quinta-feira, 6 de outubro de 2016

As políticas públicas para a formação de professores

06.10.2016

Victor Wender


A Mesa Redonda 2, intitulada: As políticas públicas para a formação de professores, apresentada pelos professores Basílides Temístocles Colunche Delgado (Matemática), Lilyan Rosemery (Biologia) e Luciano Guedes (Geografia), da  UFT-Araguaína, fechou as atividades do terceiro dia da XIII Semat e IV EREM.

Ao abordarem questões históricas referentes à  formação do professor, os docentes informaram que as políticas públicas para a formação de professores definem os diferentes níveis de ensino, e recaem no cotidiano das escolas. Diante disso, eles esperam que haja uma ligação entre a Universidade e as escolas do Sistema Público de Ensino Básico (Fundamental e Médio), especialmente pela atuação dos cursos de licenciatura dentro da UFT-Araguaína.

Profs. Lilyan (Biologia), Basílides (Matemática), Luciano (Geografia) e Jamur (Matemática)
(Foto: Victor Wender/UFT)

Eles observam, no entanto, que no Tocantins, há um distanciamento entre a Universidades e as Secretarias Municipais e Estaduais de Educação, e isso se mostra um problema por causa certo distanciamento entre a Universidade e as escolas.

Segundo o professor Luciano Guedes, entre esses problemas, é notório o exemplo dos estágios supervisionados nas escolas. Ele testemunhou conflitos que surgiam entre os estagiários e a escola em que atuava. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), por sua vez, teve um papel positivo na 'aproximação' entre a escola e a Universidade.

A alternativa possível para que esses problemas não voltem a acontecer, segundo o professor Basílides Temístocles Colunche Delgado, será a criação do Colégio de Aplicação, sob responsabilidade total da Universidade. Nesse espaço, os alunos da graduação poderiam realizar seus estágios, sem enfrentar impedimentos, acumulando experiência e desenvolvendo atividades de iniciação como uma modalidade de extensão da graduação. Assim, a Universidade manteria uma relação concreta com a escola.

0 comentários:

Postar um comentário