sábado, 20 de maio de 2017

Press Release – Ano 2 – nº 038 – 20 de maio de 2017

Editorial
   'Pesquisa Eleitoral' mobiliza esforços nos campi http://bit.ly/2qKTGiJ

Homenagem
   Dia do Zootecnista http://bit.ly/2pL2NyG

Notícias
   PPGL divulga Resultado das Arguições do Processo Seletivo para o Mestrado e Doutorado em Letras http://bit.ly/2qO09MR

   Estudantes se mobilizam para ampliar a opção de brinquedos da Brinquedoteca do HDT-UFT  http://bit.ly/2qt07ap

   Palestra motivacional e homenagens marcam o encerramento da I Semana de Enfermagem do HDT-UFT http://bit.ly/2rnjjFK

   UFT completa 14 anos com muitas conquistas em sua trajetória http://bit.ly/2pTxgtz

   PROPESQ apresenta Curso de Língua Estrangeira para alunos e professores do Programas de Pós-Graduação http://bit.ly/2qoCdhB

   Encontro sobre assistência estudantil gerou esclarecimentos e encaminhamentos

   Prograd divulga prazos para renovação de matrícula em cursos de três câmpus

   Divulgado o resultado final do concurso para técnicos administrativos http://bit.ly/2qwFAl5

   Inscrições abertas para o Doutorado em Ciência Animal Tropical http://bit.ly/2qBE5Us

   Homologados os registros de duas chapas para a Pesquisa Eleitoral 2017 http://bit.ly/2rogJCI
 
   Quatro câmpus da UFT exibirão filmes do Festival do Minuto http://bit.ly/2qKHkaI

Edital
   PPGL homologa o Resultado Final do Concurso do Mestrado e Doutorado em Letras
   http://bit.ly/2rBVJ96

Seminário
   Desempenho Produtivo de Novilhas Suplementadas a Pasto sob efeito da Imunocastração http://bit.ly/2rfQ7nt

Centros Acadêmicos
   Recepção terá Momento Cultural para os Calouros http://bit.ly/2pX7uEW

   Olimpíada Norte/Nordeste de Química será neste sábado http://bit.ly/2rs5oyU

   Centro Acadêmico de Química apresenta sua diretoria http://bit.ly/2pPlBB8

UFNT
   Comissão da UFNT se posiciona contra emenda parlamentar http://bit.ly/2qvcZ1a

Informes
   PPGCat informa novo horário de atendimento http://bit.ly/2qwU5aH

   Cantina do Cimba não funcionará no sábado http://bit.ly/2qHXX8I

Visita
   Professores e acadêmicos de Geografia da UFT Araguaína visitam Bragança (PA)


Antonio Carlos Ribeiro
Reg. Prof. FENAJ 7235

Se desejar ler o Jornal UFT Araguaína acesse informativoarag.blogspot.com.br
Para ler os Press Release, clique no http://bit.ly/2c3rnc7

Editorial - 'Pesquisa Eleitoral' mobiliza esforços nos campi

20.05.2017

A campanha para a eleição de reitor e vice-reitor ganha traços próprios na Universidade Federal do Tocantins (UFT), que vão da 'paridade' às visitas da alta administração aos campi, quais cidades gregas  organizadas (πόλις), quase meio milênio antes de Cristo.

Os participantes da 'pesquisa', quais cidadãos (πολιτικός), homens e mulheres (estudantes, em maior número, professores e técnicos) livres e iguais, sem persuasão, o que os faz autônomos para exercer a civilidade.

A campanha e a escolha - assim como a assembleia (Εκκλησία) - se torna 'pesquisa eleitoral', precedidas do adjetivo 'democrática', da evocação da memória da reitora falecida, dos ritos legitimadores de homologação das chapas e votação do Conselho Universitário, acordados e votados.

Inscritas as chapas UFT Forte: diálogo e ação e Viver a UFT, a comunidade (Πολιτεία) acadêmica dos campi se dispõe a ouvir propostas, fazer perguntas e refletir com acuidade, até o dia 9 de junho, para apor seu voto nas urnas eletrônicas, entre 8h e 22h40.

O resultado será rápido e a vontade da comunidade, expressa na resposta à 'pesquisa', depois será submetida à votação oficial para composição da lista tríplice pelo Conselho Universitário, no dia 28 de junho, sendo depois enviada ao Ministério da Educação (MEC).

Como a democracia grega.

sexta-feira, 19 de maio de 2017

Homologados os registros de duas chapas para a Pesquisa Eleitoral 2017

19.05.2017

Samuel Lima  

Comissão Eleitoral Central também publicou a lista de votantes.

A Comissão Eleitoral Central (CEC) publicou no início da noite desta sexta-feira (19) a homologação preliminar de chapas inscritas para a pesquisa eleitoral que ocorrerá no dia 09 de junho. A votação oficial para composição da lista tríplice com os nomes a serem enviados para o MEC ocorrerá no Conselho Universitário (Consuni), no dia 28 de junho (veja quadro ao final do texto).

Foram inscritas as chapas UFT Forte: diálogo e ação - com os professores Adão Francisco de Oliveira e Marluce Evangelista Carvalho Zacariotti, ainda no período da manhã; e Viver a UFT, com os professores Luís Eduardo Bovolato e Ana Lúcia de Medeiros, no período da tarde.

Momento da inscrição das chapas UFT Forte - diálogo e ação (à esq) e da chapa Viver a
UFT na sala da Comissão Eleitoral Central (Fotos: Samuel Lima/Dicom)

Segundo o Comunicado nº 003 da Comissão Eleitoral Central, ainda caberá impugnação das inscrições apresentadas até às 18h do dia 22 de maio, atendendo ao Artigo 17, Parágrafo 1º do Regimento da Pesquisa Eleitoral.

Votantes
A Comissão Eleitoral Central também publicou o Comunicado nº 002 com a aprovação das listas de votantes na pesquisa eleitoral. Segundo o presidente da Comissão Eleitoral, Jozafá Maciel, caso o nome de algum técnico, docente ou discente não esteja figurando na lista, deverá ser comunicado à Comissão pelo telefone (63) 3232-8534. Confira, nos links abaixo, os dois Anexos ao Comunicado nº 002 com as listas de votantes Técnicos e Docentes e dos Discentes.





Urnas eletrônicas

A Pesquisa Eleitoral 2017 será realizada no dia 9 de junho, sexta-feira, em seções equipadas com urnas eletrônicas em todos os câmpus da UFT, das 8h às 22h40 ou das 8h às 19h nos câmpus em que não há atividades noturnas regulares. Poderão votar membros do corpo discente dos cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu da UFT regularmente matriculados, professores do quadro docente permanente da UFT e técnicos administrativos da Universidade.


Entenda

A Pesquisa Eleitoral é uma consulta informal à comunidade universitária realizada tradicionalmente pelas representações das três categorias da Instituição - docentes, técnicos administrativos e discentes - com a finalidade de verificar os nomes com maior respaldo para os cargos de reitor e vice-reitor.

O resultado da pesquisa será levado ao Conselho Universitário (Consuni), que com a vacância do cargo de reitor ocorrida devido ao falecimento de Isabel Auler, no dia 1° de maio, tem até o dia 29 de junho para votar e encaminhar ao MEC uma lista tríplice com a indicação de nomes para o mandato dos próximos quatro anos à frente da Reitoria da UFT.

A votação no Consuni já está marcada para o dia 28 de junho, conforme regulamento aprovado em sessão extraordinária realizada no dia 9 de maio.

Quatro câmpus da UFT exibirão filmes do Festival do Minuto

19.05.2017

Patrícia Paiva

Quatro câmpus da Universidade Federal do Tocantins (UFT) sediam, na próxima semana, o Festival do Minuto. O evento ocorrerá de forma simultânea em todo o Brasil. A parceria com a UFT é por meio da Diretoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex). O Festival será exibido na UFT nos câmpus de Araguaína, Gurupi, Palmas e Tocantinópolis. Produtores de cultura entre cineclubes, escolas, museus e bibliotecas, exibem os conteúdos selecionados pela curadoria do festival, promovendo a difusão gratuita da produção audiovisual independente.

De acordo com a servidora da Proex, Rayssa Carneiro, o Festival também estimula a produção local, principalmente, a partir da mostra universitária, que compõe o Festival. "Além de proporcionar momentos de lazer e contato com a arte cinematográfica, a partir de um material selecionado e diversificado, pois tem origens muito diferentes", complementa.


O Festival

Criado no Brasil em 1991, inspirou a criação de festivais do minuto em mais de 50 países. Nestes anos, o projeto recebeu mais de 50 mil vídeos minutos dos 4 cantos do planeta. A partir de 2007, o Festival tornou-se permanente e online, passando a realizar inúmeros concursos no decorrer do ano. Offline, o festival é exibido em mais de 400 equipamentos culturais de mais de 100 cidades brasileiras, e a já tradicional rede de exibição do minuto, quando passaram a exibir os melhores minutos do ano anterior.


Conheça as mostras

- Melhores minutos de 2016 (livre, 52min): seleção de vídeos que abrange diversos assuntos e técnicas.
- Vídeos filmados com celular, animações, vídeo arte, entre outros.
- Mostra Universitária (livre, 24 min): vídeos produzidos por estudantes e professores.
- Mostra Animação Infanto-juvenil (livre, 20 min): animações lúdicas voltadas para o público mais novo do festival. Colagem, 3D e stop motion estão entre a técnicas utilizadas.


Confira os locais e horários de exibições  nos câmpus da UFT

Araguaína: Dia 26 de maio, às 19h no hall de entrada do Bloco H

Gurupi: Dias 22 e 25 de maio, de 9às 12 h, sala 15, bala II

Palmas: Dias 24 a 26 de maio: a programação será exibida de duas maneiras:
1ª às 13 horas, na sala branca, bloco B.
2ª Em parceria com a Mosca (Mostra semestral do curso de artes), nos intervalos entre os espetáculos (noturno) - locais e horários serão divulgados a partir de segunda-feira (22)

Tocantinópolis: Dias 23, 24 e 26 de maio, sempre às 18h, no Auditório Vigilante Adão Ribeiro

PPGL homologa o Resultado Final do Concurso do Mestrado e Doutorado em Letras

19.05.2017

Segue abaixo link com o resultado final do processo seletivo para alunos regulares e convocação para matrícula dos candidatos selecionados:

http://docs.uft.edu.br/share/s/V9Q_mQ9NR46o0xZXKPLE9g

Cantina do Cimba não funcionará no sábado

19.05.2017

A administração da Cantina do Campus de Araguaína, Unidade Cimba, informa que não funcionará no sábado, dia 20.


Inscrições abertas para o Doutorado em Ciência Animal Tropical

18.05.2017

Caroline Falcão

Estão abertas até o dia 9 de junho, as inscrições para o curso de Doutorado Acadêmico em Ciência Animal Tropical, no Câmpus de Araguaína da Universidade Federal do Tocantins (UFT), com ingresso em 2017/2. As inscrições ocorrem por meio do envio dos documentos solicitados via sedex para o endereço do Programa disponível no edital de abertura. São ofertadas seis vagas.


O curso têm como área de concentração a Produção Animal e compreende as seguintes linhas de pesquisa: Tecnologias para produção animal no bioma Amazônia (Alternativas alimentares para ruminantes e Alternativas alimentares para não ruminantes), Patologia animal aplicada a produção animal (Toxicologia aplicada à produção animal) e Relação-solo x planta x animal.

O processo de avaliação dos candidatos compreende três etapas: Avaliação de conhecimento, Avaliação de Títulos e Entrevista/Avaliação do Projeto. O resultado final será divulgado a partir do dia 19 de julho, e as matrículas de 1º a 4 de agosto.

Mais informações podem ser encontradas pelos telefones (63)2112-2124/ 2145 ou pelo e-mail pgcat@uft.edu.br.

quinta-feira, 18 de maio de 2017

Professores e acadêmicos de Geografia da UFT Araguaína visitam Bragança (PA)

18.05.2017

Eliseu Pereira de Brito

   Docentes e discentes conhecem área de mangue em Bragança/PA

Alunos do curso de Geografia do Campus de Araguaína participaram de um trabalho de campo no município de Bragança (PA), de 5 a 7 de maio. Os estudos objetivaram conhecer a cidade de Bragança e o seu papel na dinâmica regional da Amazônia Legal, os ambientes amazônicos de transição no corredor da Belém-Brasília e as áreas de mangues.

Após a atividade, o momento de relaxar para a foto. Antes do banho!

Visitaram uma área de mangue em Ajuruteua, colônia de pescadores em Bragança, próximo à foz do rio Caeté, na companhia de um catador de caranguejo. Conheceram monumentos históricos e dialogaram com moradores sobre a história da cidade, na companhia de guias locais. Essa atividade foi desenvolvida em parceria com o Curso de Turismo do Instituto Federal do Pará (IFPA).

Centro Acadêmico de Química apresenta sua diretoria

18.05.2017



O Centro Acadêmico de Química foi eleito em outubro de 2016. Fazem parte de sua diretoria os/as acadêmicos/as Felipe Brito dos Santos (Presidente), Fernando Rocha da Costa (Vice-presidente), Débora Gomes Lima (1º secretária) e Natalia Mariana Cruz do Nascimento (Tesoureira).


Sede: Bloco B, sala B03

Comissão da UFNT se posiciona contra emenda parlamentar

18.05.2017


A Comissão da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), consensualmente entre os campi de Araguaína e Tocantinópolis, decidiu por não apoiar a Emenda proposta pela Dep. Profª Dorinha, que prevê a criação imediata de mais quatro campi junto aos já previstos no PL 5274/2016.

Esse posicionamento não significa que sejamos contrários à expansão da nova universidade, inclusive, estamos dispostos e interessados em discutir com os municípios citados na Emenda.

Acreditamos que nesse momento, inclusive embasados em depoimentos de técnicos do Ministério da Educação (MEC) e do Congresso Nacional, essa manobra poderá inviabilizar o projeto que está em discussão desde maio de 2016.

Agora, precisamos unir forças para consolidar os dois campi, antes de quaisquer discussões precipitadas.

Atenciosamente,

COMISSÃO DA UFNT
Araguaína e Tocantinópolis

PPGCat informa novo horário de atendimento

18.05.2017

A secretaria do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal Tropical informa que a partir do dia 19/05/2017 o atendimento será de segunda a sexta das 12h. às 18h., de acordo com a portaria do Gabinete da Reitoria nº 897, de 16 de maio de 2017, com fulcro na Lei no 8.112/1990, artigo 98, § 3º, (cumprimento de Jornada Especial de Trabalho / dependente com deficiência).

Profª Drª Fabrícia Rocha Chaves Miotto
Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Ciência Animal Tropical

quarta-feira, 17 de maio de 2017

Olimpíada Norte/Nordeste de Química será neste sábado

17.05.2017

Fernando Rocha da Costa

A Olimpíada Norte/Nordeste de Química, atividade estudantil criada em 1995 pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade Federal do Piauí (UFPI), serão realizadas na Universidade Federal do Tocantins (UFT). 



A Coordenação Estadual do Programa Nacional Olimpíadas de Química UFT/UFC/UFPI/CNPq, convoca os alunos inscritos para os Exames, que serão realizados no dia 20 de maio de 2017, às 14h nas cidades de Araguaína, Araguatins, Gurupi e Palmas.

Em Araguaína, o local da prova será a Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Araguaína, Setor  Cimba, Bloco H, Sala 01. Para mais informações do evento, acesse http://tocantins.obquimica.org.

Recepção terá Momento Cultural para os Calouros

17.05.2017

Fernando Rocha da Costa

A Recepção de Calouros dos cursos de Licenciatura em Biologia, Física e Química ocorreu nos dias 26, 29, 30, 31 de maio e 01 de junho, no Câmpus de Araguaína, Unidade Cimba. 



O objetivo é buscar a integração, orientação e acolhimento dos alunos novatos na universidade. O evento será realizado pela Comissão Organizadora da Recepção do Reuni 2017/1, formada por alunos, professores e técnicos. 

O Momento Cultural está previsto para próxima sexta-feira (26) e é aberto a toda comunidade acadêmica. Terá apresentações culturais com música, dança, poesia e desenhos, entre outros.

Os interessados na programação do evento e em participar devem entrar em contato com representantes do Centro Acadêmico de Química (CAQ) para fazer a inscrição ou enviar e-mail para caquft@gmail.com.

Seminário Desempenho Produtivo de Novilhas Suplementadas a Pasto sob efeito da Imunocastração

17.05.2017

O Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal Tropical da Universidade Federal do Tocantins (UFT),  da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia (EMVZ) convida para apresentação de seminários I (revisão de literatura):

DESEMPENHO PRODUTIVO DE NOVILHAS SUPLEMENTADAS A PASTO SOB EFEITO DA
IMUNOCASTRAÇÃO

Mestranda: LEIDE KARLA RIBEIRO LOUREIRO
 no Auditório do PPGCat, dia 18 de maio de 2017 às 16h.


terça-feira, 16 de maio de 2017

Divulgado o resultado final do concurso para técnicos administrativos

17.05.2017

Caroline Falcão

Os candidatos que realizaram o Concurso para Técnico Administrativo para o nível médio e superior da Universidade Federal do Tocantins (UFT) já podem verificar o resultado final do processo de seleção. A Comissão Permanente de Seleção (Copese) publicou nesta terça-feira (16) a lista dos candidatos aprovados para as 11 vagas disponíveis no concurso, como também os classificados em cada cargo.

O próximo passo da seleção é convocação dos aprovados para se apresentarem ao órgão com os devidos documentos necessários para a posse e assim começarem a exercer sua funções. O concurso teve mais de 4,8 mil concorrentes. A média geral de candidatos por vaga chegou a 469 na modalidade de ampla concorrência e foi a maior já registrada em processos similares na UFT.

A remuneração das vagas ofertadas no certame é de R$ 2.752,81 para os cargos de nível médio e R$ 4.326,21 para o nível superior. A posse, segundo a Pró-reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progedep), deve ocorrer ainda no primeiro semestre de 2017.

Publicada última chamada aos programas de auxílio permanência

16.05.2017

Caroline Falcão

Com o objetivo de dar continuidade ao acompanhamento pedagógico iniciado com os estudantes vinculados aos Programas Bolsa Permanência do MEC e Auxílio Permanência da Universidade Federal do Tocantins (UFT), o Setor de Apoio ao Estudo e à Carreira (Apec) convoca os bolsistas, que não compareceram à primeira chamada  pública, para a realização do processo de avaliação do desempenho acadêmico, por meio do histórico acadêmico e entrevista referente ao semestre de 2016/1.

Ao todo são convocados 43 estudantes para comparecerem nos dias 18 e 19 de maio na sala da Apec, no Bloco II, sala 28, para realizarem as entrevistas, conforme dia e horário designado para cada bolsista conforme publicação da Chamada. O estudante que não comparecer poderá ter seu auxílio suspenso e deverá procurar a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Proest) para mais esclarecimentos.

O  desempenho  acadêmico  satisfatório do estudante é exigência indispensável do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). Todos os estudantes vinculados a programas de auxílios e bolsas, os  quais  possuem  caráter  pedagógico  e  de  ação  afirmativa, apoiados com recursos da Assistência Estudantil, devem apresentar retorno no desempenho acadêmico.

Prograd divulga prazos para renovação de matrícula em cursos de três câmpus

16.05.2017

Samuel Lima 

A Pró-reitoria de Graduação (Prograd) divulgou os prazos para que estudantes de 15 cursos distribuídos em três câmpus possam fazer o processo de renovação de matrícula para 2017/1. A renovação de matrícula deverá ser realizada por meio do Portal do Aluno; há períodos diferenciados para cada câmpus (ver quadro).

Segundo a Prograd, devem fazer o processo estudantes dos cursos de Biologia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Química, Gestão de Cooperativas, Gestão de Turismo e Logística (Câmpus de Araguaína); Matemática e Pedagogia do Câmpus de Arraias; e Educação Física, Pedagogia e Serviço Social do Câmpus de Miracema.

Durante o período destinado à renovação da matrícula os estudantes veteranos devem solicitar inclusão de disciplinas que querem cursar no próximo semestre letivo. Para fazer o procedimento os alunos devem logar-se no Portal do Aluno e clicar em "Matrícula" durante o período estabelecido.

Em caso de dúvidas ao renovar a matrícula, o aluno pode acessar o Manual "Dúvidas Frequentes Portal do Aluno", nos itens 8 e 11, com as perguntas e respostas sobre os procedimentos a serem realizados. Persistindo dúvidas, o estudante pode entrar em contato com a Prograd pelos e-mails portaldoaluno@uft.edu.br ou cca@uft.edu.br.

Os horários dos Cursos estão disponíveis aqui.


segunda-feira, 15 de maio de 2017

Encontro sobre assistência estudantil gerou esclarecimentos e encaminhamentos

15.05.2017

Antonio Carlos Ribeiro

A Semana da Assistência Estudantil: Universidade - expectativas e possibilidades, realizada no Câmpus da UFT em Araguaína, Unidade Cimba, gerou esclarecimentos para o alunado dos diversos cursos.

Parte do público que assistiu a palestra (Foto: Antonio Carlos Ribeiro/UFT)

O evento promovido pelo Serviço Integrado Multiprofissional e Interdisciplinar de Assistência Estudantil (SIMAE) e pela Universidade da Maturidade (UMA), do Campus de Araguaína, que acolheu o evento com manifestação cultural, sob a coordenação de Domingas Monteiro e Sid Alves da Costa Junior.

O professor Kherlley Caxias Barbosa, pró-reitor de Assuntos Estudantis (PROEST) da Universidade Federal do Tocantins fez esclarecimentos em relação aos programas sociais, destacando as últimas decisões da Direção da UFT.

O Pró-reitor Kherlley Barbosa esclarece decisões da reitoria para os alunos
(Foto: Antonio Carlos Ribeiro/UFT)

Os câmpus da UFT que não têm Restaurante Universitário, como Tocantinópolis, Arraias, Porto Nacional e Miracema, os alunos em condição de vulnerabilidade social passam a receber uma bolsa alimentação no valor de R$ 300,00.

Os alunos podem acumular até três bolsas: Permanência, alimentação e Programas de Iniciação Científica (PIBID, PIBIC e PIVIC). A notícia foi bem recebida pelos estudantes.

E por último, o Pró-reitor informou que a Diretoria de Esporte foi desligada da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Proest) e passa a ser da Pró-reitoria de Extensão (Proex).

PROPESQ apresenta Curso de Língua Estrangeira para alunos e professores do Programas de Pós-Graduação

15.05.2017

Antonio Carlos Ribeiro

O Professor Raphael Sanzio Pimenta, da Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq), da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e coordenador dos Programas de Pós-Graduação apresentou a proposta do Curso de Línguas Estrangeiras para alunos e professores.

Prof. Raphael Sanzio Pimenta fala do Curso de Línguas para docentes e discentes da Pós-Graduação
(foto: Antonio Carlos Ribeiro/UFT)

Participaram coordenadores dos Programas de Pós-Graduação do Campus de Araguaína, como o Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território (PPGCult), Programa de Pós-Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDire), Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal Tropical (PPGCat), Programa de Pós-Graduação em Sanidade Animal e Saúde Pública nos Trópicos (PPGSaspt), Mestrado Profissional em História (ProfHistória) e o Mestrado Profissionalizante em Letras (ProfLetras), além dos Programas de Pós-Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) e de Ciência Animal Tropical (PPGCat). 

A proposta aponta a urgência de seguir as tendências das pesquisas para os estudos internacionais, com disciplinas ministradas pelo modo 'on line' e com perspectivas da UFT para o aprofundamento das relações internacionais.

O pró-reitor afirmou a disposição de implantar o curso já no próximo semestre, a partir disso, criando a possibilidade de publicação de artigos em língua inglesa.

UFT completa 14 anos com muitas conquistas em sua trajetória

15.05.2017

Cynthia Barreto e João Batista

Em 15 de maio de 2003 os primeiros professores tomavam posse

Expansão, qualificação e produtividade são alguns méritos entre tantos que podem ser atribuídos à Universidade Federal do Tocantins (UFT) que, nessa segunda-feira (15), completa 14 anos de sua criação. Embora seja uma instituição jovem já é referência, sendo considerada a terceira melhor universidade pública da região Norte em pesquisa, de acordo com um estudo realizado pelo Guia do Estudante, no ano passado. Além disso, são inúmeras ações que permitem colocar a UFT como a maior instituição de ensino pública do Tocantins.

A expansão da Universidade está ligada a vários fatores, como o crescimento na quantidade de alunos que passou de 16.880 em 2012 para quase 20 mil em 2015; já em relação a professores e técnicos administrativos, em 2012 eram 1382,  hoje são cerca de 1800. Em termos de pesquisa a UFT saltou de 11 bolsistas de produtividade em pesquisa para 25. Nesse período, foram publicados 50 livros pela editora e os docentes publicaram 2.750 artigos científicos. Entre os anos de 2012 e 2016, foram criados 19 cursos de pós-graduação, nove mestrados acadêmicos, dois mestrados profissionais, cinco mestrados em rede e três doutorados.

Câmpus de Palmas (Foto: Júnior Duarte/Dicom)

“Nesses 14 anos, a Universidade cresceu de forma extremamente rápida. É uma universidade que em seus sete câmpus experimentou uma significativa expansão na quantidade de cursos, de alunos, no quadro de servidores  técnico-administrativos e professores, bem como na titulação de seus professores. De forma que todo esse trabalho transforma a universidade, sem dúvida alguma, na maior instituição de ensino superior do Tocantins”, destacou o vice-reitor em exercício da Reitoria da UFT, Luiz Eduardo Bovolato.

A Universidade também avançou muito em extensão, desde a criação da Universidade foram cadastradas 1456 ações entre programas, projetos, cursos e eventos. A internacionalização de ações da universidade, através de acordos firmados com grandes instituições proporcionou a realização de intercâmbios científicos, de pesquisa e cultura. Além da implantação de oito Institutos Interdisciplinares de Pesquisa e Extensão.

De acordo com Bovolato, a recente expansão de novos cursos permitiu contemplar as diferentes necessidades do ponto de vista trabalho/emprego na região onde a UFT está inserida e certamente em regiões circunvizinhas, uma vez que os profissionais que se formam na instituição atendem o mercado local e regional.




Sobre a expansão no ensino, nos últimos anos foram criados mais oito cursos superiores: cursos na área da saúde como Educação Física nos câmpus de Miracema e Tocantinópolis; Psicologia no Câmpus de Miracema; e Medicina no Câmpus de Araguaína. Com a criação do curso de Medicina no Câmpus de Araguaína, ainda foram incorporados pela Universidade, o Hospital de Doenças Tropicais (HDT) e a Fundação de Pesquisas de Doenças Tropicais.

Além disso, a UFT tem contribuído com a qualificação e o fortalecimento da educação básica e profissional, através dos cursos de licenciaturas, bem como atende as necessidades do mercado de trabalho, formando profissionais qualificados. De acordo com a pesquisarealizada pela Diretoria de Desenvolvimento e Regulação da Graduação da Pró-reitoria de Graduação da Universidade Federal do Tocantins (DDRG/Prograd/UFT), 88% dos egressos de cursos de graduação da Instituição estão inseridos no mercado de trabalho.

Para Bovolato, de forma geral, a universidade se consolidou ao longo desses anos e sua atuação permite um maior alcance social. É uma universidade que goza de grande credibilidade construída num espaço de tempo curto e que é sinônimo de orgulho por estar com a marca solidificada no Estado do Tocantins.

O governador do Estado do Tocantins, Marcelo Miranda, partilha da mesma ideia argumentando que a UFT é uma instituição importante para o desenvolvimento da região Norte do país. “A Universidade Federal do Tocantins completa 14 anos com a marca de uma instituição consolidada e que desempenha um papel muito importante para o desenvolvimento, não somente do nosso Estado, mas da região Norte do País. Parabenizo a todos os colaboradores que contribuem para que a Universidade cumpra seu papel na formação de profissionais que ajudam a construir um Tocantins melhor, por meio da educação e do conhecimento”, destacou.

“A UFT Ofereceu grandes oportunidades de desenvolvimento, entre elas, trabalho, cultura e estudo, porque até então, era muito difícil alguém ter uma formação superior (aqui no Tocantins). Para isso, teria que se deslocar para outras regiões. E com a Universidade aqui, possibilitou a formação de novos professores e também a chegada de novas empresas”, conta Edival Limeira Borges, estudante da Universidade da Maturidade/UMA/UFT, que mora no estado antes da criação da Universidade e aponta o crescimento do Tocantins desde que a UFT foi criada. 

Edival Borges, estudante da UMA (Foto: João Batista/Dicom)

 A comemoração dos 14 anos da UFT permite elencar, entre tantas conquistas, as 14 principais adquiridas ao longo desses anos:


Palestra motivacional e homenagens marcam o encerramento da I Semana de Enfermagem do HDT-UFT

15.05.2017

Daianni Parreira 

“Nem em minha casa meu pai foi tão bem tratado como aqui nesse hospital, me lembro uma vez que cheguei para visita-lo, e uma enfermeira estava alimentando-o, e eu como filho nunca tive esse cuidado, hoje ele já não está aqui para eu poder fazer diferente”, disse Denilson Melo da Silva, levando boa parte dos profissionais da enfermagem às lágrimas no encerramento da I Semana de Enfermagem do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), instituição vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). 

O evento científico-cultural ocorreu durante toda a semana com palestras, conferências, homenagens e confraternização; teve início na segunda (08) e se estendeu até sexta-feira (12), data em que se comemora o Dia do Enfermeiro (a). Teve como finalidade promover a socialização do saber científico em um ambiente de integração e o debate sobre boas práticas relacionadas ao cuidado qualificado de enfermagem no âmbito da atenção à saúde, fazendo interface com o ensino e a pesquisa. No próximo dia 20 haverá comemoração ao Dia do Técnico (a) de Enfermagem.



Além do depoimento de gratidão do Senhor Denilson, que de forma espontânea veio à unidade hospitalar parabenizar a equipe HDT-UFT pela humanização no atendimento prestado a seu pai, houveram outras homenagens aos enfermeiros com entrega de flores, sorteio de brindes e palestra motivacional, ministrada pela consultora do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/TO), Neila Tizzo. 

A consultora propôs uma reflexão sobre os motivos que os levaram a optar pela enfermagem; em seguida exibiu vídeos, falou sobre felicidade, respiração e motivação. “O grande segredo para a felicidade está em respirar de forma consciente porque ser feliz é um estado de espírito e não o objetivo final. A alegria é contagiante, por isso pessoas bem sucedidas não alimentam a força destruidora que vem do desânimo, a escolha de criar a realidade que queremos começa em nossos pensamentos”, recomendou Neila.

Palestra motivacional da consultora Neila Tizzo (Foto: Daianni Parreira)

A chefe da Divisão da Enfermagem, Áurea Maria Casagrande da Luz atribuiu o sucesso da  primeira edição da Semana de Enfermagem do HDT-UFT ao empenho de todos os envolvidos na organização e no interesse dos participantes. “Acredito que superamos as expectativas, e isso se deve ao fato de apenas evidenciarmos o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido por cada profissional, que se doa em prol dos nossos usuários, com amor. Ano que vem temos a intenção de ampliar ainda mais esse evento, para que possamos motivar mais pessoas que se doam ao exercício da enfermagem”, disse.

Estudantes se mobilizam para ampliar a opção de brinquedos da Brinquedoteca do HDT-UFT

15.05.2017

Daianni Parreira

Conhecer o funcionamento da brinquedoteca do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT) foi o primeiro passo do projeto de 15 alunos do curso técnico em assistente administrativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em Araguaína (TO). A ação faz parte da disciplina de marketing, no qual os estudantes vão organizar um evento beneficente para arrecadar brinquedos em prol das crianças internadas na unidade de saúde.

Visita técnica dos alunos do Senai à brinquedoteca do HDT-UFT (Foto: Daianni Parreira)

Os jovens de 15 a 18 anos ouviram com atenção as explicações da responsável pela brinquedoteca, Terezinha Maia, durante visita técnica na última quarta-feira (10) e tiraram as dúvidas sobre quais itens podem ser adquiridos. “O mais importante é proporcionar um ambiente familiar para as crianças internadas, porém com o cuidado de trocar de brinquedo quando cair no chão, por isso em média são levados ao leito cinco brinquedos por crianças”, explicou, evidenciando a importância da higienização diária desses itens.

De acordo com a chefe da Unidade Multiprofissional, Satila Evely, a iniciativa será muito bem vinda, pois a última doação de brinquedos ocorreu no mês de outubro do ano passado. “Essa ferramenta lúdica é fundamental durante permanência dos nossos pequenos usuários que sentem bastante por não estarem em seus ambientes quotidianos”, disse.

Para o estudante Bruno Ítalo de 15 anos, está sendo uma experiência muito positiva que ele pretende levar para a vida pessoal e profissional. “Apesar da nossa condição financeira não ser a melhor, eu estou aprendendo que sempre podemos fazer algo para ajudar o próximo, a gente sabe o quanto é ruim ficar internado num hospital, principalmente para as crianças que precisam se distrair um pouco, não vejo a hora de voltar aqui para entregar esses brinquedos que vamos arrecadar”, comentou entusiasmado.

PPGL divulga Resultado das Arguições do Processo Seletivo para o Mestrado e Doutorado em Letras

15.05.2017

O Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) divulga o Resultado das Arguições do Processo Seletivo para Alunos Regulares de Mestrado e Doutorado em Letras: Ensino de Língua e Literatura - III Etapa do Processo Seletivo. O edital pode ser verificado no endereço abaixo:

http://docs.uft.edu.br/share/s/rZcpYkbdSjO6ZKnQa5gTvg

domingo, 14 de maio de 2017

Dia do Zootecnista

13.05.2017