sábado, 3 de dezembro de 2016

XI Jornada Nacional de Linguística e Filologia da Língua Portuguesa em Araguaína-TO

03.12.2016

Antonio Cilírio da Silva Neto

O Dia Nacional da Língua Portuguesa foi instituído no Brasil pelo Professor Doutor José Pereira da Silva, coordenador geral deste evento, dando cumprimento à Lei Nº 11.310, de 12 de junho de 2006.

Nessa ocasião, o Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos criou a Jornada Nacional de Linguística e Filologia da Língua Portuguesa, na qual esta será estudada e divulgada em todos os aspectos em que dela se trate linguística e/ou filologicamente em suas diversas especialidades.

O evento realizado na Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Araguaína, integra essa XI Jornada, realizada em todo o Brasil para celebrar o Dia Nacional da Língua Portuguesa. 

O evento reuniu mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), da UFT, Câmpus de Araguaína, e outros interessados que atuam como pesquisadores de Linguística e Filologia, que participaram das conferências e debates.

A programação deste evento em Araguaína-TO teve como linha mestra a integração deste programa nas diversas atividades ocorridas em instituições acadêmicas em todo o Brasil. Com esta Jornada, o dia 26 de novembro de 2016 se tornou uma referência da participação da Universidade Federal do Tocantins.

A XI Jornada Nacional de Linguística e Filologia da Língua Portuguesa foi coordenada pelo Professor Doutor Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira e pelo Professor Mestre Antonio Cilírio da Silva Neto, contou com a participação dos Professores Doutores Tânia Regina Martins Machado, Lia Testa e João de Deus Leite, e de mestrandos e doutorandos do PPGL.


Grupo de participantes da XI Jornada Nacional de Linguística e Filologia da Língua Portuguesa, realizada na Universidade Federal do Tocantins (UFT)

A Jornada foi bastante produtiva e suscitou temas interessantes para os estudiosos da Língua Portuguesa. Os coordenadores registram o agradecimentos aos palestrantes e conferencistas pela apresentação de seus trabalhos.


sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Press Release – Ano 1 – nº 015 – 02 de dezembro de 2016

Editorial
   Poesia, sustento e água para viver http://bit.ly/2gQLXuS

Defesa
   Defesas de TCC no curso de Geografia http://bit.ly/2h2S2qS

Notícias
   Pedro Tierra: Poesia - arma para sobreviver http://bit.ly/2gP4vy1

   HDT-UFT participa de mutirão nacional de atendimento da Rede Ebserh http://bit.ly/2fTSKl2

   Proest divulga contemplados com o Auxílio Permanência e Alimentação http://bit.ly/2g1okkm

TV UFT Araguaína
   A Lei da Água http://bit.ly/2g1g3Nj

Fórum
   I Fórum de Cultura: Câmpus da UFT debatem propostas para o plano de cultura
   http://bit.ly/2fTSNgJ

Serviço Social
   Culinária Afetiva http://bit.ly/2h35prh

Restaurante Universitário
   RU Cardápio 012 - 05-09 dez 2016 http://bit.ly/2gP9Sx7

Imagens
   Pessoas que gostam de café http://bit.ly/2gP5v5h


Antonio Carlos Ribeiro
Reg. Prof. MTE 7235

Se desejar ler o Jornal UFT Araguaína acesse informativoarag.blogspot.com.br
Para ler os Press Release, clique no http://bit.ly/2c3rnc7

Editorial - Poesia, sustento e água para viver

02.12.2016

Estamos chegando ao final do semestre. Apesar do cansaço e da saudade das pessoas queridas, queremos ainda alguns alentos. O primeiro é a poesia de Pedro Tierra, o seu segredo de sobreviver. O auxílio permanência e alimentação é a boa notícia da ajuda para continuar o curso, o segundo. Ambos em Notícias. E o terceiro é o documentário 'A Lei da Água', narrando as lutas ecológicas, ambientais e políticas pela água, em TV UFT Araguaína.

As Defesas de TCC no curso de Geografia estão em Defesa. A Notícia é que o HDT-UFT participa de mutirão nacional de atendimento da Rede Ebserh. O I Fórum de Cultura: Câmpus da UFT debatem propostas para o plano de cultura, é relatado em Fórum. A Culinária Afetiva promovida pela Universidade da Maturidade (UMA) está em Serviço Social. O cardápio do Restaurante Universitário. E as Pessoas que gostam de café, em Imagens.

Boa Leitura!

Pessoas que gostam de café

02.12.2016


RU Cardápio 012 - 05-09 dez 2016

02.12.2016

O cardápio elaborado por Yasmym Oliveira de Morais e aprovado por
Thalita Lin Netto Candido, nutricionista fiscal da UFT,
de 05 a 09 de dezembro de 2016, é:

2ª feira - dia 05


Prato principal
frango ao molho

Salada
alface
vinagrete
pepino

Guarnições
macarrão ao sugo
chuchu sauté
arroz branco
feijão preto

Suco
caju

Sobremesa
maçã

Opção vegetariana
 almondegas de pts 



3ª-feira - dia 06




Prato principal
iscas bovinas

Salada
couve com tomate
alface
beterraba rodelas

Guarnições
kabotiá cozida
sopa de tomate com berinjela
arroz branco
feijão carioca

Suco
goiaba

Sobremesa
maçã

Opção vegetariana
salada de batata com grão de bico



4ª-feira - dia 07


Prato principal
cavalo branco (escondidinho de frango)

Salada
alface
salada mista de couve e rúcula
tomate

Guarnições
repolho a primavera
cucuz paulista com calabresa e bacon
arroz branco
feijão carioca

Suco
acerola

Sobremesa
abacaxi

Opção vegetariana
casadinho de lentilha



5ª-feira - dia 08


Prato principal
cubos suínos

Salada
acelga
tomate
beterraba crua

Guarnições
ovos mexidos
feijão tropeiro
arroz branco
 feijão carioca

Suco
abacaxi

Sobremesa
laranja

Opção vegetariana
ovos cozidos



6ª-feira - dia 09


Prato principal
strogonoff

Salada
acelga
rúcula
tomate com pepino


Guarnições
 batata palha
cenoura com ervas
arroz branco
 feijão carioca

Suco
maracujá

Sobremesa
paçoca

Opção vegetariana
strogonoff de pts

Proest divulga contemplados com o Auxílio Permanência e Alimentação

02.12.2016

Paulo Teodoro e Caroline Falcão
   
A Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis(Proest), divulgou nesta quinta-feira (1º) a relação de estudantes contemplados com o Programa Auxílio Permanência e o Programa Auxílio Alimentação. O edital abrange os câmpus de Araguaína, Gurupi, Miracema e Tocantinópolis, sendo que o resultado dos outros câmpus será divulgado após a finalização da análise socioeconômica. 

Os programas fazem parte da política de assistência estudantil da UFT, gerida pela Proest, que tem como objetivo apoiar os estudantes nas suas demandas e oferecer condições para que permaneçam na Universidade. O Auxílio Permanência e Auxílio Alimentação são destinados a alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação presenciais em comprovada situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Culinária Afetiva

02.12.2016

A Culinária Afetiva é um projeto desenvolvido por Domingas Monteiro Sousa, coordenadora da Universidade da Maturidade (UMA - Araguaína), com o objetivo que os alunos resgatem e repassem receitas que são feitas em suas famílias há muitas gerações.

O Projeto Culinária Afetiva foi realizado esta segunda-feira (28) às 14 horas na Universidade Federal do Tocantins, Câmpus de Araguaína. A experiência tem ainda a função de ativar a memória olfativa dos alunos, através do aroma dos alimentos.


O evento contou ainda com a participação da  Professora Lilma Nascimento, e das colaboradoras Edna Carraro e Joana Carvalho, que ministraram aula aos alunos da UMA sobre os valores nutricionais das frutas.

Os alunos estavam uniformizados com avental personalizado. Eles ajudaram a fazer a salada de frutas, de acordo com a receita disponibilizada por uma profissional de panificação.



quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

I Fórum de Cultura: Câmpus da UFT debatem propostas para o plano de cultura

01.12.2016

Elini Oliveira e Daniel dos Santos
   















O I Fórum de Cultura da UFT reuniu na manhã desta quarta-feira (30), professores representantes dos sete câmpus com diversas entidades ligadas a camada cultural da sociedade tocantinense. Com o objetivo de debater, sensibilizar e pensar em possíveis ações que a universidade como fomentadora de cultura pode contribuir em seu plano de ação cultural que será proposto no final do evento.

Os debates foram realizados em grupos divididos e cada câmpus debateu entre si as suas necessidades e propostas para o plano de ação cultural que será criado posteriormente ao fórum.

Leila Beatriz Oliveira, artesã de Tocantinópolis, se reuniu juntamente com os representantes da UFT na sua cidade, para levar as suas propostas para o plano de ação. "A nossa cidade é extremamente cultural, mas as pessoas não sabem disso. Não sabem das nossas manifestações. Essa valorização da identidade cultural que a universidade está propondo é uma grande oportunidade", ressalta.

No fórum também estiveram presentes representantes do Circo Social Os Kako. A entidade realiza atividades semanais de educação em artes circenses, lidando com o ensino-aprendizagem como forma de transformação sociocultural.

A produtora cultural do Os Kako, Marcela Pultrini, comenta que o circo também é uma ferramenta pedagógica e por este motivo deve estar ligado a área acadêmica.


"Trabalhamos com a arte como instrumento de educação e sabemos a necessidade desse apoio da academia, dessa aproximação, afinal a universidade também tem esse papel enquanto agente de transformação social, e essa transformação deve passar pela parte cultural", explica.

Na ocasião a diretora de cultura, Sandra Rodrigues, relembrou aos participantes que o Fórum tem  a intenção  de  propor  discussões e trocas  de  experiências, e  promovendo diálogos entre pessoas.


E que este é um momento propício para apresentar projetos e ações formativas no campo da cultura. O resultado dos debates serão apresentados hoje, no período da tarde. Cada câmpus apresentará as suas propostas e demandas debatidas em grupos. 



A Lei da Água

01.12.2016

“A Lei da Água (Novo Código Florestal)” esclarece as mudanças promovidas pelo novo Código Florestal e a polêmica sobre a sua elaboração e implantação. O documentário mostra como a lei impacta diretamente a floresta e, assim, a água, o ar, a fertilidade do solo, a produção de alimentos e a vida de cada cidadão. Produzida ao longo de 16 meses, a obra baseia-se em pesquisa e 37 entrevistas com ambientalistas, ruralistas, cientistas e agricultores. Retrata ainda casos concretos de degradação ambiental e técnicas agrícolas sustentáveis que podem conciliar os interesses de conservação e produção da sociedade.


terça-feira, 29 de novembro de 2016

Pedro Tierra: Poesia - arma para sobreviver

29.11.2016

Antonio Carlos Ribeiro

"Fui poeta como uma arma para sobreviver". Assim se expressou Pedro Tierra, o tocantinense de Porto Nacional, Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e pela Pontifícia Universidade Católica de Brasília (PUC-DF), que 'poetou' ontem no Auditório Remigio Corazza, da Faculdade Católica Dom Orione, em Araguaína.


Tierra, amigo de outro Pedro, o Casaldáliga, bispo da Prelazia do Araguaia, guardião das memórias dos pobres, camponeses e índios - pouco afeito a trajes litúrgicos tradicionais como báculo, cetro, mitra e incensário, e parceiro na autoria da Missa dos Quilombos - com a mesma paixão pela poesia, falando de democracia, liberdade e se encantando com o silêncio rumoroso dos esquecidos.

Pedro Tierra não se esforça para fazer poesia, da qual transita com tal simplicidade e leveza para a prosa, como quem cumprimenta os amigos e defende as causas humanas e lutas pela vida, às quais se entrega sem pudores.

Não se diz que ele faz poesia, mas que ele vive nesse universo, assim como um monge cultiva a Μνήμη (memória) que o faz contemplar o mistério. Sua poesia não empresta beleza aos fatos, mas os espelha com tal clareza que, como o mistério, não oculta, mas revela, e dessa forma ela nos sacode entre o sentimento e a reflexão. Ele diz que memória e invenção integram um oficina transparente que expõe vivências e engendra encantamentos, com o deliberado exercício de transgredir.

Diz que a poesia se despe para se cobrir de silêncio, para existir, para seduzir a muitos, aqueles que escreveram versos na água e se afogaram, que foram picados por ela e passaram a vida 'envenenados' pela beleza, filha da alegria e do prazer, ao mesmo tempo que fascinada pela alegria e a tragédia, se vestia de ventos, que os sopros extirpavam para as cinzas.

Foi preso político antes de terminar os estudos.  Lutou contra a ditadura militar de 1964. Cumpriu cinco anos de cárcere, de onde foi resgatado para a poesia. Assim, ele aprendeu, e agora ensina, que 'primeiro é preciso cantar a vida, para explicá-la em seguida', sem esquecer que nesta vida não é difícil morrer.


Poesia, diz ele, é o escândalo da palavra, é uma moléstia do espírito, é uma desorganização do idioma para produzir luz. E esconjura a ordem que não cria, que é estéril e faz voto de submissão ao tédio. Poesia não aceita ser recontada, não aceita bajulação, nem favor. Aceita apenas possibilidades.

Falar de poesia e revolução exige falar do poder. Esse que é o exercício da palavra, que lhe esgota o sentido, que as matam por dentro, e seguem repetindo o cadáver das palavras.

Poesia se justifica frente à revolução pela mudança, na medula do idioma, que mesmo sendo o mesmo duas vezes nunca é igual, para lembrar Heráclito.

Atuou no Conselho Indigenista Missionário (CIMI), na Comissão Pastoral da Terra (CPT) e no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), militando em nossas maiores causas sociais.

É com essa história que ele denuncia que a poesia urbanizou-se, como o país, ao custo de desprender-se da vida sertaneja. Que ela não vestiu o macacão das fábricas, não desceu ao ritmo frenético das máquinas ou cuspiu em sua escuridão.

E estimulou os jovens: quem não lê, não escreve! Precisamos da leitura de todas as formas de linguagem que nos cercam. Ninguém cria sobre o nada! É preciso memória e invenção! Contra seu ventre, nascemos. E não sejamos expulsos do tempo que nos coube viver. Mas guardemos esse sublime veneno da esperança!

Quem precisa da prosa para relatar, por vezes não consegue acompanhar o poeta. Por isso esse texto ficou comprometido com os encantos da poesia. E Pedro Tierra vive na poesia, como os monges na Μνήμη. Não precisa chamar a poesia, porque esta lhe vem sempre ao encontro!

P.S.: Desculpem se o relato jornalístico não conseguiu resistir à poesia.

HDT-UFT participa de mutirão nacional de atendimento da Rede Ebserh

29.11.2016

Daianni Parreira

O Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT/UFT), localizado no município de Araguaína (TO), é um dos 39 hospitais universitários federais filiados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) que participará do mutirão nacional de atendimento. Com objetivo de reduzir a fila de espera das Unidades Hospitalares, a ação conjunta pretende atender mais de três mil pessoas nas cinco regiões do Brasil.

As atividades variam entre realização de cirurgias, exames, consultas; e ocorrem simultaneamente em todo país no dia 30 de novembro. Porém, no HDT/UFT, a ação também se estenderá para o dia 1º de dezembro, data em que é comemorado o Dia Mundial de Luta Contra Aids.

Ação no HDT/UFT -  No dia 30, serão realizados exames, testagem rápida para HIV, hepatite B e C e sífilis, além do aconselhamento pré e pós teste. Já no dia 1º, o hospital vai disponibilizar somente o teste rápido para HIV. Serão dois dias de atendimentos, de 08 às 17 horas, com previsão de realização de 450 testes. Para participar, basta levar um documento oficial com foto.  

Centro de Testagem do HDT/UFT (Foto: Daianni Parreira)

De acordo com a chefe da Unidade de Doenças Infectoparasitárias do HDT/UFT, enfermeira Ana Emília Aguiar Vasconcelos, a campanha tem o intuito de ampliar o acesso da população maior de 16 anos, quanto ao diagnóstico precoce do HIV, triagem para Sífilis e Hepatites B e C com aconselhamento e ofertar insumos de prevenção contra as IST/HIV/AIDS e Hepatites B/C.

Para o superintendente do HDT/UFT, José Pereira Guimarães Neto, este é um dos principais serviços ofertados pela unidade Hospitalar à população. “Somos o único hospital de Araguaína a disponibilizar o teste rápido por demanda espontânea, com resultado imediato; temos uma equipe multiprofissional que presta um acolhimento humanizado, resguardando o sigilo e o respeito às diferenças”, disse o gestor, convidando toda a comunidade para comparecer ao evento.



Sobre o Mutirão: A expectativa do evento é diminuir em cerca de 32% a fila de espera dos hospitais e do Sistema Único de Saúde (SUS). Para alcançar o número, cada instituição definiu as especialidades que mais contemplam as necessidades de saúde de cada região.

Dos 39 hospitais que vão contar com atividades na data, 21 realizarão cirurgias visando atender mais de 1.000 pacientes. Já para procedimentos ambulatoriais como exames, diagnósticos e ações educacionais preventivas, 31 instituições da rede Ebserh disponibilizarão colaboradores para atender mais de 2.300 pessoas. No total, cerca de 1.000 profissionais de saúde vão atender em todo o país.

Abrangência: Atualmente, a rede Ebserh conta com unidades filiadas em todos o país sendo quatro na região Norte, 17 na região Nordeste, cinco na região Centro-Oeste, sete na Sudeste e seis na região Sul. Já são mais de 20 mil empregados contratados pela estatal, via concurso público federal. O número ainda pode aumentar com as convocações feitas esta semana, que totalizaram mais de 2.600 pessoas. Os profissionais ajudam a melhorar a assistência à população, o ensino e a pesquisa nas unidades hospitalares.

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Defesas de TCC no curso de Geografia

28.11.2016
Segue o cronograma das defesas de TCC do curso de Geografia para divulgação.
Atenciosamente,
Marcos Sousa
Secretário
Clique na foto abaixo