sábado, 19 de agosto de 2017

Press Release – Ano 2 – nº 051 – 19 de agosto de 2017

Editorial
   Os campeões do ranking de acesso no primeiro ano do Informativo Araguaína
   http://bit.ly/2vSqIQG

Semana Acadêmica
   II Semana de Ciências Naturais - UFT http://bit.ly/2wc7U1e

Saúde
   Protocolo de higienização das mãos é implantado no HDT-UFT http://bit.ly/2v0Qi4K

Curso
   Professores promovem curso sobre cirurgias veterinárias de rotina http://bit.ly/2fTJZ0l

   Curso de educação inclusiva para docentes começa nesta sexta-feira
   http://bit.ly/2vSalUr

Seminário
   Construindo Saberes Interdisciplinares na Região Amazônica http://bit.ly/2xdzTdN

Visita
   HDT-UFT recebe visita técnica de avaliadores do CNRM para credenciamento de
   residências médicas http://bit.ly/2vNfZIN

Notícias
   Matrículas da 1ª Chamada do PSC 2017/2 - 2ª Edição seguem até segunda-feira
   http://bit.ly/2iew0Tm

   Publicado resultado final para aluno especial do mestrado em Demandas Populares e
   Dinâmicas Regionais http://bit.ly/2v0PEEm

Workshop
   I Workshop de Qualificação de Projetos de Pesquisa e Palestras http://bit.ly/2vNIbLW

UFNT
   Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprova o PL 5274/2016
   http://bit.ly/2ieJQFn

Centros Acadêmicos
   Duas Chapas disputam o Diretório Central de Estudantes (DCE-UFT)
   http://bit.ly/2wjDMBG

   Inscrições abertas para a Campanha Eleitoral do Diretório Central de Estudantes
   (DCE-UFT) http://bit.ly/2uShCGp

Restaurante Universitário
   Cardápio 034 - 21 a 25 ago 2017 http://bit.ly/2vNbEpd


Antonio Carlos Ribeiro
Reg. Prof. FENAJ 7235

Se desejar ler o Jornal UFT Araguaína acesse informativoarag.blogspot.com.br
Para ler os Press Release, clique no http://bit.ly/2c3rnc7

Editorial - Os campeões do ranking de acesso no primeiro ano do Informativo Araguaína

19.08.2017

Ao completar um ano de atuação na comunicação no Câmpus de Araguaína, o Informativo Araguaína publica o ranking das publicações mais acessadas.

Entre as diversas razões que justificam a acessabilidade do público estão o interesse pelo tema, a atualidade do assunto, a relevância para a vida acadêmica e as conquistas políticas de docentes, discentes e servidores técnico administrativos, a quem este veículo se dirige.

Esse esforço busca corresponder ao trabalho do universo do câmpus, com suas duas unidades e 12 colegiados, com a gratidão pela acolhida ao serviço prestado.

As publicações mais acessadas são:

Professores e acadêmicos de Geografia da UFT Araguaína visitam Bragança (PA), publicada em 18/05/2017, que obteve 1465 acessos - 5º lugar

Criação da UFNT é aprovada na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, publicada em 14/12/2016, que obteve 1520 acessos - 4º lugar

Mestrado em Estudos de Cultura e Território abre inscrições para entrada regular, publicada em 15/03/2017, que obteve 2458 acessos - 3º lugar

Curso de Letras lança Especialização em Arte-Educação em Araguaína, publicada em 15/03/2017, que obteve 3235 acessos - 2º lugar 
  
Araguaína: aprovado mestrado sobre Demandas Populares e Dinâmicas Regionais, publicada em 05/11/2016, que obteve 4020 acessos - 1º lugar

II Semana de Ciências Naturais - UFT

19.08.2017


A programação da II Semana de Ciências Naturais:




A lista das apresentações orais da II Semana de Ciências Naturais:






Cardápio 034 - 21 a 25 ago 2017

19.08.2017
O cardápio elaborado por Dhycla / Rosimeire Santana e aprovado por
Thalita Lin Netto Candido, nutricionista fiscal da UFT,
traz o menu de 21 a 25 ago 2017, é:


sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Protocolo de higienização das mãos é implantado no HDT-UFT

18.08.2017

Daianni Parreira

O primeiro protocolo do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) a ser implantado no Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), instituição filiada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) é o de “Higienização das Mãos”, com o objetivo de estimular esta prática, visto que sua adesão interfere diretamente na segurança dos usuários, pois é parte fundamental no controle das infecções. Nos dias 16 e 17 de agosto, cerca de 120 profissionais da área assistencial receberam capacitação para otimizar esse cuidado.

A enfermeira Meire Rose Santos, representante da Divisão de Gestão do Cuidado e uma das responsáveis pelo treinamento explica que o principal motivo do curso foi a formação de multiplicadores. “Na verdade, os profissionais têm conhecimento sobre a maneira correta de higienização das mãos, porém a prioridade na efetivação deste protocolo é devido à urgência contínua desta prática, que embora seja simples, deve ser executada diariamente”, comentou.

Durante capacitação da equipe assistencial do HDT-UFT sobre o protocolo de higienização
das mãos (Foto: Daianni Parreira)

Embora também seja considerado um procedimento simples pela enfermeira Carmen Célia Neves de Souza, ela lembra que não é bem assim. “É onde corremos o risco de errar achando que estamos certos. Então a capacitação foi muito oportuna por se tratar de um hospital de doenças infectocontagiosas, e pela convivência nós deixamos de trata-lo com devemos e esses pequenos eventos são de grande relevância para lembrarmos desse cuidado para a redução dos índices de infecção hospitalar”, concluiu.

Já para a enfermeira Marília Viana Miranda, o treinamento veio colaborar com a sensibilização dos profissionais para a realização dessa ação de limpeza e desinfecção das mãos no desempenho das atividades assistenciais. “O treinamento relembrou a técnica correta para higienizar as mãos e os momentos em que esta deve ser realizada, nossos usuários só tem a ganhar, pois com certeza nossos índices de higiene de mãos vão aumentar e os riscos para os clientes e equipe irão diminuir. A equipe de elaboração abordou o tema muito bem”, enfatizou.

A implantação dos protocolos são exigências do Ministério da Saúde, por meio da portaria Nº529, de 1º de abril de 2013, que institui o Núcleo de Segurança do Paciente e da Resolução RDC Nº 36, de 25 de julho de 2013, que institui ações para a segurança do paciente em serviços.


Conheça todos os protocolos em implantação no HDT-UFT

1.    Higienização das Mãos - visa estimular a adesão a essa prática pelos profissionais, acompanhantes e visitantes;
2.    Identificação do Paciente – tem a finalidade de garantir a correta identificação do paciente com utilização de pulseiras.
3.    Segurança na Prescrição, Dispensação, Administração e Uso de Medicamentos - promover práticas seguras na prescrição, dispensação, administração e uso de medicamentos padronizados e não padronizados;
4.    Prevenção de Lesão por Pressão - oferecer subsídios para ações que previnam a ocorrência de Lesão por Pressão nos pacientes internados;
5.    Prevenção de Queda – garantir que os pacientes sejam avaliados e se adote medidas para evitar quedas;
6.    Cirurgia Segura- adotar medidas que garantam a realização de procedimentos cirúrgicos sem riscos para o paciente.
7.    Comunicação Efetiva – adotar instrumentos que evitem a perda de informações entre os profissionais e pacientes e com isso garantir segurança na assistência prestada.
8.    Clima Organizacional e Segurança do Paciente – esse protocolo avalia através de pesquisa como estão as relações entre profissionais e gestores que afetam a segurança do paciente e aponta soluções para situações encontradas.

Professores promovem curso sobre cirurgias veterinárias de rotina

18.08.2017

Patrícia Paiva

aulaspráticas_TiagoBarbalho.jpg (Foto: p.paiva)

Professores do curso de Medicina Veterinária da UFT do Câmpus de Araguaína vão ministrar um curso sobre Cirurgia de Rotina no Hospital Veterinário Universitário da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia (EMVZ) da UFT. Ao todo participarão 85 alunos, sendo 15 em aula teórica prática e outros 70 apenas na aula em teórica. os alunos são acadêmicos do curso e e profissionais da área. As inscrições já foram encerradas e foi esgotada a quantidade de vagas. O curso ocorrerá neste sábado (19) e domingo (20).

O conteúdo programático prevê os princípios da preparação asséptica em cirurgia; cuidados pré, trans e pós-operatório; esplenectomia; ovariosalpingohisterectomia eletiva e terapêutica (cesariana, Piometra, feto macerado); Laparotomia exploratória; passagem de sonda esofágica; orquiectomia e cistotomia.

De acordo com o professor da UFT, Thiago Barbalho, "o curso nasce de uma reflexão acerca da necessidade de realizar uma abordagem mais cuidadosa a respeito da antissepsia em técnicas básicas, propiciando melhores resultados pós-operatórios". Ele pontua ainda que o estímulo para que os clínicos veterinários da região se interessem pelo tema provê maior independência e a ampliação do fornecimento de serviços de qualidade na região, bem como o surgimento de profissionais especialistas na área.

Para ele, o ensino das técnicas de rotina reforça o conhecimento em torno dos procedimentos básicos, permitindo que sejam realizados de forma adequada. "E permite, futuramente, ampliar a variedade de procedimentos cirúrgicos de forma mais segura e que se adeque ao avanço da medicina veterinária nos últimos anos, para realização de procedimentos cirúrgicos cada vez mais avançados", complementa.

quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Construindo Saberes Interdisciplinares na Região Amazônica

17.08.2017


II SEMINÁRIO DA REDE AMAZÔNICA INTERDISCIPLINAR DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

II SIMPÓSIO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DE CULTURA E TERRITÓRIO

Programação
Tema Geral do Evento: CONSTRUÍNDO SABERES INTERDISCIPLINARES NA REGIÃO AMAZÔNICA

Dia 22 de agosto de 2017
18:00 – Início do credenciamento
Local: UFT – Campus Araguaína (Cimba)
SALA G04

19:30 às 22:00 – Conferência de Abertura
Tema: Interculturalidade e Interdisciplinaridade
Conferencista: Maria do Socorro Pimentel da Silva
Local: UFT – Campus Araguaína (Cimba)
SALA: G04

Dia 23 de agosto de 2017
08:00 às 12:00 – Comunicações orais: alunos da Pós-Graduação dos Programas em Rede
Local: Campus Araguaína (Cimba): SALAS G05, G06 e Auditório do PPGL (BLOCO I).

14:00 às 17:00 – Mesa redonda 1: Interculturalidade e intersaberes
Local: SALA G01 – BLOCO G
Participantes: Dernival Venâncio Ramos Júnior (UFT); Kênia Costa (UFT); Mediador: Jerônimo Silva (Unifesspa)

14:00 às 17:00 – Mesa redonda 2: Cultura, narrativa e imaginário.
Local: SALA G06 – BLOCO G
Participantes: Carla Monteiro de Souza (UFRR); Plábio Marcos Martins Desdiério (UFT)
14:00 às 17:00 – Mesa redonda 3: Movimentos Sociais, conflitos agrários e comunidades tradicionais.
Local: SALA G04 – BLOCO G
Participantes: Airton Pereira (Unifesspa); Euclides Antunes de Medeiros (UFT); Mediador: Airton Sieben (UFT);

19:00 às 22:00 – Lançamento de livros.
Local: Campus Araguaína (Cimba) – SALA G04
Dia 24 de agosto de 2017

08:00 às 12:00 – Comunicações orais: alunos da Pós-Graduação dos programas em rede e alunos da graduação
Local: Campus Araguaína (Cimba) – SALAS G05, G06 e Auditório do PPGL (BLOCO I)

14:00 às 18:00 - Plenária dos participantes da Rede Amazônica Interdisciplinar de programas de Pós-Graduação
Local: Campus Araguaína (Cimba) – SALA G04

19:00 às 22:00 –Conferência de Encerramento –Tema: Interdisciplinaridade e direitos humanos.
Local: Campus Araguaína (Cimba) – SALA G04
Conferencista: Ricardo Barbosa de Lima

2. COMISSÃO ORGANIZADORA
2.1. COORDENAÇAO GERAL

Prof. Dr. Plábio Marcos Martins Desidério (UFT)
Prof. Dr. Dernival Venâncio Ramos Júnior (UFT)
Profa. Dra. Edma do Socorro Silva Moreira (Unifesspa)

HDT-UFT recebe visita técnica de avaliadores do CNRM para credenciamento de residências médicas

17.08.2017

Daianni Parreira

Nesta quinta-feira (17), o Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), instituição filiada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e situada no município de Araguaína (TO) recebeu a visita técnica de dois avaliadores da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRN), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), com objetivo de verificar se a instituição tem todas as condições exigidas para implantação de mais seis programas de residências médicas, visto que atualmente conta apenas com a especialidade em Medicina de Família e Comunidade.

Durante visita técnica no HDT-UFT (Foto: Daianni Parreira)

Os programas de residências médicas pleiteados são nas áreas de clínica médica, pediatria, infectologia, oftalmologia, dermatologia e nefrologia. Os avaliadores designados foram o Diretor de Formação Profissional, Residência Médica e Educação Permanente da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), José Antônio Alexandre Romano e a médica Évelling Lorena Cerqueira de Oliveira. Após conclusão da atividade, o relatório produzido na visita, segue para plenária da CNRN para aprovação.

Visita às enfermarias do HDT-UFT(Foto: Daianni Parreira)

Para o superintendente, José Pereira Guimarães Neto, o HDT-UFT, “por ser o único universitário do Estado, trazemos a responsabilidade de sermos protagonistas em hospital escola, de forma a dispor de uma estrutura qualificada para receber os alunos da melhor forma”, disse, reforçando que os residentes são fundamentais neste contexto, além de fixar os profissionais da região.

Reunião entre equipe gestora do HDT-UFT e os avaliadores do CNRM (Foto: Daianni Parreira)

O gerente de Ensino e Pesquisa, Antônio Oliveira dos Santos Júnior fez uma breve apresentação sobre o HDT-UFT, com intuito de apropriar os avaliadores sobre o processo de federalização e os avanços nos serviços ofertados, infraestrutura, as ações, os projetos em andamento e perspectivas futuras, entre outros. Em seguida, foi realizada a visita in loco em toda a dependência da unidade hospitalar.

Matrículas da 1ª Chamada do PSC 2017/2 - 2ª Edição seguem até segunda-feira

17.08.2017

Samuel Lima

Processo é presencial no câmpus de oferta do curso disputado

As matrículas do Processo Seletivo Complementar - Sisu - 2017/2 (2ª Edição) tiveram início nesta quinta-feira (17). Os convocados pelo Edital nº 113/2017 com a 1ª Chamada e Convocatória devem ficar atentos. O prazo para efetivação do processo vai até segunda-feira (21), nos horários e prazos divulgados por meio do documento divulgado (veja quadro mais abaixo). O Edital nº 113/2017 visou o preenchimento de vagas remanescentes e permite o ingresso do aprovado em cursos de graduação da UFT no 2º semestre de 2017.

A Convocatória publicada também trouxe um número maior de vagas que o anunciado pelo Edital de Abertura. O aumento das vagas ocorreu por conta de novos remanejamentos, desistências e cancelamentos surgidos desde o lançamento do Edital de Abertura até o fechamento da Convocatória. Com isso, o número de vagas disponíveis aumentou das 873 anunciadas anteriormente para 905 vagas.


Joney Santos fez a matrícula em Engenharia Elétrica nesta quinta-feira (Foto: Samuel Lima/Dicom)

Em Palmas, nesta quinta-feira, um dos matriculados foi Joney Ferreira dos Santos, de 23 anos. Ele se matriculou no curso de Engenharia Elétrica. "Era o curso que eu queria fazer e agora consegui. Já tranquei a matrícula em outro curso que fazia numa universidade particular de Palmas", revelou o novo aluno da UFT. Assim como ele, dezenas de outros aprovados fizeram a matrícula nesta quinta-feira, em Palmas.

Matrícula

Os convocados devem realizar cadastro e matrícula de forma presencial nos dias 17, 18 e 21 de agosto de 2017, no Câmpus de oferta do curso disputado, nos locais e horários informados (veja quadro abaixo).


Os documentos necessários à matrícula podem ser conferidos no item 3 do Edital publicado. Para agilizar o atendimento, a Prograd disponibilizou todos os documentos necessários para realização do cadastro e da matrícula na página www.uft.edu.br/ingressograduacao.

Confira, abaixo, tanto o Edital com a Convocatória e 1ª Chamada para Matrícula quanto a Classificação Geral do Processo Seletivo Complementar Sisu 2017/2 (2ª Edição), divulgado no dia 9 de agosto último.

Curso de educação inclusiva para docentes começa nesta sexta-feira

17.08.2017

Heloísa Cipriano

Tem início a partir desta sexta-feira (18), no Câmpus da UFT em Araguaína, o curso "Educar na Diversidade: Deficiência, transtornos, síndromes e educação inclusiva". O intuito do projeto é de proporcionar ao corpo docente a capacitação necessária para a ministração de aulas para alunos com deficiência nos cursos de nível superior das instituições federais de ensino. As aulas fazem parte do Curso de Formação Docente Continuada (Profor).

Este primeiro encontro ocorrerá pela manhã e à tarde. Das 8h às 12h, serão desenvolvidos temas sobre deficiência intelectual e/ou múltiplas e sobre o trabalho de educação especial da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Araguaína. Das 14h às 18h, os temas serão sobre deficiência visual e auditiva e transtorno do espectro autista. Todas as aulas serão ministradas no Auditório II - Bloco C  da Unidade Cimba, no Câmpus de Araguaína.

Uma das organizadoras do evento, a professora do colegiado de Geografia Antônia Márcia Duarte, ressaltou a origem do projeto. "Foi um pedido do professor José Manoel Sanches, diretor do Câmpus, no sentido de que necessitamos de uma parceria em se tratando da educação especial e inclusiva. Nossa formação acadêmica não nos permite entender a formação conceitual das pessoas com deficiência. Foi uma forma interdisciplinar de trabalharmos com os colegiados, de Matemática e Geografia".

A professora Antônia Márcia destacou a parceria com a Apae para novos projetos. "Pelo pouco conhecimento que temos, a parceria com pessoas que já estão inseridas no contexto proposto, no caso a Apae, nos direciona. Posteriormente, podemos desenvolver projetos de extensão ou pesquisas e nos capacitar para entender todo esse processo que a Universidade faz parte. Além disso, há também a questão do compromisso social, da necessidade de inclusão na diversidade. São questões que temos obrigação de buscar, entender e participar para boa formação da educação brasileira", diz.


Programação do curso para formação de docentes do Profor



A especialista em Neuropedagogia Leane Reis de Sousa, que lecionará a palestra sobre Deficiência Intelectual e/ou Múltiplas, enfatizou a importância do projeto. "O intuito do curso é mostrar como a Universidade também é um espaço para projetos dentro da área de escolas como a Apae e a Clínica Escola do Autista, que são projetos desenvolvidos para pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla. Os docentes também conhecerão mais a deficiência visual e auditiva dentro da comunidade escolar de Araguaína", pontua.


Saiba mais

No sentido de se implantar uma política de formação docente continuada, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Prograd) instituiu em 2014 o Programa de Formação Docente Continuada (Profor). Concebido como um programa permanente, o Profor pretende contribuir para a difusão de uma prática pedagógica reflexiva, a partir da construção de um diálogo aberto entre docentes, acadêmicos e a gestão do ensino superior na UFT.

I Workshop de Qualificação de Projetos de Pesquisa e Palestras

17.08.2017

Antonio Carlos Ribeiro

O Programa de Pós-Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDire) promove o I Workshop de Qualificação de Projetos de Pesquisa e Palestras.


quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprova o PL 5274/2016

16.08.2017

Antonio Carlos Ribeiro

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou o PL 5274/2016, que cria a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), processo que se dá pelo desmembramento dos câmpus de Araguaína e Tocantinópolis, da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Deputada Federal Josi Nunes (PMDB-TO), relatora do PL 5274/2016

A Reunião Deliberativa Ordinária da Comissão de Educação foi realizada às 10h, com votação e alteração da pauta. O processo usado é a apreciação, com proposição sujeita à Apreciação Conclusiva pelas Comissões (Art. 24 II), com Regime de Tramitação com Prioridade (Art. 151, II, RICD).

O PL 5274/2016 já tinha sido aprovado nas Comissões de Trabalho, de Administação e Serviço Público e de Educação. A partir de agora faltam apenas as Comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Veja a seguir a leitura do voto da Relatora. Deputada Federal Josi Nunes (PMDB-TO), que obteve a aprovação do Parecer.




terça-feira, 15 de agosto de 2017

Publicado resultado final para aluno especial do mestrado em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais

14.08.2017

Lukas Ramos

O Programa de Pós-Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDire) publicou, nesta segunda-feira (14), o resultado final do processo de seleção de alunos especiais. O processo refere-se às aulas do segundo semestre letivo de 2017 para as disciplinas de “Tópicos Especiais em Vulnerabilidade e Dinâmicas Regionais” e “Saneamento Básico e Educação em Saúde”.

Os estudantes selecionados deverão se dirigir à Secretaria da Direção do Câmpus de Araguaína para realizarem suas matrículas. A Secretaria atenderá aos aprovados nos dias 17 e 18 de agosto, das 8h até às 12h e de 14h até 18h.

Maiores informações podem ser obtidas pelo e-mail ppgdire@uft.edu.br.

Duas Chapas disputam o Diretório Central de Estudantes (DCE-UFT)

15.08.2017

Antonio Carlos Ribeiro

O Presidente da Comissão Eleitoral do Diretório Central de Estudantes da Universidade Federal do Tocantins (DCE-UFT), Hudson Nascimento de Sousa Filho (Geografia-Araguaína), explicou que as chapas Uma Universidade: Sete Realidade, e Amanhã há de ser outro dia, que se diz de oposição, foram homologadas em debates realizados de 1 a 7 de agosto.

Hudson Nascimento de Sousa Filho, Presidente da Comissão Eleitoral do DCE-UFT 
(foto: Antonio Carlos Ribeiro) 


Quatro chapas se inscreveram, mas houve duas que não foram homologadas, segundo ele, por terem ferido o Regimento Eleitoral do DCE-UFT, apresentando um candidato em duas chapas distintas, pelo que foram rejeitadas. A Comissão Eleitoral DCE-UFT recebeu apoio de 35 entidades de base, como os Diretórios Acadêmicos e Centros Acadêmicos dos diversos câmpus, com participação prevista no Regimento Eleitoral.

As eleições serão realizadas no dia 5 de setembro de 2017, com os votos sendo depositados em urnas eleitorais em todos os campus da UFT. Sousa Filho informou ainda que neste momento as chapas estão debatendo pautas e elaborando propostas, em seus câmpus e em redes sociais na internet, que logo serão apresentadas aos estudantes. Destacou ainda que o pleito será dirigido pela Comissão de Votação e Apuração (CVA) nos sete câmpus da UFT.