segunda-feira, 3 de outubro de 2016

UFT promove treinamento para editores e diagramadores das Revistas

03.10.2016

Antonio Carlos Ribeiro

Araguaína - A atualização do modelo de diagramação das Revistas da Universidade Federal do Tocantins (UFT) é a razão do curso para editores e diagramadores, ministrado pela jornalista e professora MSc. Poliana Macedo de Sousa, que atua na Assessoria de Projetos de Pesquisa e Portal de Periódicos, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq).

O treinamento ministrado nos dias 3 e 4 de outubro visa aprimorar o processo de diagramação já aplicados pela Revista Tocantinense de Geografia (RTG), do Curso de Geografia, e pela Escritas, do Curso de História, e implantá-lo na revista EntreLetras, do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL).





A reformulação da plataforma que abriga o Portal da UFT, passou do modelo OJS 2.4 para o OJS 3.0, proporcionando aos leitores um layout mais suave, intuitivo e que facilita identificar normas e artigos.

O curso ajuda o editor a lidar com a escolha dos indexadores, o combate ao plágio e a identificação de 'escritores fantasmas', além de ajudar na configuração para o acesso ao novo portal, nos passos para a editoração, na adoção da ferramenta D.O.I. para periódicos, identificador que desperta a atenção dos avaliadores do sistema Qualis.

RTG, Escritas e EntreLetras: publicações mais antigas e acessadas da UFT

Poliana Sousa (à dir.) treina editores e diagramadores das publicações da UFT-Araguaína
(UFT-Antonio Ribeiro)

O esforço de aprimoramento da plataforma e do sistema de postagem de artigos - que integram a política de atualização das revistas - se justificam por serem a RTG, a Escritas e a EntreLetras consagradas por seu tempo de publicação e alta acessibilidade.

A decisão de adotar o sistema de arquivamento em bases internacionais se impõe pela necessidade de segurança digital, pela liberdade dos editores na escolha do Banco de Dados e pelo fortalecimento das revistas já existentes, que ajudam a elevar a avaliação das publicações da UFT pelo sistema Qualis.

O empreendimento desafia os editores a se esmerarem no uso do tempo, na disposição e na curiosidade para irem atrás de novidades, e a estimularem a dedicação dos docentes e pós-graduandos para assumirem suas revistas, especialmente na publicação dos relatórios de pesquisa, superando a prática de enviá-los apenas a outras publicações.

0 comentários:

Postar um comentário