sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Press Release – Ano 2 – nº 022 – 20 de janeiro de 2017

Editorial
   Boas-vindas! http://bit.ly/2k9mFbE

TV UFT Araguaína
   UFT-Araguaína se solidariza com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
   http://bit.ly/2kbm6C3

Notícias
   DTE abre 760 vagas para cursos a distância http://bit.ly/2jIy45M

   Resultado do Enem 2016 já pode ser consultado pela internet http://bit.ly/2iKJrdI

   Retificação: Lei que criou cargos da UFNT é a Lei Orçamentária Anual (LOA)
   http://bit.ly/2k9usq3

   Ajuste de matrícula pode ser via presencial ou pelo Sisma http://bit.ly/2iKD22k

   Escritas divulga chamada de publicação http://bit.ly/2iKG6eJ

Institucional
   Calouros: saibam como se adaptar no primeiro semestre na universidade
   http://bit.ly/2iTRtfk

   Cinco câmpus da UFT retomam atividades acadêmicas http://bit.ly/2jIzbSS

Imagens
   O que pesquisas? http://bit.ly/2jIzHQZ


Antonio Carlos Ribeiro
Reg. Prof. MTE 7235

Se desejar ler o Jornal UFT Araguaína acesse informativoarag.blogspot.com.br
Para ler os Press Release, clique no http://bit.ly/2c3rnc7

Editorial - Boas-vindas!

20.01.2017

O Informativo Araguaína dá as boas-vindas aos novos alunos e alunas, professores e professoras, técnicos e técnicas que a partir desse semestre passam a estudar, ministrar aulas e atuar no setor administrativo da Universidade Federal do Tocantins - Câmpus de Araguaína - unidades Cimba e EMVZ.

Em nome da Administração, damos as boas-vindas, desejamos a todos muito ânimo, disposição e determinação nos estudos, nas aulas e cursos a serem ministrados - além do conjunto de atividades dos diversos Colegiados -, e na atuação nos diversos setores administrativos.

Que tenham boa disposição para atuar nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, através das atividades acadêmicas, científicas e culturais aqui ofertadas, e alcancem êxito nos objetivos que os trouxeram a esta Instituição de Ensino Superior.

Felicidades no novo semestre!

DTE abre 760 vagas para cursos a distância

20.01.2017

A Diretoria de Tecnologia Educacionais (DTE) da Universidade Federal Tocantins (UFT) está com inscrições abertas até o dia 16 de fevereiro para 760 vagas em curso de graduação, todas na modalidade de educação a distância (EaD) pelo Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB).  As vagas são para licenciatura em Física, Química, Matemática e Biologia, além do Bacharelado em Administração Pública.

Ampliando a capilaridade da UFT para além dos seus sete câmpus, os polos educacionais estão distribuidos em 12 cidades do Estado. Os interessados das regiões de Alvorada, Ananás, Araguatins, Araguaína, Arraias, Cristalândia, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Palmas, Pedro Afonso e Porto Nacional devem ficar atentos ao prazo de inscrição e efetuar o pagamento do boleto até a data de vencimento. 

O processo seletivo será distribuído por meio de três sistemas de ingresso: Pelo Sistema Universal, pelo Sistema de Cotas para a etnia Indígena ou Quilombola e para o sistema de aplicação da Lei 12.711/2012.  O valor da taxa de inscrição é de R$ 95 (noventa e cinco reais).

Outras informações podem ser encontradas no site da Comissão Permanente de Seleção (Copese), no Edital de Abertura do processo seletivo, ou pelos números (63) 3232-8045 ou 3232-8589. 

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Calouros: saibam como se adaptar no primeiro semestre na universidade

19.01.2017

Começou mais um semestre letivo da Universidade Federal do Tocantins (UFT) na maioria dos câmpus. Em fevereiro todos os sete câmpus estarão em aula. Com isso surgem inúmeras dúvidas para os calouros, a maioria referente à estrutura e localização de setores e serviços dentro da instituição. É importante ressaltar aos mais jovens e inexperientes que a liberdade que vem com a vida universitária traz consigo a necessidade de iniciativa. Participar de atividades potencialmente úteis para seu desenvolvimento depende do interesse dos estudantes. Por isso, nesta etapa, aumenta a relevância de tomar a iniciativa para aprender e conhecer pessoas e lugares.


                      

A dificuldade de se adequar ao padrão de uma universidade foi o maior obstáculo narrado pela estudante do segundo período de Jornalismo, Mariana Teodoro. Ela relata algumas dificuldades que teve de adaptação. "Entrei na universidade acostumada com o sistema do ensino médio. E a partir disso aprendi que a primeira coisa que temos que fazer ao ingressar no ambiente acadêmico é romper o cordão umbilical com o ensino médio", ressalta.

A pró-reitora  de Graduação (Prograd), Berenice Feitosa da Costa Aires, explica que o primeiro passo para os calouros conhecerem a universidade é por meio do site oficial da UFT. "Os estudantes devem estar cientes que o site é uma ferramenta importante para o controle da sua vida acadêmica. Temos uma grande quantidade de informações iniciais nele", disse.

Berenice ainda ressalta que o aluno deve procurar participar das iniciativas de apresentação que cada coordenação de curso faz aos calouros. "O estudante tem de saber o que a universidade oferece em termos pedagógicos, de lazer e culturais. E o coordenador é o ponto central de informações", esclarece.



Lugares importantes para conhecer na UFT

Secretária Acadêmica: Este setor da universidade concentra a grande maioria dos processos burocráticos pelos quais os alunos passam ao longo da graduação. Dentre os serviços oferecidos na secretaria estão a realização da matrícula, solicitação de comprovante de matrícula, as orientações sobre como acessar o Portal do Aluno, informações sobre horário de aulas, aproveitamento de disciplinas, caso o estudante venha de outra instituição. Também será na secretaria acadêmica que ao final do curso, o aluno deverá solicitar o diploma de conclusão do curso. Nos câmpus de Miracema, Porto Nacional e Arraias, a Secretaria fica localizada no Bloco Administrativo, em Palmas no Bala I e em Gurupi no Complexo Administrativo I.

Biblioteca: Além da importância acadêmica da biblioteca, como fonte de informações sobre o conteúdo dado em sala de aula, é nela que o estudante pode se aprofundar em assuntos de seu interesse e conhecer a bibliografia dos professores. A maioria dos livros pedidos em sala de aula está à disposição na biblioteca. Àqueles que querem acesso a conteúdos complementares dos oferecidos em sala ou buscar fontes alternativas de informação, tanto para seu programa regular, quanto para matérias complementares, encontram na biblioteca quantidades abundantes de fontes de informação. O acervo das bibliotecas da UFT podem ser encontrados aqui.  Informações sobre como adquirir a carteirinha do usuário e regulamentos da biblioteca estão disponíveis no Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Tocantins (Sisbib/UFT).


Restaurante Universitário (RU): A UFT conta com RUs nos câmpus de Araguaína, Palmas e Gurupi. O Restaurante Universitário faz parte da política de assistência estudantil da instituição e têm como finalidade fornecer refeições balanceadas, higiênicas e de baixo custo à comunidade universitária. Informações sobre preços e carteirinhas podem ser encontradas aqui.

Outros setores importantes não só para os calouros mas para todos os discentes da UFT são as pró-reitorias, em Palmas. São essenciais aos alunos por estarem diretamente ligadas à formação acadêmica. São elas: a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq). Já a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Proest).

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Cinco câmpus da UFT retomam atividades acadêmicas

18.01.2017

Nesta semana, começaram as aulas de um novo semestre na Universidade Federal do Tocantins (UFT) em cinco câmpus: Gurupi na segunda-feira (16) e Araguaína, Arraias e Miracema nesta quarta-feira (18). Além do curso de Medicina, no Câmpus de Palmas, que também teve as aulas retomadas nesta terça-feira (17). Nos demais câmpus, os calendários acadêmicos seguem diferenciados. Por isso, todos devem ficar atentos às datas. Consulte aqui os calendários acadêmicos.



As aulas para os outros cursos do Câmpus de Palmas e para os cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia do Câmpus de Araguaína iniciarão no dia 1º de fevereiro. No Câmpus de Tocantinópolis, em 13 de fevereiro.

A reitora da UFT, Isabel Auler, aproveita a ocasião para desejar boas-vindas. "Desejamos a todos muito sucesso, muitos estudos, uma intensa participação em todas as atividades de estudo, científicas ou culturais. E que realmente obtenham o êxito nas disciplinas, nos estudos, na pesquisa e na extensão que estão desempenhando".

Isabel acrescenta que, neste período de recesso, foram assinadas ordens de serviço para a retomada de obras (http://ww2.uft.edu.br/ultimas-noticias/17361-ordens-de-servicos-formalizam-retomada-de-obras-em-quatro-campus). "Todos os câmpus estarão com obras em andamento, pensando exatamente em dar melhores condições para os cursos e para a comunidade acadêmica; para que possamos realmente construir uma grande universidade e contribuir para que sejamos uma referência no ensino, na pesquisa e na extensão", pontuou.

Confira as datas:

Gurupi
11/02/2017 Término do semestre letivo 2016/2
13/02/2017 a 17/02/2017 Matrícula dos calouros nas disciplinas do 1º Semestre de 2017
13/02/2017 a 22/02/2017 Período de realização de Matrícula via web para 2017/1º

Araguaína (exceto cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia), 
Arraias (exceto curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental) e 
Miracema (exceto curso de Psicologia)
15/05/2017 a 19/05/2017 Matrícula dos calouros nas disciplinas do 1º Semestre de 2017
Arraias e Miracema
02/05/2017 a 12/05/2017 Matrícula dos calouros nas disciplinas do 1º Semestre de 2017 em Araguaína
16/05/2017 a 29/05/2017 Período de realização de matrícula via web para 2017/1º em Miracema
18/05/2017 Término do semestre letivo 2016/2
01/06/2017 a 04/06/2017 Período de ajuste de matrícula via web (inclusão e exclusão de disciplinas) 2017/1º

Medicina
11/04/2017 Término do semestre letivo 2016/2

Entenda - O semestre letivo 2015/1 foi interrompido em função do mais recente período de greve de professores e dos técnicos administrativos. Em novembro de 2015, respeitando as particularidades de cada câmpus, foram aprovados em reunião ampliada do Conselho Universitário (Consuni) e do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), calendários diferentes para cada câmpus e, em alguns casos, até mesmo para cursos específicos.
Os novos alunos, selecionados pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), devem ficar atentos à edição do processo seletivo na qual se matricularam.

Fonte: Agência Brasil

Resultado do Enem 2016 já pode ser consultado pela internet

18.01.2017

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou hoje (18) o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016. Os cerca de 6 milhões de candidatos que fizeram as provas já podem conferir as notas na página do participante do Enem. Para acessar, é necessário informar o CPF e a senha escolhida na hora da inscrição.



Os estudantes têm acesso a uma tabela com a nota obtida em cada uma das provas: linguagens, matemática, ciências humanas, ciências da natureza e redação. Eles ainda não têm, no entanto, acesso ao espelho da redação, com a correção mais detalhada do texto, que será divulgado posteriormente.

Teoria da Resposta ao Item

A correção do Enem é feita com base na metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), que não estabelece previamente um valor fixo para cada item. O valor de cada questão varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item. Assim, um item que teve grande número de acertos será considerado fácil e, por essa razão, valerá menos pontos. O estudante que acertar uma questão com alto índice de erros, por exemplo, ganhará mais  pontos por aquele item.

As notas da prova podem ser usadas para pleitear vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), bolsas no ensino superior  privado pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Além disso, os candidatos com  mais de 18 anos podem usar o Enem para receber a certificação do ensino médio.

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

UFT-Araguaína se solidariza com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

17.01.2017

A UFT-Araguaína se solidariza com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)



O que pesquisas?

16.01.2017


Retificação: Lei que criou cargos da UFNT é a Lei Orçamentária Anual (LOA)

16.01.2017

Antonio Carlos Ribeiro

Divulgamos o esclarecimento em relação à Lei aprovada no dia 10 de janeiro de 2017, seguindo correção apresentada pelo Prof. Antônio Nilson Moreira de Souza, Pedagogo do Câmpus de Tocantinópolis, e confirmado pelo Secretário Executivo Álvaro José da Silva Fonseca, do Curso de Logística, do Câmpus de Araguaína.



A Lei Orçamentária Anual (LOA), nº 13.414, aprovada em 10 de janeiro de 2017 e divulgada no dia 11, é a que estima a receita e fixa a despesa da União para o exercício financeiro deste ano.

Já a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), nº 13.408, já tinha sido aprovada em 26 de dezembro de 2016 e publicada no Diário Oficial da União (DOU), edição do dia 27 de dezembro de 2016, dispondo sobre as diretrizes para a elaboração e execução da Lei Orçamentária de 2017.

Isso significa que o orçamento para os 491 cargos aprovados para a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) já está assegurado.

Ajuste de matrícula pode ser via presencial ou pelo Sisma

16.01.2017
  
As secretarias acadêmicas da Universidade Federal do Tocantins disponibilizam a partir de 16 de janeiro o ajuste presencial de matrículas. O serviço presencial será nos câmpus de Arraias, de Araguaína, de Porto Nacional e de Miracema. Os acadêmicos poderão procurar as coordenações de seus cursos. No Câmpus de Palmas, o ajuste será realizado pelo Sistema Integrado de Suporte à Matrícula de Acadêmicos (Sisma), via web.



Calendário

Em Arraias, o atendimento será  nos dias 16 e 17 de janeiro. Apenas o curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental, ocorrerá em fevereiro. No Câmpus de Araguaína, o ajuste será no período de 18 a 19 de janeiro. Já os cursos de Medicina Veterinária e de Zootecnia não farão ajustes por causa da diferença entre os calendários acadêmicos. Em Porto Nacional,  será realizado nos dias 30 a 31 de janeiro e, em, Miracema, nos dias 16 e 17 deste mês.

Sisma

Em Palmas, o ajuste de matrícula será pelo Sistema Integrado de Suporte à Matrícula de Acadêmicos (Sisma), no período de 17 e 18 de janeiro. O Sisma foi criado para substituir o ajuste presencial e, no semestre anterior,  já foi utilizado para inclusão e exclusão de disciplinas e quebras de pré-requisitos. Para acesso ao Sistema, o acadêmico informará o número de matrícula e o CPF. Acesse o link aqui.