sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Políticas Públicas para a formação de professores

07.10.2016

Matheus Pires Cardoso


A Conferência de Encerramento da XIII Semana Acadêmica e do IV Encontro Regional de Educação Matemática foi proferida pela Profª Drª Rosária Helena Luiz Nakashima, do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território (PPGCULT), que escolheu o tema Políticas Públicas para a formação de professores: alguns apontamentos.

A pedagoga explicitou de que a área da educação é composta por diferentes elementos e que por isso não é possível fazer uma análise sem levar em consideração o ensino multifacetado. Esta é a principal face da educação, razão pela qual ao tratarmos de Políticas Públicas para a Educação devemos nos ater ao tema da formação de professores.

Profª Rosária destaca o investimento na formação dos professores (Foto: Victor Wender/UFT)

Isso nos impõe a necessidade de conhecer os princípios que norteiam tais políticas, as mesmas que deveriam assegurar qualidade, que seja auto-reflexiva, processual, participativa e transformadora. Isso supõe prever articulação entre educação básica e licenciatura, desenvolver ações que estejam voltadas para a valorização dos profissionais da educação e desenvolver os  parâmetros éticos, políticos e estéticos, enfatizou.

Durante o encerramento contamos mais uma vez com a participação da graduanda Karla Gracielle Cunha e do graduando Adriano Rodrigues, no Momento Cultural. Os Professores Jamur Andre Venturin e Freud Romão, fizeram a avaliação do evento, apontaram os principais do resultados nas palestras, nas discussões, nas propostas apresentadas e nas mesas redondas.

Em relação ao IV Encontro Regional de Educação Matemática, o coordenador do evento ressaltou o vínculo que universidade têm juntamente com as escolas municipais e estaduais, e a importância de mantê-lo. Agradeceu à presença de discentes e docentes da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). O coordenador do curso finalizou a noite deixando uma pergunta para reflexão: Atingimos o nosso objetivo? Sim, por termos discutido as políticas públicas, especialmente nestes tempos em que a educação é  continuamente atacada.

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