sábado, 29 de julho de 2017

Press Release – Ano 2 – nº 048 – 29 de julho de 2017

Editorial
   O Restaurante Universitário pede sua opinião e sugestão http://bit.ly/2vTIvXk

Edital
   PPGDR e PPGLetras divulgam resultado de seleções http://bit.ly/2vhvxp5

Publicação
   EntreLetras publica edição v. 8 n. 1 http://bit.ly/2v7jUkt

   Lançamento da obra (DI)VERSOS http://bit.ly/2tMEylL

   Criação Literária: (DI)versos é lançado nesta quinta-feira em Araguaína
   http://bit.ly/2w9Q5wr

Notícias
   Diretor do CNPq assume a presidência de entidade internacional
   http://bit.ly/2u8vUgF

   Empregados do HDT-UFT são alertados com relação à prevenção aos acidentes
   de trabalho http://bit.ly/2tT3yvE

Palestra
   Guerrilha do Araguaia é tema de evento em Araguaína http://bit.ly/2u8rFll

Semana Acadêmica
   II Semana de Ciências Naturais tem inscrições prorrogadas http://bit.ly/2tSWyPE

Restaurante Universitário
   Cardapio 031 31 jul a 04 ago 2017 http://bit.ly/2tPgmPy


Antonio Carlos Ribeiro
Reg. Prof. FENAJ 7235

Se desejar ler o Jornal UFT Araguaína acesse informativoarag.blogspot.com.br
Para ler os Press Release, clique no http://bit.ly/2c3rnc7

Editorial - O Restaurante Universitário pede sua opinião e sugestão

A PESQUISA DE SATISFAÇÃO DO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO DA UFT/ARAGUAÍNA é a novidade da semana para o universo do câmpus e os leitores/ ouvintes e cinéfilos do Informativo Araguaína (informativoarag.blogspot.com.br).


Para acessar a página e emitir sua opinião e sugestões, precisa apenas clicar no botão à direita da barra de ferramentas ou digitar o endereço

A proposta é saber a opinião dos usuários do Restaurante Universitário a respeito do serviço nas áreas de higiene, atendimento, cardápio, e as alternativas de café da manhã e jantar. E abre ainda a possibilidade de sugestões.

Essa enquete ficará disponível à sua participação entre os dias 29 de julho e 1º de setembro. As opiniões e sugestões serão enviadas à Nutricionista fiscal Thalita Lin para análise e encaminhamentos e encaminhamentos. Em menos de um minuto, O RU sabe tua opinião e sugestão. Clique e preencha.

sexta-feira, 28 de julho de 2017

Cardápio 031 31 jul a 04 ago 2017

28.07.2017
O cardápio elaborado por Dhycla / Rosimeire Santana e aprovado por
Thalita Lin Netto Candido, nutricionista fiscal da UFT,
traz o menu de 31 jul a 04 ago 2017, é:

2ª-feira - dia 31




Prato principal
coxa e sobrecoxa assada

Salada
alface c/ acelga
tomate c/ pepino
beterraba ralada

Guarnições
ratatouille
creme de milho
arroz branco
feijão carioca

Suco
goiaba

Sobremesa
pé de moleque

Opção vegetariana
torta de legumes e palmito


3ª-feira - dia 01




Prato principal
fricassê de frango

Salada
repolho branco e roxo c/ couve
cenoura ralada
rúcula c/ alface

Guarnições
cenoura a primavera
chuchu c/ bacon
arroz branco
feijão carioca

Suco
manga

Sobremesa
melancia

Opção vegetariana
tomate recheado


4ª-feira - dia 02


Prato principal
almondegas ao molho

Salada
alface
tomate c/ pepino
acelga c/ laranja

Guarnições
berinjela refogada
batata sautê
arroz branco
feijão carioca

Suco
limão

Sobremesa
maçã

Opção vegetariana
ovos cozido cebolinha


5ª-feira - dia 03


Prato principal
isca acebolada

Salada
repolho branco e roxo c/cenoura
pepino
alface c/ tomate

Guarnições
jardineira de legumes
arroz branco
feijão carioca

Suco
acerola

Sobremesa
banana

Opção vegetariana
omelete ao forno


6ª-feira - dia 04

Prato principal
feijoada

Salada
 alface
vinagrete
rúcula c/ couve e acelga

Guarnições
    farofa de cebola
abobrinha verde refogada
arroz branco
 feijão preto

Suco
caju

Sobremesa
laranja

Opção vegetariana
feijoada vegetariana

II Semana de Ciências Naturais tem inscrições prorrogadas

Heloísa Cipriano

Integrando os cursos de Química, Biologia e Física, a II Semana de Ciências Naturais teve suas inscrições prorrogadas até o dia 28 de agosto, um dia antes do início do evento, que ocorrerá entre os dias 29 de agosto e 01 de setembro, no Câmpus de Araguaína. Apesar da nova data para inscrição de participantes, o prazo para submissão dos trabalhos acadêmicos, encerrado no dia 30 de junho, não sofrerá alteração. 

II Semana de Ciências Naturais.jpg (Foto: helociprianolm)

A II Semana de Ciências Naturais tem como objetivo consolidar mais um espaço de reflexão, socialização e sistematização de experiências de caráter científico entre acadêmicos, professores e pesquisadores da área na UFT. Além disso, amplia e mobiliza o debate entre a sociedade em geral por meio da participação de estudantes da educação básica, acadêmicos, pós-graduandos, docentes, pesquisadores e entidades representativas de todos os setores da educação, incentivando produções científicas dentro do ambiente universitário.

Com o tema "Ciências naturais, Tecnologia e Sociedade: reflexões da atualidade", trará reflexões de como as Ciências Naturais têm se comprometido frente aos desafios da tecnologia e a sociedade.

As inscrições para ouvinte podem ser feitas presencialmente no Campus Cimba, com membros do Centro Acadêmico de Química ou da Comissão Organizadora, os quais ficarão em locais identificados com cartazes durante os intervalos de aula nos períodos matutino, vespertino e noturno, no Anfiteatro (Bloco G) e 3P (Bloco H).

Os valores das incrições variam de acordo com o nível de participação, sendo de 20 reais para aluno ouvinte, 30 reais para aluno que fará apresentação de trabalho e 40 reais para professores. Ao efetuar a inscrição, o participante receberá um comprovante de inscrição. Esse comprovante só será entregue mediante pagamento.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail caquft@gmail.com.

Empregados do HDT-UFT são alertados com relação à prevenção aos acidentes de trabalho

28.07.2017

Daianni Parreira

Em Araguaína (TO), o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, comemorado nesta quinta-feira (27) estimulou a realização de ações educativas no Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), instituição filiada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Distribuição de panfletos e orientações aos empregados de todos os setores da instituição compôs a programação desenvolvida durante o dia.

Durante abordagem nos setores do HDT-UFT (Foto: Daianni Parreira/HDT-UFT)

Atitudes como a higienização das mãos, uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), do jaleco e do sapato adequado entre outros, foram lembradas pelos colaboradores do Serviço de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (SOST), responsáveis pela abordagem; bem como os cuidados com materiais perfurocortantes, uma das principais causas de acidentes de trabalho em hospitais. A atividade contou também com o apoio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

Para o técnico em segurança do trabalho do SOST, Manoel Joaci Gomes, as expectativas foram alcançadas principalmente quanto ao alerta com relação ao comportamento preventivo nos postos de trabalho. “Afinal, prevenção é o melhor remédio, e a atitude preventiva junto com o uso adequado do EPI é o que garante o trabalho seguro”, finalizou.

quinta-feira, 27 de julho de 2017

Criação Literária: (DI)versos é lançado nesta quinta-feira em Araguaína

27.07.2017

Lukas Ramos

Capa - (DI)versos - Eliane Testa

Resultado do projeto “Criação Literária: da teoria à prática”, ocorre nesta quinta-feira (27), o lançamento do livro “(DI)versos”, às 19h, no auditório do PPGL no Bloco I, na Unidade Cimba, do Câmpus de Araguaína. O evento é gratuito e aberto a toda comunidade acadêmica e externa.

A obra é uma coletânea com textos de vários autores que trabalharam juntos para produzir poemas, contos, crônicas e trabalhos visuais de diversos temas. O projeto foi coordenado, no período de junho de 2016 até abril de 2017, pela professora Eliane Testa e contou com a colaboração de alunos do curso de Letras. 

A professora ressaltou sobre a importância dessa obra para a comunidade acadêmica. “Acredito que o resultado deste projeto seja muito positivo por representar o primeiro livro de escrita criativa da UFT”, menciona. Eliane também comentou que espera que a obra possa inspirar outros acadêmicos do curso de Letras e assim surgir outras obras e projetos como esse.

Após o lançamento, o livro será disponibilizado como E-book, no site da Editora FI, onde todos poderão acessá-lo.

Guerrilha do Araguaia é tema de evento em Araguaína

27.06.2017

Lukas Ramos

Nesta quinta-feira (27), o Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território (PPGCult) promove a palestra “Araguaia - Depois da Guerrilha, outra guerra - 1975-2000”. O evento ocorre às 19h30, na sala G4, do Anfiteatro da Unidade Cimba, no Câmpus de Araguaína.


Capa de Araguaia: depois da guerrilha, outra guerra

A palestra será ministrada pelo professor Romualdo Pessoa, da Universidade Federal de Goiás e tem por objetivo fomentar a discussão sobre as reverberações da Guerrilha do Araguaia na história da região do Araguaia. O debate tem como base o livro de Romualdo, denominado “ARAGUAIA: DEPOIS DA GUERRILHA, OUTRA GUERRA - A luta pela terra no Sul do Pará, impregnada pela Ideologia da Segurança Nacional (1975-2000)”.

Organizado pelos professores Dernival Venâncio e Kênia Gonçalves, o evento é gratuito e aberto para as comunidades acadêmica e externa. Segundo Venâncio, a palestra faz parte dos esforços do PPGCult para produzir e criar oportunidades de divulgar o conhecimento de alto nível sobre a região em que estamos inseridos. 


O Livro

A obra de Romualdo Pessoa traz uma análise sobre as transformações que ocorreram na região do "Bico do Papagaio", sul do Pará e norte do Tocantins, no período posterior à Guerrilha do Araguaia. Os estudos feitos pelo autor tem por objetivo compreender as ações realizadas pelo Estado brasileiro, que por meio de interesses estratégicos e planos nacional e regional de desenvolvimentos exerceu um forte controle sobre aquela região. O livro também aponta as consequências dessa repressão que afetou duramente a população, como pessoas presas e submetidas a prisões e torturas.

Diretor do CNPq assume a presidência de entidade internacional

27.07.2017

Coordenação de Comunicação Social do CNPq

Durante o Congresso Internacional de Biofísica realizado conjuntamente com o Congresso Europeu, em Edimburgo- Escócia (16-20 de julho), o Diretor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico  (CNPq), Marcelo Morales, tomou posse como novo Presidente da União Internacional de Biofísica Pura e Aplicada (IUPAB). 



A entidade foi fundada em Estocolmo, em 1961, é membro do Conselho Internacional para a Ciência (ICSU) e já foi presidida por renomados cientistas, tal como o Premio Nobel de química, Kurt Wutrich, laureado em 2002. Dentre os afiliados à IUPAB, estão órgãos nacionais de 61 países, sendo a sua função principal promover a pesquisa e ensino em biofísica, além de realizar os Congressos trienais internacionais. 

Morales é o mais jovem Presidente da entidade e tem como desafio modernizar a comunicação em biofísica, tornando seus conceitos, novas técnicas e novas descobertas acessíveis através de cursos a serem organizados em todo mundo e que deverão estar disponíveis no sítio eletrônico da União com acesso democrático. 

A integração de pesquisadores que fazem biofísica em todos mundo para melhor avanço do conhecimento também é anseio do novo Presidente. Para ele, as nações mais desenvolvidas tem grande responsabilidade no avanço e promoção da ciência e podem contribuir fortemente para que países menos privilegiados possam aprimorar a suas estruturas educacionais, científicas e tecnológicas e, dessa forma, tornar o mundo mais justos e sustentável. 

Para Morales, a União Internacional deve ser o principal elo de promoção do avanço do conhecimento permitindo que a ciência (no caso a Biofísica) esteja mais acessível para proporcionar o bem estar da humanidade. 

O próximo Congresso Mundial de Biofísica, em outubro de 2020, será realizado no Rio de Janeiro e o Brasil será o anfitrião do palco das discussões mais avançadas da área.

quarta-feira, 26 de julho de 2017

Lançamento da obra (DI)VERSOS

26.07.2017

Lançamento de (DI)VERSOS, organizado por Lia Testa, no Auditório do PPGL, amanhã (27) às 19h.


EntreLetras publica edição v. 8 n. 1

26.07.2017


O Programa de Pós-Graduação em Letras, da Universidade Federal do Tocantins, Câmpus de Araguaína publica novo número da revista EntreLetras, com o Dossiê: Estudos literários.

Para ler, acesse 

terça-feira, 25 de julho de 2017

PPGDR e PPGLetras divulgam resultado de seleções

25.07.2017

Patricia Paiva 

Os candidatos a aluno regular do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras) e a aluno especial no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) já podem conferir o resultado dos processos seletivos vigentes no Portal UFT. 

 

Letras

O Mestrado em Letras publicou o resultado nesta segunda-feira (21) por meio do edital nº 023/2017, que traz os selecionados e o chamado para matrícula. O PPG-Letras realizará reunião geral com os alunos aprovados no dia 31 de julho de 2017, às 14h, no Bloco VI, Sala do Lafotins. A matrícula será realizada no dia 31 de julho de 2017, após a reunião com os alunos da turma 2017/02. No edital é possível conferir os documentos necessários para matrícula.

 

Desenvolvimento Regional

Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional divulgou a lista dos candidatos classificados na seleção de aluno especial. Os candidatos selecionados devem realizar a matrícula no dia 07 de agosto, das 08h às 12h, na secretaria do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, no Câmpus de Palmas. Os documentos necessários para a matrícula estão no edital nº 029/2017.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (63) 3232-8224, das 08h às 12h e das 14h às 17h, ou pelo e-mail pgdra@uft.edu.br

domingo, 23 de julho de 2017

Press Release – Ano 2 – nº 047 – 22 de julho de 2017

Editorial
   Publicados quatro editais no Campus de Araguaína http://bit.ly/2uWVSbX

Bolsas Permanência
   Programa Bolsa Permanência do MEC abre inscrições para alunos indígenas e
   quilombolas http://bit.ly/2uWFnwM

Idiomas
   Cursos regulares do Centro de Idiomas já estão com inscrições abertas
   http://bit.ly/2uodxbh
 
Edital
   Divulgada 6ª convocatória para vagas remanescentes do PSC 2017/2
   http://bit.ly/2gVr59v

   Mestrado em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais divulga edital de
   seleção    http://bit.ly/2uOiZF9

   PPGL divulga editais de homologação de inscrições http://bit.ly/2tSvcnF

   PPGCult publica a abertura do Edital 023/2017 http://bit.ly/2tSlvpr

   Mestrado em Comunicação e Sociedade inscreve até o dia 30 http://bit.ly/2tC2xYY

Restaurante Universitário
   Cardápio 030 24 a 28 jul 2017 http://bit.ly/2uWneiv

   Cardápio 029 17 a 21 jul 2017 http://bit.ly/2tCnral

   Inauguração da Extensão do RU movimenta o Câmpus de Araguaína
   http://bit.ly/2uohCfu

   Inaugurada a extensão do Restaurante Universitário na Unidade Cimba
   http://bit.ly/2vOQdB7


Antonio Carlos Ribeiro
Reg. Prof. FENAJ 7235

Se desejar ler o Jornal UFT Araguaína acesse informativoarag.blogspot.com.br
Para ler os Press Release, clique no http://bit.ly/2c3rnc7