sábado, 1 de julho de 2017

Press Release – Ano 2 – nº 044 – 01 de julho de 2017

Editorial
   Enfim, o DAUFTA apresenta os novos representantes dos/as alunos/as
   http://bit.ly/2tyIVUn

Defesa
   ProfLetras convida para Defesa de Dissertação http://bit.ly/2tCFvAK

   ProfLetras convida para Defesa de Dissertação http://bit.ly/2selSuo

Notícias
   Inscrições para o I Encontro Tocantinense de Estudantes de Letras abrem neste
   Sábado http://bit.ly/2tCQI4s

   Estudantes apresentam planos de negócios em disciplina sobre empreendedorismo
   http://bit.ly/2tCstmK

   Lista Tríplice definida em Consuni segue nesta quinta-feira para o MEC
   http://bit.ly/2ubYP4T

   III Tertúlia Dialógica da UMA promove debate sobre o envelhecimento
   http://bit.ly/2sdYUDU

   Desafios na Educação e qualidade de ensino serão temas de congresso no Câmpus
   de Araguaína http://bit.ly/2uwsNjx

Centros Acadêmicos
   Eleições para o Diretório Acadêmico da UFT Araguaína (DAUFTA)
   http://bit.ly/2tyAYyr

   Diretório Acadêmico da UFT Araguaína informa http://bit.ly/2tdlxJK

Biblioteca
   Bibliotecas têm horário diferenciado no período de férias http://bit.ly/2szffSW

Restaurante Universitário
   Cardápio 026 26 a 30 de jun 2017 http://bit.ly/2uwOX4Z


Antonio Carlos Ribeiro
Reg. Prof. FENAJ 7235

Se desejar ler o Jornal UFT Araguaína acesse informativoarag.blogspot.com.br
Para ler os Press Release, clique no http://bit.ly/2c3rnc7

Editorial - Enfim, o DAUFTA apresenta os novos representantes dos alunos

01.07.2017

O Câmpus de Araguaína volta a ter a atuação do DA, agora chamado Diretório Acadêmico da UFT-Araguaína (DAUFTA), que parece chegar com muita disposição, como aparece na foto que está no noticiário e na aba ALUNOS, na barra de ferramentas do Informativo Araguaína.

Além da foto, o nome dos/as membros da Diretoria, os dias, turnos, horários e responsáveis pelo plantão, além do e-mail e do telefone de sua sala. Isso demonstra respeito aos/às alunos/as que os elegeram.

A autonomia e independência conferida pelos votos fica visível nos rostos e num espírito de equipe, que surge da luta pela "Inovação e Trabalho", o mote com que conquistaram a maioria dos eleitores.

Parabéns aos membros do Diretório Acadêmico e pela disposição de serviço que têm demonstrado nos Cursos que já têm representação e nos que se animam a criá-los. O Informativo Araguaína se coloca à disposição para divulgar suas atividades, campanhas e lutas!

sexta-feira, 30 de junho de 2017

Diretório Acadêmico da UFT Araguaína informa

30.06.2017

O Presidente do Diretório Acadêmico da Universidade Federal do Tocantins - Araguaína - DAUFTA informa o horário de atendimento na sala do DAUFTA, localizada no Bloco C, próximo à sala da Xerox na unidade CIMBA.



Em relação ao atendimento na Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia - EMVZ, pela falta de disponibilidade de horário, devido às aulas, não temos voluntários do DAUFTA em local fixo. No entanto, o Vice-Presidente Raynel Soares, do curso de Medicina Veterinária, esta à disposição dos acadêmicos da referida unidade, para acolher e trazer as demandas acadêmicas.

O DAUFTA está disponível para atendimento aos/às alunos/as, através do e-mail acima e do telefone: 3416-5688, nos dias e horários do Horário de Atendimento DAUFTA.

Informamos ainda que o DAUFTA estará fechado de 01 a 14/07/2017, retornando às atividades no dia 17/07/2017.

Inscrições para o I Encontro Tocantinense de Estudantes de Letras abrem neste sábado

30.06.2017

Paulo Teodoro 

Com o tema "Educação, Interdisciplinaridade e Diversidade", o Centro Acadêmico de Letras Frida Kahlo (CALFK) vai promover, entre os dias 20 e 22 de setembro, o I Encontro Tocantinense de Estudantes de Letras (Etel), no câmpus de Araguaína, unidade Cimba, da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Voltado para estudantes de graduação e pós-graduação em Letras, da rede pública ou privada, assim como para professores e pesquisadores da área, o Encontro abre as inscrições a partir deste sábado (1º), por meio do Formulário de Inscrição, e seguem até o dia 19 de setembro, quando ocorre o credenciamento dos participantes.

O evento foi pensado em razão da ausência de interação dos alunos do curso de Letras com estudantes de cursos de outras instituições. Atualmente, a UFT conta com cursos de graduação e pós-graduação nos câmpus de Araguaína e Porto Nacional.



O objetivo do Encontro é promover um espaço de intenso debate e reflexão sobre questões referentes ao cenário politico e profissional dos professores, trazendo à discussão melhorias para a prática da licenciatura. De acordo com Jhon Moura, um dos organizadores do evento, a intenção é que essa discussão atraia todas as partes envolvidas no assunto. "Queremos que ocorra uma interação entre os alunos de Letras de todo o estado, promovendo uma troca de experiências com todos os discentes e docentes, enquanto profissionais, mostrando que o "ser professor" não é algo indigno e esperamos que essa troca seja positiva", destaca.

O I Etel terá diversos eixos temáticos, como: Linguagens e Literaturas, Linguística, Educação Inclusiva, Formação de Professores, Perspectivas Profissionais e A contribuição das africanidades no cotidiano da escola.  A programação prévia, divulgada pela organização, conta com plenária; mesas-redondas, que irão discutir temas como o pré-conceito linguístico, novas configurações dos laços sociais e da sala de aula, e políticas públicas e educação inclusiva; além de relatos de experiências de egressos e exposição de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs). O evento será finalizado com uma cultural.

Estudantes apresentam planos de negócios em disciplina sobre empreendedorismo

30.06.2017

Samuel Lima

Uma das turmas de alunos durante apresentação do plano de negócios para a banca
(Foto: Curso de Zootecnia/Divulgação)

Com uma banca composta por analistas do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), um empresário e uma professora, estudantes do curso de Zootecnia do Câmpus de Araguaína apresentaram planos de negócios no encerramento da disciplina de Empreendedorismo na Produção Animal. Foi a primeira vez que a disciplina foi ofertada no curso com a metodologia do Sebrae de Educação Empreendedora, por meio de parceria da Universidade com o órgão.

Segundo a professora Ana Cláudia Gomes Rodrigues Neiva, ministrante da disciplina juntamente com o professor João Vidal, nesta atividade foi escolhido o melhor plano de negócios; a equipe vencedora recebeu brindes doados pelos professores, pelo Sebrae e por uma empresa da cidade.

"O objetivo da parceria (UFT e Sebrae) é estimular a cultura empreededora na Universidade. Ressalto a importância do tema, uma vez que é necessário preparar os acadêmicos para uma nova realidade, onde características como capacidade de identificar oportunidades, proatividade, planejamento e estabelecimento de metas são cruciais para o sucesso profissional", pontuou a docente.

Participaram da banca, além da professora Ana Cláudia, o empresário Marco Aurélio Costa e os analistas do Sebrae Ilma Lopes e Francisco Ramos. Durante a disciplina os acadêmicos puderam praticar exercícios para identificar oportunidades de negócios e também puderam vivenciar comportamentos empreendedores por meio da formulação de um plano de negócios.

quarta-feira, 28 de junho de 2017

Lista Tríplice definida em Consuni segue nesta quinta-feira para o MEC

28.06.2017

Samuel Lima

Votação no Consuni foi secreta; Lista Tríplice será encabeçada por Luís Eduardo Bovolato
(Foto: Samuel Lima/Dicom)

Segue nesta quinta-feira (29) para o Ministério da Educação (MEC), a Lista Tríplice para o cargo de Reitor da UFT. A lista foi definida em assembleia extraordinária do Conselho Universitário (Consuni), na tarde desta quarta-feira, e é encabeçada pelo professor Luís Eduardo Bovolato, seguido pelos nomes dos professores Raphael Sanzio Pimenta e Adão Francisco de Oliveira, conforme a ordem apurada na votação com os membros do Consuni.

Dos nomes inscritos para o processo de composição das Listas Tríplices para Reitor e Vice-reitor ocorreram desistências. Retiraram os nomes como candidatos a Reitora e Vice-reitor, respectivamente, os professores Vânia Maria de Araújo Passos e Élvio Quirino Pereira. A votação envolveu membros efetivos do Conselho Universitário e foi secreta.

Apuração

Dentre os 14 votos apurados, foram computados um voto em branco; um voto para o professor Raphael Sanzio Pimenta; e 12 para o professor Luís Eduardo Bovolato. O resultado da votação para o cargo de Vice-reitor foi similar, com um voto em branco; um voto para o professor Paulo Fernando de Melo Martins; e 12 votos para a professora Ana Lúcia de Medeiros.

Momento da apuração dos votos para Reitor no Conselho Universitário
(Foto: Samuel Lima/Dicom)

A votação no Consuni foi a segunda etapa no processo de escolha dos gestores da Universidade. A primeira ocorreu com a realização da pesquisa eleitoral no último dia 9 de junho. A partir dos nomes na Lista Tríplice o Presidente da República nomeará o novo Reitor da UFT, conforme preceituam a Lei nº 9.192/96 e o Decreto 1.916/96.

Leia mais sobre o assunto:

III Tertúlia Dialógica da UMA promove debate sobre o envelhecimento

28.06.2017

Paulo Teodoro

Participantes da III Tertúlia Dialógica da UMA (Foto: Paulo.Teodoro/UFT)

Pensando na reflexão de temas relativos à questão do envelhecer na vida humana, a Universidade da Maturidade (UMA), do Câmpus de Araguaína, promove no dia 30 de junho, das 8h às 17h, a III Tertúlia Dialógica da Universidade Maturidade e o II Encontro dos Egressos da UMA Araguaína. O evento, que tem como tema "Contornados pela afetividade", ocorrerá na Chácara Neide Gomes e terá como conferencista a professora Neila Barbosa Osório.

A Tertúlia acontece anualmente, desde 2015, e um dos principais intuitos é promover um encontro cultural e educativo entre os participantes da UMA, seus familiares e amigos, bem como os egressos, proporcionando a integração entre eles e o compartilhamento de ideias e experiências.

De acordo com Domingas Monteiro, que faz parte da comissão organizadora do evento, algumas das pautas discutidas durante a Tertúlia serão a idade como registro da vida, de experiências, e conhecimentos, além dos sentimentos e sensações ao se tornarem avós e os preconceitos que vieram com a aposentadoria, sendo mediados pelo professora Neila. "Desde a primeira Tertúlia, os discursos dos participantes apontam a relevância de uma reflexão sobre suas próprias vidas e, em cada momento compartilhado, percebeu-se a emoção na troca de experiência e que por meio do diálogo igualitário o conhecimento pode ser sempre compartilhado", afirma.

Domingas ressalta que o principal resultado obtido até agora com essa experiência é o aumento da autoestima dos participantes. "Alguns dos que se sentiam isolados das atividades familiares e ou societárias se perceberam como ser no mundo, capazes de contribuir com a alegria de outrem", destaca. Ela salienta ainda que essa troca de conhecimentos, com vozes iguais no debate, rompe com a cultura de passividade e dá poder de novas interpretações da vida e de mudanças.

terça-feira, 27 de junho de 2017

Eleições para o Diretório Acadêmico da UFT Araguaína (DAUFTA)

27.06.2017

Leonardo Alves*

Segue anexo contendo a homologação das duas chapas que concorreram as eleições para o DAUFTA (Diretório Acadêmico da Universidade Federal Araguaína), anteriormente estava prevista para acontecer dia 01/05/2017, porém devido o falecimento da reitora Isabel Auler, as eleições foram prorrogadas para o dia 10/05/2017, tendo o seguinte resultado:

Chapa 01, Descentralizar para unificar: 309 votos

Chapa 02, Inovação e trabalho: 319 votos

Nulos: 15 votos

O resultado garantiu a vitória da chapa 02: Inovação e Trabalho.


Chapa INOVAÇÃO E TRABALHO, eleita para o DAUFTA

Presidente - Leonardo Alves dos Santos
Vice–Presidente - Raynel Soares Carvalho
1ª Secretaria Geral - Antônio Rhamon da Silva Belém
2ª Secretaria Geral - Iara Luzia Ferreira Soares
1ª Diretoria de Finanças - Agnaldo Araújo de Sousa
2ª Diretoria de Finanças - Lucas Ezequiel de Sousa Bento
Diretoria de Comunicação e Eventos - Alírio Gaia de Lima
Diretoria de Assuntos Estudantis - Silvério Jarlen Gomes Picanço
Diretoria de Combate ao Racismo - Laisia de Sousa da Cruz
Diretoria Indígena - Keiliane Kutati Karajá
Diretoria de Esportes - Paulo Martins do Santos
Diretoria LGBT - Nativa Pires Rodrigues
Diretoria de Mulheres - Andrea Paulino Freitas
Diretoria de Meio Ambiente - Jhon Wirlas Rodrigues
Diretoria Quilombola - João Pedro Fernandes Tavares

*Presidente do DAUFTA

Bibliotecas têm horário diferenciado no período de férias

27.06.2017

Patrícia Paiva

No período de recesso das aulas, os acadêmicos de todos os câmpus da Universidade Federal do Tocantins (UFT) devem ficar atentos ao funcionamento de alguns serviços oferecidos, como é o caso das Bibliotecas. Na UFT, as bibliotecas vão funcionar em horários diferenciados, e os atendimentos deverão voltar à normalidade na primeira semana de agosto.

Segundo os bibliotecários consultados, a procura pelos serviços diminuem e, por isso, os horários ficam mais flexíveis, com turnos contínuos e/ou diminuição do tempo disponível para os usuários. Em algumas unidades o funcionamento aos sábados será suprimido durante o período de recesso. Confira, no quadro abaixo, como fica o funcionamento em seis câmpus. O de Miracema ainda está em fase de definição dos horários e dias de funcionamento.


segunda-feira, 26 de junho de 2017

Cardápio 026 26 a 30 de jun 2017

26.06.2017
O cardápio elaborado por Dhycla / Rosimeire Santana e aprovado por
Thalita Lin Netto Candido, nutricionista fiscal da UFT,
traz o menu de 26 a 30 jun de 2017, é:

2ª-feira - dia 26




Prato principal
estrogonofe de frango

Salada
 rúcula c/ tomate
pepino c/ couve
repolho roxo c/ alface

Guarnições
jardineira
batata palha
arroz branco
feijão carioca

Suco
caju

Sobremesa
maçã

Opção vegetariana
ovo frito


3ª-feira - dia 27




Prato principal
assado de panela

Salada
alface c/ tomate
acelga c/ rúcula
beterraba cozida

Guarnições
purê de batata
cenoura c/ calabresa
arroz branco
feijão carioca

Suco
acerola

Sobremesa
laranja

Opção vegetariana
omelete de couve e cenoura ralada


4ª-feira - dia 28


Prato principal
coxa e sobrecoxa assada

Salada
tomate c/ acelga
repolho roxo c/ alface
salada à moda de veneza

Guarnições
creme de milho
batata doce em pedaço
arroz branco
feijão carioca

Suco
limão

Sobremesa
paçoca

Opção vegetariana
ratatouille


5ª-feira - dia 29


Prato principal
iscas de carne ao molho

Salada
rúcula c/ couve
tomate c/ pepino
cenoura cozida c/ ervilha

Guarnições
feijão tropeiro
chuchu c/ bacon
arroz branco
feijão carioca

Suco
goiaba

Sobremesa
melão

Opção vegetariana
ovos cozidos c/ cebolinha


6ª-feira - dia 30


Prato principal
feijoada

Salada
 alface
vinagrete
beterraba ralada

Guarnições
    farofa de cebola
  abobrinha verde refogada
arroz branco
 feijão preto

Suco
acerola

Sobremesa
abacaxi

Opção vegetariana
feijão tropeiro vegetariano

Desafios na Educação e qualidade de ensino serão temas de congresso no Câmpus de Araguaína

26.06.2017

Lukas Ramos

Nesta quarta-feira (28), na Unidade Cimba, do Câmpus da UFT em Araguaína, a partir das 19h, terá início o I Congresso Regional de Políticas Públicas em Educação e Formação do Leitor. As inscrições estão abertas no valor de R$ 15,00 e podem ser feitas no Bloco H ou na Coordenação do Curso de Letras, no Câmpus de Araguaína. O Congresso segue até a sexta-feira (30).


Segundo o professor do curso de Letras, Antonio Johnatan Brito, organizador do evento, o Congresso visa promover um espaço de debates sobre os desafios da educação na atualidade e proporcionar apontamentos para a melhoria da qualidade de ensino em todas as suas esferas. “Busca-se ampliar a troca de informações que possam contribuir na formação do profissional e apresentar novas práticas educacionais, além de uma releitura do atual processo de ensino e aprendizagem”, ressalta.

Prof. Antonio Carlos Ribeiro, do Curso de Turismo, discute a noção de tempo presente na produção de jornalistas-literatos como Machado de Assis, Lima Barreto e João do Rio 


Durante o evento, serão realizadas ações, palestras, minicursos e rodas de conversas direcionadas aos professores da rede básica de ensino e superior, alunos da graduação e demais profissionais interessados na área da Educação.


Mais informações podem ser obtidas pelos e-mails Icongresso_ppe@hotmail.com e johnatan_hst@hotmail.com