sábado, 20 de janeiro de 2018

Press Release – Ano 3 – nº 069 – 20 de janeiro de 2018

Editorial
   Da metade da semana ao fim do semestre bit.ly/2DyRDaI

Restaurante Universitário
   Cardápio 050 - 22 a 26 jan 2018

Edital
   Lançado edital com dez vagas para mestrado em Araguaína - última semana
   de inscrição bit.ly/2DuFtAt

   Mestrado em Estudos de Cultura e Território divulga edital de seleção para
   aluno especial - última semana de inscrição bit.ly/2DT1B45

   Duas especializações estão com inscrições abertas até 31 de janeiro
   bit.ly/2DlcmLB

   PPGCat lança edital para selecionar alunos especiais para o mestrado e
   Doutorado bit.ly/2mXXvjs

   Mestrado em Estudos de Cultura e Território divulga edital de seleção para
   aluno regular bit.ly/2DteSng

   Chamadas de programas internacionais da Capes têm inscrição até 19 de
   Janeiro bit.ly/2G1d0jh

Concurso
   Estudante do Curso de Zootecnia da UFT-Araguaína é um dos 100 classificados
   para supervisor trainee da Perdigão-Sadia bit.ly/2DnxqB0

   Confira o Edital de Auxílio Financeiro para apresentação de trabalhos científicos
   ou artísticos bit.ly/2rsEhrq

   Copese publica 2ª Chamada do Extravestibular com 113 vagas remanescentes
   bit.ly/2EYlLco

Sisu
   Ministério da Educação antecipa inscrições do Sisu para o dia 23 de janeiro
   bit.ly/2EYazN7

Notícias
   Nova Edição da revista Escritas bit.ly/2mUjRSA

   Docentes e discente acompanham o processo de criação da UFNT na Câmara
   dos Deputados bit.ly/2DsSB8n

Bolsas Permanência
   Bolsa permanência abre inscrições para estudantes aprovados na análise
   socioeconômica do sistema Cubo bit.ly/2mU4r0N

ENADE
   Divulgados procedimentos para pedido de dispensa e justificativa de ausência
   bit.ly/2mWQujA

Avaliação
   Capes divulga resultado final da avaliação quadrienal dos cursos de pós-graduação
   bit.ly/2Ds7qbZ


Antonio Carlos Ribeiro
Reg. Prof. FENAJ 7235

Se desejar ler o Jornal UFT Araguaína acesse informativoarag.blogspot.com.br
Para ler os Press Release, clique no bit.ly/2zQYNVm

Editorial - Da metade da semana ao fim do semestre

20.01.2018

O início das aulas foi no meio da terceira semana de janeiro (17) e segue até março, quando termina 2017.2 e começa 2018.1, seguindo o calendário de reposição.

Há os que retornaram, já tiveram aulas e estão às voltas com as leituras e primeiras tarefas, dando continuidade às atividades interrompidas com o período das festas de fim de ano.

Outros chegam na próxima semana, após prolongar o descanso e o aconchego da família, e agora reúnem as forças para terminar o semestre. Para alguns, o curso.

Nas duas situações, a distância da família volta a ser compensada pela presença de colegas e amigos.

Bom fim de semestre! 

Lançado edital com dez vagas para mestrado em Araguaína - última semana de inscrição

20.01.2018

Samuel Lima  

A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDire) destaca que esta é a última semana de inscrição para as vagas para ingresso em 2018 neste programa. A inscrição tem valor de R$ 100; o período para inscrição é de 02 a 26 de janeiro de 2018. Duas das dez vagas são destinadas para o sistema de cotas de ações afirmativas para pretos, partos, indígenas e pessoas com deficiência.

O processo de inscrição pode ser feito na Direção do Câmpus da UFT em Araguaína, conforme o edital. A lista de documentos necessários à efetivação da inscrição pode ser conferida no item 2. do documento publicado.

O PPGDire tem uma única área de concentração - Demandas Populares e Dinâmicas Regionais, com duas linhas de pesquisa: Desenvolvimento e Tecnologias Sociais; e Vulnerabilidade e dinâmicas regionais. Outras orientações, requisitos, detalhes sobre isenção da taxa de inscrição e o cronograma da seleção podem ser conferidos no próprio Edital (clique aqui).


Saiba mais

O Programa de Pós-Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDire) localizado no Câmpus de Araguaína, tem por objetivos desenvolver estudos interdisciplinares sobre populações vulneráveis urbanas e/ou rurais da região norte do país, a partir de suas demandas e interesses, a fim de compreender as dinâmicas regionais e os processos de exclusão das mais diferentes matizes: social, geográfico, econômico, psicológico, educativo, linguístico, de forma a esclarecer suas características e auxiliar em intervenções e produções de tecnologias sociais adequadas a população estudada;  e também formar professores para o ensino de terceiro grau, aptos a pensar a vulnerabilidade e possibilidades de superação, a partir de um olhar interdisciplinar, fortalecendo os processos de ensino, pesquisa e extensão.

sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Cardápio 050 - 22 a 26 jan 2018

19.01.2018

O cardápio elaborado por Dhycla / Rosimeire Santana e aprovado por Thalita Lin Netto Candido, nutricionista fiscal da UFT, traz o menu de 22 a 26 jan 2018, é:


Mestrado em Estudos de Cultura e Território divulga edital de seleção para aluno especial - última semana de inscrição

19.01.2018

Antonio Carlos Ribeiro



A  Universidade  Federal  do  Tocantins (UFT),  por  meio  da  Pró-Reitoria  de  Pesquisa  e  Pós-Graduação  (PROPESQ)  e do Programa  de  Pós-Graduação  em  Estudos de  Cultura e Território (PPGCULT), divulgou, nesta sexta-feira (19), o edital de seleção para aluno especial no Mestrado Acadêmico em Estudos de Cultura e Território para entrada no primeiro semestre de 2018. As inscrições poderão ser feitas entre os dias 22 e 26 de janeiro.

De acordo com o edital, para cada disciplina serão selecionados até quatro alunos especiais. O período de inscrições estará aberto entre os dias 22 de janeiro à 26 de janeiro de 2018, das 14h00 às 17h30, na secretaria do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território, no Câmpus de Araguaína, da Universidade Federal do Tocantins.

Mais informações no Edital N° 002/2018–PPGCULT disponível aqui.

quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Ministério da Educação antecipa inscrições do Sisu para o dia 23 de janeiro

18.01.2018

Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Educação

Página do Sisu 2018 (Foto: Elini Oliveira)

A abertura das inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi antecipada para 23 de janeiro e vai até o próximo dia 26. O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, nesta quinta-feira, 18, durante coletiva de imprensa sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017. O resultado das inscrições será divulgado no dia 29.

“Nós recebemos muitas demandas de jovens, estudantes e educadores com relação ao prazo do Sisu. Como conseguimos adiantar em um dia a divulgação do resultado do Enem, também estamos adiantando a abertura do Sisu”, explicou Mendonça Filho, lembrando que, inicialmente, as inscrições começariam em 29 de janeiro.

No total, são 239.601 oportunidades em 130 instituições, entre universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e instituições estaduais. 

A matrícula da chamada regular deverá ser feita entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro. “Essa é a fase de preparação das matrículas. Os editais e a programação das universidades, evidentemente, não cabe ao MEC alterar. Cada uma tem a sua responsabilidade e a sua competência legal”, afirmou Mendonça Filho.

Sisu

O Sisu é o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a estudantes com base nas notas obtidas no Enem. O processo ocorre duas vezes por ano e cada candidato pode fazer até duas opções de curso. Podem concorrer estudantes que tenham feito o Enem 2017 e obtido nota acima de zero na prova de redação.

Senha

Para consultar as vagas que serão oferecidas pelas universidades, os estudantes vão precisar da senha na Página do Participante. Quem esqueceu pode fazer a recuperação da senha por meio do site do Enem, na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep). Lá, os candidatos têm três caminhos para recuperação da senha: para quem esqueceu apenas a senha, para quem esqueceu a senha e o e-mail e, ainda, para quem esqueceu senha, e-mail e celular.

Duas especializações estão com inscrições abertas até 31 de janeiro

18.01.2018

Samuel Lima

Seguem abertas até o próximo dia 31 de janeiro duas oportunidades para interessados em cursar pós-graduação lato sensu na UFT. As inscrições para as especializações Sociedade, Gestão Democrática e Trabalho Docente e Linguagens, Cultura, Educação e Tecnologias já podem ser feitas para a seleção 2018. Os editais podem ser conferidos nas páginas dos programas no Portal da UFT (links acima), ou ao final do texto.

As inscrições podem ser realizadas na Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFT (Propesq), pelo interessado ou procurador, com procuração (com firma reconhecida em cartório), durante o horário de atendimento ao público (das 8h às 12 e de 14h às 18h). A Propesq fica na Reitoria da UFT, no Bloco IV, sala 15, no Câmpus de Palmas.

Para a especialização em Sociedade, Gestão Democrática e Trabalho Docente são ofertadas 46 vagas. Podem participar da seleção servidores efetivos ou contratados (com comprovação) das redes de educação básica pública ou privada. Dois terços das aulas serão ofertados em sistema a distância e um terço presencial (quinzenalmente, aos sábados), com realização das aulas em Araguaína.

Para a especialização em Linguagens, Cultura, Educação e Tecnologias são disponibilizadas 14 vagas, com critérios de seleção e sistema de aulas semelhantes ao da pós em Sociedade, Gestão Democrática e Trabalho Docente, só que as aulas serão ministradas em Palmas. Ambas as especializações são gratuitas e terão duração de 18 meses.

Outros critérios, também importantes, devem ser conferidos diretamente nos editais, abaixo:

Nova Edição da revista Escritas

18.01.2018

Publicada a nova edição de Escritas: Revista do Curso de História de Araguaína:




terça-feira, 16 de janeiro de 2018

PPGCat lança edital para selecionar alunos especiais para o mestrado e doutorado

16.01.2018

Vinicius Venâncio

A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal Tropical (PPGCat) do Câmpus da UFT em Araguaína divulgou, nesta segunda-feira (15), o Edital de seleção para Aluno Especial. São ofertadas seis (6) vagas para os cursos de mestrado e doutorado.

As inscrições estarão abertas no prazo de 25 de janeiro a 09 de fevereiro e podem ser feitas por procuração devidamente constituída ou pessoalmente, na Secretaria do Programa, com uma taxa de inscrição de R$ 100 reais, podendo ser solicitada isenção da taxa a partir do dia 19 de janeiro. A relação de documentos necessários para a efetivação da matrícula está disponível nos item 3.5 do Edital. 

O resultado final tem previsão para ser divulgado a partir do dia 10 de Julho, no Portal da UFT. Acesse o Edital do processo seletivo para mais informações.

segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Mestrado em Estudos de Cultura e Território divulga edital de seleção para aluno regular

15.01.2018

Cynthia Barreto


A  Universidade  Federal  do  Tocantins (UFT),  por  meio  da  Pró-Reitoria  de  Pesquisa  e  Pós-Graduação  (PROPESQ)  e do Programa  de  Pós-Graduação  em  Estudos de  Cultura e Território (PPGCULT), divulgou, nesta segunda-feira (15), o edital de seleção para aluno regular no Mestrado Acadêmico em Estudos de Cultura e Território para entrada no segundo semestre de 2018. As inscrições poderão ser feitas entre os dias 05 de fevereiro a 28 de março.

De acordo com o edital, serão  oferecidas 18  vagas  que devem ser  distribuídas  conforme  a demanda dos  docentes permanentes  do  Programa. Entre as vagas, quatro serão  destinadas para  cotas  étnicas, sendo duas para  cota  indígena e duas para  cota  afrodescendente e quilombolas.

As inscrições poderão ser realizadas por Sedex com Aviso  de  Recebimento,  encaminhado  até  o  último  dia  de  inscrição  para  o endereço postal do Programa, conforme informado no edital, ou pessoalmente - ou por procuração devidamente registrada em cartório - na secretaria do programa, localizado no Câmpus de Araguaína, no Bloco D, sala 11.

O PPGCULT trabalha com duas linhas de pesquisa, que  têm   como   foco   principal   a   produção   de conhecimento   interdisciplinar   sobre   Cultura   e   Território,   por   meio   da   articulação das pluralidades epistemológicas científicas e do mundo. As linhas de pesquisa são as seguintes: Linha 1 – Natureza,  Poder  e  Territorialidades. Linha 2 – Paisagens,  Narrativas  e  Linguagens.

 Mais informações no Edital N° 001/2018–PPGCULT disponível aqui