sábado, 21 de outubro de 2017

Press Release – Ano 2 – nº 060 – 21 de outubro de 2017

Editorial
   500 anos da Reforma Protestante http://bit.ly/2gHzEBP

Restaurante Universitário
   Cardápio 043 - 23 a 27 out 2017 http://bit.ly/2yOO6Cp

Evento
   UFT sedia lançamento e obliteração de selo alusivo aos 500 anos da Reforma
   Protestante http://bit.ly/2xsThEp
 
   Palestra e documentário encerram Seminário sobre Reforma Protestante
   http://bit.ly/2hfgi7F

Debates
   I Ciclo de Debates sobre Direitos Humanos e Cidadania http://bit.ly/2he6Z82

Notícias
   HDT-UFT leva assistência médica ao Assentamento Rio Preto na ação nacional
   Ebserh Solidária http://bit.ly/2ljguXQ

Posse da Reitoria
   Bovolato e Ana Lúcia tomam posse e destacam união para enfrentar os desafios
   http://bit.ly/2hcIsjG

Seminário
   Seminário nacional no Câmpus de Palmas abordará influências da Reforma
   Protestante http://bit.ly/2ljwER3


Antonio Carlos Ribeiro
Reg. Prof. FENAJ 7235

Se desejar ler o Jornal UFT Araguaína acesse informativoarag.blogspot.com.br
Para ler os Press Release, clique no http://bit.ly/2c3rnc7

Editorial - 500 anos da Reforma Protestante

21.09.2017

O lançamento e obliteração do selo alusivo à Reforma Protestante pelos 500 anos da Reforma Protestante na Universidade Federal do Tocantins (1517-2017), ecoará ainda mais fortemente quando tocarem sinos e órgãos, e corais cantarem hinos de louvor em 31 de outubro. 

Haverá alegria e corações jubilosos pelo novo tempo e o transcurso de meio milênio do movimento reformador, em que - especialmente o povo pobre - não mais venderia os poucos pertences para comprarem indulgências e conseguirem acesso à salvação. 

O movimento começou com um ato corajoso de um monge da ordem dos agostinho pretos (cor da batina), Doutor em Teologia e Professor de Bíblica na recém-criada Universidade de Wittenberg, na Saxônia do Príncipe Eleitor Frederico, o Sábio.

Um libelo contra a compra de indulgências para o perdão dos pecados e sua divulgação na porta da Schlosskirche (Igreja do Palácio) em 31 de outubro de 1517, seria lido nas missas de Todos os Santos (01.11) e Finados (02.11), frequentadas por Clero e  Nobreza.

Isso fez que o século XVI iniciado com uma só Igreja, a Católica, terminasse com o acréscimo das Igrejas Luterana, Reformada e Anglicana.

Cardápio 043 - 23 a 27 out 2017

21.10.2017

O cardápio elaborado por Dhycla / Rosimeire Santana e aprovado por
Thalita Lin Netto Candido, nutricionista fiscal da UFT,
traz o menu de 23 a 27 out 2017, é:


sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Palestra e documentário encerram Seminário sobre Reforma Protestante

20.10.2017

Samuel Lima


Teske proferiu palestra sobre uso das comunicações e tecnologias para propagação
da Reforma Protestante (Foto: Samuel Lima/Dicom)

Palestra sobre o uso das tecnologias e comunicação na propagação da Reforma Protestante e um documentário sobre como a arte retratou o movimento foram as últimas atividades do Seminário Nacional Reforma Protestante que ocorre desde a última quarta-feira (18), no Câmpus da UFT em Palmas. A palestra foi conduzida pelo professor Wolfgang Teske, também organizador do evento.

Na noite de quinta-feira, ocorreu palestra sobre as mudanças paradigmáticas que a Reforma provocou na educação e os consequentes impactos na sociedade do século 21, e uma mesa redonda sobre a trajetória do protestantismo no Brasil, especialmente o protestantismo de viés luterano. A palestra foi ministrada pelo reitor da Ulbra, Adriano Chiarani; e a mesa-redonda contou com a participação, além do reitor Chiarani, do capelão do Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra), Renato Hanich; da pastora Soliana Schneider, da igreja evangélica de Confissão Luterana; e do pastor Renato Abadio Romão, da igreja Presbiteriana do Brasil.


Comunicação e tecnologia

Teske, na palestra desta sexta-feira pela manhã, discorreu como Martinho Lutero se utilizou das ferramentas comunicacionais existentes na época para propagar as suas ideias - resumidas nas 95 teses que embasam a doutrina luterana. Falou ainda sobre a contribuição da criação da imprensa, por Gutemberg, para a efetiva propagação dos ensinos de Lutero e também pela divulgação de quadros (pinturas) de cenas bíblicas.

Seguiu-se a exibição de um documentário sobre como as artes plásticas - especialmente a pintura - e a música contribuíram para a propagação das ideias de liberdade para o pensamento crítico, enfatizadas por Lutero.

O Seminário Nacional Reforma Protestante foi realizado pela Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da UFT (Proex), pelo curso de Jornalismo e pelo Núcleo de pesquisa e extensão Comunicação, Imagem e Diversidade Cultural (CID), com apoio dos Correios, Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra) e igrejas luterana e presbiteriana.


Veja outras fotos:







quinta-feira, 19 de outubro de 2017

UFT sedia lançamento e obliteração de selo alusivo aos 500 anos da Reforma Protestante

19.10.2017

Poliana Macedo


Luís Eduardo Bovolato oblitera o primeiro selo comemorativo durante solenidade no
Câmpus da UFT em Palmas (Foto: Yane Ulisses/Divulgação)

O auditório do Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica) no Câmpus da UFT em Palmas foi palco, na noite da última quarta-feira (18) do lançamento e obliteração do selo comemorativo dos Correios em alusão aos 500 anos da Reforma Protestante. O evento ocorreu na programação do Seminário Nacional Reforma Protestante que prossegue nesta quinta e sexta-feiras, no auditório do Bloco C, no Câmpus de Palmas.

A primeira obliteração do selo comemorativo foi feita pelo reitor da UFT, Luís Eduardo Bovolato, na presença do superintendente estadual dos Correios, Daniel Pereira Martins. Também obliteraram selos o reitor do Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra), Adriano Chiarani, e representando as igrejas protestantes de Palmas, o pastor luterano Laudir França da Rosa. Outros 25 selos obliterados foram entregues a representantes eclesiásticos, políticos, acadêmicos e profissionais presentes, homenageados pela organização do evento (veja quadro ao final do texto).

A cerimônia de abertura do Seminário contou com a participação de corais das igrejas presbiterianas e luterana de Palmas. A mesa foi composta pelo reitor da UFT, Bovolato; e da Ulbra, Chiarani. O deputado Paulo Mourão representou o presidente da Assembleia Legislativa, Mauro Carlesse; o juiz de Direito José Ribamar Mendes Júnior representou o Poder Judiciário; a jornalista Gisele Bertollo, presidente da RedeSat, representou o governador Marcelo Miranda; a professora Germana Pires, secretária executiva da Educação de Palmas representou o prefeito Carlos Amastha; o vereador professor Júnior Geo representou o presidente da Câmara de Vereadores da capital, Folha; o superintendente estadual dos Correios, Daniel Pereira Martins; o pastor Laudir França da Rosa, representando as igrejas protestantes da cidade; e o organizador do evento, professor Wolfgang Teske.


Martins e Bovolato após a primeira obliteração do selo comemorativo
(Foto: Yane Ulisses/Divulgação)

Segundo Teske, que é professor do curso de Jornalismo da UFT, a Reforma Protestante vem de um movimento universitário, do desenvolvimento de um espírito crítico. "É isso que a universidade faz. A partir da Reforma houve uma transformação no mundo. É o rompimetno da Idade Média para a Idade Moderna. Trouxe impactos na comunicação, na tecnologia, na economia, na política e na educação, principalmente", disse. Conforme o organizador, o debate durante o Seminário será em torno das influências que este fato passado ainda provoca nos dias de hoje. A programação do evento pode ser conferida na página no Facebook.

O reitor da Ulbra, Adriano Chiarani da Silva, frisou que o evento é importante. "A presença na UFT demonstra um marco, porque a Reforma Protestante começa dentro de uma universidade na Alemanha. Ele discutiu primeiro na academia a questão das indulgências na época". Para ele, a celebração em ambiente universitário reforça o papel destes espaços, que é de provocar reflexões e mudanças, tanto na religião quanto na educação e na cultura.

O superintendente dos Correios, Daniel Pereira Martins, destacou a longeva parceria que a UFT vem mantendo com a instituição nas campanhas natalinas com o acolhimento das cartas enviadas neste período aos Correios. Sobre o lançamento na instituição o superintendente destacou que é da maior relevância ser exatamente no espaço universitário o lançamento, visto que o próprio movimento reformista teve início em ambiente acadêmico. O diretor comercial dos Correios, Samir Silva, complementou destacando que o selo foi também lançado simultaneamente no Brasil e na Alemanha no início do ano.

Para o reitor Luís Eduardo Bovolato, faz parte da política da universidade fechar parcerias com outras instituições de ensino e também abrigar as mais diversas matizes e expressões artísticas e culturais. "Para nós é motivo de alegria e satisfação participar do evento. Isto atende os objetivos da Universidade e é ambiente vibrante e vivo para as mais diversas expressões". Durante sua fala após a abertura do evento o reitor destacou também a importância de Martinho Lutero para a educação e a contribuição da Reforma para os diversos campos do conhecimento.


Programação

O Seminário Nacional tem continuidade nesta quinta-feira com duas palestras a partir das 19h30, no auditório do Bloco C, no Câmpus da UFT em Palmas. A primeira será sobre "A Reforma e a mudança paradigmática da educação, a partir da Universidade de Wittenberg, Alemanha, e seus impactos na sociedade do século 21", com o reitor do Ceulp/Ulbra, Adriano Chiarani. Às 20h30 ocorrerá uma mesa-redonda com o capelão do Ceulp/Ulbra, Renato Hannich, tendo como debatedores a pastora Soliana Schneider, da igreja luterana, e o pastor Renato Abadio Romão, da igreja presbiteriana.
Na sexta-feira (20) ocorrerá às 8h30 a palestra "O uso da tecnologia, dos meios de comunicação e das artes na propagação da Reforma Protestante", com o professor Wolfgang Teske, seguindo-se a exibição de um documentário sobre "A Reforma Luterana através da Arte".


Lista de homenageados com o selo dos 500 anos da Reforma Protestante:

Luís Eduardo Bovolato - reitor da UFT
Adriano Chiarani da Silva - reitor do Ceulp/Ulbra
José Ribamar Mendes Júnior - juiz de Direito - 2º diretor adjunto da Escola Superior de Magistratura Tocantinense (Esmat)
Paulo Mourão - deputado estadual
Gisele Bertollo - jornalista e presidente da RedeSat
Germana Pires - secretária executiva da Educação da cidade de Palmas
Júnior Geo - vereador e professor
Wolfgang Teske - professor e organizador do evento
Dimas Magalhães - pró-reitor de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da UFT, em exercício
Laudir França da Rosa - pastor luterano, representando as igrejas protestantes de Palmas
Gilberto Ferreira Santos - presidente do presbitério do Tocantins da Igreja Presbiteriana
Renato Abadio Romão - pastor geral da Igreja Presbiteriana de Palmas
Soliana Schneider - pastora da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, de Palmas
José Isael Fortunato - pastor da Igreja Evangélica Luterana do Brasil, de Palmas
Sérgio Zelke - pastor da Igreja Evangélica Luterana do Brasil, de Porto Nacional
Diogo Souza Magalhães - pastor da Igreja Batista Metropolitana de Palmas
Francisquinha Laranjeira Carvalho - presidente da Academia Palmense de Letras
Verônica Dantas Meneses - professora da UFT e coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão, Comunicação, Imagem e Diversidade Cultural
Joel Müller - diretor do Colégio Ulbra Palmas
Lucilma Ribeiro de Freitas Romão - diretora do Colégio Mackenzie de Palmas
Renato Hannisch - capelão do Ceulp/Ulbra
Heitor Stanke - capelão do Colégio Ulbra Palmas
Roberto Alves Alencar - capelão do Colégio Mackenzie de palmas
Erna Schultz - regente do Coral da Congregação Evangélica Luterana Cristo Redentor de Palmas
Vânia Madureira - regente do Coral da Igreja Presbiteriana do Brasil de Palmas
Samuel Lima - servidor da UFT, jornalista e coordenador do Ministério de Comunicação da Primeira Igreja Batista de Palmas
Gabriela Letrari - representante discente e acadêmica do curso de Jornalismo
Cecília Muller - Pioneira de Palmas


Confira, abaixo, momentos da solenidade:









I Ciclo de Debates sobre Direitos Humanos e Cidadania

19.10.2017

A Direção do Câmpus de Araguaína convida a tod@s para participarem da mesa redonda sobre o tema Segurança no entorno da UFT/IFTO: Responsabilidade pública, institucional e individual.



O evento tem por objetivo discutir questões de segurança no entorno das duas instituições de ensino e buscar soluções para o problema. O evento será realizado próximo dia 24 de outubro de 2017, às 19h,  no Auditório II, Bloco C, Unidade Cimba.

quarta-feira, 18 de outubro de 2017

HDT-UFT leva assistência médica ao Assentamento Rio Preto na ação nacional Ebserh Solidária

18.10.2017

Daianni Parreira

Localizado no município de Araguaína (TO), há uma distância média de 100 km do centro da cidade, o Assentamento Rio Preto é o local escolhido para receber assistência médica e ações educativas dos profissionais do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT). A ação, intitulada “Ebserh Solidária” será realizada no dia 10 de novembro nos 39 hospitais federais filiados à rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).



As atividades do HDT-UFT contam com a parceria da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Araguaína, e ocorrerá na Escola Municipal José Nogueira. Serão ofertadas 30 consultas de dermatologia, 96 consultas de clínica médica/infectologia, 60 consultas de pediatria, 50 testes rápidos de sífilis e 15 de hepatites com aconselhamentos, além de ações educativas com abordagens sobre doenças infectocontagiosas e higiene bucal. Os atendimentos vão seguir uma triagem realizada pela equipe de saúde da família que atende nessa localidade.

O superintendente José Pereira Guimarães Neto, reforça o principal objetivo da ação. “Esperamos que a população triada com algum dos agravos trabalhados possam ser adequadamente avaliadas, encaminhadas e tratadas em algum serviço de saúde de referência, contribuindo para que haja a integralidade no cuidado ofertado em Rede para esta população”, disse.

Já o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Kleber Morais, destacou a importância da ação. “Além de campo de prática para o ensino, para a pesquisa e para a inovação na área da saúde, os hospitais universitários federais têm a obrigação de oferecer o melhor atendimento de saúde, principalmente para a população que mais precisa. E a descentralização dos serviços oferecidos pela Rede Ebserh vai ao encontro dessa necessidade, ressaltando o caráter solidário e humanizado da saúde”, afirmou.


Saiba mais

A ação Ebserh Solidária trata-se de um mutirão de atendimento de saúde fora do ambiente hospitalar, que visa levar ações de prevenção e promoção da saúde para locais onde as dificuldades de acesso à assistência à saúde são maiores por diversos motivos. A expectativa é de atender a populações em situação de vulnerabilidade social, a pacientes em espera na fila de regulação, moradores de comunidades com grande distância de centro urbanos, além de creches, asilos, escolas e comunidades diversas. Desta vez, o paciente não vai ao hospital, mas o hospital vai ao encontro do paciente.

Serão oferecidos consultas e exames tais como teste para sífilis e HIV, toque retal, exame de mama, teste de glicemia, exame oftalmológico, ultrassonografia, eletrocardiograma, aferição da pressão arterial, dentre outros. Também serão oferecidas ações educativas com foco na prevenção de diversas doenças, orientação quanto à violência sexual, métodos contraceptivos, saúde mental, campanha antitabagismo, e mais. Além disso, a ação será também uma oportunidade de aprendizado para os alunos de graduação e pós-graduação que atuam na área da saúde.


Sobre a Ebserh

Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Ebserh administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo da Rede Ebserh é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

terça-feira, 17 de outubro de 2017

Bovolato e Ana Lúcia tomam posse e destacam união para enfrentar os desafios

17.10.2017

Samuel Lima

Bovolato (e) e Ana Lúcia ficarão à frente da UFT pelo quadriênio 2017-2021
(Foto: Samuel Lima/Dicom)

Os desafios que a Universidade Federal do Tocantins tem à frente devem ser enfrentados com a união de toda a comunidade universitária, tanto gestores quanto integrantes das categorias docente, discente e técnica-administrativa. Esta foi a tônica dos discursos do reitor Luis Eduardo Bovolato e da vice-reitora Ana Lúcia de Medeiros, na Solenidade de Posse da Reitoria e apresentação da Equipe Gestores para o quadriênio 2017/2021. O evento ocorreu no auditório do Centro Universitário Integrado de Ciência Cultura e Arte (Cuica) na noite de segunda-feira (16).

A mesa de abertura do evento foi composta pelo reitor Bovolato, pela vice-reitora Ana Lúcia, pela senadora Kátia Abreu, pelos ex-reitores Alan Barbiero e Márcio da Silveira, a procuradora federal junto à UFT Patrícia Bezerra de Medeiros, os reitores do Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra), Adriano Chiarani da Silva, e da Unitins, professora Suely Cabral Quixabeira Araújo, o técnico administrativo Josafá Maciel e a presidente do Diretório Central dos Estudantes da UFT, Bianca Pereira da Silva. Também estavam presentes autoridades estaduais, municipais e representantes das comunidades acadêmica e da sociedade em geral.


Homenagens

Momento da homenagem póstuma à ex-reitora Isabel Auler
(Foto: Samuel Lima/Dicom)

A solenidade foi marcada por homenagens. Primeiro em memória da ex-reitora Isabel Auler, falecida em maio último. Os filhos, a Dr.ª Cláudia Auler e Renato Auler, receberam a homenagem das mãos do reitor Luis Eduardo Bovolato. Isabel ocupou o cargo de reitora de 14 de julho de 2016 até 1º de maio, já afastada e acometida pelos problemas de saúde surgidos a partir do dia 26 de janeiro deste ano, quando sofreu um Acidente Vascular Cerebral durante viagem a Buenos Aires (Argentina). O reitor Bovolato destacou, em fala no seu discurso, o aprendizado ao lado de Isabel Auler durante o curto tempo de gestão juntos.

Depois de lido o termo de posse do reitor, ocorreu outra homenagem, sendo desta vez da esposa Poliana Bovolato e dos filhos, José Henrique e Giovana, para Luís Eduardo Bovolato; da mesma forma, após ser enbecada pelo reitor, a vice-reitora Ana Lúcia também foi homenageada pelo esposo, o professor Dr. Claudomiro Moura Gomes André.


Discursos

Ana Lúcia frisou que o propósito da UFT é fornecer um ensino de qualidade para os estudantes e tem a responsabilidade de gerar conhecimento para a sociedade. "Sustentada pela coragem que sempre me motivou a seguir em frente, assumo esta gestão ao lado do professor Bovolato com a mesma lucidez que optei pela carreira docente; antes de tudo, sou professora!", disse. Ela enfatizou que a vivência na UFT a fez observar as diversas realidades que compõem a Universidade, "e suas complexidades e desafios que os seus sete câmpus apresentam; isso contribuiu para o desenvolvimento de nossa sensibilidade para os problemas enfrentados por todos nós, seja nos aspectos acadêmicos ou administrativos, como servidores ou estudantes", ressaltando que a busca pela melhoria nas práticas acadêmicas e de gestão deve ser permanente. "Precisamos estar unidos integrando nossos para defender esta instituição social tão importante para a sociedade brasileira - a universidade pública; exige de cada um de nós, espírito de luta, de união, de respeito, sensibilidade, serenidade, compreensão, construção, de muita organização e trabalho", pontuou.

Mesa da solenidade de posse com equipe gestora para 2017-2021
(Foto: Samuel Lima/Dicom)

O reitor Luís Eduardo Bovolato destacou, em seu discurso, o apoio às propostas e ao Plano de Gestão por meio da consulta eleitoral. "Somos uma universidade jovem, marcada por um grande e relevante crescimento. Temos hoje uma excelente produção científica, destacando-se entre as universidades federais da região Norte e, certamente, junto com a formação de profissionais em várias áreas do conhecimento, temos contribuído significativamente para o desenvolvimento desta nação". Bovolato ressaltou o pioneirismo da UFT na aplicação das cotas para indígenas e quilombolas para o acesso ao ensino público, "trazendo para a UFT um pouco da cara do povo tocantinense". Ressaltou o cenário econômico difícil por que passa o país, mas enfatizou que "não se constrói uma grande nação sem a valorização da Educação em todos os seus níveis, e nem tampouco aportar investimento em ciência, tecnologia e inovação. Quero convidar a todos para esta grande empreitada, sermos a instituição protagonista dos grandes temas do Tocantins e do Brasil". Encerrou sua fala dedicando o momento solene à memória da ex-reitora Isabel Auler e enfatizando que a gestão não é feita apenas pelo reitor e vice-reitora, mas por todos os membros da comunidade universitária.

Após a solenidade, Bovolato e Ana Lúcia cumprimentaram os presentes no hall do Cuica. Confira a íntegra da solenidade as imagens da solenidade na galeria abaixo e no vídeo da cerimônia, que foi transmitida ao vivo pelas redes sociais oficiais da Universidade no Facebook e no Youtube e também pela Rádio UFT FM.


Assista a íntegra da Cerimônia de Posse:




Veja as fotos da Cerimônia:












segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Seminário nacional no Câmpus de Palmas abordará influências da Reforma Protestante

16.10.2017

Samuel Lima

Evento começa na quarta com lançamento de selo e segue até dia 20

Cartaz do Seminário Nacional Reforma Protestante

As influências da Reforma Protestante no mundo ocidental são o foco do Seminário Nacional Reforma Protestante, que será realizado de 18 a 20 de outubro no Câmpus da UFT em Palmas. A inscrição no evento é gratuita e pode ser feita no próprio local, no auditório do Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica), a partir das 19h30 no dia 18. Na abertura oficial ocorrerá o lançamento e obliteração do selo comemorativo dos Correios em alusão aos 500 anos da Reforma.

O coordenador do evento, professor Wolfgang Teske, enfatizou que a Reforma é um momento marcante na história ocidental. "A Reforma é um movimento universitário com implicações sócio-políticas e culturais que encaminhou a sociedade para o que denominamos de mundo moderno. Aquilo que entendemos como 'modernidade' ou 'mundo moderno' é, em boa parte, fruto da Reforma Protestante", pontua. O evento é realizado pela Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da UFT (Proex), pelo curso de Jornalismo e pelo Núcleo de pesquisa e extensão Comunicação, Imagem e Diversidade Cultural (CID), com apoio dos Correios, Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra) e igrejas luterana e presbiteriana.


Selo

Selo 500 Anos Reforma Protestante (Reprodução: Correios)

Durante a solenidade será feito o lançamento e obliteração do selo comemorativo dos correios em referência aos 500 anos da Reforma Protestante. Produzido em parceria com o serviço postal da Alemanha, a peça filatélica tem a mesma imagem do precursor da Reforma Protestante - Martinho Lutero - para as duas edições (brasileira e alemã) com diferenças apenas no idioma. A criação do selo é da artista alemã Antonia Graschberger e traz o retrato mais conhecido de Lutero. Com valor facial de R$ 4,15, o selo pode ser adquirido em todas as agências dos Correios e também na loja virtual, no endereço dos Correios na internet.


Programação

A programação do Seminário é composta por palestras e mesa-redonda, conforme se pode conferir nas imagens reproduzidas na galeria abaixo. Entre os temas abordados está a mudança paradigmática da educação a partir da Universidade de Wittemberg, Alemanha, e seus impactos na sociedade do século 21; a trajetória da origem do protestantismo ao século 21; e o uso da tecnologia, dos meios de comunicação e das artes na propagação da Reforma Protestante; além da exibição de um documentário sobre a Reforma Luterana através da Arte.






Saiba mais

No dia 31 de outubro de 1517, o doutor Martinho Lutero afixou 95 teses na porta da igreja do Castelo de Wittenberg, na Alemanha. Com este gesto, ele contestou e se posicionou de forma severa contra o comércio do perdão de pecados, o que ocorria em forma de indulgências, ao afirmar que qualquer pessoa era justificada unicamente pela fé em Jesus Cristo. Ali nasce o tripé de toda a teologia protestante: somente pela fé, somente pela graça e somente pela Escritura. A igreja Católica Romana, diante da não retratação de Lutero, o julgou como herege e o excomungou da igreja. Em seguida, articulou com o imperador Carlos V, do Sacro Império Romano Germânico a julgar Lutero como um proscrito, um fora da lei e, a partir daquele momento qualquer pessoa poderia matá-lo, sem temer qualquer punição. O resultado foi diferente do que o esperado, pois a Reforma causou uma ruptura com toda a prática da Idade Média e traçou um novo cenário na Europa e no mundo ocidental, não só no aspecto religioso e eclesiástico, mas também, nas áreas da economia, da política, das artes, da tecnologia, da cultura e da educação.