sexta-feira, 31 de março de 2017

Press Release – Ano 2 – nº 031 – 01 de abril de 2017

Editorial
   Semana de conquistas e vitórias http://bit.ly/2nUp1Am

UFNT
   UFNT: Comissão mista debate temas da visita aos deputados federais http://bit.ly/2nU4zQ5

   UFNT: aberto prazo para emendas ao projeto na Comissão de Educação http://bit.ly/2nFCucZ

Informes
   Eleições para o Centro Acadêmico de Geografia http://bit.ly/2nn4gKs

   CA de Geografia elege a Chapa 1 http://bit.ly/2nJymdz

Homenagem
   Discente de Zootecnia recebe menção honrosa do curso http://bit.ly/2nP6ntq

Notícias
   Acadêmicos destacam importância da premiação no III Seminário Integrado em Araguaína
   http://bit.ly/2mYB9kG

   Publicada convocação de classificados nas cotas para candidatos negros http://bit.ly/2otAswA
 
   Entusiasmo e expectativa marcam o penúltimo dia de matrículas para os cursos a distância
   http://bit.ly/2ogAeMF

   Aulas do ProfLetras na UFT Araguaína começam em abril http://bit.ly/2nJxje7

   Organização do Simpósio Feminista divulga avaliação do evento http://bit.ly/2neHmnz

   Inscrições para oficina de cinema e feminismo estão abertas até 30 de março
   http://bit.ly/2nerxNK

   Matrículas de selecionados em cursos de graduação EaD começam nesta terça
   http://bit.ly/2mNkosw

   Acadêmicos de Araguaína e Tocantinópolis apresentam comunicações de trabalhos
   http://bit.ly/2mNtUfm

   Matrícula dos aprovados no Mestrado em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais começa na    segunda http://bit.ly/2ojrKE2

   Atividades para novos bolsistas do PET de Zootecnia começam na próxima segunda
   http://bit.ly/2nU19g4

   Acadêmicos destacam importância da premiação no III Seminário Integrado em Araguaína    http://bit.ly/2mYB9kG


Antonio Carlos Ribeiro
Reg. Prof. FENAJ 7235

Se desejar ler o Jornal UFT Araguaína acesse informativoarag.blogspot.com.br
Para ler os Press Release, clique no http://bit.ly/2c3rnc7

Editorial - Semana de conquistas e vitórias

31.03.2017

A semana que termina neste sábado deixa um legado significativo de conquistas e vitórias.

As mais imediatas são as matrículas dos aprovados no Mestrado em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDire) e as atividades dos novos bolsistas PET de Zootecnia, ambos começando na segunda-feira.

E foi na segunda-feira do início da semana que vimos o espetáculo vigoroso do elogio da pesquisa científica e da premiação dos estudantes e seus orientadores. Grande avanço, apesar das dificuldades.

As matrículas de selecionados em cursos de graduação EaD, a organização do Simpósio Feminista e as Inscrições para oficina de cinema e feminismo dão o tom das conquistas acadêmicas e culturais.

A homenagem ao discente de Zootecnia, homenageado pela dedicação aos estudos, e o anúncio das Eleições para o Centro Acadêmico de Geografia e a chapa eleita, que criam expectativas.

A outra é a retomada das Aulas do ProfLetras na UFT Araguaína, em abril.

E, last but not least, a abertura do prazo para emendas ao PL 5274/2016, encerradas nesta 6ª-feira, com a organização da visita aos parlamentares, para manter o ritmo suado de quem trabalha esperando a irrupção do novo.

Com leituras, a vida segue melhor!

Publicada convocação de classificados nas cotas para candidatos negros

31.03.2017

Samuel Lima

A Comissão Permanente de Seleção (Copese) e a Pró-reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progedep) publicaram nesta sexta-feira (31) uma convocação para os candidatos que foram classificados nas vagas reservadas para candidatos negros (pretos e pardos) no Concurso Público para cargos Técnico-Administrativos em Educação. Os convocados devem comparecer no dia 19 de abril no Bloco J, sala 102, para a fase de aferição da veracidade da autodeclaração, conforme previsto na Portaria nº 370 de 16 de fevereiro de 2017.

De acordo com a convocação, "os critérios de verificação da veracidade da autodeclaração presencial considerarão, tão somente, os aspectos fenotípicos do candidato". A falta à esta etapa do certame implicará na eliminação do candidato do processo seletivo. O resultado preliminar da avaliação será divulgado por meio de edital na página da Copese em 20 de abril (data provável).

Acesse, no banner abaixo, todos os documentos já publicados neste concurso:

Acadêmicos destacam importância da premiação no III Seminário Integrado em Araguaína

31.03.2017

Samuel Lima

Surpresa, incentivo, alegria, satisfação! Estes foram alguns dos sentimentos elencados pelos estudantes bolsistas de iniciação científica que foram premiados durante o III Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (III Siepe), realizado no Câmpus de Araguaína esta semana. Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFT, Rafael Sanzio Pimenta, o destaque dado com a premiação faz parte do papel da Universidade de "valorizar as pesquisas e estímular a melhoria constante na formação dos discentes".

Professor Edviges (e) e Adriano Dias Gomes Karajá (Foto: Antonio Carlos Ribeiro / UFT)


Pela primeira vez, um estudante indígena foi agraciado em primeiro lugar. Adriano Dias Gomes Karajá, do curso de Geografia do Câmpus de Araguaina, disse que jamais imaginaria ganhar a honraria. "É um sinal de que estamos no caminho certo", pondera o discente. Ele frisa ainda que a premiação vai contribuir sobremaneira com seus estudos e para a vida acadêmica. "A UFT nos auxilia em nossos trabalhos junto ao nosso povo, mas o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) proporcionou uma pesquisa mais aprofundada".

O estudo premiado de Adriano Karajá traz um recorte dos grafismos do povo karajá-xambioá. "Durante o desenvolvimento das ações, pude perceber o impacto que esses grafismos vem sofrendo quando se deparam com a cultura do não-indígena", explica o aluno, que agradeceu ainda ao orientador, professor Francisco Edviges Albuquerque, que sugeriu que sua pesquisa fosse transformada em livro, o que ocorreu em agosto de 2016, na obra Aspecto Histórico e cultural do povo karajá-xambioá.

Professor Gianordoli e Lais durante premiação no III Siepe
(Foto: Antonio Carlos Ribeiro / UFT)


Laís Ângelo de Abreu é do curso de Medicina Veterinária, e foi premiada em 1º lugar entre os trabalhos de Ciências Agrárias. Ela ressalta que "ser premiada em primeiro lugar na grande área de Ciências Agrárias é muito gratificante! É com satisfação que posso representar o curso de Medicina Veterinária de nossa universidade nessa conquista. Foram anos de estudo e dedicação, que se converteram em grandes resultados, não somente para a nossa comunidade acadêmica, mas para todos os envolvidos na cadeia de produção e reprodução animal". O orientador de Laís foi o professor Márcio Gianordoli Teixeira Gomes. O trabalhou versou sobre a "Caracterização de proteínas do plasma seminal de asininos da raça Pêga". Lais complementa afirmando que "a iniciação científica capacita de forma completa o profissional e, por esse motivo, vale a pena mergulhar de cabeça em tamanha oportunidade!"

Professor Rocha, Antoniana e a pró-reitora de Graduação, Vânia Passos (e p/ d)
(Foto: Antonio Carlos Ribeiro / UFT)


Com o trabalho "Eletrodeposição de Óxido de Titânio", Antoniana Alves Feitosa, do Curso de Física do Câmpus de Araguaína, recebeu a premiação de 1º lugar na grande área de Ciências Exatas e da Terra". Ela destaca que ficou muito feliz com a premiação. "Não esperava, mas vejo essa premiação como consequência do esforço e dedicação que tive junto ao meu orientador (professor Alexsandro Silvestre da Rocha) e toda equipe que auxiliou para o desenvolvimento do projeto". Ainda segundo a discente, a premiação é um grande incentivo para a continuidade do projeto e visando o ingresso em cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e/ou doutorado). "Pretendo terminar a graduação e seguir a carreira acadêmica, com possibilidades de dar continuidade ao meu projeto de pesquisa ou até mesmo enriquecer meus conhecimentos na área".

Professora Cláudia e o aluno Oliveira com o prêmio de 1º lugar
(Foto: Antonio Carlos Ribeiro / UFT)


Na grande área de Ciências Biológicas e da Saúde, o vencedor foi Francisco Guttemberg dos Santos Oliveira, do curso de Biologia do Câmpus de Araguaina. Sob a orientação da professora Cláudia Scareli dos Santos, apresentou trabalho sobre a "Distribuição espacial das galhas foliares e avaliação da arquitetura da planta hospedeira ouratea spectabilis (Mart. Ex Egnl) Engl. (Ochnaceae).


Reconhecimento

O pró-reitor Rafael Sanzio Pimenta complementa afirmando que "para o acadêmico uma premiação como esta é de grande importância, porque é o reconhecimento do esforço dos estudos e da própria pesquisa que foi realizada".

Ele lembra ainda que, curricularmente, a premiação diferencia o acadêmico. "Possibilita, inclusive, uma melhor qualificação em muitos concursos e editais de seleção. O papel da Propesq é, com essa premiação, valorizar as pesquisas de excelência e estimular a melhoria constante na formação dos discentes da UFT", diz.

Confira no quadro abaixo a lista de todos os premiados no III Siepe:

PREMIAÇÃO DO 12° SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFT
CÂMPUS DE ARAGUAÍNA
27 a 29/03/2017

CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS APLICADAS E LETRAS

1° LUGAR
ALUNO: ADRIANO DIAS GOMES KRAJÁ
ORIENTADOR: FRANCISCO EDVIGES ALBUQUERQUE
TÍTULO DO TRABALHO: PINTURAS CORPORAIS DO POVO KARAJÁ-XAMBIOÁ

2° LUGAR
ALUNO: DANIEL BUENO DA SILVA
ORIENTADORA: ROSARIA HELENA RUIZ NAKASHIMA
TÍTULO DO TRABALHO: RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS: POSSIBILIDADES NO ENSINO DE HISTÓRIA

3° LUGAR
ALUNA: KELLY CAROLYNE CIRQUEIRA ALVES
ORIENTADOR: EUCLIDES ANTUNES DE MEDEIROS
TÍTULO DO TRABALHO: MASSACRE DE ELDORADO DO CARAJÁS: MEMÓRIAS TRAUMÁTICAS DA EXPLORAÇÃO E VIOLÊNCIA NAS TERRAS DO SUL DO PARÁ - 1995-2010


CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

1° LUGAR
ALUNA: ANTONIANA ALVES FEITOSA
ORIENTADOR: ALEXSANDRO SILVESTRE DA ROCHA
TÍTULO DO TRABALHO: ELETRODEPOSIÇÃO DE ÓXIDO DE TITÂNIO

2° LUGAR
ALUNO: RODRIGO COSTA ALENCAR
ORIENTADOR: EDISON TADEU FRANCO
TÍTULO DO TRABALHO: MISTURA DE MECANISMOS DE SEESAW TIPO I E TIPO III PARA NEUTRINOS

3° LUGAR
ALUNA: ROBERTA DIÊNIFFER BORGES MOREIRA
ORIENTADORA: REGINA LELIS DE SOUSA
TÍTULO DO TRABALHO: NANOTUBOS E NANOPARTÍCULOAS DE CDSE E CDTE: INVESTIGAÇÃO DAS PROPRIEDADES ESTRUTURAIS E ELETRÔNICAS UTILIZANDO MÉTODOS DE PRIMEIROS PRINCÍPIOS


CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

1° LUGAR
ALUNO: FRANCISCO GUTTEMBERG DOS SANTOS OLIVEIRA
ORIENTADOR: CLAUDIA SCARELI DOS SANTOS
TÍTULO DO TRABALHO: DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DAS GALHAS FOLIARES E AVALIAÇÃO DA ARQUITETURA DA PLANTA HOSPEDEIRA OURATEA SPECTABILIS (MART. EX ENGL.) ENGL. (OCHNACEAE)

2° LUGAR
ALUNO: WALKTOM HIGOR BRANDÃO
ORIENTADORA: VIVIAN ELIANA SANDOVAL GOMEZ
TÍTULO DO TRABALHO: MICROCOLEOPTEROS MICETOBIONTES DA FAMÍLIA CIIDAE ASSOCIADOS A UMA FITOFISSIONOMIA SAVÂNICA DE CERRADO NA CIDADE DE ARAGUAÍNA - TO

3° LUGAR
ALUNA: MAURINA DIAS DA SILVA
ORIENTADOR: CLAUDIA SCARELI DOS SANTOS
TÍTULO DO TRABALHO: DESCRIÇÃO MORFO-ANATÔMICA DAS GALHAS E SUA DISTRIBUIÇÃO NAS FOLHAS DE OURATEA SPECTABILIS (MART. EX ENGL.) ENGL. (OCHNACEAE)


CIÊNCIAS AGRÁRIAS

1° LUGAR
ALUNA: LAÍS ÂNGELO DE ABREU
ORIENTADOR: MÁRCIO GIANORDOLI TEIXEIRA GOMES
TÍTULO DO TRABALHO: CARACTERIZAÇÃO DE PROTEÍNAS DO PLASMA SEMINAL DE ASININOS DA RAÇA PÊGA

2° LUGAR
ALUNO: LUIS FELIPE FELIX MONTEIRO DA SILVA
ORIENTADORA: FABRICIA ROCHA CHAVES MIOTTO
TÍTULO DO TRABALHO: DESEMPENHO DE NOVILHAS TERMINADAS EM PASTAGEM DIFERIDA COM RAÇÃO DE ALTO CONSUMO CONTENDO GRÃO DE MILHO OU SORGO

3° LUGAR
ALUNA: ANA MARIA MENDONÇA DE MENESES
ORIENTADORA: BRUNA ALEXANDRINO
TÍTULO DO TRABALHO: AVALIAÇÃO DOS REGISTROS DE PROFILAXIA ANTIRRÁBICA HUMANA PÓS-EXPOSIÇÃO NO MUNICÍPIO DE ARAGUAÍNA TOCANTINS NO PERÍODO DE 2010 A 2015

CA de Geografia elege a Chapa 1

31.03.2017

A Comissão Eleitoral para o Centro Acadêmico de Geografia informa a todos do curso que de acordo com a apuração do pleito realizado no dia 30 de março de 2017  temos como resultado a eleição da Chapa 1 - Dina do Araguaia, por alcançar a maioria dos votos.

Agradecemos a participação dos acadêmicos no que tange a representatividade estudantil do nosso CAGEO.

Raquel Almeida Mendes
Presidenta da Comissão Eleitoral

UFNT - Comissão mista debate temas da visita aos deputados federais

31.03.2017

Antonio Carlos Ribeiro

Comissão Conjunta Araguaína-Tocantinópolis, que articula a criação da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), se reuniu hoje em Araguaína para ajustar sua atuação para os próximos dias.

A reunião da comissão foi presidida por Kenia Ferreira e secretariada por Álvaro Fonseca
(Foto: Antonio Carlos Ribeiro)

A Deputada Josi Nunes, relatora da Comissão de Educação, tomou posse da função e já abriu o prazo para oferecimento de emendas ao PL 5274/2016, que encerrou-se hoje. Isso significa que se aceleram os passos da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.

A Comissão debateu um conjunto de situações em torno do processo de criação da nova universidade por desmembramento. Já surgiram propostas de revisão do Orçamento e até a criação de novos campi, como Filadélfia, Colinas, Xambioá, Guaraí, entre outras.

As TVs Anhanguera e SBT registraram o evento
(Foto: Antonio Carlos Ribeiro)
 
A visita de representantes da Comissão Conjunta fará uma visita de acompanhamento da votação do PL na Câmara de Educação, terão conversas com parlamentares tocantinenses e participarão de uma reunião no Ministério da Educação (MEC).

A parlamentar Josi Nunes manifestou o desejo de participar de Audiências Públicas, com a intenção de sentir a reação da população em relação à criação da nova universidade.

O Auditório G4 teve muitos presentes em grande parte da reunião
(Foto: Antonio Carlos Ribeiro)

Os representantes dos campi de Araguaína e Tocantinópolis participaram livremente dos debates, relataram as tarefas comissionadas  já realizadas, se articulam e se preparam para administrar, tendo por base a  Gestão Autônoma das Unidades.

Matrícula dos aprovados no Mestrado em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais começa na segunda

31.03.2017

Paulo Teodoro
 
Os candidatos aprovados na seleção para aluno regular do Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDire), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), devem fazer suas matrículas no período de 03 a 07 de abril, conforme determina o Edital nº 20.2017. Foram aprovados dez alunos, sendo oito no sistema universal e dois no sistema de cotas. Outros dez candidatos ficaram em lista de espera.

As inscrições devem ser feitas na Secretaria da Direção do Câmpus de Araguaína, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Os documentos necessários para a efetivação da matrícula são as cópias autenticadas do diploma de graduação, histórico escolar de graduação, carteira de identidade, CPF, certidão de casamento ou nascimento, título eleitoral e comprovante de regularidade com a justiça eleitoral, certidão de serviço militar, comprovante de residência e uma foto 3x4.

As aulas começam no dia 10 de abril. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (63) 3416-5601/5602 ou pelo email ppgdire@uft.edu.br

O resultado final pode ser conferido aqui.

Saiba mais

O Programa de Pós-Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDire/UFT) localizado no Câmpus de Araguaína, tem como objetivos desenvolver estudos interdisciplinares sobre populações vulneráveis urbanas e/ou rurais da região norte do país, a partir de suas demandas e interesses, a fim de compreender as dinâmicas regionais e os processos de exclusão das mais diferentes matizes: social, geográfico, econômico, psicológico, educativo, linguístico, de forma a esclarecer suas características e auxiliar em intervenções e produções de tecnologias sociais adequadas a população estudada; bem como formar professores para o ensino de terceiro grau, aptos a pensar a vulnerabilidade e possibilidades de superação, a partir de um olhar interdisciplinar, fortalecendo os processos de ensino, pesquisa e extensão.

Atividades para novos bolsistas do PET de Zootecnia começam na próxima segunda

31.03.2017

Paulo Teodoro
   
As atividades para os novos bolsistas do Programa de Educação Tutorial do curso de Zootecnia, do Câmpus de Araguaína, terão início na próxima segunda-feira. A informação é da professora e tutora Ana Cláudia Gomes Rodrigues Neiva. Nesta sexta-feira (31), os acadêmicos aprovados na seleção aberta pelo Edital nº 48/2017 assinaram os termos de compromisso, como prevê o documento, e já tiveram uma reunião preparatória para o início das atividades, semana que vem.

Novos bolsistas do PET de Zootecnia, do Câmpus da UFT em Araguaína e a professora tutora,
Ana Cláudia, ao centro (Foto: Ana Cláudia Gomes Rodrigues Neiva/Arquivo Pessoal)


Segundo Ana Cláudia, o PET busca desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão, de forma integrada, melhorando a formação acadêmica dos bolsistas. Ela enumerou que entre as atividades desenvolvidas se destacam a inserção dos petianos nos projetos de pesquisas desenvolvidos na Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia (EMVZ); monitoria voluntária nas disciplinas com maiores índices de reprovação; recepção dos alunos ingressantes; popularização da Ciência Animal nas escolas da zona rural de Araguaína; divulgação dos grupos de estudos do curso; apresentação de seminários; CinePET (apresentação de filmes no horário do almoço), entre outras. "Atualmente temos no PET de Zootecnia 12 alunos bolsistas e cinco alunos voluntários", complementou.

Mais informações sobre o Programa de Educação Tutorial podem ser obtidas pelo telefone (63) 3232-8171 ou pelo email pet@uft.edu.br.

Saiba mais

Concebido e orientado de modo a garantir o cumprimento do histórico princípio no qual encontra-se fundamentada a educação superior, qual seja, a indissociabilidade entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão, o Programa de Educação Tutorial é constituído por grupos tutoriais, vinculados a cursos específicos ou formados a partir de um tema que perpassa várias áreas do conhecimento – valorizando, assim, a abordagem inter(trans)disciplinar. Em cada grupo, que inicia com um número mínimo de 6 (seis) estudantes, podendo atingir até 12 (doze) alunos, há um professor tutor responsável pelo desenvolvimento de atividades extracurriculares, destinadas a complementar a formação acadêmica e, por conseguinte, proporcionar a melhoria da qualidade dos cursos de graduação.

quinta-feira, 30 de março de 2017

Entusiasmo e expectativa marcam o penúltimo dia de matrículas para os cursos a distância

30.03.2017

Elini Oliveira

O período de matrícula para aprovados no processo seletivo de cursos na modalidade Educação a Distância (EaD) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) segue até sexta-feira (31). Ao todo foram selecionados 760 inscritos nos cinco cursos ofertados. Os aprovados devem procurar um dos cinco câmpus da UFT, de acordo com o curso e o polo de apoio presencial de inscrição do candidato. A lista com todos os documentos necessários pode ser vista aqui.

Marcelo Gomes Lima pretende realizar o sonho de ser professor de matemática
através do ensino à distância na UFT (Foto: Daniel dos Santos)

O entusiasmo tomou conta de estudantes aprovados na seletiva que vieram realizar a efetivação da matrícula nesta quinta-feira (30). O calouro Marcelo Gomes Lima veio de Aparecida do Rio Negro até Palmas empolgado para dar início nesta nova etapa de sua vida.  "Este aqui é o primeiro passo que estou dando para a realização de um sonho: ser professor de matemática", narra. 

Lidiane Amorim está empolgada em iniciar o curso que escolheu (Foto: Daniel dos Santos)

Já a aprovada para o curso de licenciatura em Química, Lidiane Amorim, chegou de Pedro Afonso acompanhada do irmão e com grandes expectativas para o curso escolhido. "Um diploma vale muito. Ainda mais quando é de uma universidade conceituada como a UFT. Passei em uma área que gosto muito e sei que vou conseguir fazer uma boa graduação. Agora é seguir em frente ", afirma a estudante. 

Esta foi a terceira seleção realizada para os cursos de graduação a distância da UAB/UFT, sendo quatro cursos de licenciatura - Física, Química, Matemática e Biologia, e um de bacharelado - Administração Pública, além de ter sido uma das mais concorridas, com mais de três mil inscritos. Os cursos estão distribuídos em 16 polos, ampliando assim o alcance da UFT.  

Saiba mais

O Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), voltado para o desenvolvimento da modalidade de educação a  distância,  tem como finalidades expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de Educação Superior no País. Os cursos de pós-graduação lato sensu, na modalidade de educação a distância, caracterizam-se pela utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, possibilitando que estudantes e professores desenvolvam suas atividades educativas em lugares ou tempos diversos. Além disso, são previstos momentos presenciais para avaliações dos estudantes, orientações de estudos, apresentações de trabalhos de conclusão de curso e outras atividades relacionadas.

Eleições para o Centro Acadêmico de Geografia

30.03.2017

As eleições para o CA de Geografia estão acontecendo no Bloco H em dois períodos:

Matutino das 8h às 11h

Noturno: das 18h às 21h

Para votar, traga um documento com foto e contribua para a representatividade estudantil do
Curso de Geografia

Atenciosamente,

Raquel Almeida Mendes
Presidente da Comissão Eleitoral do CA de Geografia

quarta-feira, 29 de março de 2017

Discente de Zootecnia recebe menção honrosa do curso

29.03.2017

A turma 2016/2 do curso de Zootecnia do Câmpus de Araguaína, através e seu coordenador Prof. Dr. Alencariano José da Silva Falcão, concedeu ao aluno Felipe de Lima Rosa, a Menção Honrosa Láurea Acadêmica, que é um título criado para premiar os alunos que foram destaque por seu aproveitamento acadêmico e por sua dedicação ao curso.


A honraria foi regulamentada, no âmbito do curso, com base em critérios rígidos de desempenho acadêmico, participação em atividades de pesquisa e/ou extensão etc. A outorga aconteceu dia 23/03.

terça-feira, 28 de março de 2017

UFNT: aberto prazo para emendas ao projeto na Comissão de Educação

28.03.2017

Antonio Carlos Ribeiro

O prazo para apresentação de emendas ao Projeto de Lei (PL 5274/2016), que cria a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), foi fixado na segunda-feira, dia 27 de março, e se estende por cinco sessões. A decisão da Comissão de Educação foipublicada e a relatora, Deputada Federal Josi Nunes (PMDB-TO), acompanha o processo. Representantes dos campi de Tocantinópolis e Araguaína se reúnem na 6ª feira (31).


O PL 5274/2016 tramita na Câmara dos Deputados desde 12 de maio de 2016, sendo lido no Plenário da Câmara e remetido às Comissões. A primeira, foi a Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP), cujo parecer apresentado pelo relator, Deputado Federal Carlos Eduardo Cadoca (PDT-PE), obteve a aprovação por unanimidade.

Após a aprovação na Reunião Deliberativa Ordinária, o Projeto de Lei que propõe o desmembramento dos Campi de Araguaína e Tocantinópolis, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), para constituírem a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), foi encaminhado em 19 de dezembro de 2016 e recebido pela Comissão de Educação (CE).

Em 23 de março de 2017, a Comissão de Educação (CE) designou a Deputada Federal Josi Nunes (PMDB-TO) como Relatora, que imediatamente disponibilizou o PL para Emendas ao Texto do Projeto, formalizando cinco sessões a partir do dia 27 de março de 2017.

A partir deste momento, seu reúnem os gestores, docentes e pessoal técnico administrativo para aprofundar a compreensão e debaterem as etapas até o processo de criação da UFNT.

Acadêmicos de Araguaína e Tocantinópolis apresentam comunicações de trabalhos

28.03.2017

Samuel Lima

Professor Eugênio Araújo (UFG) durante a conferência de abertura do
III Seminário Integrado, em Araguaína (Foto: Antonio Carlos Ribeiro)

O dia hoje é de agenda cheia para o Câmpus de Araguaína, com a realização do III Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão, que reúne o 12º Seminário de Iniciação Científica, o 6º Seminário Institucional do Pibid e o 5º Seminário de Extensão e Cultura. Acadêmicos dos câmpus de Araguaína e Tocantinópolis apresentam comunicações de trabalhos por toda a manhã desta terça-feira (28).

A abertura do evento, na noite de segunda-feira (27), contou com a conferência "Caminhos para a Integração: Universidade e Sociedade", com o professor Dr. Eugênio Gonçalves de Araújo, da Universidade Federal de Goiás (UFG). A mesa de abertura foi composta pelo vice-reitor no exercício da Reitoria, Luís Eduardo Bovolato; o diretor do Câmpus de Araguaína, José Manoel Sanches da Cruz; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Raphael Sanzio; a diretora de Programas Especiais em Educação da Pró-Reitoria de Graduação, Denise Capuzzo, e a coordenadora-geral do Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor) na UFT, Benvinda Barros Dourado. A abertura do Seminário Integrado ocorreu no auditório do Bloco G, na sala G-01.

Benvinda, Sanzio, Bovolato, Denise e Cruz (e p/ d) na mesa de abertura
(Foto: Antonio Carlos Ribeiro)


Comunicações

Na primeira parte da manhã desta terça-feira ocorrerão comunicações de trabalhos de acadêmicos de Tocantinópolis e Araguaína sobre cultura indígena apinajé, preparação de alunos indígenas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sobre o Programa de Educação Tutorial (PET) Conexões de Saberes Indígenas, e experiências do Programa Institucional de Monitoria Indígena (Pimi) em alternância pedagógica; em seguida ocorrerá um debate.

Na segunda parte da manhã continuarão as apresentações de trabalhos sobre o romance "Ubirajara", de José de Alencar; estudo sobre os mitos indígenas; troca de cartas entre alunos de uma escola da cidade e uma escola indígena - um aprendizado sobre as diferenças; apresentação de uma exposição sobre afrorepresentatividade na literatura e música em escolas; a lenda do pequi - uma aventura interdisciplinar; e a arte como matéria prima local em Tocantinópolis. Assim como na primeira parte da manhã, após as apresentações ocorrerá um debate.

Todos os trabalhos apresentados durante a manhã são resultados de ações executadas entre agosto de 2015 e julho de 2016, por meio de projetos e subprojetos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex). Toda a programação de apresentações, inclusive com o nome dos alunos envolvidos, pode ser conferida aqui.






segunda-feira, 27 de março de 2017

Matrículas de selecionados em cursos de graduação EaD começam nesta terça

27.03.2017

Caroline Falcão

A Diretoria de Tecnologias Educacionais (DTE) por meio da Comissão Permanente de Seleção (Copese) divulgou, nesta segunda-feira (27), o resultado final do processo seletivo dos cursos de graduação a distância da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Ao todo 760 inscritos foram aprovados em um dos cinco cursos ofertados. As matrículas iniciam nesta terça-feira (28) e seguem até a sexta-feira (31), e deverão ser realizadas em um dos cinco câmpus da Universidade Federal do Tocantins (UFT) conforme o curso e polo de apoio presencial de inscrição do candidato. Confira todos os documentos para matrícula aqui.


Lista de Polos e endereços (Foto: Prograd)

Esta foi a terceira seleção realizada para os cursos de graduação a distância da UAB/UFT, sendo quatro cursos de licenciatura - Física, Química, Matemática e Biologia, e um de bacharelado - Administração Pública, além de ter sido uma das mais concorridas, com mais de três mil inscritos. Os cursos estão distribuídos em 16 polos, ampliando assim o alcance da UFT.  

De acordo com o diretor de Tecnologias Educacionais (DTE), Damião Rocha, e também coordenador da UAB na UFT, "esses cursos de graduação à distância são importantes porque os polos estão localizados em cidades menores, onde não há faculdades de ensino superior. Além disso, há o benefício financeiro que o sistema UAB leva para essa cidades e o valor pedagógico da EAD”, ressalta.

Mais informações no edital de matrículas, no site da Copese, pelos telefones (63) 3232-8045 e (63) 3232-8589, ou pelo e-mail dte@uft.edu.br.


Saiba Mais


Aula realizada para o curso Ead em Administração Pública no polo de Gurupi.jpg
(Foto: Divulgação DTE/UFT)

O Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), voltado para o desenvolvimento da modalidade de educação a  distância,  tem como finalidades expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de Educação Superior no País. Os cursos de pós-graduação lato sensu, na modalidade de educação a distância, caracterizam-se pela utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, possibilitando que estudantes e professores desenvolvam suas atividades educativas em lugares ou tempos diversos. Além disso, são previstos momentos presenciais para avaliações dos estudantes, orientações de estudos, apresentações de trabalhos de conclusão de curso e outras atividades relacionadas.


Inscrições para oficina de cinema e feminismo estão abertas até 30 de março

27.03.2017

Daniel dos Santos

Estão abertas as inscrições para oficina de cinema “Construindo o feminismo no audiovisual tocantinense”. A oficina é gratuita, e por tratar-se de ação afirmativa, é voltada exclusivamente para as mulheres, acadêmicas ou não. Será realizada aos sábados nos meses de abril e maio, às 10h, no Anfiteatro da UFT. São 20 vagas e a inscrição é feita por este endereço.

O intuito da oficina é promover formação quanto à linguagem cinematográfica, construção de roteiro, manuseio de câmera, edição e mitigar a invisibilidade da mulher e sua sub-representação no audiovisual, sobretudo na direção e roteirização de produções fílmicas.

Uma das coordenadoras do projeto, Carol dos Anjos, que também é professora no curso de Jornalismo, explica que a presença de mulheres na produção cinematográfica pode trazer outras formas de representar a mulher no audiovisual. “Segundo dados do Grupo de Estudos Multidisciplinar da Ação Afirmativa (Gemaa), 86% dos filmes brasileiros são dirigidos por homens e 75% roteirizados também por homens. Também vamos discutir formas mais adequadas de se abordar determinados assuntos, a partir do viés feminista”.

Além disso, a oficina se propõe a fomentar experimentações de películas que tragam a perspectiva narrativa das mulheres sobre o universo feminino. Isto é, após a instrumentalização o projeto visa a produção de documentários. Os temas serão tratados sob a óptica feminista com ênfase na violência contra a mulher. O Tocantins é o sexto Estado no ranking nacional de população feminina agredida por pessoa conhecida, segundo o mapa da violência contra a mulher.



A oficina será ministrada por uma equipe mista, composta pela professora do curso de Relações Internacionais, Gleys Ially Ramos, a geógrafa e advogada Franciélis Vargas, cineasta e promotor de cinema do Sesc-Tocantins, Luiz Izidoro, com a colaboração da professora Carol dos Anjos do colegiado de Jornalismo. O projeto é fruto da parceria da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários e do Sesc-Tocantins.

domingo, 26 de março de 2017

Organização do Simpósio Feminista divulga avaliação do evento

24.03.2017

Samuel Lima

A organização do I Simpósio Feminista da UFT, realizado durante esta semana no Câmpus da UFT em Porto Nacional, divulgou uma avaliação do evento nesta sexta-feira (24). Segundo as professoras Gleys Ially Ramos e Fabiana Scoleso, o Simpósio foi positivo e visibilizou discussões importantes em torno de vários temas. A última conferência do Simpósio foi proferida pela militante do MST, Zenilda Ferraz, sobre "Resistência Camponesa,  Criminalização dos Movimentos Sociais e Mulheres na linha de frente".


Fabiana Scoleso, Zenilda Ferraz e Gleys Ially (e p/ d) na última conferência do Simpósio
(Foto: Graça Cantão/Divulgação)


Na avaliação divulgada, as professoras pontuam que "Desde o princípio com a vinda da professora Margareth Rago até o último momento, o marcante depoimento de Zenilda Ferraz foram abertos espaços objetivos e subjetivos, campos teóricos e eixos de pesquisa que nos permitiram caminhar e colaborar com a construção de uma epistemologia feminista". Gleys Ially destacou que o Simpósio ultrapassou, em muito, as expectativas da organização.

Entre os assuntos abordados tanto em conferências quanto em mesas-redondas, oficinas e intervenções artísticas estão temas como "Entidades e Atuações Sociais de proteção às Mulheres", "Feminismo Negro e os espaços de atuações", "Feminismo em Perspectiva de diversidade: Feminismo lésbico e transfeminismo", "Diversidade Religiosa", "Categorias e Ciências por/para Mulheres" e Feminicídio de Mulheres Negras e Indígenas no Brasil", entre outros.

Confira aqui, a íntegra da avaliação feita pela organização do I Simpósio Feminista.

Aulas do ProfLetras na UFT Araguaína começam em abril

26.03.2017
O ProfLetras/UFT-Araguaína informa o início das aulas da Turma 4 para os dias 3 a 5 e abril, segundo a Profª Drª Luiza Helena Oliveira da Silva, Coordenadora do ProfLetras.