sábado, 22 de outubro de 2016

Acredite em você

22.10.2016

Foto: eusuperior.tumblr.com

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Press Release – Ano 1 – nº 009 – 21 de outubro de 2016

Editorial
   A planta situacional do Câmpus como metáfora da formação http://bit.ly/2eQ37vb

Extensão
   Bibliotecas, Livros e Leituras http://bit.ly/2eeSv7d

Notícias
   Geografia: Seminário debate fronteiras agrícolas, destino da Petrobrás e formação de
   Professores http://bit.ly/2euoYF5

   IV Seminário Bem-Viver Indígena http://bit.ly/2ekVQUP  

Artigo
   Ser professor é refletir continuamente sobre o ato de ensinar http://bit.ly/2dw84mZ

CIMBA
   Professores da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus Araguaína, Unidade CIMBA -
   Geografia http://bit.ly/2e8Cj6c

   Planta de Situação da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Araguaína, Unidade
   Cimba http://bit.ly/2eQ5DSd

Informes
   Exame de acesso ao ProfLetras será no próximo domingo (23) http://bit.ly/2escRHN
 
   Inscrições para o Mestrado em Agroenergia estão abertas até o dia 21
   http://bit.ly/2dWutLn

Seminários
   Seminário na EMVZ - Márcio Odilon Dias Rodrigues http://bit.ly/2dHwr4e
 
Restaurante Universitário
   RU cardápio 006 - 24-28 out 2016 http://bit.ly/2f0mlxd

Imagens
   Educação é vida http://bit.ly/2euq2sH


Antonio Carlos Ribeiro
Reg. Prof. MTE 7235

Se desejar ler o Jornal UFT Araguaína acesse informativoarag.blogspot.com.br
Para ler os Press Release, clique no http://bit.ly/2c3rnc7

Editorial - A planta situacional como metáfora da formação

21.10.2016

Essa semana publicamos a Planta Situacional da Unidade Cimba, do Câmpus de Araguaína, no botão CIMBA, da barra de ferramentas do informativo. Esse recurso visual dá condições a alunos, professores, técnicos, servidores terceirizados e demais usuários a usufruírem desse espaço público de forma consciente e segura.

A planta funciona como um mapa e pode ser comparada à consciência que adquirimos neste espaço onde se recebe a formação profissional. Não se aprende apenas com professores e colegas, nem somente pela leitura, mas pelas experiências. Os diversos caminhos do câmpus podem ser comparados ao labirinto que nos ajuda, metaforicamente, a fazer escolhas.

Na aba Extensão está a matéria sobre o curso Bibliotecas, Livros e Leituras. O I Seminário do Laboratório de Ensino e Práticas em Geografia e o IV Seminário Bem-Viver Indígena ficaram registrados em Notícias. O dia do Professor foi debatido no Artigo 'Ser professor é refletir continuamente sobre o ato de ensinar'.

A relação dos  Professores aparece no botão com este nome. Os Informes destacam o Exame de acesso ao ProfLetras será no próximo domingo (23) e as Inscrições para o Mestrado em Agroenergia. A aba Seminários informa a apresentação de trabalho na Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia (EMVZ). O Restaurante Universitário traz o cardápio da semana e a Imagem 'Educação é vida' provoca reflexão.

RU cardápio 006 - 24-28 out 2016

21.10.2016

O cardápio elaborado por Yasmym Oliveira de Morais e aprovado por
Thalita Lin Netto Candido, nutricionista fiscal da UFT,
de 24 a 28 de outubro de 2016, é:

2ª feira - dia 24


Prato principal
linguiça na chapa

Salada
alface
vinagrete
pepino

Guarnições
macarrão ao molho
cenoura sauté
arroz branco
feijão carioca

Suco
cajú

Sobremesa
banana

Opção vegetariana
omelete



3ª-feira - dia 25


Prato principal
frango ao molho xadrez

Salada
couve com tomate
alface
beterraba

Guarnições
abobrinha refogada
purê de batatas
arroz branco
feijão carioca

Suco
goiaba

Sobremesa
maçã

Opção vegetariana
panqueca recheada com legumes


4ª-feira - dia 26


Prato principal
assado de panela

Salada
acelga
tomate
cenoura, repolho

Guarnições
farofa de cebola
batata, sopa de tomate com berinjela
 arroz branco
 feijão carioca

Suco
abacaxi

Sobremesa
gelatina

Opção vegetariana
chuchu recheado com PTS



5ª-feira - dia 27


Prato principal
carne moída com batatinha

Salada
alface
salda mista: rúcula, acelga, couve
tomate

Guarnições
virado de couve
cuscuz paulista
arroz branco
 feijão carioca

Suco
acerola

Sobremesa
abacaxi

Opção vegetariana
PTS com batatinha



6ª-feira - dia 28


Prato principal
grelhado misto

Salada
acelga
rúcula
tomate com pepino

Guarnições
 ovoso mexidos
chuchu com ervas
arroz branco
 feijão carioca

Suco
maracujá

Sobremesa
paçoca

Opção vegetariana
ovos cozidos

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Bibliotecas, Livros e Leituras

20.10.2016

O projeto Bibliotecas, Livros e Leituras, coordenado pelo professor Luiz Roberto Peel, do Colegiado de Letras, surgiu da parceria entre a Universidade Federal do Tocantins - UFT - Câmpus de Araguaína e a Secretaria de Educação (SEMED), da Prefeitura Municipal de Araguaína, para ofertarem Cursos de Extensão, e que tiveram início nesta quarta-feira (19).

O professor José Manoel Sanchez da Cruz, diretor do Câmpus de Araguaína, abriu o curso, deu as boas-vindas aos coordenadores e secretários das 35 escolas municipais e se disse feliz pelo fato da UFT poder abrigar esse curso no modelo de formação continuada de professores, assumindo seu papel de intervenção nos diversos níveis de educação.


O curso 'Edição do Blog na Escola', que abre a série, foi ministrado pelo professor Antonio Carlos Ribeiro, da linha 'Intervenção Continuada na Formação de Professores - Leitura, Mídias Sociais e Formação Docente em Araguaína - TO', do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), dando sequência à sua pesquisa de campo; e pelo professor Augusto Cesar F. Barbosa, Bacharelando em História pela UFT, desenvolvedor web dos blogs Leituras e Jornal UFT Araguaína.


A primeira parte do curso se constituiu das etapas: criação da plataforma blog, desenvolvimento das atividades como busca, tratamento e divulgação da informação, e utilização das ferramentas do sistema Blog, voltadas para as instituições de ensino da rede pública da cidade de Araguaína. O impacto do surgimento da internet, o tema da segunda parte, mostrou os avanços, o protagonismo popular pela publicização de informações, a acessibilidade ao noticiário, a garantia do acesso democrático à informação. Estes conteúdos temáticos foram direcionados aos secretários e coordenadores.

Os próximos cursos do Projeto são: 'Mediadores de Leitura', ministrado pela professora Andrea Mateus, ainda este ano, e 'Formação de Pessoal de Apoio à Biblioteca', pelo professor João de Deus Leite, 'Integração dos Sistemas', pelos professores Augusto Cesar F. Barbosa e Antonio Carlos Ribeiro, e 'Intertextualidade e intervenção no Universo da Leitura', pelo professor Luiz Roberto Peel, no próximo ano.

Além de cumprir seu papel social, a Universidade Federal do Tocantins se dispõe a oferecer um aprendizado a mais para quem começa a carreira, opção também aplicada para quem deseja se atualizar em relação aos novos saberes, com vistas a responder melhor às novas exigências da sua área de atuação.

Educação é vida

20.10.2016


Geografia: Seminário debate fronteiras agrícolas, destino da Petrobrás e formação de professores

20.10.2016

Marciene Costa

O I Seminário do Laboratório de Ensino de Práticas em Geografia (LEPEG), em torno do tema 'um olhar sobre as geograficidades contemporâneas', foi promovido  pelos discentes bolsistas do LEPEG e do Laboratório de Cartografia e Estudos do Território (LCET), do Colegiado do Curso de Geografia, Câmpus de Araguaína, e da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB), Seção Araguaína.

A mesa de honra do I Seminário, composta dos professores Airton Sieben, Luciano Guedes (Coordenador do Colegiado), José Manoel Sanchez da Cruz (Diretor do Câmpus) e Kênia Costa (Foto: Saraiane Marques/UFT)

O objetivo do eventos é oferecer uma reflexão atual, da perspectiva geográfica, social e cultural, sobre as questões colocadas na atual conjuntura política brasileira e do ensino de Geografia.

No primeiro dia do evento, a proposta foi fazer uma análise do cenário atual, pensado a partir do ensino e da prática em geografia. Os palestrantes convidados foram Adriano Dias Gomes Karajá, líder do Movimento Indígena, e Valéria Pereira dos Santos, representante da Comissão Pastoral da Terra (CPT) para debaterem sobre “As novas fronteiras agrícolas e suas implicações socioculturais”.

Adriano Dias Gomes Karajá, do Laboratório de Línguas Indígenas (LALI), e Valéria Pereira dos Santos, da Comissão Pastoral da Terra (CPT), mediados pela Profª Kenia Costa, debatem as novas fronteiras agrícolas (Foto: Raquel Almeida/UFT)

A proposta se baseia na atual falta de incentivo à agricultura familiar e à implantação de políticas públicas que não beneficiem a população, como o caso das mais de 40 famílias camponesas de Campos Lindos (TO) que, devido a implantação de um Projeto Agrícola, foram despejadas de suas terras.

“A conjuntura Geopolítica atual” é o tema abordado no segundo dia, com o olhar focado na relação: a Petrobras, o petróleo, a geoeconomia e geopolítica, e o ensino de Geografia a partir da visão clássica do território, povo e Estado, de Ratzel.

Os professores Airton Sieben e Elias Silva, com o mediador Roberto Antero, todos do Colegiado de Geografia, debatem o papel histórico da Petrobrás a partir da Geoeconomia e Geopolítica. (Foto: Raquel Almeida/UFT)

Os palestrantes foram os professores Airton Sieben e Elias da Silva, do Colegiado de Geografia da UFT-Araguaína, que trouxeram uma valiosa contribuição à reflexão sobre o contexto histórico da criação da Petrobrás no Brasil, analisando o percurso histórico desta estatal - de 1930 até os dias atuais - e sua capacidade de projeção do Brasil - no cenário mundial.

No terceiro e último dia do Seminário, a temática voltou-se para as tecnologias aplicadas à Educação na Geografia, visando as atualizações e a melhor preparação dos professores.

O professor Luciano Guedes, intermedia o debate entre as professoras Fátima Maria de Lima e Antonia Márcia Duarte Queiroz, sobre Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas à Educação. (Foto: Andison Antonio/UFT)

A participação das professoras Antônia Márcia Duarte Queiroz e Fátima Maria de Lima, propiciou a reflexão de docentes e discentes, a partir do tema “A formação de professores e as novas tecnologias”.

O público estudantil prestigiou o I Seminário do Laboratório de Ensino de Práticas em Geografia (LEPEG) (Foto: Andison Antonio/UFT)

terça-feira, 18 de outubro de 2016

Ser professor é refletir continuamente sobre o ato de ensinar

18.10.2016

Samuel Lima

Ensinar também é aprender. Paulo Freire, um dos grandes expoentes da educação brasileira, afirmava que "ninguém nasce professor ou marcado para ser professor", enfatizando que a formação do educador se dá na prática permanente e na reflexão sobre a própria prática. Neste sábado, 15 de outubro, comemora-se o Dia do Professor. Na Universidade Federal do Tocantins (UFT), existem 1.110 professores, sendo 1.032 efetivos e 78 substitutos, segundo os dados mais atuais da Pró-reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progedep).

Professora Maria Inez durante aula de Libras, no Câmpus de Arraias
(Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)

No Câmpus da UFT em Arraias, na região Sul do Tocantins, a professora Maria Inez dá aulas de Linguagem de Sinais (Libras) nos cursos de Matemática e Pedagogia. Ela é portadora de perda auditiva profunda e severa de nascença. Maria Inez conta que recebeu influência de sua mãe, pedagoga que trabalhava como coordenadora de uma escola municipal em Goiânia (GO). "Fui professora de Libras em escolas municipais; depois me licenciei em Libras em 2010, indo trabalhar em Tucumã (PA) e depois em Goiânia (GO), sempre como professora de Libras". Em 2015, após uma especialização e passar em concurso, Maria Inez tomou posse como docente no Câmpus de Arraias. Atualmente ela se prepara para o mestrado.

Sua expectativa como docente é contribuir para a capacitação do maior número possível de professores para o ensino de Libras. "Há instituições que recebem alunos surdos sem ter preparo algum para atendê-los. A inclusão está mais para os profissionais destas instituições do que para os próprios alunos", pontua, ressaltando a necessidade da capacitação de mais docentes com visão inclusiva.

Atividade externa do professor Felipe Grangeiro (1º à direita) atrai de crianças a idosos em Tocantinópolis (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)

Outro professor de futuros docentes é Felipe Grangeiro, do curso de Educação Física do Câmpus de Tocantinópolis, no Norte do Tocantins. Ele conta que por estar em um curso novo, os desafios são constantes e forçam o professor a ter criatividade. "É preciso gostar do que faz, para superar as falhas que podem ocorrer na estrutura de trabalho e suporte para o ensino", diz. Graduado em em Educação Física e Fisioterapia, Grangeiro diz que trabalhar como docente em Educação Física é gratificante. "Num mundo com crescente apelo para a tecnologia e das respostas rápidas para quase tudo, atuar em um curso que enfatiza a movimentação do corpo, a atenção para o físico, é estimulante; é sair da teoria da sala de aula para a prática, com a atividade física", ressalta.

Grangeiro tem Mestrado em Saúde do Adulto e da Criança e pretende intensificar sua atuação principalmente com o público idoso de Tocantinópolis. "As atividades externas acabam dando visibilidade para o próprio curso, que é novo; por serem gratuitas, essas atividades acabam envolvendo um público muito diverso, da criança ao idoso, o que é muito bom", afirma.

Professor é um profissional

Rosilene Lagares estuda temas relacionados com a docência desde sua graduação em Pedagogia. Ela diz que o exercício do ensino não é um dom, como comumente se apregoa. "O professor é um profissional, que precisa ter fundamentação política e teórica, além de estar sempre refletindo, continuamente, sobre a própria prática", pontua. Com  especialização em Metodologia do Ensino, mestrado e doutorado em Educação, a professora Rosilene diz que a docência é uma via de mão dupla, o docente tanto ensina quanto aprende.

'O professor é um profissional' (Foto: João Batista/Dicom)

Ela frisa que o ensino superior reveste-se de características próprias, visto que é necessário que se envide esforços para apreender a forma como cada estudante aprende. "É preciso adequar-se para poder sensibilizar (fomentar) que este aluno tenha outros olhares frente aos temas propostos", diz. Para ela, outro aspecto importante é que as aulas sejam em modo dialógico, fomentando a troca de experiências. "Apesar de ser uma troca, uma conversa, o professor precisa dominar o conteúdo específico para poder ensinar", destaca.

Para ela, o momento atual de propostas de mudanças na educação precisa ser bem observado pelos docentes, porque mexe também com a estrutura da educação básica, não só a do ensino médio. Ela pontua que "é preciso que haja respeito ao profissional educador", frisando que apenas ter notório saber não faz da pessoa um professor. "Ele precisa ter amparo teórico, reflexão sobre a própria prática e chancela formal para poder lecionar", defende.

Atividades docentes
(Foto: Slobodan Dimitrov / Wikipedia

Na Universidade Federal do Tocantins, o docente (tanto efetivo quanto temporário) só atua mediante concurso público. Ele pode ser nomeado para regimes de trabalho que variam de 20 horas, 40 horas ou 40 horas com dedicação exclusiva, segundo o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFT. Ser professor não somente planejar e dar aula. O docente busca envolver-se com a pesquisa e a extensão universitária, desenvolve atividades curriculares inerentes ao conhecimento que detém e/ou estuda, participa de reuniões de colegiado, colabora na elaboração e/ou atualização dos projetos pedagógicos dos cursos, integra comissões e grupos de trabalho de várias vertentes em seu campo de saber, orienta discentes por meio de tutorias e nos trabalhos de conclusão de curso; e ainda precisa buscar aprimoramento acadêmico e refletir, continuamente, sua prática docente, vivências e interações com os discentes e seus pares de colegiado.

Estas histórias de vida docente e de reflexão da prática do ato de ensinar representam um pouco do universo dos professores da Universidade Federal do Tocantins. Cada docente tem história, olhares, campos de enunciação, sonhos e ideais. Mas todos têm a missão diária de aprender e ensinar, refletindo sobre a própria prática de formar outros profissionais para a sociedade. Parabéns, professor, pelo seu dia!



Transcrito de http://ww2.uft.edu.br/ultimas-noticias/16928-docencia-um-ato-de-aprendizado-em-prol-do-outro

Professores da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus Araguaína, Unidade CIMBA - Geografia

18.10.2016

Para ver a lista de Professores da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Araguaína, Unidade CIMBA, Geografia, clique aqui.

IV Seminário Bem-Viver Indígena

18.10.2016

A mercantilização da natureza e os impactos das mudanças climáticas será o tema tratado no

IV Seminário Bem-Viver Indígena,

realizado nesta quinta e sexta-feira, 20 e 21 de outubro de 2016
Auditório II, Bloco C da UFT, Câmpus de Araguaína - inscrições a partir das 18 horas


Seminário na EMVZ - Márcio Odilon Dias Rodrigues

18.10.2016

O Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal Tropical da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia (EMVZ) convida para seminário:

 “Qualidade do solo e interações de árvores nativas com gramíneas em sistema silvipastoril”


Doutorando: Márcio Odilon Dias Rodrigues


Dia 18/10/2016, terça-feira, no Auditório do PPGCat, às 14h

Planta de Situação da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Araguaína, Unidade Cimba

18.10.2016

Para a ver a Planta de Situação da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Araguaína, Unidade CIMBA, clique aqui.

Exame de acesso ao ProfLetras será no próximo domingo (23)

18.10.2016

No próximo domingo, dia 23 de outubro, será aplicada em todas as unidades que compõem a rede nacional do ProfLetras (Programa de Mestrado Profissional em Letras - Rede Nacional) a prova para seleção dos candidatos para ingresso em 2017. Para as 49 unidades que compõem a rede, entre universidades estaduais e federais, foram disponibilizadas 831 vagas, das quais 16 são destinadas à Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Conforme a coordenadora da unidade local, no câmpus de Araguaína, professora Luiza Silva, para a UFT, concorrem 182 candidatos, o que faz uma média de 11,375 por vaga, evidenciando tanto o interesse dos docentes interessados na qualificação na pós-graduação Stricto Sensu quanto o desafio da disputa, o que é motivo de alegria porque atesta o reconhecimento do trabalho desenvolvido na Instituição pelos 12 docentes que compõem o quadro de professores que lecionam e orientam pesquisas voltadas para o ensino de língua e literatura no programa. Do mesmo modo, serve de indício do reconhecimento da qualidade das pesquisas dos professores da rede pública do ensino fundamental. Como esclarece Silva, todas são propostas inovadoras e de caráter interventivo, resultados de aplicações em salas de aula. 

Os candidatos devem ficar atentos para não se atrasarem, considerando o horário de verão. Local de aplicação e horário podem ser conferidos pelo site da COMPERVE, responsável pela realização do certame.

Inscrições para o Mestrado em Agroenergia estão abertas até o dia 21

18.10.2016

Caroline Falcão

As inscrições para o processo de seleção para o Mestrado Acadêmico em Agroenergia da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Palmas, estão abertas até o dia 21 de outubro. Ao todo são ofertadas 18 vagas a serem  distribuídas  conforme demanda  entre  os  docentes permanentes  do  Programa,  sendo  que três  vagas serão entre  os  candidatos  que  se declararem e comprovarem serem portadores de necessidades especiais, indígena ou negro.

O curso de Mestrado em Agroenergia tem definidas duas áreas de concentração: Cultivos Bioenergéticos e Tecnologias de Transformação. As linhas de pesquisa do Mestrado compreendem: Cultivos Bioenergéticos - Sistemas  de  produção  e melhoramento  de  culturas  visando  à  produção de biocombustíveis e Aspectos socioeconômicos de sistemas de agroenergia; Tecnologias de Transformação - Processos  de  obtenção  de  biocombustíveis  e  avaliação  de  aproveitamento  de seus resíduos.

Inscrições

As inscrições podem ser realizadas por Sedex, encaminhado até o último dia de inscrição para o endereço postal do Programa; pessoalmente, na Secretaria do Programa ou por procuração devidamente constituída. A taxa de inscrição é R$ 85 reais. O valor correspondente deverá ser pago por meio de Guia de Recolhimento da União - GRU, que deverá ser apresentado junto aos documentos de inscrição.

Os editais publicados podem ser acessados aqui.

Mais  informações  podem  ser  obtidas pelo e-mail: pgagroenergia@uft.edu.br ou  no  site www.uft.edu.br.

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

I Seminário do Laboratório de Ensino e Práticas em Geografia

17.10.2016


O Laboratório de Ensino e Práticas em Geografia (LEPEG) divulga o
I Seminário do Laboratório de Ensino e Práticas em Geografia,
que será realizado de 17 a 19 de outubro a partir das 19h. no Auditório do Bloco C

Cronograma de Atividades do I Seminário do LEPEG

                     Dia                    Horário                                     Atividades