sábado, 18 de novembro de 2017

Press Release – Ano 2 – nº 064 – 19 de novembro de 2017

Editorial
   Semana de dois dias rende frutos bit.ly/2zgGF8d

Curso
   O que são síndromes, transtornos e deficiências? Os desafios para se ensinar na
   Universidade bit.ly/2hGLts9

   Participe do Curso de Cartografia bit.ly/2zVIioZ

TV UFT Araguaína
   Caminhos do Morro é título de documentário realizado por aluno do mestrado da UFT
   bit.ly/2ixX2Dc

Edital
   PPGDIRE lança edital com dez vagas para mestrado em Araguaína bit.ly/2jGaMyV

Restaurante Universitário
   Cardápio 046 - 20 a 24 nov 2017 bit.ly/2hKDTR0

Semana Acadêmica
   VI Semana Acadêmica da Geografia bit.ly/2AgPoqY

   Vencedores do Desafios da SEMAT 2017 bit.ly/2zW7c7M

Premiação
   Aluno do ProfLetras UFT recebe Prêmio Professores do Brasil - Governo Federal
   bit.ly/2B4o6l0

Bolsas de Inclusão Acadêmica
   UFT em parceria com Santander lançam Programa de Monitoria bit.ly/2ATwKly


Antonio Carlos Ribeiro
Reg. Prof. FENAJ 7235

Se desejar ler o Jornal UFT Araguaína acesse informativoarag.blogspot.com.br
Para ler os Press Release, clique no bit.ly/2c3rnc7

Editorial - Semana de dois dias rende frutos

18.11.2017

A semana que passou teve apenas dois dias com pleno movimento. O ponto facultativo ajudou a quem está num ritmo apertado de cumprir tarefas de seis meses em apenas quatro. Além da várias divulgadas, uma merece destaque.

A grande surpresa da semana é o documentário Caminhos do Morro, obra digital de 34 minutos sobre a Comunidade Pé do Morro, proposto, filmado e editado por Cássio Cipriano, discente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território da Universidade Federal do Tocantins, Câmpus de Araguaína.

A comunidade está em Aragominas, um município a 40 km da sede do câmpus, que aceitou falar da sua história e religiosidade a partir da visão dos pioneiros que lá chegaram em julho de 1952, num projeto organizado pelos professores Dernival Venâncio e Rosária Nakashima, sendo lançado neste sábado, dia 18, na Câmara Municipal.

Cipriano executou sua proposta, que era levar os colegas a campo para testar na prática as técnicas de pesquisa ensinadas em sala de aula. Aceitou a sugestão de fotografias e vídeo dos professores, mas a partir dos registros obtidos, e se perguntou: "por que não um documentário?" Levou um tripé e a câmera - como extensão do seu olhar - filmou, editou e o resultado está aí!

Tarefa cumprida, a obra está sendo divulgada. Depois de Aragominas, já chegou a Muricilândia (TO), cidade relacionada com a história de "Pé do Morro", durante o III Fórum da Consciência Negra, no dia 20, no Colégio Estadual Marechal Costa e Silva, e na VII Semana de História da UFT, na tarde de sexta (24), em Araguaína.

O Câmpus de Araguaína, que luta financeiramente para manter os serviços básicos, está dando respostas naquilo que mais tem de peculiar: produção acadêmica, científica e cultural, superando seguidamente o que parecia ser sua sina.

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Caminhos do Morro é título de documentário realizado por aluno do mestrado da UFT

17.11.2017

Elini Oliveira

Bastidores das gravações do documentário (Foto: Divulgação)

O documentário “Caminhos do Morro” será lançado neste sábado (18), na Câmara Municipal de Aragominas, às 09h. A obra de 34min, sobre a comunidade Pé do Morro, situada no município, que está a um pouco mais 40 km de Araguaína, conta um pouco da história e da religiosidade do local, por meio de relatos dos moradores pioneiros. Conforme informações divulgada nos canais oficiais do governo do Tocantins, a comunidade foi responsável pela origem da cidade em 27 de julho de 1952, com a chegada de 27 famílias de romeiros. O trabalho foi idealizado e realizado e editado pelo estudante Cássio Cipriano do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território (PPGCult) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e organizado pelos professores Dernival Venâncio e Rosária Nakashima.

De acordo com o mestrando, a ideia da obra surgiu a partir de um trabalho de campo, realizado no feriado de dois de novembro (dia dos finados). "A ideia da atividade era levar os acadêmicos a campo para pôr em prática algumas técnicas de pesquisa abordadas em sala de aula. Inicialmente, foi sugerido pelo Professor levar câmera para gravar e fotografar durante a atividade e ele me sugeriu fazer um vídeo depois, com os registros obtidos, mas eu pensei: “Por que não um documentário?” Então, levei um tripé e fui preparado somente para filmar", narra. Cipriano também conta que todas as imagens foram gravadas no mesmo dia e como estavam em local público e ao ar livre, houve algumas dificuldades para garantir uma boa captação de áudio e imagens com os equipamentos que ele possuía na ocasião.


Personagens

Caminhos do Morro é narrado por três personagens icônicos e precursores do local. "Dona Maria Mendes, que é conhecida como a guardiã do morro e Seu Raimundo Benício e o Seu Manoel que nos contam sobre sua chegada, narram suas experiências e sobre como surgiu o município de Aragominas. Em seus relatos, é marcante a forte relação com a fé e espiritualidade, que explica o local ser marcado por crenças, histórias de importantes figuras religiosas da região e tradições como a romaria", explica.



Ainda segundo Cássio, o resultado das filmagens foi apresentado para a população logo depois dele ficar pronto e ser apresentado em aula. Esse é o primeiro trabalho do estudante com visibilidade, principalmente no meio acadêmico. "Em suma, trabalhar com o audiovisual é algo que está fortemente presente no meu cotidiano, mas eu não imaginei que iria produzir um documentário sobre a história de uma cidade do interior do Tocantins e ligado a temas como fé e religião", conta entusiasmado.


Agenda da obra

Além da estreia que ocorre neste sábado, o filme já tem próximas datas para ser exibidos. Primeiro em Muricilândia (TO), cidade que também possui uma relação com a história de Pé do Morro. Logo em seguida durante o III Fórum da Consciência Negra (no dia 20), no Colégio Estadual Marechal Costa e Silva. Por fim, terá exibição em Araguaína, durante a VII Semana de História da UFT, na tarde de sexta (24). Após as exibições ao público em eventos, o estudante pretende também disponibilizar o documentário em uma plataforma de vídeo da internet.

PPGDIRE lança edital com dez vagas para mestrado em Araguaína

17.11.2017

Samuel Lima

A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDire) lançou edital nesta sexta-feira (17) com oferta de dez vagas para ingresso em 2018 no mestrado que leva o mesmo nome do programa. A inscrição tem valor de R$ 100; o período para inscrição é de 02 a 26 de janeiro de 2018. Duas das dez vagas são destinadas para o sistema de cotas de ações afirmativas para pretos, partos, indígenas e pessoas com deficiência.

Jônatas Andrade, Juiz do Trabalho e Prêmio de Direitos Humanos da Presidência da República, ministra aula inaugural 'Jurisdição de Fronteira e Trabalho Escravo' (Foto: Antonio Carlos Ribeiro)

O processo de inscrição pode ser feito na Direção do Câmpus da UFT em Araguaína, conforme o edital. A lista de documentos necessários à efetivação da inscrição pode ser conferida no item 2. do documento publicado.

O PPGDire tem uma única área de concentração - Demandas Populares e Dinâmicas Regionais, com duas linhas de pesquisa: Desenvolvimento e Tecnologias Sociais; e Vulnerabilidade e dinâmicas regionais. Outras orientações, requisitos, detalhes sobre isenção da taxa de inscrição e o cronograma da seleção podem ser conferidos no próprio Edital, clique aqui.


Saiba mais

O Programa de Pós-Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDire) localizado no Câmpus de Araguaína, tem por objetivos desenvolver estudos interdisciplinares sobre populações vulneráveis urbanas e/ou rurais da região norte do país, a partir de suas demandas e interesses, a fim de compreender as dinâmicas regionais e os processos de exclusão das mais diferentes matizes: social, geográfico, econômico, psicológico, educativo, linguístico, de forma a esclarecer suas características e auxiliar em intervenções e produções de tecnologias sociais adequadas a população estudada;  e também formar professores para o ensino de terceiro grau, aptos a pensar a vulnerabilidade e possibilidades de superação, a partir de um olhar interdisciplinar, fortalecendo os processos de ensino, pesquisa e extensão.

O que são síndromes, transtornos e deficiências? Os desafios para se ensinar na Universidade

AFINAL O QUE SÃO SÍNDROMES, TRANSTORNOS E DEFICIÊNCIAS?
OS DESAFIOS PARA SE ENSINAR NA DIVERSIDADE


Curso ocorrerá no dia 22 de novembro de 2017, das 7:30 às 11:00 e
 das 14:00 às 18:00 no Anfiteatro, sala G04. As inscrições serão feitas na hora do evento. 

*Emitiremos Certificado de 8hs
Dia 22/11/17 (manhã) das 7:30 às 11:30
Palestrante: Profª Leane Reis de Sousa (DRE-A)
 Deficiência Intelectual e/ou múltiplas;

 Educação Especial
Dia 22/11/17 (tarde) das 14:00 às 18:00 
Palestrante: Profª Maria Luiza Saraiva (DRE-A)
 Transtorno do Espectro Autista-TEA;
 Profª Claudenice Cardoso Brito

Colegiado do Curso de Matemática/UFT - Câmpus  Araguaína/TO
Fone: 63 - 98454-1489

Cardápio 046 - 20 a 24 nov 2017

17.11.2017
O cardápio elaborado por Dhycla / Rosimeire Santana e aprovado por Thalita Lin Netto Candido, nutricionista fiscal da UFT, traz o menu de 20 a 24 nov 2017, é:


quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Vencedores do Desafios da SEMAT 2017

16.11.2017
Prof. José Carlos Jr., que elaborou a gincana de problemas da XIV Semana Acadêmica da Matemática e V Encontro Regional de Educação Matemática, premia o aluno CRISTIANO JUNIS e a aluna ROSALINA VIANA, que resolveram parcialmente os problemas, sendo premiados. 
Parabéns a Cristiano e Rosalina pelo esforço e conquista!

quarta-feira, 15 de novembro de 2017

segunda-feira, 13 de novembro de 2017

UFT em parceria com Santander lançam Programa de Monitoria de Inclusão Acadêmica

13.11.2017

Poliana Macedo

Com o objetivo de contemplar atividades de caráter didático-pedagógico desenvolvidas pelos alunos, que contribuem para a formação acadêmica e de inclusão do estudante da Universidade, a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) em parceria com o Banco Santander, lançam edital para o Programa de Monitoria de Inclusão Acadêmica.

As inscrições serão realizadas, exclusivamente, pelo site da seleção, clicando aqui, no período de 10 de novembro a 15 de novembro de 2017. Ao todo são 20 vagas para os sete câmpus da UFT. O valor da bolsa mensal é de R$ 300, o resultado está previsto para o dia 23 de novembro e o início da monitoria será em janeiro de 2018.

Mais informações sobre essa seleção no Setor de Assistência Estudantil, na Diretoria de Programas Especiais em Educação da Prograd, pelo telefone  (63) 3232-8271 ou e-mail monitoria@uft.edu.br.


Vagas

Câmpus - Bolsas
Araguaína - 3
Arraias - 2
Gurupi - 3
Miracema - 2
Palmas - 5
Porto Nacional - 3
Tocantinópolis - 2

domingo, 12 de novembro de 2017

Participe do Curso de Cartografia

12.11.2017

Clique na imagem para melhorar a visibilidade