sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Oficinas para os alunos da Educação Básica - Relação Universidade e Escola

07.10.2016

Nelly Almeida

Empolgação era o que se via no rosto dos alunos da escola estadual Campos Brasil, ao entrarem na sala, após um breve passeio pelo câmpus da UFT- Câmpus Araguaína. 

A Técnica Eliezilda Souza, da Secretaria Acadêmica da UFT-Araguaína, explica aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e 2º ano do Ensino Médio as formas de ingresso no Ensino Superior.
(Foto: Matheus Pires Cardoso/UFT)

Eliezilda Oliveira de Souza fez uma breve abordagem aos alunos para que eles estendam melhor a forma de ingresso na universidade. Os alunos presentes em sua maioria do 2° ano do Ensino Médio e do 9° ano do Ensino Fundamental demonstraram interesse na abordagem, tirando dúvidas e falando sobre os cursos disponíveis no momento.

Alunos dos Ensinos Fundamental e Médio acompanham a exposição.
(Foto: UFT/ Matheus Pires Cardoso) 

Em seguida os alunos foram divididos em dois grupos, parte destinados a oficina ‘A’ e a outra parte para a oficina ‘B’.

O objetivo da oficina ‘A’ era ensinar através de Origami o conteúdo de poliedros regulares, os origamis são produzidos pelos alunos, e através desse objeto é possível  trabalhar a divisão e o conteúdo geométrico, além de facilitar o reconhecimento dos elementos dos óliedros: faces, arestas e vértices. A oficina foi coordenada por Jayane Neres, Davi Oliveira e Rute Ferreira, todos graduando pela UFT-Araguaína.

Já a Oficina ‘F’, foi bem dinâmica. Kelson Araújo, aluno do curso de Matemática, expôs uma lenda e através dela introduziu um jogo da Torre de Hanói. 

A atividade tinha como objetivo ensinar os alunos a trabalhar com potência. A partir de uma fórmula para o cálculo dos movimentos possíveis de suas torres. Os alunos mostraram grande satisfação em relação as oficinas.

0 comentários:

Postar um comentário