quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Normatividade e Matemática

06.10.2016

Victor Wender

O Sol, ao "acordar", clareia a terra, e traz à tona, torna visível aquilo que durante a noite, ficou escondido. Da mesma forma, o Conhecimento 'abre a mente das pessoas', faz com que elas pensem criticamente, e enxerguem além dos limites que lhes são colocados. Contudo, existem alguns conhecimentos que, se não colocados em prática, se perdem, principalmente os que envolvem, e que são Técnica e Teoria, como é o caso do conhecimento Matemático.

Tratando desses assuntos, e principalmente, da relação entre a Linguagem e a Matemática, o tema Normatividade e Matemática foi abordado na Mesa Redonda 1, composta pelas professoras Claudenice Cardoso e Misleine A. F. Peel (UTF-Araguaína, Matemática) e pelo professor Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira (UFT-Araguaína, Letras). Um dos enfoques desse debate, foi a importância da contextualização das matérias ensinadas na sala de aula, e da interdisciplinaridade da Matemática ou, da relação entre a Matemática e as outras disciplinas do currículo do aluno.

As Professoras Claudenice e Misleine (UTF-Araguaína, Matemática) debatem a importância da contextualização das matérias ensinadas e a interdisciplinaridade da Matemática com o Prof. Dr. Peel (UFT-Araguaína, Letras)(Foto: Victor Wender/UFT)

A abordagem feita pelos professores, mostrou que "a Matemática não é uma técnica de ensinar, mas de fazer aprender", como observou o Prof. Peel.

1 comentários:

Elizabethe Gomes disse...

Parabéns pelo trabalho desenvolvido.
http://bethematica.blogspot.com.br/

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