sábado, 26 de agosto de 2017

Press Release – Ano 2 – nº 052 – 26 de agosto de 2017

Editorial
   Ouvidoria se apresenta no Câmpus de Araguaína http://bit.ly/2wQe1bG

Premiação
   Proex promove curso para vencedores do Prêmio de fotografia da UFT
   http://bit.ly/2vg4B9K

Edital
   Publicada segunda chamada para vagas remanescentes da 2ª edição do PSC
   2017/2 Edital http://bit.ly/2xmnfu0

   Mestrado Profissional em Letras abre seleção com 14 vagas para a UFT
   http://bit.ly/2xlSB43

Cineclube
   II Mostra de Cinema na unidade Cimba discute cinema e meio ambiente
   http://bit.ly/2wHvyDD

Projetos UFT-Araguaína
   Projeto do Pibid de História leva alunos secundaristas para conhecer pontos
   Históricos http://bit.ly/2wQU58s

Palestra
   Ouvidoria Universitária: desafios e perspectivas http://bit.ly/2geMlqI

Seminário
   I Seminário de Direitos Humanos do Câmpus de Araguaína http://bit.ly/2vr3Ruq

Cadastro Único de Bolsistas
   Novo sistema garantirá o fim dos processos em papel na assistência estudantil
   http://bit.ly/2vqKKAF

Defesa
   PPGSaspt informa as defesas das primeiras Dissertações de Mestrado
   http://bit.ly/2gdYrQZ

Restaurante Universitário
  Cardápio 035 - 28 ago a 1 set 2017 http://bit.ly/2wQxzN9


Antonio Carlos Ribeiro
Reg. Prof. FENAJ 7235

Se desejar ler o Jornal UFT Araguaína acesse informativoarag.blogspot.com.br
Para ler os Press Release, clique no http://bit.ly/2c3rnc7

Editorial - Ouvidoria se apresenta no Câmpus de Araguaína

26.08.2017

O Câmpus de Araguaína se reuniu nesta quarta-feira (23) para ouvir palestras do Ouvidor Paulo Eduardo Fernando Martins, dirigidas ao Diretor, coordenadores e docentes, e a discentes.

É um órgão ligado à reitoria da Universidade, foi avaliada como órgão do setor de comunicação e divulga os serviços que presta, dispondo-se a explicá-los para os cidadãos tenham participação na vida universitária.

Entre as tarefas estão a promoção da participação popular, a transparência e a eficiência no Serviço Público. Responde a solicitação de informações sobre a Universidade, além das publicadas, e acolhem manifestações sobre as ações da instituição.

Atua diretamente ao receber mensagens, identificar e analisar sua pertinência, promover os necessários encaminhamentos para esclarecimento de questões, solicita resposta das áreas competentes, encaminha a resposta final ao demandante no menor prazo possível e com objetividade, zela pelos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência pública, e resguarda o sigilo das informações.

Cardápio 035 - 28 ago a 01 set 2017

26.08.2017
O cardápio elaborado por Dhycla / Rosimeire Santana e aprovado por
Thalita Lin Netto Candido, nutricionista fiscal da UFT,
traz o menu de 28 ago a 01 set 2017, é:



quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Proex promove curso para vencedores do Prêmio de fotografia da UFT

24.08.2017

Samuel Lima

Foto de Liziane Silva Cruz, do Câmpus de Miracema, na categoria Paisagem

Os vencedores da segunda edição do Concurso de Fotografia da UFT – Olhar UFT começam, nesta sexta-feira (25), a desfrutar da premiação pela vitória e destaque no Concurso. A Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex) promove até sábado (26) um curso de fotografia presencial para os vencedores, no Câmpus da UFT em Palmas. Ao todo serão nove participantes, entre alunos, técnicos administrativos e professores, dos câmpus de Arraias, Gurupi, Miracema, Palmas, Porto Nacional e Tocantinópolis. O curso de fotografia será ministrado pela Diretora de Cultura, professora Sandra Rodrigues e terá uma carga horária total de 12 horas/aula.

Segundo a Proex, além do curso haverá também o lançamento da exposição Olhar UFT nesta sexta, dia 25 de agosto. A exposição ficará baseada na Biblioteca Central do Câmpus de Palmas, e contará com a presença dos participantes do concurso. Para a diretora de Assuntos Comunitários, Eliane Aires, a exposição estimula o sentimento de pertencimento em relação à Universidade. “Ela retrata como olhamos, vivemos e somos enquanto comunidade acadêmica e a intenção da Proex é levar a exposição Olhar UFT a todos os câmpus, para que toda a comunidade acadêmica tenha acesso”, enfatizou.

Rodrigo Mamédio, estudante do Câmpus de Miracema do Tocantins e um dos premiados no 2ª Concurso de Fotografia - Olhar UFT, o curso proporcionará uma capacitação importante. "O curso dá aos participantes a oportunidade de se especializar mais um pouco na questão da fotografia. É um importante conhecimento a mais não só na parte teórica mas também na parte prática", diz o estudante. Mamédio foi um dos vencedores na modalidade Vida Acadêmica.

Publicada segunda chamada para vagas remanescentes da 2ª edição do PSC 2017/2

24.08.2017

Samuel Lima

A Pró-reitoria de Graduação da Universidade Federal do Tocantins publicou na manhã desta quinta-feira (24) a 2ª Convocatória para Matrícula de aprovados na 2ª edição do Processo Seletivo Complementar 2017/2. Estão sendo convocados 441 candidatos que devem fazer o processo de cadastro e matrícula nos dias 1º e 4 de setembro, no câmpus onde o candidato disputou a vaga. O processo de matrícula é presencial.

Confira, abaixo, os câmpus, locais e horários para efetivação da matrícula:

psc 2achamada 24ago17.png (Foto: reprodução do edital)


Confira também:

Classificação Geral
Documentos para matrícula

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Mestrado Profissional em Letras abre seleção com 14 vagas para a UFT

23.08.2017

Paulo Teodoro

Entre os dias 04 de setembro e 02 de outubro estarão abertas as inscrições para o Exame Nacional de Acesso ao Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras), conforme Edital nº 01/2017. A seleção oferece 843 vagas em todo o Brasil, sendo 14 destinadas ao ProfLetras do Câmpus de Araguaína.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do site do Núcleo Permanente de Concursos (Comperve) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), responsável pela execução do processo. A taxa de inscrição é de R$ 70,00 e deve ser paga por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU) até o dia 03 de outubro. Pode se inscrever qualquer pessoa portadora de diploma de licenciatura em Letras e é preciso se professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) em escola da Rede Pública de Ensino do Brasil.

O exame será uma prova de caráter eliminatório e classificatório, contendo 20 questões objetivas e uma discursiva (redação), que será aplicada no dia 29 de outubro. O resultado final da seleção está previsto para ser divulgado a partir do dia 15 de dezembro, no site da Comperve. As matrículas ocorrerão de acordo com o edital de matrícula, a ser divulgado até o dia do resultado final.


ProfLetras

O Mestrado Profissional em Letras é um programa de pós-graduação stricto sensu em Letras, que é semipresencial e ofertado simultaneamente em âmbito nacional, por meio do Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o ProfLetras tem o objetivo de capacitar professores de Língua Portuguesa com vistas a um ensino de qualidade no país. O ProfLetras é constituído de Instituições Associadas, que são instituições de ensino superior que ofertam o Mestrado, dentre elas a Universidade Federal do Tocantins (UFT).

segunda-feira, 21 de agosto de 2017

II Mostra de Cinema na unidade Cimba discute cinema e meio ambiente

21.08.2017

Heloísa Cipriano

De 18 a 23 de setembro, ocorre no Câmpus de Araguaína a II Mostra de Cinema, organizado pelo Cineclube UFT de Araguaína. O tema dessa vez discutirá o meio ambiente no cinema. A programação será distribuída à tarde e à noite, contando com atividades dinâmicas, como mesas redondas.

A Mostra acontecerá no auditório do Bloco C, Setor Cimba. As inscrições podem ser feitas pela página do Facebook Cineclube UFT. As vagas são limitadas.

O professor Plábio Martins, um dos organizadores, apontou os motivos da escolha do tema "cinema e meio ambiente" para a segunda mostra. "Temos o objetivo de todo ano realizar a mostra de cinema. É importante a discussão sobre meio ambiente, principalmente na região Amazônica; sustentabilidade; racismo ambiental e agroecologia", expôs o professor.

A I Mostra de Cinema, ocorrida em 2016, teve como tema o cinema e os direitos humanos e o lançamento do livro "Tecendo diálogos sobre direitos humanos na educação e ciência", do professor Roberto Dalmo.

A programação deste ano encontra-se no quadro abaixo:

Data
Horário e atividades
Tema
Segunda-feira (18/09)
14h - "Isso muda tudo"
19h - "Ilha das flores: a história das coisas"
Meio ambiente e o sistema capitalista: uma contradição?
Terça-feira (19/09)
14h - "A era da estupidez"
19h - "Meath the Truth - uma verdade mais que inconveniente"
Mesa-redonda: Meio ambiente e sistema capitalista
Meio ambiente e o sistema capitalista: uma contradição?
Quarta-feira (20/09)
14h - "Agricultura tamanho família"
"Sementes"
19h - "Neste chão tudo dá"
"Mulheres da terra"
Agroecologia e sustentabilidade
Quinta-feira (21/09)
14h - "Água e cooperação"
"O veneno está na mesa II"
19h - "Brasil orgânico"
Mesa-redonda: Agroecologia e sustentabilidade
Agroecologia e sustentabilidade
Sexta-feira (22/09)
14h - "Quando os mundos colidem"
"Para onde foram as andorinhas"
19h - "Jirau e Santo Antônio: relatos de uma guerra amazônica"
Conferência
Racismo ambiental, meio ambiente e povos tradicionais
Sábado (23/09)
14h - "La Travessia de Chumpi"
"Corumbiara?"
Mesa-redonda: Racismo ambiental
Racismo ambiental, meio ambiente e povos tradicionais


Saiba mais

O projeto Cineclube Araguaína é encabeçado pelo professor Plábio Martins. Pensado desde sua graduação em História, foi aprovado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFT e pelo Sistema de Informação e Gestão de Projetos (SIGProj). O projeto iniciou-se no Câmpus de Araguaína com a ideia de criação de um ambiente multidisciplinar, contribuindo no desenvolvimento de uma proposta educacional interdisciplinar. Além disso, o objetivo é de constituir um circuito alternativo de cinema, exibindo filmes com temáticas pouco abordadas pelos meios comerciais e criar grupos de discussão para esses filmes. O enfoque principal é despertar o espírito idealista e crítico dos participantes, levando em conta o contexto social, cultural e socioeconômico do Estado do Tocantins.

Projeto do Pibid de História leva alunos secundaristas para conhecer pontos históricos

21.08.2017

Patrícia Paiva


Aula no Cristo_Rosária  Nakashima (Foto: p.paiva)

Alunos secundaristas do Colégio Silvandira Sousa Lima estão conhecendo alguns pontos históricos da cidade de Araguaína. Isso devido ao projeto organizado por professores do cursos de história da UFT, vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), intitulado como “Conhecer para pertencer! Patrimônio histórico-cultural de Araguaína-TO”. Mais de 75 alunos já puderam conhecer a UFT, o Parque Cimba, O Mercado Municipal, a Praça Dom Orione, a Paróquia São José Operário, o Cristo, O Dertins e Jacuba.                            

De acordo com a coordenadora do projeto, Rosária Nakashima, os alunos participam de rodas de conversas, oficinas e gincanas de perguntas e respostas sobre patrimônio, preservação e memória histórica; tudo isso para que os alunos conheçam e entendam a importância do patrimônio histórico-cultural de Araguaína. "Os objetivos são diferenciar patrimônio material, imaterial e natural. Além disso, relacionar os conceitos de 'memória' e de 'preservação' com os patrimônios da cidade", explica. O projeto ocorre desde o mês passado e tem previsão de término neste mês.

Gislene Ferreira que é uma das estudantes do Colégio conta que muitos desses lugares apresentados ela conheceu através do projeto. "É interessante, pois adquirimos mais conhecimento do lugar onde moramos e entendemos a importância histórica para podermos preserva o que a nossa cidade tem e a memória histórica-cultural", afirma.

Novo sistema garantirá o fim dos processos em papel na assistência estudantil

21.08.2017

Elini Oliveira

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) está a um passo de entrar em uma nova era na rotina relacionada à assistência estudantil. Deverá ser lançada neste domingo (20) uma nova ferramenta, o Sistema de Inscrição Online de Cadastro Único de Bolsistas (Cubo). O novo sistema ficará disponível para os estudantes que poderão, entre outras coisas, solicitar bolsas e acompanhar a tramitação de suas solicitações, tudo online. A plataforma digital vai agilizar a tramitação e o desempenho dos processos na Assistência Estudantil da UFT, aumentando assim a agilidade processual, produtividade e a satisfação dos discentes.

Além disso, o uso do sistema representará não só a ampliação da sustentabilidade ambiental, como também a redução de custos no setor público, uma vez que tem como meta eliminar o papel como suporte físico para documentos da Assistência Estudantil nos sete câmpus da Universidade.

O Cubo foi planejado pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proest), por meio das Diretorias de Assuntos Estudantis (DAE) e a de Alimentação e Moradia (DAM) e  o projeto foi desenvolvido pela Diretoria de Tecnologias da Informação (DTI). O sistema  vêm sendo idealizado e desenvolvido nos últimos seis meses, a expectativa é que ele possa ser utilizado por outros setores da Universidade, futuramente. De acordo com o Diretor do DAE,  José Inácio dos Santos Neto,  a universidade conseguirá uma redução de papel e uma maior agilidade no trabalho da assistência estudantil. "O aluno terá a facilidade de se inscrever nos editais de maneira online, sem precisar demandar tempo e deslocamento até os setores, sem  fila de espera, aguardar o horário de atendimento. Ganharemos agilidade no processo", resume.


Como será o Acesso

Imagem da tela de login do Sistema Cubo (Foto: Divulgação/DTI)

Para se inscrever em qualquer edital para auxílios e bolsas da UFT, o estudante precisará ter um login unificado e senha de acesso ao Portal do Aluno e dados no sistema atualizados. Em seguida os discentes deverão acessar o link do Cubo (o endereço estará disponível no site oficial da UFT no dia 20) e preencher os dados cadastrais e questionário socioeconômico e demais documentos solicitados a critério de cada edital de bolsas. O sistema automaticamente verificará a situação do estudante e a carga horária matriculada. Todas as informações preenchidas e documentos solicitados serão acessadas pelos servidores do serviço social de cada câmpus, bem como a Proest, e por lá mesmo os servidores darão o resultado de indeferimento ou não para o pedido. Caso o pedido seja indeferido, os alunos poderão também por meio do sistema  realizar a solicitação de recurso para os resultados. A primeira etapa do Cubo abrirá para os ingressos na UFT no ano de 2017.

Na última terça-feira (15),  a plataforma foi apresentada  os profissionais do Serviço Social da UFT e da Proest, para que todos recebessem uma capacitação prévia sobre o uso do Sistema Cubo.


Passo a passo