sábado, 18 de março de 2017

Press Release – Ano 2 – nº 029 – 18 de março de 2017

Editorial
   Oferta de cursos em Araguaína bate recorde de visitas http://bit.ly/2mDHYmp

Institucional
   Bibliotecário, o zeloso guardião do conhecimento http://bit.ly/2m0QjoL

Notícias
   Reeducando da cadeia pública de Tocantinópolis é aprovado em vestibular da UFT
   http://bit.ly/2msZxFF

   Gestores têm até o dia 31 para avaliar equipes http://bit.ly/2n08olT

   Calouros de Turismo Patrimonial e Socioambiental têm semana de recepção http://bit.ly/2mJyqId

   Mais da metade dos servidores ainda precisam realizar a Avaliação de Desempenho
   http://bit.ly/2m0P4pS

   Dicom realiza workshop sobre procedimentos de comunicação na UFT http://bit.ly/2nnMZEB

   Mestrado em Estudos de Cultura e Território abre inscrições para entrada regular
   http://bit.ly/2nJxEdI

   Curso de Letras lança Especialização em Arte-Educação em Araguaína http://bit.ly/2nJGSGF

   Convocados para vagas remanescentes devem se matricular nos dias 16 e 17 de março
   http://bit.ly/2mTPzko

Imagens
   Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal Tropical - Câmpus Araguaína - Unidade EMVZ
   http://bit.ly/2nex4bh


Antonio Carlos Ribeiro
Reg. Prof. FENAJ 7235

Se desejar ler o Jornal UFT Araguaína acesse informativoarag.blogspot.com.br
Para ler os Press Release, clique no http://bit.ly/2c3rnc7

Editorial - Oferta de cursos em Araguaína bate recorde de visitas

A divulgação de oferta de cursos de especialização e de mestrado no câmpus de Araguaína bate recorde de visitas no Informativo Araguaína.

A primeira foi a abertura de inscrições para entrada regular no curso de Mestrado em Estudos de Cultura e Território, divulgado na página da UFT e republicada neste informativo, obtendo 1580 visitas em apenas três dias.

A segunda, foi o lançamento do Curso de Especialização em Arte-Educação em Araguaína, pelo Colegiado de Letras, coordenado pelos Professores Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira e Walace Rodrigues, que recebeu 1295 acessos.

Isso indica a visibilização positiva dos cursos propostos pelo Câmpus de Araguaína e, a grande divulgação alcançada por este modesto veículo.


Gestores têm até o dia 31 para avaliar equipes

Bianca Zanella
   
Avaliação de Desempenho (Imagem: Divulgação)Técnicos-administrativos e docentes da UFT em cargos de chefia têm até o dia 31 de março para realizar a avaliação de seus subordinados, na segunda fase do processo de Avaliação de Desempenho 2017. A avaliação é feita online, via intranet, no endereço www.intranet.uft.edu.br/ad.


Além disso, para os servidores administrativos que ainda não participaram da primeira fase - de autoavaliação, avaliação de colegas da equipe e da chefia imediata - o prazo, que terminaria no dia 16, foi prorrogado até esta segunda-feira, dia 20.

Conforme o cronograma, a divulgação dos resultados individuais está prevista para o dia 3 de abril.

Realizada anualmente, a Avaliação de Desempenho é regulamentada pela Resolução n° 04/2014 do Conselho Universitário (Consuni) e pela Instrução Normativa n° 02/2016 da Progedep. Ela é o instrumento utilizado na concessão de progressão por mérito aos servidores administrativos.

Pela metodologia, o desempenho dos servidores é calculado considerando parâmetros que vão de "insuficiente" a "excelente" em uma escala de 0 a 10, em indicadores como qualidade do atendimento, comprometimento institucional, assiduidade, conhecimento técnico, zelo pelo patrimônio público, organização, relacionamento interpessoal, equilíbrio comportamental, iniciativa etc. No caso dos técnicos-administrativos e docentes em funções de chefia, também são avaliados quesitos como negociação, liderança, delegação, planejamento e capacidade de decisão.


Cronograma

De 1º a 20 de março (prazo prorrogado!) - autoavaliação, avaliação da equipe e da chefia imediata
De 17 a 31 de março - avaliação dos técnicos-administrativos pela chefia imediata
3 de abril - divulgação dos resultados individuais das avaliações
De 3 a 8 de abril - homologação ou interposição de recursos

quarta-feira, 15 de março de 2017

Mestrado em Estudos de Cultura e Território abre inscrições para entrada regular

15.03.2017

Paulo Teodoro e Bianca Zanella

Começaram nesta quarta-feira (15) e seguem até o dia 14 de abril as inscrições para o processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território (PPGCult) para alunos regulares do curso de mestrado, com ingresso no segundo semestre de 2017. O edital n° 03/2017 prevê a oferta de 18 vagas, sendo duas reservadas a indígenas e duas para afrodescendentes e quilombolas, distribuídas de acordo com a disponibilidade de orientação dos docentes permanentes do Programa.

As inscrições podem ser feitas por Sedex, pessoalmente ou por procuração registrada em cartório na Secretaria do PPGCult, localizada no Câmpus de Araguaína, das 14h às 17h30. A taxa de inscrição custa R$ 80,00, e deve ser paga por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU).

O PPGCult tem como área de concentração os Estudos Interdisciplinares de Cultura e Território, e duas linhas de pesquisa: Natureza, Poder e Territorialidades; e Paisagens, Narrativas e Linguagens.

A seleção será realizada em seis etapas: prova teórica, prova de suficiência de leitura em língua estrangeira, análise de projeto, arguição do projeto de pesquisa e análise de currículo. Conforme o cronograma, o período de avaliações começa no dia 7 de maio, quando ocorre a prova teórica, e o resultado final deve ser conhecido no dia 16 de junho. As matrículas dos aprovados estão previstas para os dias 3 e 4 de julho, e as aulas começam no dia 7 de agosto.

Saiba mais

O Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território (PPGCult), oferecido no Câmpus de Araguaína da UFT, é um curso presencial de pós-graduação stricto sensu que procura construir um diálogo com diversas áreas do conhecimento e tem como objetivo produzir investigações de caráter interdisciplinar sobre a relação entre cultura e território.

Uma das propostas do Programa é desenvolver projetos interdisciplinares que impulsionem a mudança social com vistas a participações mais igualitárias do poder.

Curso de Letras lança Especialização em Arte-Educação em Araguaína

15.03.2017
EDITAL N° 001/2017 – ESPECIALIZAÇÃO EM ARTE-EDUCAÇÃO
AÇÃO E OBJETO DO EDITAL

A Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio do Curso de Letras, Câmpus de Araguaína, torna público o Curso de Especialização em Arte-Educação, de acordo com os termos a seguir.

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E OBJETIVOS

1.1. O curso segue a Resolução n° 1, de 8 de junho de 2007, que estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização.
1.2. Os coordenadores do curso são os professores doutores Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira e Walace Rodrigues, do Curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Língua e Literatura, do Campus de Araguaína.
1.3. O Curso será realizado nas dependências do Campus Cimba, entre abril de 2017 e junho de 2018.
1.4. Formação do egresso: o especialista em Arte-Educação operacionaliza conceitos e práticas de leitura e produção de sentido em objetos artísticos; desenvolvendo, ainda, a práxis hermenêutico-linguística da produção de críticas em relação ao objeto artístico, atuando efetivamente na educação básica.
1.5. Objetivo do curso: propiciar a compreensão dos fundamentos estéticos e históricos da arte, por meio do exercício hermenêutico da crítica estética, abordando múltiplas possibilidades de linguagens artísticas no tocante à produção, à recepção e à interpretação dos objetos artísticos enquanto instrumentos para as atividades pedagógicas.
1.6. Funcionamento do Curso: O curso é presencial, sendo seus estudos desenvolvidos em aproximadamente quinze meses, da seguinte forma: 12 meses para integralização das disciplinas e três meses para apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso.
1.7. Início do Curso: 29 de abril de 2017.
1.8. Período de realização: de abril de 2017 a junho de 2018, das 8h30 às 17h30 (três sábados por mês).
1.9. Matriz curricular e quadro de professores:
·         Fundamentos da Arte-Educação (Prof. Dr. Walace Rodrigues e Prof. Dr. Jean Carlos Rodrigues) – 30 horas;
·         Estética (Prof. Dr. Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira) – 30 horas;
·         Semiótica (Profa. Dra. Luiza Helena Oliveira da Silva) – 30 horas.
·         Literatura Infanto-Juvenil (Prof. Dr. Márcio Araújo Melo) – 30 horas;
·         Poesia e Educação (Profa. Dra. Andrea Mateus) – 30 horas;
·         Música e Educação (Prof. Marcus Bonilla) – 30 horas;
·         Teatro e Educação (Prof. Dra. Eleuda Carvalho) – 30 horas;
·         Metodologia do Ensino Superior (Prof. Claudenice Brito) – 40 horas.
·         Metodologia do Trabalho Científico / TCC (Prof. Dr. João de Deus Leite) – 40 horas;
·         Oficinas de Artes Visuais (Prof. Dr. Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira) – 60 horas;
·         História e Ensino de Arte no Brasil (Prof. Dr. Walace Rodrigues) – 30 horas.
2. DAS INSCRIÇÕES E REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO

2.1. Período de inscrição no processo seletivo: de 20 de março a 14 de abril de 2017.
2.2. Público-Alvo: o curso se destina aos graduados na área de educação (pedagogos e licenciados das áreas das ciências humanas e sociais) e aos servidores da UFT, interessados em ampliar o seu conhecimento sobre a arte e seu ensino.
2.3. Documentos necessários para inscrição (fotocópias autenticadas ou cópias acompanhadas dos originais):
·         Carteira de identidade;
·         CPF;
·         Título de eleitor;
·         Certificado de reservista (candidato do sexo masculino);
·         Curriculum vitae resumido;
·         Carta de intenção;
·         Diploma de curso de graduação ou declaração de conclusão do curso de graduação;
·         Formulário preenchido na Coordenação do Curso de Letras (Câmpus Cimba);
·         Declaração de vínculo de docência para os professores das séries iniciais da educação básica;
·         Declaração de vínculo para os servidores da UFT;
·         Foto 3x4.

3. DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E DESEMPATE

3.1. Número de vagas: 40.
3.2. Distribuição das vagas:
·         20 para professores das séries iniciais da educação básica;
·         10 para professores das outras etapas da educação básica;
·         5 para os demais contemplados no público-alvo;
·         5 para servidores da UFT.
3.3. Seleção: entrevista com carta de intenções.
3.4. Data da entrevista: 18 de abril de 2017 (14 horas).
3.5. Data da publicação do resultado: 21 de abril de 2017.
3.6. Prazo para recursos: 48 horas após a publicação do resultado do processo seletivo.
3.7. Período de inscrição no curso: de 24 de abril a 27 de abril de 2017.

4. DO CRONOGRAMA
Evento
Data e Horário
Local
Inscrição no processo seletivo
 de 20 de março a 14 de abril de 2017
Coordenação do Curso de Letras – Campus Araguaína
Entrevista (processo seletivo)
18 de abril de 2017 (14 horas)
Auditório do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Língua e Literatura
Data da publicação do resultado
21 de abril de 2017
Coordenação do Curso de Letras – Câmpus Araguaína
Período de inscrição
de 24 a 27 de abril de 2017
Coordenação do Curso de Letras – Câmpus Araguaína
Início do curso
29 de abril de 2017
Bloco H – Câmpus Araguaína

5. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

5.1. Os casos omissos neste edital serão resolvidos pela Comissão Coordenadora do Curso.
5.2. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail luizpeel@uft.edu.br.

Araguaína, 10 de fevereiro de 2017.



Prof. Dr. Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira / Prof. Dr. Walace Rodrigues
Coordenadores do Curso de Especialização em Arte-Educação.

terça-feira, 14 de março de 2017

Convocados para vagas remanescentes devem se matricular nos dias 16 e 17 de março

14.03.2017

Daniel dos Santos

Em continuidade ao Processo Seletivo Complementar (PSC) para interessados em ingressar no semestre letivo 2017/1 da Universidade Federal do Tocantins (UFT), a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) convoca os candidatos classificados para matrícula ou cadastro de reserva em 2ª Chamada, para realização do cadastro e da matrícula, de forma presencial, no período de 16 e 17 de março de 2017 no câmpus de oferta do curso. As informações para matrícula estão disponíveis no edital.

Com isso, a UFT convocará 460 candidatos a partir das inscrições no Edital de Convocatória para a 2ª Chamada do PSC para preencher o saldo de vagas remanescentes entre as 360 vagas da 1ª Chamada do PSC e desistências do Sisu.

DO CADASTRO RESERVA PARA DETERMINADOS CURSOS

Conforme disposto no item 5.3 do Edital Prograd nº 28/2017 estão sendo convocados candidatos classificados em até três vezes ao número de vagas remanescentes, em determinados cursos, de acordo com a Modalidade de Concorrência para composição de cadastro reserva mediante apresentação de toda documentação necessária para realização da matrícula de forma presencial, e assinatura de Termo de Ciência e Concordância para o Cadastro Reserva nos dias, locais e horários a estabelecidos neste Edital.

Serão convocados candidatos para composição de cadastro reserva nos seguintes cursos: Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária, Psicologia, Turismo Patrimonial e Socioambiental.

Os candidatos convocados nesta Chamada, na condição de cadastro reserva, serão categorizados de acordo com a ordem de classificação e com o número de vagas existente no Curso/Modalidade de Concorrência escolhido, seguindo a denominação especificada abaixo:
a) Classificado – denominação utilizada para identificar o status dos candidatos aprovados até o limite de vagas disponíveis para cada Curso/Modalidade de Concorrência;
b) Suplente – denominação utilizada para identificar o status dos candidatos aprovados em classificação posterior ao limite de vagas disponíveis para cada Curso/Modalidade de Concorrência.

Os candidatos denominados com status de Suplente serão classificados em caráter condicional, pois somente poderão ocupar uma vaga, caso surja(m) vaga(s) decorrente(s) de desistência de candidato(s) já matriculado(s) em chamada(s) anterior(es) ou de candidato(s) classificado(s) nesta chamada, obedecendo sempre à ordem de classificação.

O fato do nome de um candidato suplente constar entre os selecionados nesta Chamada não assegura o direito à efetivação da matrícula do candidato, apenas o habilita para concorrer às vagas remanescentes e composição de cadastro reserva, ficando sua matrícula condicionada à existência de vaga no curso pretendido.

Serão considerados desistentes e perderão o direito de concorrer às possíveis vagas remanescentes os candidatos que forem convocados para realização do cadastro para composição do cadastro reserva, mediante assinatura do Termo de Ciência e Concordância para o Cadastro Reserva, e não o fizerem nas datas, locais e horários previstos neste Edital de Convocação.

Ao término do período do cadastro e da matrícula, será divulgada a listagem com a homologação das matrículas em cadastro reserva e, ainda, relação de matrículas homologadas para ingresso imediato. O cadastro reserva poderá ser utilizado até o limite máximo de duas semanas e meia do início das aulas do curso no qual o candidato foi classificado e/ou a critério da instituição.

Dicom realiza workshop sobre procedimentos de comunicação na UFT

14.03.2017

Bianca Zanella

Marluce Zacariotti, Diretora de Comunicação (Foto: Paulo Aires/Dicom)

A Diretoria de Comunicação da Universidade Federal do Tocantins (UFT) realiza nesta quinta-feira (16) o workshop Minihomes', mídias sociais, padronização de documentos e uso do Sistema UFT Docs. O evento tem como público-alvo servidores da UFT (docentes e técnicos) que desempenham funções administrativas nas pró-reitorias, direções e diretorias, coordenações de curso de graduação, pós-graduação, programas e projetos, bem como funcionários terceirizados e/ou estagiários em função de secretariado ou apoio administrativo.

As inscrições devem ser feitas pela internet, no formulário eletrônico acessível aqui.

A programação do workshop inclui orientações práticas e sessão de tira-dúvidas sobre a implantação e atualização de páginas dos cursos e setores no Portal UFT (as chamadas "minihomes"), sobre o Guia de Redação e Formatação de Comunicações Oficiais, o uso do Sistema UFT Docs e o uso insititucional de mídias sociais no contexto da Universidade.

A expectativa é que pelo menos um representante de cada pró-reitoria, curso, diretoria ou setor situado no Câmpus de Palmas e Reitoria participe da atividade, mas o convite é estendido tanto aos gestores quanto aos responsáveis pela parte operacional de elaboração e gestão de conteúdos e documentos, sem limite de inscrições por setor. Todos os participantes receberão certificado.

Servidores dos demais câmpus também podem participar do workshop, ou ainda podem agendar com a Diretoria de Comunicação para realizar o treinamento em dias e horários especiais.

"Esperamos que os setores se mobilizem para participar porque entendemos que o aprimoramento da comunicação na Universidade depende do envolvimento de todos e da instrumentalização dos agentes para uma atuação estratégica, que esteja de acordo com a Política de Comunicação da UFT", comenta a diretora de Comunicação, Marluce Zacariotti. Ela lembra, ainda, que o encaminhamento do processo de reformulação e atualização das páginas institucionais dos cursos de graduação e pós-graduação no site depende especialmente da participação dos servidores. "Eles são parte fundamental nesse trabalho porque são eles que precisam elaborar os documentos e os conteúdos que irão para o Portal. No workshop vamos passar todas as orientações sobre como fazer isto", ressalta.


Serviço

O quê: Workshop da Dicom
Quando: Quinta-feira, dia 16, das 14h às 17h30
Onde: Lab 15 (Bloco III, Câmpus de Palmas)
Inscrições aqui

Mais da metade dos servidores ainda precisam realizar a Avaliação de Desempenho

14.03.2017

Bianca Zanella
Avaliação de Desempenho (Arte: Divulgação)

Cerca de 500 servidores - mais da metade dos 938 que devem realizar a primeira etapa da Avaliação de Desempenho 2017 na UFT - ainda não concluíram a autoavaliação, avaliação de colegas da equipe e da chefia imediata. O prazo para o preenchimento dos formulários eletrônicos disponíveis na intranet termina nesta quinta-feira, 16 (acesse aqui).

Realizada anualmente, a Avaliação de Desempenho é o instrumento utilizado na concessão de progressão por mérito aos servidores administrativos. Além dos técnicos, docentes da Instituição que ocupam funções administrativas também participam do processo, regulamentado pela Resolução n° 04/2014 do Conselho Universitário (Consuni) e pela Instrução Normativa n° 02/2016 da Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progedep).

Pela metodologia, o desempenho dos servidores é calculado considerando indicadores como qualidade do atendimento, comprometimento institucional, assiduidade, conhecimento técnico, zelo pelo patrimônio público, organização, relacionamento interpessoal, equilíbrio comportamental, iniciativa etc. No caso servidores em funções de chefia, também são avaliados quesitos como negociação, liderança, delegação, planejamento e capacidade de decisão. As notas são atribuídas em uma escala de 0 a 10, de "insuficiente" a "excelente".

Para a pró-reitora de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Erica Dantas, a avaliação deve ser realizada não apenas como um procedimento administrativo de rotina, mas aproveitada como um momento para reflexão e feedback entre chefias e subordinados. "É uma oportunidade para os setores analisarem seus resultados e para que cada servidor procure identificar onde e como pode melhorar no ambiente profissional", afirma.

"Além de servir para a progressão por mérito, a avaliação de desempenho é importante para subsidiar a política de desenvolvimento humano da Universidade e programas de capacitação e de dimensionamento de pessoal", ressalta ela.

A partir do dia 17, será a vez dos ocupantes de cargos de chefia avaliarem seus subordinados. Os resultados da avaliação devem ser divulgados no dia 3 de abril e homologados até o dia 8 do mesmo mês, após o período de recursos.



Cronograma

De 1º a 16 de março - autoavaliação, avaliação da equipe e da chefia imediata
De 17 a 31 de março - avaliação dos técnicos-administrativos pela chefia imediata
3 de abril - divulgação dos resultados individuais das avaliações
De 3 a 8 de abril - homologação ou interposição de recursos

Calouros de Turismo Patrimonial e Socioambiental têm semana de recepção

14.03.2017

Samuel Lima
   
Os calouros do curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental estão de agenda cheia! Até a próxima sexta-feira os novos acadêmicos do Câmpus de Arraias estão participando de atividades de recepção. Na noite desta terça-feira estão programadas palestras sobre os espaços de referência do Câmpus, como a Secretaria Acadêmica, Coordenação de Assistência Estudantil e a Biblioteca.

Auditório do Câmpus foi usado para a recepção aos calouros de Turismo Patrimonial e
Socioambiental (Foto: Divulgação)

Para esta quarta-feira a programação prevê oficina de apropriação do Sistema de Gestão de Projetos (Sigproj) e também do Sistema Lattes, a partir das 18h, no Laboratório de Informática do Bloco de Apoio Logístico e Acadêmico (Bala). Ainda à noite, a partir das 21h, os calouros farão um tour pelo Câmpus, coordenados pelos veteranos do curso.

Para quinta-feira as atividades envolvem visita guiada ao centro histórico da cidade (das 7h às 11h30) e Roda de Conversa sobre o papel das representações estudantis na formação acadêmica (das 18h30 às 20h); Relatos de experiência de veteranos, processo de apadrinhamento dos calouros (veja quadro) fecham a programação do dia; na sexta-feira, das 18h às 20h30, ocorre nova Roda de Conversa sobre Turismo e Patrimônio Cultural e Paisagístico do Tocantins.

Saiba mais

Apadrinhamento
Cada aluno calouro terá um padrinho veterano, que o auxiliará no primeiro semestre de aulas, ajudando-o nas atividades e com as dificuldades encontradas, bem como dar suporte nos desafios que o novo aluno encontra ao ingressar no Ensino Superior.

segunda-feira, 13 de março de 2017

PPGCAT convida para aula de recepção

CONVITE
AULA DE RECEPÇÃO –
INÍCIO DE SEMESTRE 2017.1
Terça –ferira 14/03/2017 às 14h.

domingo, 12 de março de 2017

Reeducando da cadeia pública de Tocantinópolis é aprovado em vestibular da UFT

12.03.2017

O reeducando James de Oliveira Sousa, de 35 anos, preso há cinco anos na Cadeia Pública (CP) de Tocantinópolis, distante 523 km de Palmas, foi aprovado no vestibular da Universidade Federal do Tocantins (UFT) no Curso Superior de Tecnologia (CST) em Gestão de Cooperativas. A aprovação ocorreu por meio do Exame Nacional de Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL).

Obtendo um total de 518 pontos, James conquistou a vaga por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), sistema informatizado do Ministério da Educação através do qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem.



“Agora, ele é uma pessoa que tem vínculo com a Universidade Federal do Tocantins. Num momento em que a gente vê tantas notícias ruins sobre o Sistema Prisional Brasileiro, nós termos, aqui, em Tocantinópolis, um recluso aprovado no vestibular em uma universidade federal, um curso gratuito, é um exemplo de sucesso”, disse orgulhoso o chefe da unidade, Vinícius Lima Silva.

De acordo com Vinícius, as provas do Enem PPL foram aplicadas dentro da unidade nos dias 13 e 14 de dezembro de 2016. Segundo ele, é preciso publicizar os bons exemplos. “Temos que dar publicidade aos bons exemplos, até porque existem outros presos que verão a história do James e isso vai surtir um efeito pedagógico. Ele é um apenado que sempre colaborou com a gestão, trabalhando na unidade, aprendeu o ofício do artesanato. O James está apto ao convívio social”, disse Vinícius.

“Primeiramente gostaria de agradecer a Deus por ter me dado forças. Eu vim parar nesse lugar devido ao mundo das drogas, mas graças a Deus eu reconheci meu erro, me apresentei e estou aqui cumprindo a pena. Já estou há cinco anos preso e durante esse período me dediquei aos estudos e me esforcei para sair do mundo das drogas”, desabafou feliz James Sousa.

Esta é a primeira vez que um detento da CP de Tocantinópolis, construída em 1993, consegue a aprovação em um vestibular da UFT. “Graças a Deus as portas se abriram para mim. Quero agradecer a todos aqui da gestão da cadeia pública, principalmente, o diretor, senhor Vinícius, que me apoiou muito, me ajudou, se mobilizou, trouxe o Enem para que eu pudesse fazer aqui, mesmo preso. Estou muito grato”, destacou o apenado.

O chefe da unidade destacou que a missão da Seciju é promover a reintegração social. “A Lei de Execuções Penais (LEP) fala que um dos objetivos é a harmônica integração social do apenado, porque a finalidade da pena não é apenas punir, mas reintegrar na sociedade”, enfatizou Vinícius.

O curso para o qual o reedecando foi aprovado tem as aulas realizadas no campus da UFT em Araguaína. Por isso, Vinícius Silva informa que no próximo dia 28 deste mês, está marcada audiência admonitória do apenado no gabinete do juiz da Vara Criminal do município.

Audiência admonitória é aquela em que os magistrados estabelecem condições para o cumprimento do regime aberto, as quais, se desobedecidas, podem provocar a regressão de regime. Estarão presentes o magistrado, o representante do ministério público, o condenado e seu advogado.


Enem PPL

Em 2016, um total de 349 presos, distribuídos entre 28 das 41 unidades prisionais ativas no Tocantins, realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL). Tendo como base, à época, uma população carcerária de 3.303 pessoas privadas de liberdade, o percentual de inscrições de presos foi de 10%.

Dessas 3.303 pessoas privadas de liberdade 8% eram analfabetos; 44% tinham Ensino Fundamental incompleto; 20% o Ensino Fundamental completo; 17 % o Ensino Médio incompleto; e 11% o Ensino Médio completo.

O Enem PPL é um programa do governo federal que foi adaptado a partir do Enem convencional em2010 e possui a finalidade de garantir o acesso ao Ensino Superior para os reeducandos, tanto do Sistema Prisional como do Sistema Socioeducativo, ou conseguir a conclusão do Ensino Médio por meio do resultado do Exame. A liberação dos reeducandos para estudar, contudo, depende de aprovação da Justiça. Entre outros critérios avaliados pelos juízes, está o bom comportamento e a dedicação das pessoas privadas de liberdade em estudar.

Transcrito de http://www.portalstylo.com.br/noticia-1491888871-reeducando-da-cadeia-publica-de-tocantinopolis-e-aprovado-em-vestibular-da-uft

Bibliotecário, o zeloso guardião do conhecimento

12.03.2017

Paulo Aires

Qualquer leitor ou pesquisador, de olhos fechados ou abertos, pode imaginar uma montanha de milhares e milhares de livros em total desordem, uma Torre de Babel bibliográfica, e, de repente, surge o desejo de folhear uma obra em particular: “O último leitor”, de Ricardo Piglia ou “A biblioteca à noite”, de Alberto Manguel, por exemplo. Certamente, sucumbido pela falta de organização, lembrará da fascinante e imprescindível tarefa de um bibliotecário.

Noutro plano, você concebe essa imensidão de livros e afins, em infinitas prateleiras, devidamente sistematizados pela Classificação Decimal de Dewey (CDD), também conhecida como Sistema Decimal de Dewey. Daí sua vida de leitor ou pesquisar ganha harmonia, fôlego, praticidade e conforto. Sendo assim, em poucos minutos, você terá em mãos o conto “A biblioteca de Babel”, do argentino Jorge Luis Borges ou o romance “O nome da rosa”, de Umberto Eco.

Estranho não será, caso você lembre daquela famosa citação de Borges: “Sempre imaginei o paraíso como um tipo de biblioteca.” E, então, agradecido, entenderá melhor ainda o sublime ofício do bibliotecário, cuja profissão é comemorada Dia 12 de Março.


O bibliotecário, seus dias e sua missão


Interior da Biblioteca do Câmpus de Araguaína (Foto Alisson Rodrigues)

No Brasil, o Dia do Bibliotecário, foi instituído pelo Decreto nº 84.631/1980, a ser comemorado em todo o território nacional a 12 de março, data do nascimento do bibliotecário, escritor e poeta, Manuel Bastos Tigre.

Edson Oliveira, diretor do Sistema de Bibliotecas – Sisbib/UFT, há 12 anos servidor da UFT, defende a profissão de maneira enfática e apaixonada, “ao entrar na universidade, eu já tinha clareza de que queria estudar Biblioteconomia, queria ser bibliotecário. Deixei outras atividades profissionais para ser bibliotecário.”

Oliveira sublinha que a profissão é fundamental porque na biblioteca, hoje, se agrupa o conhecimento produzido por diversas gerações que deve ser disponibilizado para as gerações que virão, e assim vai se ampliando o acervo do conhecimento humano. Recorda que o bibliotecário passa quatro anos e meio na universidade, estudando todas essas questões inerentes a esse mundo do conhecimento.

Edson fala da importância da profissão (Foto Paulo Aires)

“No processo de formação, você vai desenvolvendo as competências para atuar em diversas áreas que a Biblioteconomia abrange. O trabalho consiste em organizar, armazenar de forma adequada, preservar, classificar, catalogar e disponibilizar essa informação de maneira sistemática pata atender bem o usuário conforme sua necessidade”, conclui o bibliotecário.

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) conta com 18 bibliotecários concursados, distribuídos em oito bibliotecas em seus sete câmpus. São eles e elas: Nilo Marinho, Kátia Cidalina, Meirilane Leocádio, Isaias Barreto, Gloria Maria Lopes, Fani Rodrigues Hisatomi, Geraldo Costa, Rose Pires, Paulo Roberto Almeida, Emanuele Santos, Marcos Maia, Atilena Oliveira, Regina Balduino, Elza Simões, Janira Iolanda Lopes, Núbia Nascimento, Michelle Souza do Carmo e Edson Oliveira.