sábado, 16 de setembro de 2017

Press Release – Ano 2 – nº 055 – 16 de setembro de 2017

Editorial
   Eleições livres e soberanas para o DCE-UFT http://bit.ly/2f3EJ6F

Notícias
   Participação ativa de professores e estudantes intensifica a troca de saberes
   http://bit.ly/2y81fmd

   Atividades artísticas marcam o I Fórum de Cultura no Câmpus de Araguaína
   http://bit.ly/2f2OlP7

Semana Cultural
   Aberto edital de auxílio financeiro para estudantes que participarão do V Encontro de
   Cultura http://bit.ly/2y7DnPy

Palestra
   Médicos e profissionais do setor de vigilância do HDT-UFT recebem capacitação sobre
   Preenchimento de declaração de óbito http://bit.ly/2xcZgzu

Edital
   Divulgada terceira chamada para vagas remanescentes da 2ª edição do PSC 2017/2
   http://bit.ly/2jBAaoW

   UFT abre seleção com 33 vagas para professor efetivo da instituição
   http://bit.ly/2haCW09

   Divulgado edital para transferência interna, facultativa, reingresso e portador de
   Diploma http://bit.ly/2wpNSRX

Centros Acadêmicos
   Remarcada a eleição do Diretório Central de Estudantes (DCE-UFT)
   http://bit.ly/2f2O12R

Restaurante Universitário
   Cardápio 038 - 18 a 22 set 2017 http://bit.ly/2xlpjEC


Antonio Carlos Ribeiro
Reg. Prof. FENAJ 7235

Se desejar ler o Jornal UFT Araguaína acesse informativoarag.blogspot.com.br
Para ler os Press Release, clique no http://bit.ly/2c3rnc7

Editorial - Eleições livres e soberanas para o DCE-UFT

16.09.2017

O processo eleitoral para a direção do Diretório Central de Estudantes da Universidade Federal do Tocantins (DCE-UFT), debatido de 01 a 07 de agosto de 2017, com apoio e participação de 35 entidades de base dos estudantes, teve a eleição marcada para o dia 05 de setembro de 2017.

Uma chapa que não obteve registro recorreu à Justiça. Com o processo 0029476-27.2017.827.2729 emitido pelo(a) juiz(a) Edimar de Paula, autuado no dia 04 de setembro às 11h04min. - a poucas horas da data marcada - apresentou decisão que impediu o pleito, levando a Comissão Eleitoral a transferir da data para o dia 19 de setembro.

O atendimento à decisão judicial implicou na inutilidade das mais de 15 mil cédulas eleitorais já impressas, e na dificuldade da Comissão Eleitoral de conseguir a impressão de novas cédulas, por causa dos custos financeiros, causando tensões.

As expectativas são que esse processo eleitoral do DCE-UFT, conduzido pela Comissão Eleitoral, consiga a impressão das cédulas, de modo que os candidatos e candidatas que surjam das urnas para a política estudantil alcancem o objetivo do pleito: a expressão livre e soberana dos votos do alunado dos sete câmpus da Universidade Federal do Tocantins (UFT). É a expectativa!

sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Cardápio 038 - 18 a 22 set 2017

15.09.2017
O cardápio elaborado por Dhycla / Rosimeire Santana e aprovado por
Thalita Lin Netto Candido, nutricionista fiscal da UFT,
traz o menu de 18 a 22 set 2017, é:


Divulgado edital para transferência interna, facultativa, reingresso e portador de diploma

15.09.2017

Samuel Lima

Câmpus de Porto Nacional tem vagas dispostas no Extravestibular
(Foto: Gladson Nogueira Reis/Divulgação)

Com oferta de 1.447 vagas remanescentes, a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e a Comissão Permanente de Seleção (Copese) da Universidade Federal do Tocantins publicaram nesta sexta-feira (15) o Edital nº 01/2017 do Processo Seletivo de Transferência Interrna e Facultativa, Reingresso e de Ingresso de Portador de Diploma nos cursos de graduação, o conhecido Extravestibular. Há vagas para todos os câmpus da UFT e quase todos os cursos.

O valor da inscrição para este processo seletivo é de R$ 80, para todos os cursos. A inscrição deve ser feita no período as 10h do dia 22 de setembro de 2017 e as 23h59 do dia 12 de outubro de 2017, exclusivamente pela Internet, via site da Copese. O interessado deve preencher o formulário eletrônico com os dados pessoais (nome completo, CPF, Documento de Identidade, e-mail, telefone, categoria do candidato, conforme o item 1.1, curso de origem, turno, curso e campus pleiteado, e demais informações requeridas.

A taxa de inscrição deve ser paga, preferencialmente, no Banco do Brasil até a data do vencimento indicada no boleto, que fica disponível para impressão após o preenchimento da inscrição.


Isenção

Os candidatos de baixa renda que não tenham recursos para arcar com o valor da inscrição podem requerer a isenção da taxa, devendo atentar-se ao item 4 do Edital, que trata da Isenção Financeira. O pedido de isenção deve ser formalizado entre as 10h do dia 22 de setembro e as 23h59 do dia 28 de setembro de 2017, também mediante preenchimento de requerimento específico, disponível no site da Copese.


Datas

As provas serão aplicadas para todos os cursos no dia 29 de outubro 2017, a partir das 14h (horário do Estado do Tocantins), nas cidades de Arraias, Araguaína, Gurupi, Miracema, Porto Nacional, Palmas e Tocantinópolis, conforme cronograma divulgado no item 14.2. O candidato deve chegar ao local da prova com uma hora de antecedência, munido apenas de caneta esferográfica de tinta azul ou preta, não porosa, fabricada em material transparente, comprovante de inscrição e documento de identificação original. Os portões dos locais de prova serão fechados às 13h50.

A divulgação do Resultado Final é previsto para o dia 30 de novembro, conforme o cronograma da seleção.

Acesso rápido
Edital nº 01/2017
Site da Copese - (link direto do documento)

Participação ativa de professores e estudantes intensifica a troca de saberes

15.09.2017

Patrícia Paiva  

Debates sobre formação, políticas públicas e currículo envolveram os participantes do Interfor (Foto: Patrícia Paiva/Dicom)O II Encontro Internacional sobre a Formação Docente para Educação Básica e Superior (Interfor) segue com sua programação e a participação ativa de professores e alunos de graduações. Nesta quinta-feira (14) sete salas dos blocos A e C da UFT do câmpus Palmas abarcando centenas de alunos debatendo e apresentando trabalhos sobre três eixos: formação docente e políticas públicas, currículo e formação de professores e práticas pedagógicas.



O estudante de doutorado da UNB, Daniel Cantanhede, apresentou sua pesquisa sobre a o currículo de formação de professores de Educação Física da Universidade de Brasília. Para ele, a troca de saberes que o evento proporciona é muito rica. "Cada sala proporciona várias experiências a partir de várias pesquisas e estudos. A partir do momento que você ouve e conhece outros trabalhos, isso permite que a gente saia somente do nosso olhar e amplie a nossa percepção a partir de estudos e experiência dos outros participantes"destaca.


Interfor

O Interfor nasceu da realização do sexto evento do Enforsup, em 2015. Coordenado pela Universidade de Brasília (UnB), a UFT participou do evento, levando uma caravana de professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). O objetivo da criação do Interfor foi de possibilitar o aprofundamento das discussões entre pesquisadores e profissionais envolvidos com a Educação Básica e Superior sobre o papel do currículo e da avaliação na formação docente em instituições educativas. No mesmo ano, a UFT foi eleita representante da possibilitar o aprofundamento das discussões entre pesquisadores e profissionais envolvidos com a Educação Básica e Superior sobre o papel do currículo e da avaliação na formação docente em instituições educativas (RIDES) da região Norte


Acompanhe

Divulgada a programação completa e lista de trabalhos para o II Interfor
II Interfor discute a formação docente e práticas pedagógicas
Comunicações orais e apresentação de pôsteres movimentam o II Interfor

quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Aberto edital de auxílio financeiro para estudantes que participarão do V Encontro de Cultura

14.092017

Elini Oliveira

Estudantes dos Câmpus de Araguaína, Arraias, Gurupi, Porto Nacional e Tocantinópolis que estejam interessados em participar do V Encontro de Cultura da Região Norte,  que acontece de 09 a 12 de outubro - pela primeira vez na UFT - e que não possuam recursos financeiros para vir a Palmas (local do evento), terão agora a oportunidade de se inscrever no Edital de Auxílio Financeiro, lançado nesta quinta-feira (14) pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão (Proex). De acordo com o documento, os interessados podem se inscrever até o dia 22 de setembro. Para isso, o aluno deverá encaminhar os documentos solicitados e enviar para o endereço de e-mail cultura@uft.edu.br.

Segundo a diretora de Cultura, Sandra Rodrigues,  a seleção priorizará a contemplação de estudantes que apresentarão trabalhos no evento, seja por meio de comunicação ou apresentações artístico-culturais, por envolvimento em projetos de extensão e cultura ou mesmo tenham experiência comprovada em cerimonial. "Este edital é um incentivo para que nossos extensionistas e pesquisadores possam cada vez mais vir a desenvolver trabalhos na área de cultura dentro da instituição", ressalta. Ainda de acordo com ela, os alunos que não estejam envolvidos em projetos de cultura também podem se inscrever, mas não serão prioridade, nesse caso. 

Sandra alerta que para participar da seleção o estudante precisa também estar devidamente  inscrito  nos  eventos, quais sejam, o II  Fórum  de  Cultura  da  UFT  e  o V  Encontro  de Cultura  da Região  Norte. A  inscrição pode ser  feita neste aqui.


Sobre o encontro de Culturas

O Encontro de Cultura foi sediado pela primeira vez na Universidade Federal de Roraima (UFRR). No ano seguinte, pela Universidade Federal do Acre (UFAC). Em 2015 na Universidade Federal de Rondônia (UNIR)  e, em sua última edição, na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). O evento tem como objetivo apresentar à comunidade o resultado das políticas culturais das universidades públicas da região Norte, estimular o protagonismo estudantil na área cultural, promover as discussões sobre a implementação das políticas culturais previstas no Plano Nacional de Cultura, discutir o acesso à arte e à cultura na região e estimular a discussão sobre a gestão pública da cultura.

Médicos e profissionais do setor de vigilância do HDT-UFT recebem capacitação sobre preenchimento de declaração de óbito

14.09.2017

Daianni Parreira

Discussão acerca da ocorrência de óbitos cuja causa básica não está especificada, classificadas como “códigos garbage” norteou oficina realizada no Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), instituição vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), no município de Araguaína (TO). A capacitação ocorreu nesta terça-feira (12) e contou com a presença de médicos e profissionais do Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente.

A Coordenação Geral de Informações e Análises Epidemiológicas do Ministério da Saúde (CGIAE/MS), por meio da Secretaria Estadual de Saúde do Tocantins/Gerência de Informação de Vigilância em Saúde é responsável pela realização do projeto. A médica pediatra, chefe da Seção de Saúde da Criança e Adolescente da Secretaria Estadual do Rio Grande do Sul e consultora do MS, Eleonora Gehlen Walcher quem ministrou o curso, com foco no preenchimento adequado das Declarações de Óbitos (DO), e na orientação sobre as causas que deverão ser evitadas nestes documentos.

Para o médico cardiologista e chefe substituto da Divisão Médica do HDT-UFT, Linconl José da Silva Júnior, o encontro foi bastante produtivo; e ele considera válido aplicar os conhecimentos na rotina do hospital para melhorar a qualidade dos índices apresentados, bem como transferir para a DO a real causa dos óbitos e consequentemente fornecer dados para um melhor planejamento em saúde pública.

Capacitação sobre “códigos garbage” no HDT-UFT (Foto: Arquivo/HDT-UFT)

A gerente de Informação de Vigilância em Saúde do Estado, Dinarléia Paulino de Azevedo Miranda explica que esses óbitos correspondem a aproximadamente 30% dos ocorridos no país, de acordo com o Sistema de Informação sobre Mortalidade-SIM. 

Segundo a profissional, o Tocantins participa da pesquisa piloto em parceria com a Organização Vital Strategy, “Iniciativa Dados para a Saúde” da Fundação Bloomberg e Univesidade de Melbourne, na Austrália, com a realização das investigações de óbitos ocorridos na Rede Hospitalar, no qual foram identificados que mais de 70% de causas básicas descritas nos prontuários não eram atestadas no momento da emissão da Declaração de Óbito. 

“Dessa forma pontuamos os principais problemas e estamos trabalhando para que a definição da causa de morte seja devidamente citada na DO, principalmente pelo fato do maior número dessas causas pouco úteis estarem sendo declarados pelo Serviço Hospitalar. Temos intensificado a necessidade da equipe de revisão de óbito estarem analisando e orientando a equipe médica, visto que a melhoria da qualidade na definição das causas é fundamental para evitar mais mortes. O estudo das causas básicas e a sequência de eventos finais são informações que serão usadas para promover ações de prevenção”, finalizou.

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Atividades artísticas marcam o I Fórum de Cultura no Câmpus de Araguaína

12.09.2017

Heloísa Cipriano

Durante esta terça-feira (12), docentes, técnicos, estudantes e representantes de cultura do município de Araguaína, participaram do I Fórum de Cultura na UFT do Câmpus de Araguaína. Pela manhã, a abertura contou com um momento cultural, com danças e atividade de integração com a comunidade. A mesa-redonda de abertura focou o debate sobre o tema "Universidade fazendo cultura com a Comunidade". O evento ocorreu no Auditório I do Bala I, na unidade Cimba do Câmpus de Araguaína.

Manifestações artísticas marcaram o I Fórum de Cultura no Câmpus da UFT em Araguaína

(Foto: Ana Rosa Oliveira/Divulgação)

A mesa-redonda teve presença dos palestrantes professora Kênia Gonçalves Costa, professor Jean Carlos Rodrigues e professora Fátima Maria de Lima, todos do colegiado de Geografia da UFT de Araguaína, além da diretora de Cultura da UFT, Sandra Rodrigues. Durante a tarde, a partir das 14h, houve apresentação de Grupos de Trabalho, para produção da minuta do plano de cultura do Câmpus de Araguaína, com o tema "Proposições de ações".




I Fórum de Cultura no Câmpus da UFT em Araguaína (Foto: Ana Rosa Oliveira/Divulgação)

Como informa a diretora de Cultura Sandra Rodrigues, a discussão sobre a contextualização das manifestações artísticas na região com a comunidade em termos de cultura rendeu boa experiência para aqueles que participaram do evento. "Foi uma discussão bastante rica porque estavam presentes professores de várias áreas, alunos, o diretor do Câmpus, técnicos e comunidade externa, produtores culturais e artistas".

A apresentação dos planos de cultura organizados será no dia 09 de outubro no II Fórum de Cultura da UFT, como contou Sandra. O próximo fórum ocorrerá dia 20, no Câmpus de Palmas. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (63) 3232-8036 | (63) 3232-8260 ou e-mail proex@uft.edu.br.

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Divulgada terceira chamada para vagas remanescentes da 2ª edição do PSC 2017/2

11.09.2017

Caroline Falcão

A Pró-reitoria de Graduação da Universidade Federal do Tocantins divulgou a 3ª Convocatória para Matrícula de aprovados na 2ª edição do Processo Seletivo Complementar 2017/2. O processo de cadastro e matrícula ocorre no dia 18 de setembro, no câmpus onde o candidato disputou a vaga. O processo de matrícula é presencial.

Câmpus de Palmas (Bianca Zanella/Arquivo Dicom) (Foto: samuellima)

Confira, abaixo, os câmpus, locais e horários para efetivação da matrícula:



Confira também:

Classificação Geral
Documentos para matrícula

UFT abre seleção com 33 vagas para professor efetivo da instituição

11.09.2017

Elini Oliveira

A Universidade Federal do Tocantins, por meio da Comissão Permanente de Seleção (Copese), publicou na última sexta-feira (08) o Edital de Abertura de Seleção de candidatos para o nível 1, da classe A, do cargo efetivo de Professor do Magistério Superior da UFT. No total, são 33 vagas distribuídas entre 16 cursos da instituição, incluindo Medicina, Letras, Enfermagem, Biologia e Engenharia Florestal. A remuneração inicial será composta pelo Vencimento Básico, que varia entre R$ 2.236,29. até R$ 4.446,51, mais a Retribuição por Titulação (RT), que varia entre R$ 95,44 até R$ 5.123,90.

Para os interessados as solicitações de inscrição já estão abertas e podem ser realizadas, exclusivamente via internet, até as 23h59 do dia 1º de outubro, observado o horário de Palmas (TO). A Prova Escrita, que será a primeira etapa do concurso, tem data prevista para acontecer no dia 22 de outubro. 

As demais informações específicas do certame podem ser encontradas em detalhes no Edital, bem como, no site da Copese.