sábado, 25 de março de 2017

Press Release – Ano 2 – nº 030 – 25 de março de 2017

Editorial
   A UFT se abre aos clamores da nossa gente http://bit.ly/2nRfhHL

UFNT
   Avança a campanha da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) http://bit.ly/2mFajJi

Edital
   PPGL informa o resultado do processo seletivo dos alunos de mestrado e doutorado em Letras
   http://bit.ly/2nfTE0Q

Notícias
   Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão inicia na segunda-feira http://bit.ly/2o0Nhyi

   Inscrições abertas para o segundo Concurso de Fotografia “Olhar UFT” http://bit.ly/2mRVumP

   Matrículas de classificados em terceira chamada ocorrem na quinta-feira
   http://bit.ly/2nezjus

   Novo edital da Proest visa atender à indígenas e quilombolas http://bit.ly/2nKDsHM

   Inscrições para ministrar oficinas e grupos de trabalho na Sadics encerram nesta quarta (22)
   http://bit.ly/2nKpbLj

   Câmpus promovem ações no Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial
   http://bit.ly/2nKphm9

   Reuniões ordinárias do Consepe e Consuni ocorrem nesta quarta-feira
   http://bit.ly/2o6sVTx

   Propesq publica edital de seleção para bolsas Pibic, Pibiti e Pivic http://bit.ly/2mYhI7p

   Festival Internacional Corpo Expandido segue até domingo com participação da UFT
   http://bit.ly/2ncaddP

   Manifestação religiosa em Porto Nacional é tema de pesquisa e documentário
   http://bit.ly/2nImzx8

   Acadêmicos da Liga de Energia Solar fazem visita técnica ao Projeto Canguçu
   http://bit.ly/2mZgpVH

   Simpósio na UFT aborda diversidades do movimento feminista http://bit.ly/2nsTdlU

   Programa vai ampliar o acesso dos técnico-administrativos a cursos de mestrado e doutorado
   http://bit.ly/2nwShNf

   Antecipado o resultado provisório do concurso para técnicos administrativos http://bit.ly/2nfLDsF

   I Encontro “A UFT e as Lutas Sociais” movimenta acadêmicos e integrantes do MST
   http://bit.ly/2nfHViE

Cursos
   PPGL promove o Curso Semiótica e Interação http://bit.ly/2nKJuYS

Defesa
   Defesa de Tese no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) http://bit.ly/2mujh0N

Premiação
   Imagens vencedoras do I Prêmio de Divulgação Científica comporão exposição itinerante
   http://bit.ly/2nE34pe

Antonio Carlos Ribeiro
Reg. Prof. FENAJ 7235

Se desejar ler o Jornal UFT Araguaína acesse informativoarag.blogspot.com.br
Para ler os Press Release, clique no http://bit.ly/2c3rnc7

sexta-feira, 24 de março de 2017

Editorial - A UFT se abre aos clamores da nossa gente

24.03.2017

A semana que passou foi pródiga em termos do olhar para as periferias. Seja no espaço dados aos campi, aos alunos que a eles se achegam como classificados em terceira chamada, ao atendimento a indígenas e quilombolas, à luta pela eliminação da discriminação racial, aos bolsistas de Iniciação Científica (Pibic, Pibic-AF, Pibiti e Pivic), às diversidades do movimento feminista, à manifestação religiosa popular, aos cursos ministrados e  às lutas sociais.

Tudo na mesma semana.

Mesmo sendo temáticas díspares, promovidas por atores sociais distintos, alguns tocando em personagens que sofrem discriminações históricas (mulheres, indígenas, quilombolas e alunos com vulnerabilidade social) sendo debatidos - quase simultaneamente - no universo acadêmico.

A expectativa é que avancem ainda mais!

Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão inicia na segunda-feira

24.03.2017

Caroline Falcão

Começa a partir da próxima segunda-feira (27), o III Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT), que é a integração entre o 12º Seminário de Iniciação Científica, o 6º Seminário Institucional do Pibid e o 5º Seminário de Extensão e Cultura. A abertura do evento será às 19h, no auditório do Bloco G, sala G-01, do Câmpus de Araguaína, com a Conferência "Caminhos para Integração: Universidade e Sociedade", com o professor Dr. Eugênio Gonçalves de Araújo, da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Professor Eugênio Gonçalves da UFG. (Foto: Divulgação)

Para o palestrante, o papel da Universidade na Sociedade deve ser compreendido atualmente não apenas como um polo de geração e irradiação do saber, mas de transformação social. "Esse compromisso é ainda mais significativo nas Instituições Públicas, mantidas diretamente com recursos de toda a população. Nesse contexto, cabe ressaltar que um estudante que participa de um Programa de Pesquisa como o Pibic e Pivic carrega consigo uma responsabilidade e uma esperança. Esse pesquisador em formação faz parte de um esforço coletivo de nossas Instituições em melhorar a qualidade de vida, responsabilidade precípua de quem utiliza recursos públicos. Sua formação pessoal ampla, agregando saberes e valores, traz em seu bojo a esperança de se constituir em um verdadeiro agente de transformação para uma sociedade na qual a vida seja plena e justa para todos", ressalta Araújo.



Além da conferência de abertura, a programação do Seminário, que segue até o dia 29, conta com as apresentações dos acadêmicos de Araguaína e Tocantinópolis sobre os resultados dos trabalhos realizados entre agosto de 2015 a julho de 2016 por meio dos projetos e subprojetos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex). A programação consolidada das apresentações podem ser visualizadas aqui.

III Seminário Integrado.jpg (Foto: carolinefalcao)

O III Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão estava previsto para ocorrer em Araguaína no período de 07 a 09 de novembro, porém, foi adiado, na época, devido à ocupação do Câmpus pela comunidade acadêmica em protesto contra a aprovação da PEC 55 e sobre o teto dos gastos públicos por 20 anos, que congelará investimentos na educação. Anteriormente, o Conselho Universitário (Consuni) da UFT já havia se posicionado com a aprovação da nota pública em defesa da universidade pública no país.

Em 2016, o Câmpus de Gurupi sediou o evento de 18 a 20 de outubro, e o Câmpus de Palmas de 24 a 26 de dezembro, com participação de acadêmicos dos câmpus de Arraias, Miracema, Palmas e Porto Nacional.

I Encontro “A UFT e as Lutas Sociais” movimenta acadêmicos e integrantes do MST

24.03.2017

Lukas Ramos
   
Nesta sexta-feira (24), ocorre por todo o dia no Câmpus de Miracema, o I Encontro “A UFT e as Lutas Sociais”. Nessa primeira edição, o evento tem como objetivo discutir a conjuntura das lutas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no estado e as prisões e mortes de seus militantes no processo de criminalização dos movimentos sociais.

I Encontro ocorre na Sala de Audiovisual do Câmpus de Miracema
(Foto: Willy Cardoso/Divulgação)

Segundo a organizadora do evento e vice-diretora do Câmpus, professora Vanda Micheli Burginski, “esse é um espaço para aproximar a Universidade às pautas de lutas por direitos sociais colocadas pelas organizações políticas dos trabalhadores”. O encontro é realizado pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Política Social, Intersetorialidade e Interdisciplinaridade (Gepsi), com a participação de estudantes estagiários e a coordenação de estágio supervisionado em Serviço Social. Com esse evento, segundo a professora, pretende-se “levantar demandas e traçarmos estratégias de intervenção político-pedagógicas de atuação da UFT no Câmpus de Miracema”, complementou.

Durante a parte da manhã, a comunidade acadêmica e os representantes do MST debateram o tema “As pautas de luta do MST no estado do Tocantins e a criminalização dos movimentos sociais”, com Sebastião Messias Barbosa e Antônio Marcos Bandeira, representantes da Coordenação Estadual do MST e Gessivan do Carmo, representante do Acampamento Olga Benário.

À tarde, de 14h até 17h, haverá uma reunião com os estudantes e professores do projeto de extensão “Assessoria aos movimentos sociais: contribuições para a participação da sociedade nas transformações societárias”, que construirá pautas para o Projeto de Intervenção de Serviço Social e Estágio Vivência no MST.

O evento é gratuito e aberto a toda comunidade acadêmica e os movimentos sociais das cidades vizinhas a Miracema.


Antecipado o resultado provisório do concurso para técnicos administrativos

24.03.2017

Samuel Lima

A Comissão Permanente de Seleção (Copese/UFT) antecipou e publicou na manhã desta sexta-feira (24) o resultado provisório do Concurso para Técnico Administrativo, objeto do Edital nº 01/2016 (confira toda a documentação do processo aqui). A divulgação estava anteriormente prevista para a próxima terça-feira (28).

O concurso teve mais de 4,8 mil concorrentes para 11 vagas de níveis médio e superior. A média geral de candidatos por vaga chegou a 469 na modalidade de ampla concorrência e foi a maior já registrada em processos similares na UFT.

A remuneração das vagas ofertadas no certame é de R$ 2.752,81 para os cargos de nível médio e R$ 4.326,21 para o nível superior. A posse, segundo a Pró-reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progedep), deve ocorrer ainda no primeiro semestre de 2017.

Confira os resultados provisórios:

Resultado Provisório Nível Médio

Resultado Provisório Nível Superior

Tenha acesso, no banner abaixo, a todos os documentos referentes a esta seleção.

PPGL informa o resultado do processo seletivo dos alunos de mestrado e doutorado em Letras

24.03.2017

O Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) informa que divulgou nesta data, o Edital 08/2017 PPGL - com o Resultado Definitivo da I Etapa do processo seletivo para alunos regulares de mestrado e doutorado em Letras: Ensino de Língua e Literatura, bem como da convocação para a segunda etapa, a ser realizada no dia 03 de abril de 2017.

Segue abaixo o link:  http://docs.uft.edu.br/share/s/9ms9Ch2FSv6M1WbWKWYeCA

Programa vai ampliar o acesso dos técnico-administrativos a cursos de mestrado e doutorado

24.03.2017

Daniel dos Santos  

Nesta quarta-feira (22), o Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) aprovou a criação do Programa de Incentivo à Qualificação dos Servidores Técnicos-Administrativos, intitulado Quali+ Técnicos. O objetivo é elevar os níveis de educação formal dos servidores técnico-administrativos. A nova resolução segue para sanção do vice-reitor no exercício da reitoria, Luís Eduardo Bovolato, e depois seguirá para publicação oficial.

Técnico-administrativos poderão concorrer a vagas exclusivas nos mestrados
e doutorados da instituição (Foto: Daniel dos Santos)

Segundo a Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progedep), a UFT tem em seu quadro grande quantidade de técnicos qualificados com especialização. A principal demanda dos servidores é por qualificação em mestrado e doutorado.

A pró-reitora da Progedep, Erica Lissandra, explica como o programa funcionará após ser sancionada. “Com o Quali+ Técnicos, será lançado um edital para os programas de pós-graduação interessados em participar com a oferta de vagas para técnicos da instituição. Então, a quantidade de vagas disponíveis será adequada às demandas dos técnicos e aos recursos disponíveis”. Erica acredita que com o programa, os técnicos estarão mais satisfeitos e aptos a oferecer trabalho de melhor qualidade.

Os recursos para que o programa ocorra já estão assegurados. Pois o projeto aprovado indica que o recurso previsto para capacitação, que são cursos de curta duração, seja direcionado para a qualificação através de mestrados e doutorados.


Técnicos valorizados

Técnico-administrativo no Câmpus de Gurupi, Adriano (à direita) diz que profissionais
e instituição são beneficiados com qualificação (Foto: Acervo Pessoal)

O técnico-administrativo Adriano Fraga atua no Câmpus de Gurupi e é mestrando no Programa Pós-Graduação de Gestão em Políticas Públicas (Gespol). De acordo com as palavras dele, tanto o profissional quanto a instituição são beneficiados com a qualificação do servidor. “A vida ganha outra dimensão quando nos sentimos úteis e necessários, principalmente em nosso ambiente de trabalho. Acredito que quando o servidor é estimulado a se capacitar através de um mestrado, ele se sente valorizado dentro da instituição e quer dar o retorno que a instituição deu a ele”.

Fraga completa que para ele, o mestrado é uma realização tanto pessoal quanto profissional. “A administração pública precisa de profissionais capacitados e responsáveis para tomar decisões e soluções complexas. Isso não aparece do nada. Somente com aperfeiçoamento e capacitação. É isso que os servidores buscam”.


Outras resoluções aprovadas no Consuni

Ainda no Consuni, foram aprovadas as resoluções que tratam sobre a concessão de licença para tratar de interesses particulares, e a que versa sobre a remoção dos servidores técnico-administrativos. Será elaborado o projeto de um programa como o Quali+ Técnicos, só que voltados aos docentes.

quinta-feira, 23 de março de 2017

Festival Internacional Corpo Expandido segue até domingo com participação da UFT

23.03.2017

Samuel Lima

Oficina com o grupo Sleepwalk ocorreu no Cuica, no Câmpus de Palmas
(Foto: Helen Lopes/Divulgação Fice)

Como parte da programação do Festival  Internacional Corpo Expandido, o Câmpus da Universidade Federal do Tocantins em Palmas sediou, na tarde de quarta-feira (22), uma oficina de criação cênica com o grupo Sleepwalk Collective (Espanha/Reino Unido). O evento segue até o domingo (26), com participação de professores e estudantes da UFT, tanto nas oficinas e atividades quanto integrando diretamente a programação, como é o caso do professor Marcial Asevedo que apresentará a peça "Um ator", no sábado, a partir das 19h30 no Teatro Sesc.

O Festival conta com atividades de dança, teatro, multilinguagem, palestras, encontros e oficinas - como a realizada no Câmpus da UFT em Palmas nesta quarta-feira. De acordo com o site oficial do evento, a programação "reúne propostas emergentes de criação em dança, teatro e performance, de modo a proporcionar ao público um panorama híbrido e diversificado".


Sleepwalk Collective

A oficina foi ministrada no Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica), das 15h às 19h, para pessoas que se inscreveram pelo site do evento. Conforme dados da organização, a oficina explorou ideias e estratégias extraídas das experiências de Iara Solano e Sammy Metcalfe, como criadores de peças hipnóticas e rompedoras de disciplinas, que atravessam culturas e linguagens. A oficina é centrada na prática DIY (Do It Yourself), para desenvolver textos, movimentos e coreografias em uma variedade de suportes e formatos. A intenção é criar material para contextos teatrais e de dança, convencionais, site-specific ou em formato vis-a-vis (um-a-um). Outro objetivo da oficina é introduzir e contextualizar uma série de exercícios práticos e flexíveis que são utilizados pelos artistas para criar seus trabalhos, aplicáveis a uma grande variedade de formatos e estilos cênicos.


A Companhia

O grupo Sleepwalk Collective foi formado em 2006 em Londres e atualmente é sediada em Vitoria-Gasteiz na Espanha. A companhia conta com Iara Solano Arana (da Espanha), Malla Sofia Pessi (Finlândia) e Sammy Metcalfe (Grã-Bretanha).


Confira mais fotos da Oficina aqui:










quarta-feira, 22 de março de 2017

PPGL promove o Curso Semiótica e Interação

O Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da
Universidade Federal do Tocantins, Câmpus de Araguaína, promove o

Curso
Semiótica e interação

com
Eric Landowski


O curso será 27, 29 e 31. Inscrições no PPGL
Telefone: 3416-5655

E-mail: pgletras@uft.edu.br


   A imagem da semiótica francesa se congelou, a partir dos anos 1960, como a de uma teoria restringida à análise dos textos literÁrios. Hoje, 25 anos após a morte de seu fundador, A. J. Greimas, a disciplina oferece uma face radicalmente diferente : trata-se agora de dar conta dos aspetos mais sensíveis da experiência cotidiana, ou seja, da construção do sentido na interação vivida. É dessa evoluição que o curso dará testemunho.
   Apresentação da gramática narrativa de Greimas. Discussão e redefinições. Da junção à união.  Significação e estésis.  O contágio do sentido.
   Apresentação e ilustração das relações entre regimes de sentido na interação. Além da programação e da manipulação, uma semiótica do acidente e do ajustamento.


Referências

GREIMAS, A. J. Da Imperfeição. São Paulo: Hacker, 2002. (reed. São Paulo, Estação das Letras e das Cores, 2017).
________; COURTÉS, J. Semiótica. Dicionário razoado da teoria da linguagem. São Paulo: Contexto, 2008.
LANDOWSKI, Eric. A sociedade refletida. São Paulo: Educ-Pontes, 1992.
________. Presenças do outro. São Paulo: Perspectiva, 2005.
________. Passions sans nom. Essais de socio-sémiotique III. Paris: PUF, 2004. 
________. As interações arriscadas. São Paulo: Estação das Letras e das Cores, 2014.
________. Sociossemiótica: uma teoria geral do sentido. Galáxia, ano 13, n. 27, 2014.
http://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/19609

OLIVEIRA, Ana C. de. As interações sensíveis. Ensaios de sociossemiótica. São Paulo: Estação das Letras e das Cores, 2013.


O Prof. Dr. Eric Landowski é pesquisador do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS, Paris), editor da revista Actes Sémiotiques, co-diretor do Centro de Pesquisas Sociossemióticas da PUC/SP. Através de sua atuação na Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Araguaína, tornou-se membro do Grupo de Estudos do Sentido - Tocantins (GESTO), tem participado intensamente nas pesquisas em semiótica desenvolvidas na UFT, estado presente em bancas de qualificação e defesa de mestrado e doutorado, contribuído como membro do Conselho Editoral internacional da EntreLetras. É um dos principais teóricos da sociossemiótica, vinculada à semiótica discursiva, da Escola de Paris.

Defesa de Tese no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL)

22.03.2017

O Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Araguaína, convida a comunidade acadêmica para a defesa da

TESE   DE  DOUTORADO 



Manifestação religiosa em Porto Nacional é tema de pesquisa e documentário

22.03.2017

Daniel dos Santos

Há mais de cem anos, toda noite do dia 24 de setembro é marcada por uma manifestação religiosa em Porto Nacional: a procissão de Nossa Senhora das Mercês, a santa padroeira da cidade. O percurso é realizado nas ruas e avenidas, em sua maioria no centro histórico. As pessoas caminham entoando cânticos e orações no cair da noite em meio às luminosidades das velas. A procissão pressupõe, para muitos, uma relação de término do novenário e o trajeto representa uma relação de fé e agradecimento.

Procissão ocorre desde pelo menos 1909 (Foto: Everlandio Lima)

Em 2016, a pesquisadora Rosane Balsan realizou sua pesquisa de pós-doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora, tendo a manifestação como objeto de estudo. Como produtos da pesquisa, foram publicados um informativo turístico e um documentário. Rosane é professora no curso de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGeo) da Universidade Federal do Tocantins, Câmpus de Porto Nacional.

Catedral de Nossa Senhora das Mercês é um dos cartões-postais de Porto Nacional
(Foto: Daniel Alencar)

Segundo Rosane, o objetivo da pesquisa iniciada em 2016 e encerrada em fevereiro de 2017 foi analisar o que permanece e o que foi alterado na manifestação. “Entre as alterações destaca-se a mudança do percurso, devida ao crescimento da cidade. Já entre os elementos que permanecem, destaca-se a realização noturna, com o tradicional carregar de velas e os cânticos como o ‘Hino de Nossa Senhora das Mercês’ e a ‘Jaculatória’”. A pesquisa indicou que os devotos com idades mais avançadas são os principais responsáveis pela preservação das principais características do evento ao se juntarem com o pároco da catedral na organização.

A conclusão da pesquisa é que as práticas religiosas revelam a dinâmica social e cultural de Porto Nacional. “A Procissão Nossa Senhora das Mercês faz parte da história, cultura e identidade de Porto Nacional e mesmo ocorrendo algumas transformações sociais e espaciais no ritual religioso, apresenta uma tradição que deverá ser perpetuada para as gerações como um elemento do patrimônio cultural. A procissão é uma festa, onde a festa é o ato mesmo da produção de vida e, viva a festa”, conclui a pesquisadora.

Procissão de Nossa Senhora das Mercês em Porto Nacional-TO


Acadêmicos da Liga de Energia Solar fazem visita técnica ao Projeto Canguçu

22.03.2017

Caroline Falcão
 
Propiciar uma experiência prática sobre os sistemas de geração de energia fotovoltaica, esse foi o objetivo da visita técnica realizada, neste último final de semana, pelos integrantes da Liga de Energia Solar (Lies) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) ao Centro de Pesquisa Canguçu (CPC), localizado no município de Pium, sudoeste do Estado do Tocantins. Na ocasião, cerca de 10 acadêmicos dos cursos de engenharia elétrica, civil, jornalismo e direito conheceram o completo sistema de geração de energia solar.

De acordo com o responsável da UFT pela visitação, Leonardo Peris, assessor de projetos da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex), a visita surgiu como um estudo prático da Liga. "A ideia de ida ao Canguçu foi pela existência de um sistema completo de geração de energia solar supervisionado pelo Instituto Federal do Tocantins, que é o sistema que abastece o Centro de Pesquisa Canguçu coordenado pela UFT", explica.

O Canguçu foi inaugurado em agosto de 1999, mas no ano de 2003 passou a ser gerenciado pela UFT, e atualmente está sob a coordenação do professor Tarso Alvim do Colegiado de Engenharia de Alimentos. Pesquisadores podem agendar visitas ao Centro por meio do e-mail cangucu@uft.edu.br.

A visita foi supervisionada pelos professores do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Fábio Lima de Albuquerque, Felipe Tozzi Bittencourt e João Coelho de Sousa, que desenvolvem estudos relacionados ao sistema de energia solar fotovoltaica que alimenta o Centro Canguçu.

Centro de Pesquisa Canguçu. Foto Yane Ulisses..jpg

Estação de gerenciamento do sistema que utiliza a geração fotovoltaica. Foto Yane Ulisses.jpg

Professor Dr. Fábio Lima, Leonardo Peris e alunos da UFT (esq. p direita).
Foto Yane Ulisses.jpg


Ligas Acadêmicas

Para Leonardo Peris, técnico vinculado à Diretoria de Extensão da Proex, é importante a participação dos acadêmicos em ligas acadêmicas, pois possibilita a organização de grupos de estudos e pesquisas, o que também permite que a Proex encontre formas de apoiar ações similares. "O engajamento em ligas universitárias é uma forma de adquirir e exercitar o conhecimento que transcende o campo teórico, propiciando um aprimoramento das suas competências acadêmicas e profissionais, contemplando a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Ciente da importância de tais iniciativas, a Proex apoia e orienta a criação de ligas, visando contribuir com a formação dos nossos acadêmicos,” ressalta.

O presidente da Lies e aluno do curso de Engenharia Elétrica, Fabriciano Gomes, destaca que, “uma das finalidades da liga é procurar fazer o elo entre a pesquisa desenvolvida dentro do câmpus e a prática. A visita até o Centro Canguçu permitiu que conhecêssemos o funcionamento das placas solares, os inversores e baterias que estão entre os principais componentes de sistema solar fotovoltaico,” destaca.

Para solicitar instruções acerca da criação das ligas universitárias, os interessados podem entrar em contato por e-mail extensao@uft.edu.br ou pelo telefone 3232-8260.

Simpósio na UFT aborda diversidades do movimento feminista

22.03.2017

Elini Oliveira e Samuel Lima

O I Simpósio Feminista da UFT vem mobilizando e abrindo espaço para os setores diversos do movimento feminista. Exemplo disso foi a mesa-redonda desta quarta-feira (22), com o debate sobre o "Feminismo em Perspectiva de diversidade: Feminismo lésbico e transfeminismo". As discussões sobre o tema contaram com a participação de pesquisadores da maioria dos câmpus da UFT, como a professora Bruna Irineu, o professor Rubenilson Araújo, a mestranda Franciele Ferreira e Rafael Noleto, que são alguns dos protagonistas nas discussões sobre o tema no ambiente acadêmico.


Mesa-redonda discutiu o Feminismo em Perspectiva de diversidade - Feminismo lésbico e transfeminismo (Foto - Gleys Lally Ramos/Divulgação)

Uma das organizadoras do evento, a professora Gleys Lally Ramos, explica que a escolha do tema surgiu de reivindicações dos próprios professores que compunham a mesa. " Sabemos que a academia ainda se nega a realizar tal debate, como o do feminismo lésbico e transfeminismo e é dentro da universidade que precisamos pensar e debater o feminismo em todas as perspectivas", ressalta.

A  estudante de Geografia, Jacqueline Rodrigues considerou como muito importante o debate. "É significativo  eventos como este, que permitem um debate amplo da valorização e a discussão sobre todos os recortes da  luta feminista " , disse.

A professora Débora Bolzan, do curso de Serviço Social, do Câmpus de Miracema, pontuou a importância do Simpósio Feminista e do debate das questões pontuadas no evento. "Temos que questionar as construções de gênero na sociedade, pois elas se baseiam em diferenças, hierarquias, dominação e opressão. O Tocantins registra péssimas estatísticas sobre desigualdades e violências de gênero, mostrando que este debate é urgente e de suma importância para o Estado, para as políticas públicas e para o fortalecimento do movimento feminista no Tocantins”, frisou.


Programação

No período da tarde, a partir das 14h, no auditório do Bloco III da UFT, Câmpus de Porto Nacional, a programação segue com mais debates, desta vez  com o tema "Diversidade Religiosa". À noite o tema será sobre "Categorias e Ciências por/para Mulheres". Além dos debates, o evento ainda conta com oficinas cursos, bazar, intervenções artísticas, conferência final  sobre Feminicídio de Mulheres Negras e Indígenas no Brasil" e  festa feminista de encerramento, que ocorrerá na quinta-feira (23). (Colaborou Rodrigo Mamédio / Câmpus de Miracema).










Imagens vencedoras do I Prêmio de Divulgação Científica comporão exposição itinerante

22.03.2017

Lukas Ramos e Samuel Lima
   
Nesta quarta-feira (22), durante a reunião ordinária do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) no auditório do Bloco IV, no Câmpus de Palmas, ocorreu a entrega do I Prêmio UFT de Divulgação Científica, organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq). As imagens vencedoras vão compor uma exposição itinerante que, primeiro, circulará pelos câmpus da UFT e depois ficará em locais públicos de grande circulação de pessoas.

Sandra Mara, uma das premiadas, ao  lado do diretor de Pesquisa, Guilherme Nobre
(Lukas Ramos/Dicom)

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Raphael Sanzio, destaca que o Prêmio valoriza o trabalho de professores e alunos que desenvolvem pesquisas na UFT. "É uma forma também de incentivá-los a buscar excelência e promove a divulgação dos trabalhos que desenvolvemos aqui para a comunidade". Sanzio pontua que os conjuntos de imagens serão disponibilizados em exposição que percorrerá todos os câmpus, devendo ficar em cada uma das cidades por cerca de dois meses. "Depois de passar por todos os câmpus, as fotos serão distribuídas em locais de grande circulação de pessoas, como shoppings, em eventos como a Agrotins e outros", disse o pró-reitor. Ele enfatizou ainda a importância da premiação para pontuação no currículo dos participantes premiados. "E até os cursos de pós-graduação, se os premiados estiverem vinculados a eles, podem também pontuar pela promoção de atividades de inserção social, com divulgação da ciência", disse Sanzio.

Segundo o diretor de Pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq), Guilherme Nobre Lima do Nascimento, o prêmio tem por objetivo divulgar para a sociedade os trabalhos realizados na UFT. “Evidenciando esses projetos para a comunidade mostramos o papel da Universidade em fazer a diferença na vida dos tocantinenses, pois conseguimos muitas mudanças e trazemos desenvolvimento através das nossas pesquisas”, declara.

O vice-coordenador do Doutorado em Rede em Biotecnologia e Biodiversidade (Bionorte), Emerson Guarda, foi premiado pelo trabalho “Biodiversidade e potencial de uso de basidiomicetos formadores de cogumelo de ocorrência em comunidades ribeirinhas na Amazônia paraense”, na categoria “Melhores trabalhos UFT”. “O benefício desse prêmio é o reconhecimento e a divulgação dos trabalhos para a comunidade científica e, também, para a comunidade externa, que passa a conhecer as pesquisas que estão sendo feitas com o apoio da Universidade”, pontua Guarda.

Categorias

No total foram distribuídos seis prêmios, divididos em três categorias. Na categoria “Melhor trabalho externo à UFT” o vencedor foi “Pelas águas do Rio Tocantins”, do Dr. Marcelo Fulgêncio, da Universidade Federal de Sergipe (UFS) .O trabalho “Interação ecológica entre a vegetação do cerrado e o distúrbio com fogo”, do Dr. Raphael Pimenta e Eskálath Ferreira, ganhou nas categorias “Melhor fotografia pelo voto popular” e “Melhores Trabalhos UFT”.  Os trabalhos “Avaliação in vitro da atividade antimicrobiana e do potencial citotóxico do gel aloe vera: uma discussão sobre o uso em queimaduras”, de Julliany Dias e Gabriela Lacerda; “Estudo microclimático da arborização urbana de Gurupi-To”, do Dr. André Ferreira, Claudia Perez e Layla Santos; e “O entardecer da… vida! A administração do tempo na velhice”, autoria de Sandra Mara Silva também foram premiados na categoria “Melhores Trabalhos UFT”.

Confira, abaixo, uma galeria com os premiados e as imagens vencedoras do Prêmio: