sexta-feira, 7 de outubro de 2016

As contribuições do PIBID para formação de professores

07.10.2016

Nelly Almeida

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), em que está baseado o subprojeto do curso de Matemática da Universidade Federal do Tocantins, Câmpus Araguaína, é o maior da Universidade Federal do Tocantins e um dos maiores do país. Hoje, conta com 57 bolsistas, sendo três coordenadores, nove supervisores e nove escolas parceiras.

O Prof. Dr. Sinval de Oliveira há tempos luta para que as vozes dos professores que atuam nas escolas parceiras sejam ouvidas, para relato de suas experiências, com o contato direto com os alunos do ensino básico.

A prof. Esp. Alane Vanderley, o graduando do curso de Matemática Melquisedeque, o Prof. Esp. Welington e o Prof. Dr. Sinval Oliveira (UFT-Araguaína - PIBID) (foto: Victor Wender/UFT)

O PIBID visa o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Pensando na  relação entre os discentes na universidade com os alunos da escola básica, foi elaborada essa mesa redonda, participando a prof. Esp. Alane Vanderley Costa (Escola Girassol Tempo Integral), o discente Melquisedeque Alves dos Anjos (graduando do curso de Matemática) e o Prof. Esp. Welington Domingos Alves (Centro de Ensino Médio Paulo Freire).

A Prof. Alane, trouxe suas experiências pessoais, falando sobre as dificuldades que teve ao sair da universidade e ir para a sala de aula. Pois, os alunos não respondiam às suas expectativas. Ela afirma que ao se tornar supervisora do PIBID e trabalhar juntamente com coordenadores e bolsistas, trouxe uma grande experiência e dinâmica, e formas diferentes de ensinar aos alunos.

O discente Melquisedeque, que também foi bolsista do PIBID, fez um estudo relacionado ao seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), cujo interesse surgiu durante seu estágio. Ela procurou saber em que aspectos o subprojeto fomenta a formação inicial dos professores. Ele realizou entrevistas com 19 bolsistas e concluiu que o subprojeto auxiliava na aproximação dos discentes à realidade escolar. Hoje ele atua no crescimento profissional, intelectual e pessoal dos bolsistas e ajuda a combater a evasão do curso.

O Prof. Esp. Welington viu o subprojeto como um propulsor na relação entre a universidade e a escola. Ele diz que só se aprende a ampliar a teoria a partir das salas de aula de graduação quando se crê e se interage com os alunos.

O PIBID tem sido um grande agente de aproximação da universidade com a escola da educação básica.

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