sábado, 8 de julho de 2017

Press Release – Ano 2 – nº 045 – 08 de julho de 2017

Editorial
   UFNT já tem Relatório e Parecer da Comissão de Educação http://bit.ly/2uUELDN

Notícias
   Projeto visa otimizar o ganho de peso e o abate precoce do gado http://bit.ly/2tqJ23J

   UFT oferta 873 vagas no Processo Seletivo Complementar 2017/2 http://bit.ly/2trkSpK

   Aberta seleção simplificada para Aluno Especial no Mestrado em Sanidade Animal
   e Saúde Pública nos Trópicos http://bit.ly/2uB6UA6

Serviço Social
   Debate sobre o envelhecimento é o tema da III Tertúlia Dialógica da UMA
   http://bit.ly/2uUDLzr

Edital
   Prazo de inscrições para seleção de aluno especial do PPGSaspt encerra nesta
   sexta-feira http://bit.ly/2sXDV7A

   PPGSaspt publica a abertura do Edital 005/2017 http://bit.ly/2u2iVlo
 
   PPGL publica a abertura do Edital 014/2017 http://bit.ly/2u2maJy

   PPGCult publica a abertura do Edital 021/2017 http://bit.ly/2sA6pVM

Defesa
   PPGCat convida para banca de mestrado http://bit.ly/2trEVo1

UFNT
   Deputada Federal Josi Nunes divulga Relatório e Parecer sobre criação da UFNT
   http://bit.ly/2uUXb7s

Restaurante Universitário
   Cardápio 027 03 a 07 jul 2017 http://bit.ly/2tAe1Jn


Antonio Carlos Ribeiro
Reg. Prof. FENAJ 7235

Se desejar ler o Jornal UFT Araguaína acesse informativoarag.blogspot.com.br
Para ler os Press Release, clique no http://bit.ly/2c3rnc7

Editorial - UFNT já tem Relatório e Parecer da Comissão de Educação

08.07.2017

A divulgação do Relatório e Parecer da Deputada Federal Josi Nunes, Relatora do Projeto de Lei 5274/2016 na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, esta semana, faz avançar o processo de criação da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT).

A primeira a aprovar relatório e parecer é a Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP). A segunda, a Comissão de Educação CE), que debateram o mérito. Faltam a Comissão de Finanças e Tributação (CFT), que analisa a dequação financeira e orçamentária; e a Comissão de Constituição, Justica e de Cidadania (CCJC), que examina a constitucionalidade e juridicidade.

Os dois campi que se desmembram da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e se unem para fomar a UFNT são os de Araguaína e Tocantinópolis. A Comissão de Criação da UFNT tem trabalhado arduamente, da proposta à Audiência Pública, com a participação de discentes, docentes, diretores, e autoridades políticas da região.

O surgimento de emenda que agregava outros campi  provocou reações e nova rodada de negocições, que resultaram na proposta de inclusão dos municípios de Guaraí e Xambioá, pela aceitação parcial da Emenda 1/2017-CE.

Agora é aguardar a aprovação na CE, remeter o PL às Comissões de Finanças e Tributação, e de Constituição, de Justiça e de Cidadania. As comunidades acadêmicas vivem a expectativa da conclusão e implementação.

Até aqui chegamos!

quinta-feira, 6 de julho de 2017

Projeto visa otimizar o ganho de peso e o abate precoce do gado

06.07.2017

Caroline Falcão 

Gado estudado no projeto em confinamento no pasto. (Foto: Caroline Falcao/UFT)

Com o objetivo de promover a difusão de tecnologias inovadoras para a fase de recria do gado bovino, com sustentabilidade, a Universidade Federal do Tocantins (UFT), em parceria com empresas do seguimento do agronegócio em nutrição animal, realizou apoio técnico e científico na condução de um projeto piloto demonstrativo do sistema intensivo de produção de bovinos a pasto.

O trabalho foi realizado em uma propriedade particular a 13 km do município de Araguaína, norte do Tocantins, no período chuvoso (janeiro a junho de 2017). Durante a condução da vitrine tecnológica foram realizadas várias visitas técnicas com produtores e, ao término, foi fechada com o evento Café no Campo, onde foram divulgados os resultados para pecuaristas, técnicos, estudantes e imprensa.

Projeto sendo apresentado aos produtores em Araguaína. (Foto: Curso de Zootecnia/UFT)

Para o professor Elcivan Bento da Nóbrega, especialista em pastagens  da UFT, o foco do projeto foi reduzir o tempo de duração da fase de recria do gado, visando à antecipação da fase de engorda e a oferta de garrotes de melhor valor agregado, para permitir girar mais rápido o capital investido na atividade, o que pode resultar em maior lucro para o pecuarista.

"Aqui na região a fase de recria costuma durar ao redor de 18 meses e a intenção com o projeto foi diminuir para 6 a 8 meses. Aí os animais estarão prontos para entrarem na última fase, a de engorda, que pode ser feita no pasto ou em confinamento, quando então são comercializados para o abate", explica.

O professor ressalta ainda que para a implantação do projeto foi necessário para realizar a melhoria da fertilidade do solo e o estabelecimento da pastagem com uma forrageira de alto potencial de produção (capim Mombaça). "Nós tratamos o pasto como uma lavoura, corrigimos o solo, adubamos e manejamos para permitir uma alta lotação animal e qualidade na forragem consumida. Além disso, os animais receberam uma suplementação proteica energética e, com esse manejo, conseguiram atingir o ganho médio diário de 767g", destaca Elcivan. 

Produtores em visita ao local do projeto. Foto: Curso de Zootecnia/UFT)

“Os resultados obtidos no projeto são animadores, pois revelaram que esse sistema de produção pode ser mais rentável, frente a outros sistemas de produção primária, como por exemplo, os de soja, cana-de-açúcar e eucalipto, que demandam grandes investimentos de capital, maiores áreas de terra e nível de risco financeiro maior. A produtividade animal alcançada foi de 46 arrobas por hectare em 180 dias, enquanto a média brasileira situa ao redor de 4 arrobas por hectare no ano”,  finalizou.

As características gerais do projeto, seus índices de produtividade bem como alguns indicadores econômicos podem ser vistos no quadro abaixo:

1 Considerando 50% de rendimento de carcaça.
2 Considerando o valor de venda da @ a R$ 125,00.

Debate sobre o envelhecimento é o tema da III Tertúlia Dialógica da UMA

06.07.2017

Domingas Monteiro

A Universidade da Maturidade de Araguaína (UMA) promove a III Tertúlia Dialógica da Universidade Maturidade e o II Encontro dos Egressos da UMA Araguaína, propondo a reflexão dos diversos temas relativos ao envelhecimento. O evento "Contornados pela afetividade", realizado no dia 30 de junho, das 8h às 17h, na Chácara Neide Gomes, teve como conferencista a professora Neila Barbosa Osório.



Evento que tem como objetivo promover o encontro cultural e educativo entre os participantes da UMA, seus familiares e amigos, a Tertúlia é realizada anualmente, desde 2015, proporcionando um momento de integração entre eles e o compartilhamento de ideias e experiências.



Os discursos dos participantes destas "Tertúlias" apontam para a relevância da reflexão sobre a própria vida e, em cada momento compartilhado, no qual é demonstrada a emoção na troca de experiência e que por meio do diálogo igualitário o conhecimento pode ser sempre compartilhado.


Prazo de inscrições para seleção de aluno especial do PPGSaspt encerra nesta sexta-feira

06.07.2017

Lukas Ramos

Encerra nesta sexta-feira (7) o período de inscrições para seleção de aluno especial do Programa de Pós-Graduação em Sanidade Animal e Saúde Pública (PPGSaspt), para o curso de Mestrado. As inscrições devem ser realizadas pessoalmente na coordenação do PPGSaspt, no Câmpus da UFT em Araguaína.

São disponibilizadas 14 vagas distribuídas em quatro disciplinas. Cada aluno especial pode cursar no máximo duas disciplinas, sendo uma disciplina por semestre. Poderão  inscrever-se graduados nas áreas de  Ciências  Agrárias, Biológicas ou da Saúde e alunos regularmente matriculados em outros cursos de pós-graduação stricto sensu da UFT ou de outras instituições, desde que reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

PPGCat convida para banca de mestrado

06.07.2017


quarta-feira, 5 de julho de 2017

Deputada Federal Josi Nunes divulga Relatório e Parecer sobre criação da UFNT

05.07.2017

Antonio Carlos Ribeiro

A Deputada Federal Josi Nunes, Relatora do Projeto de Lei 5274/2016 na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, divulgou nesta quarta-feira, dia 5, o Relatório e o Parecer sobre a criação da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), a ser apresentado e debatido em Reunião Plenária desta Casa Legislativa.



Seguem a íntegra do Relatório e do Parecer:










Fonte: http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=1576195&filename=Tramitacao-PRL+1+CE+%3D%3E+PL+5274/2016

terça-feira, 4 de julho de 2017

UFT oferta 873 vagas no Processo Seletivo Complementar 2017/2

03.07.2017

Paulo Teodoro

Participantes do Enem 2015 e 2016 podem participar; inscrições seguem até dia 1º de agosto.

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) publicou, nesta segunda-feira (03), a segunda edição do Processo Seletivo Complementar 2017/2 que visa preencher as vagas remanescentes dos cursos de graduação que não foram ocupadas em seleções anteriores ou por motivos de remanejamentos, desistências e cancelamentos. São ofertadas 873 vagas, distribuídas entre 35 cursos de cinco câmpus da UFT.

As inscrições começam no dia 10 de julho e terminam no dia 01 de agosto, e devem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do endereço https://sistemas.uft.edu.br/psc201722. A seleção é gratuita e pode participar do Processo qualquer pessoa que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos anos de 2015 e 2016, e não é preciso ter se inscrito no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Todas as informações podem ser conferidas no edital nº 97/2017. 

As vagas estão distribuídas em três modalidades de concorrência: Ampla Concorrência, Ações Afirmativas da UFT (Indígena e Quilombola) e Lei 12.711 (Sistema de Cotas para estudantes oriundos de escolas públicas). A avaliação do PSC considera o desempenho no Enem, analisando as notas em cada umas das quatro prova objetivas e da redação, de acordo com o peso de cada área de conhecimento no curso em que o candidato deseja se inscrever.

A UFT disponibilizará esquipamentos e acesso à internet aos candidatos em pontos nos sete câmpus - em destaque Araguaína - para que possam efetuar suas inscrições em dias úteis nos endereços abaixo: 

Câmpus         Contato                                       Endereço                                              Horário       
 Araguaína     diraraguaina@uft.edu.br           Av. Paraguai, s/n – esquina com R.      8h30-11h30  
                      Fone: (63) 3416 –5610/5602     Uxiramas Setor Cimba (Labin)            14h30-17h30

                     
Processo Seletivo Complementar - 2ª edição

O PSC 2017/2 - 2ª edição terá três chamadas e a previsão é que o resultado geral e a 1ª chamada saiam no dia 10 de agosto e que a matrícula dos primeiros convocados ocorra nos dias 17,18 e 21 do mesmo mês. Mais informações podem ser obtidas na Prograd por meio do telefone (63) 3232-8032 ou pelo e-mail prograd@uft.edu.br.

PPGSaspt publica a abertura do Edital 005/2017

04.07.2017

Lukas Ramos

O Edital de abertura foi retificado com alterações no quadro de vagas ofertadas para os discentes especiais. Para acessá-lo clique aqui. Mais informações sobre o processo de inscrição estão especificadas no Edital nº 005/2017, principalmente no item 3.

PPGCult publica a abertura do Edital 021/2017

04.07.2017

O Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território (PPGCult) publica o Processo de Seleção para Aluno Regular–Programa QUALI+ (Edital N° 021/2017–PPGCULT) com entrada prevista para o 2º semestre de 2017.

Veja no link abaixo:

http://docs.uft.edu.br/share/s/tLgibG2XTnKrR7ZtlpJijw

segunda-feira, 3 de julho de 2017

PPGL publica a abertura do Edital 014/2017

01.07.2017

O Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) publica o Processo de Seleção para Aluno Regular–Programa QUALI+ (Edital 014/2017-PPGL), com entrada prevista para o 2º semestre de 2017.

Para acessar clique em: 

Visitem a nova página do PPGL: uft.edu.br/ppgl

Cardápio 027 03 a 07 jul 2017

03.07.2017
O cardápio elaborado por Dhycla / Rosimeire Santana e aprovado por
Thalita Lin Netto Candido, nutricionista fiscal da UFT,
traz o menu de 03 a 07 jul de 2017, é:

2ª-feira - dia 03




Prato principal
coxa e sobrecoxa assada

Salada
 alface c/ acelga
beterraba ralada
repolho com tomate

Guarnições
purê de batata doce
cenoura a primavera com brócolis
arroz branco
feijão carioca

Suco
laranja

Sobremesa
pé de moleque

Opção vegetariana
ovos c/ cebolinhas


3ª-feira - dia 04




Prato principal
file de frango

Salada
alface
acelga com tomate
repolho roxo c/ rúcula

Guarnições
quibe de abóbora
macarrão ao molho branco (pene)
arroz branco
feijão carioca

Suco
caju

Sobremesa
tangerina

Opção vegetariana
panqueca a primavera


4ª-feira - dia 05


Prato principal
peixe assado (caranha)

Salada
acelga c/ couve
tomate c/ pepino
beterraba cozida

Guarnições
batata sauté
pirão de peixe
arroz branco
feijão carioca

Suco
acerola

Sobremesa
prestígio

Opção vegetariana
ovos cozidos c/ orégano


5ª-feira - dia 06


Prato principal
torta de carne moída

Salada
alface
acelga c/ tomate
repolho branco c/ rúcula

Guarnições
berinjela refogada
purê de batata
arroz branco
feijão carioca

Suco
limão

Sobremesa
banana

Opção vegetariana
farofa de abobrinha e pts


6ª-feira - dia 07


Prato principal
iscas de carne grelhada

Salada
 tabule
tomate c/ couve e repolho roxo
cenoura ralada

Guarnições
    macarrão sugo
ratatouile (berinjela, abobrinha, tomate, cebola, azeite, orégano)
arroz branco
 feijão preto

Suco
goiaba

Sobremesa
laranja

Opção vegetariana
quibe de abobora

domingo, 2 de julho de 2017

Aberta seleção simplificada para Aluno Especial no Mestrado em Sanidade Animal e Saúde Pública nos Trópicos

30.06.2017

Patrícia Paiva

Estão abertas a partir desta sexta-feira (30), as inscrições para participar da seleção simplificada para Aluno Especial do Programa de Pós-Graduação em Sanidade Animal e Saúde Pública nos Trópicos (PPGSaspt). O edital foi publicado na quinta-feira (29) pelo Programa. As inscrições ficam abertas até o dia 7 de julho, das 8h às 11h30.

Para esta seleção, são ofertadas 14 vagas distribuídas em quatro disciplinas. O Programa permite ao discente especial cursar o total máximo de duas disciplinas do curso, sendo uma disciplina por semestre, estando sua permanência, nesta condição, limitada a dois períodos letivos regulares, consecutivos ou não.

Poderão inscrever-se portadores de diploma de graduação nas áreas de Ciências Agrárias, Biológicas ou da Saúde e alunos regularmente matriculados em outros cursos de pós-graduação Stricto Sensu da UFT ou de outras instituições, desde que reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Saiba mais sobre a taxa de inscrição, bem como documentação necessária e demais exigências no edital.


Outras seleções abertas

Ainda em Araguaína, os interessados em participar da seleção para aluno especial no Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal Tropical (PPGCat) têm até a próxima sexta-feira (7) para se inscrever. O PPGCat oferece, nesta seleção, 34 vagas distribuídas em oito disciplinas. No edital é possivel conferir mais informações sobre a seleção.