, cotas e ações afirmativas) chega a 235 candidatos por vaga.

O edital do PSC 2017/1 atraiu estudantes de 24 estados e do Distrito Federal, mas principalmente do Tocantins. Do total de inscritos, 81% (6.452) são do estado, conforme balanço da Pró-reitoria de Graduação (Prograd). Pará, com 418 inscritos, Maranhão, com 410, e Goiás, com 195, são os outros três estados com maior número de candidatos no PSC da UFT.

As inscrições para o processo seletivo terminaram neste domingo (5) e o resultado deve ser divulgado nesta terça-feira (7). A classificação é feita com base nas notas obtidas pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2016 ou 2015. Mais informações podem ser obtidas no edital.


Programa de Acesso ao Discente Ingressante seleciona professores tutores

06.03.2017

Luana Nunes
 
Docentes interessados em realizar tutoria nas áreas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Química, Física, Ciências Biológicas, Matemática, Filosofia, Sociologia, História e Geografia têm até esta segunda-feira (06) para se inscreverem no Programa de Apoio ao Discente Ingressante (Padi), oferecido pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade Federal do Tocantins (UFT). O Edital permite que até 30 grupos de tutoria sejam criados. 

O Padi busca auxiliar estudantes em situação de vulnerabilidade, ingressantes de escola pública, alunos matriculados no 1º e /ou 2º período e àqueles reprovados nas disciplinas básicas, que serão orientados pelos professores tutores e seus bolsistas. Podem se candidatar como tutores, docentes dos cursos de graduação do quadro efetivo da UFT e, preferencialmente, com formação na área de conhecimento nas disciplinas atendidas pelo Programa. Além disso, o professor-tutor deverá declarar disponibilidade de, no mínimo, 04 horas semanais. 

Os interessados deverão preencher e encaminhar à Prograd a proposta de tutoria conforme modelo disponível em www.uft.edu.br/padi. As inscrições encerram hoje, e o resultado parcial está previsto para o dia 14 de março. 

Leia também:
Prograd abre inscrições para selecionar propostas de tutoria