quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Chamadas de programas internacionais da Capes têm inscrição até 19 de janeiro

11.01.2018

Coordenação de Comunicação Social (CCS/CAPES)

Os editais para os programas de Professor Visitante (PVE), Pós-doutorado, e Doutorado-pleno, chamadas que contemplam bolsas no exterior pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), têm inscrição até o dia 19 de janeiro de 2018. Para estarem aptos, os candidatos deverão observar os requisitos descritos em cada edital.


Professor Visitante

O Programa tem como objetivo oferecer bolsa no exterior para a realização de estudos avançados após o doutorado e destina-se a pesquisadores ou docentes que possuam vínculo empregatício com instituição brasileira de ensino ou pesquisa. São duas categorias de bolsa: Júnior, para professor ou pesquisador, com vínculo empregatício, que possua até doze anos de doutoramento; ou Sênior, para professor ou pesquisador, com vínculo empregatício, que possua mais de doze anos de doutoramento.

Serão concedidas até 200 bolsas, sendo 100 para cada categoria. A duração da bolsa será definida na concessão, com base na duração aprovada pelas instituições de origem e de destino e o cronograma de execução do projeto proposto, podendo variar entre quatro e 12 meses, prorrogáveis por até seis meses, sem ônus para a Capes, desde que autorizado pela instituição empregadora e pela Capes.


Pós-doutorado

O Programa oferta bolsas para a realização de estudos avançados fora do Brasil posteriores à obtenção do título de doutor e destina-se a pesquisadores ou docentes com menos de oito anos de formação doutoral e que não possuam vínculo empregatício. Não são aceitas inscrições de estudantes em fase de conclusão de curso.

Para essa modalidade, serão concedidas até 100 bolsas. A duração da bolsa será definida na concessão com base na duração aprovada pela instituição de destino e o cronograma de execução do projeto proposto, podendo variar de seis a 12 meses, prorrogáveis por até seis meses, sem ônus para a Capes, desde que autorizado pela instituição empregadora e pela Capes.


Doutorado-pleno

O Programa tem a finalidade de oferecer bolsas de doutorado-pleno como alternativa complementar às possibilidades ofertadas pelo conjunto dos programas de pós-graduação no Brasil. Este edital ofertará até 100 bolsas inicialmente concedidas por um período de, no máximo, 12 meses. A renovação da concessão é condicionada ao desempenho acadêmico satisfatório do(a) estudante. A duração total da bolsa de doutorado-pleno no exterior será definida com base na duração aprovada pela instituição de destino e cronograma de execução do projeto proposto, não podendo ultrapassar 48 meses, com vigência até o mês de defesa da tese.

Para os(as) candidatos(as) selecionados(as) que já estejam realizando o doutorado no exterior, será deduzido da duração total da bolsa o tempo já cumprido com o curso antes da concessão da bolsa, considerando o início das atividades acadêmicas informadas pela instituição à qual estão vinculados. Caso o doutorado não seja concluído dentro do período de concessão, poderá ser requerida pelo bolsista a extensão da permanência no exterior, sem ônus para a Capes, por no máximo 12 meses. O requerimento será analisado, desde que devidamente fundamentado, e a autorização excepcional da agência para permanência no exterior dependerá de comunicação expressa ao bolsista nesse sentido.
Todos os editais têm previsão de início dos estudos a partir de agosto a novembro de 2018.

Acesse aqui os editais:

Edital 45/2017 – Professor Visitante no Exterior

Edital 46/2017 – Pós-doutorado no Exterior

Edital 48/2017 – Doutorado-pleno no Exterior

terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Estudante do Curso de Zootecnia da UFT-Araguaína é um dos 100 classificados para supervisor trainee da Perdigão-Sadia

09.01.2018

O aluno Wanderson Pereira da Silva, do 9º período do curso de Zootecnia da UFT, informou ter sido classificado entre os 100 supervisores trainee no setor de aves da BRF (Perdigão/Sadia).



A seleção é nacional e envolveu cerca de 5000 candidatos concorrendo a 100 vagas distribuídas entre as unidades de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e interior de São Paulo para as áreas de manutenção, industrializados, suínos, aves e fábrica de ração.

O estudante do Campus de Araguaína foi selecionado para atuar como supervisor trainee no setor de aves da BRF unidade de Mineiros-GO, especificamente no frigorífico.

A empresa é considerada uma das maiores companhias de alimentos, líder na exportação de proteína animal e que chega a produzir para mais de 120 países nos cinco continentes.

Os candidatos para a vaga de supervisor trainne, além de estarem na fase final do curso de graduação, precisaram comprovar habilidades com liderança, gestão e potencial de atuação. 

De acordo com a empresa, os supervisores trainee terão uma plataforma de desenvolvimento para que, ao final do período de 1 ano, estejam prontos para serem efetivados como supervisores em uma de suas plantas produtivas. Terão acompanhamento dos melhores profissionais da empresa e participarão de treinamentos  e capacitação de liderança.

Além disso, terão seus projetos avaliados a cada seis meses, uma forma de garantir seu aprofundamento  técnico dentro do processo produtivo.

segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Bolsa permanência abre inscrições para estudantes aprovados na análise socioeconômica do sistema Cubo

08.01.2018

Elini Oliveira

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proest) publicou  o Edital do Programa Bolsa Permanência (PAP). A oportunidade oferece bolsas no valor de R$ 400,00 mensais a estudantes que se encaixem nos requisitos especificados no Edital. Os recursos advêm do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), do Governo Federal.

Para concorrer é preciso que o estudante esteja com a situação de análise socioeconômica deferida no Sistema Cubo. As inscrições  serão realizadas de maneira online. O prazo vai desta segunda-feira (8) até dia 11 de fevereiro de 2018. O resultado está previsto para ser divulgado no dia 19 de fevereiro.

Sistema Cubo (Foto: Daniel dos Santos)

O Programa de Auxílio Permanência é uma política pública que  consiste na oferta de auxílio  financeiro  visando  à  permanência  dos estudantes  dos  cursos  de  graduação  presencial da  UFT em  situação  de  vulnerabilidade  socioeconômica, colaborando para  a  melhoria  do desempenho acadêmico, redução dos índices de retenção e evasão decorrentes da insuficiência de condições financeiras e para a promoção de sua inclusão social.Por meio deste processo seletivo poderão ser selecionados um total de até 1.100 (um mil e  cem)  estudantes de   graduação  presencial da  UFT,  conforme  classificação  do Índice  de Vulnerabilidade  Socioeconômica e  de  acordo  com  a  disponibilidade  orçamentária  da Universidade.