sábado, 3 de fevereiro de 2018

Press Release – Ano 3 – nº 071 – 03 de fevereiro de 2018

Restaurante Universitário
   Cardápio 052 - 5 a 9 fev 2018 bit.ly/2ElxZMp

Pesquisa
   Pesquisa vai traçar perfil dos acadêmicos de Universidades Federais bit.ly/2slKUfH

Edital
   Prêmio Jovem Cientista abre inscrições para selecionar projetos inovadores
   bit.ly/2CbBVgQ

   Curso de Especialização em Sociedade, Gestão Democrática e Trabalho Docente
   bit.ly/2o121On

   PPGL convida para a defesa da tese de Cícero Silva bit.ly/2H5DQad


Antonio Carlos Ribeiro
Reg. Prof. FENAJ 7235

Se desejar ler o Jornal UFT Araguaína acesse informativoarag.blogspot.com.br
Para ler os Press Release, clique no bit.ly/2zQYNVm

Cardápio 052 - 5 a 9 fev 2018

03.02.2018

O cardápio elaborado por Dhycla / Rosimeire Santana e aprovado por Thalita Lin Netto Candido, nutricionista fiscal da UFT, traz o menu de 5 a 9 fev 2018, é:


quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Pesquisa vai traçar perfil dos acadêmicos de Universidades Federais

01.02.2018

Assessoria de Imprensa da Andifes

Andifes e Fonaprace realizam a quinta edição da Pesquisa do Perfil Socioeconômico dos Estudantes das Universidades Federais

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assistência Estudantil (Fonaprace) estão realizando a quinta edição da Pesquisa do Perfil Socioeconômico dos Estudantes das Universidades Federais. Os dados são fundamentais por gerarem subsídios para políticas públicas e diagnóstico de como está constituído o corpo discente das universidades, com a finalidade de auxiliar, também, nas demandas de assistência estudantil. Na última edição da pesquisa, em 2014, quase 15 mil estudantes da UFT (exatos 14.938) participaram respondendo ao questionário. Confira a íntegra da pesquisa aqui.

Os estudantes serão convidados a participar da pesquisa durante o período de matrícula. Ao acessarem as áreas reservadas à realização do registro pessoal, nos respectivos portais de suas universidades, os alunos irão encontrar um banner-convite, com link de acesso ao questionário.



Evolução no perfil

Estudos anteriores, também realizados pela Andifes, mostram a evolução do perfil dos graduandos, considerando os processos seletivos massivos, como o Enem, a criação de mais de 300 câmpus no interior do País e a Lei de Cotas, criada em 2013, e que garantiu o ingresso de 32% dos estudantes que compõem o corpo discente das 63 universidades federais brasileiras. O número de alunos negros quase triplicou de 2003 a 2014. Juntos, negros e pardos já representavam, há três anos, 47,5% do total de estudantes das universidades federais do Brasil.

Os outros levantamentos feitos pela Associação mostram, ainda, que dois terços dos universitários têm origem em famílias com renda média de 1,5 salário mínimo. Os dados desmistificam a ideia de que os alunos de universidades públicas pertencem às camadas sociais com rendas altas.

O secretário executivo da Andifes, Gustavo Balduino, ressalta que os indicadores gerados pela pesquisa também auxiliam no aumento da eficiência da gestão dos recursos públicos destinados às universidades federais.

De acordo com o coordenador do Fonaprace, professor João de Deus Mendes, “a V pesquisa é resultado do aperfeiçoamento das anteriores e servirá de base para redefinição de políticas de assistência estudantis nas Ifes e, sobretudo, como base de dados relevante para pesquisas, bem como instrumentalização na defesa da universidade pública, gratuita, de qualidade e que preconize a assistência estudantil como política de garantia da permanência e êxito desses discentes.”

De acordo com a coordenadora da pesquisa, professora Patrícia Vieira Trópia, a consulta contribui para a melhoria da universidade, assim como para a defesa do “caráter público, gratuito, de qualidade e inclusivo”. (Colaborou Samuel Lima/Dicom-UFT)

terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Prêmio Jovem Cientista abre inscrições para selecionar projetos inovadores

30.01.2018

Carol Barreto (Radioagência Nacional/EBC)

Prêmio Jovem Cientista - Divulgação CNPq (Foto: samuellima)

O Prêmio Jovem Cientista 2018 abriu inscrições, nesta segunda-feira (29), com o tema “Inovações para conservação da natureza e transformação social”.

É uma oportunidade para pesquisadores e estudantes, que buscam soluções inovadoras para o Brasil, realizar seus estudos com o apoio de  bolsas de estudo, que premiam os vencedores.

O primeiro lugar na categoria mestre e doutor ganha R$ 35 mil para fazer sua pesquisa. Na categoria estudante de ensino superior, o prêmio para o vencedor são R$ 18 mil e, na categoria ensino médio, um laptop.

O Prêmio Jovem Cientista surgiu em 1981, sendo uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). Ele conta com a parceria da Fundação Roberto Marinho e o patrocínio do Banco do Brasil e da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.

A inscrição no prêmio pode ser feita no site www.jovemcientista.cnpq.br.

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Curso de Especialização em Sociedade, Gestão Democrática e Trabalho Docente

29.01.2018

O Curso de Especialização em Sociedade, Gestão democrática e trabalho docente é destinado a Profissionais da Educação da rede pública municipal e estadual do Tocantins, da Educação Básica, preferencialmente efetivos. Professores da educação,atuantes em movimentos sociais, na gestão e/ou regência escolar para promover a capacitação voltada à intervenção em Educação Escolar e elaboração de projetos pedagógicos relacionados às demandas do processo de democratização da educação com qualificação teórica, técnica e de gestão, no campo da docência e da produção de conhecimento. 

- O curso de Pós-Graduação é gratuito e terá duração de 18 (dezoito meses), com período de janeiro de 2018 (edital, seleção e demais providências) a junho de 2019. O curso será ministrado 1/3 presencial e 2/3 a distância, com aulas quinzenais, aos sábados, das 08h às 12h e das 14h às 18h, no município de Araguaína/TO. 

-Inscrições: De 16 de janeiro a 31 de janeiro de 2018, aqui.