sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Press Release – Ano 2 – nº 020 – 06 de janeiro de 2017

Editorial
   Reposição de períodos letivos http://bit.ly/2hYOoPL

Notícias
   Inscrições abertas para curso gratuito de Formação de Gestores e Conselheiros de Cultura

Informes
   Matrícula 2016.2 dos veteranos CIMBA http://bit.ly/2iZKx1O

   Comitê de Ética em Pesquisa da UFT entra em recesso até fevereiro http://bit.ly/2iRhgcg

Imagens
   Lago Azul http://bit.ly/2hYP4ol


Antonio Carlos Ribeiro 
Reg. Prof. MTE 7235

Se desejar ler o Jornal UFT Araguaína acesse informativoarag.blogspot.com.br
Para ler os Press Release, clique no http://bit.ly/2c3rnc7

Editorial - Reposição de períodos letivos

06.01.2017

O processo de matrícula de veteranos da Unidade Cimba, do Câmpus Araguaína, da Universidade Federal do Tocantins(UFT), se reveste de especial importância por reunir 10 colegiados e pela reposição dos três períodos letivos (2016.2, 2017.1 e 2017.2), não realizados por conta da última greve.

Esse Informe, divulgado nesta edição, visa facilitar o esforço da matrícula - agora adiantado - para dar andamento ao esforço e cumprimento das atividades acadêmicas necessárias à formação. 

A matrícula pela web já está aberta desde o início de dezembro, com a divulgação feita pelo Portal do Aluno desde de 4 de janeiro, e com ajuste possibilitado a partir do dia seguinte e até 12 de janeiro.

Já houve até consulta pelo correio eletrônico ao Informativo Araguaína, sendo a estudante remetida à referida Secretaria.

Além deste, temos: as Inscrições abertas para curso gratuito de Formação de Gestores e Conselheiros de Cultura, em Notícias; a Comitê de Ética em Pesquisa da UFT entra em recesso até fevereiro, em Informes, e o Lago Azul, em Imagens.

Boa leitura, neste fim de férias!

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Lago Azul

05.01.2017

quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Matrícula 2016.2 dos veteranos CIMBA

04.01.2017

A Secretaria Acadêmica da UFT-Araguaína informa


Inscrições abertas para curso gratuito de Formação de Gestores e Conselheiros de Cultura

04.01.2017

Yane Ulisses e Daniel dos Santos

Oferecido pelo Ministério da Cultura (MinC) através da Universidade Federal do Tocantins (UFT), e com o apoio do governo do Estado do Tocantins para a execução, o Curso de Formação de Gestores e Conselheiros de Cultura para o Desenvolvimento do Sistema Nacional de Cultura dispõe 300 vagas para gestores, conselheiros e agentes promotores de cultura no estado. O período de inscrições ocorre entre 02 e 31 de janeiro. Para mais informações, consultar o edital aqui.




O curso surge como instrumento de promoção de cultura no Tocantins e incentivo para a elaboração dos planos de cultura municipais num processo de integração do Sistema Nacional de Cultura (SNC), conforme explica a coordenadora de Apoio aos Entes Federados e Formação de Gestores Culturais do MinC, Luisa Galiza. “Os cursos de qualificação são fomentados desde 2009. A partir de então, diversos projetos já foram realizados no âmbito do Programa Nacional de Formação de Gestores e Conselheiros Culturais. O intuito é que essas ações estejam coadunadas entre si e inexoravelmente alinhadas ao SNC, compondo um trabalho colaborativo, contínuo e que esteja em constante acompanhamento”.

A UFT é a quarta universidade da região norte a receber o curso, que dentre as particularidades, oferta uma turma que será dedicada exclusivamente aos indígenas e quilombolas, com abertura de chamada prevista para fevereiro. Seguindo regulamentação já existente na universidade, conta com a possibilidade de uso do nome social já no formulário de inscrição.

De acordo com a coordenadora do curso no Tocantins, Sandra Rodrigues, foram estabelecidas algumas metas a serem alcançadas. “A representatividade dos municípios e aumento do número de adesão ao SNC, utilizando mecanismos específicos que caminhem ao encontro da diversidade tão característica do estado e que possibilitem uma integração dos gestores, conselheiros e agentes de cultura e necessidades reais da área”, considera.

A assessora Técnica e de Planejamento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura, Luara Aquino destaca a importância dessa formação para o Tocantins. “A inclusão do Tocantins é uma forma de dirigir o olhar das políticas públicas para região norte do país”.

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Comitê de Ética em Pesquisa da UFT entra em recesso até fevereiro

03.01.2017

Elini Oliveira e Samuel Lima
   
O Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos (CEP), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), informa que durante o período de 01 a 31 de janeiro de 2017, entrará em recesso devido as férias docentes da instituição. A data é uma determinação da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep). As dúvidas referentes ao Comitê poderão ser enviadas ao email cep_uft@mail.uft.edu.br, as quais serão respondidas a partir do dia 19 de janeiro.

Sobre o CEP

O comitê é responsável pela avaliação e acompanhamento dos aspectos éticos de todas as pesquisas envolvendo seres humanos. É um colegiado multi e transdisciplinar, independente, que deve existir nas instituições que realizam pesquisa envolvendo seres humanos no Brasil, criado para defender os interesses dos sujeitos da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos (Resolução nº 196/96 Conselho Nacional de Saúde). Saiba mais sobre o CEP.