sábado, 4 de novembro de 2017

Press Release – Ano 2 – nº 062 – 04 de novembro de 2017

Editorial
   XIV SEMAT-V EREM e IV Seminário Integrado ocupam o Câmpus de Araguaína
   http://informativoarag.blogspot.com.br/2017/11/editorial-xiv-semat-v-erem-e-iv.html

Seminário
   VI Seminário Bem Viver Indígena
   http://informativoarag.blogspot.com.br/2017/10/vi-seminario-bem-viver-indigena.html

Restaurante Universitário
   Cardápio 045 - 06 a 10 nov 2017
   http://informativoarag.blogspot.com.br/2017/11/cardapio-045-06-10-nov-2017.html

Evento
   Lutero e a gestão da educação pública de qualidade
   http://informativoarag.blogspot.com.br/2017/10/lutero-e-gestao-da-educacao-publica-
   de.html

   Encontro de coordenadores de cursos de Graduação e Pós-Graduação da UFT inicia
   nesta segunda
   http://informativoarag.blogspot.com.br/2017/10/encontro-de-coordenadores-de-cursos-
   de.html

   IV Enconsert reúne servidores da UFT em Araguaína
   http://informativoarag.blogspot.com.br/2017/10/iv-enconsert-reune-servidores-da-uft-
   em.html

Notícias
   HDT-UFT apresenta resultados de boas práticas na gestão hospitalar em dois eventos
   nacionais http://informativoarag.blogspot.com.br/2017/10/hdt-uft-apresenta-resultados-
   de-boas.html

   Professora do curso de Letras de Araguaína lança seu segundo livro
   http://informativoarag.blogspot.com.br/2017/10/professora-do-curso-de-letras-de.html

Avaliação
   ProfLetras é tem conceito 4 na Avaliação Quadrienal CAPES
   http://informativoarag.blogspot.com.br/2017/10/profletras-e-tem-conceito-4-na.html

Antonio Carlos Ribeiro
Reg. Prof. FENAJ 7235

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Editorial - XIV SEMAT-V EREM e IV Seminário Integrado ocupam o Câmpus de Araguaína

04.11.2017

Dois eventos de impacto ocorrem simultaneamente na Universidade Federal do Tocantins. Trata-se da Semana Acadêmica da Matemática e do Encontro Regional de Educação Matemática, de um lado; e do IV Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura, na parceria Araguaína-Tocantinópolis, que abarcam os Programas Especiais em Educação, de outro.

O primeiro envolve o segundo maior curso do Câmpus de Araguaína, em número de alunos, participando de conferências, mesas redondas e minicursos ministrados por docentes convidados, professores do curso e outras áreas, e discentes. Esse evento sempre traz novidades nas áreas de novos conhecimentos, ferramentas tecnológicas e experiências didáticas.

O segundo integra Programas como o PIBID, PIBIC, PET, PARFOR, PADI, PIM e PIMI nos câmpus de Araguaína e Tocantinópolis, assumindo ênfases como 'Formação em tempos de resistência: pela defesa da democracia e da educação pública', defendida pelo Prof. Nilson de Souza Cardoso, Presidente do Forpibid/Nacional, e 'Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão', apresentada pelo Prof. João Aparecido Bazolli (UFT).

Cardápio 045 - 06 a 10 nov 2017

04.11.2017 
O cardápio elaborado por Dhycla / Rosimeire Santana e aprovado por Thalita Lin Netto Candido, nutricionista fiscal da UFT, traz o menu de 06 a 10 nov 2017, é:



terça-feira, 31 de outubro de 2017

Lutero e a gestão da educação pública de qualidade

31.10.2017

Antonio Carlos Ribeiro*

O sistema educacional alemão é devedor em grande parte à Reforma Protestante do Século XVI, circunstância em que Lutero deixa o centro da cena e cede espaço aos educadores. Neste caso o espaço que seria ocupado por ele é assumido por seu amigo e companheiro Filipe Melanchthon, também teólogo, músico e pedagogo, possivelmente mais culto que Lutero, mas não ordenado, a quem a tradição luterana deve a redação da Confessio Augustana (Confissão de Augsburg). O principal documento doutrinal dos luteranos foi escrito por um leigo.

Educação não era o campo intelectual em que Lutero se movia. Sequer teve a preocupação em desenvolver uma teoria da educação em perspectiva cristã, mas o que seguramente quis foi motivar a sociedade a empenhar-se por uma educação formal de qualidade, baseado na compreensão de que Deus atua no mundo através dos dois governos.

Como na teologia, na Igreja e na relação de influência entre os príncipes, em que Lutero tinha Melanchthon como pessoa de sua íntima confiança, na educação essa situação se invertia. Nesta Lutero falava em nome do evangelho para sustentar empreendimentos humanos que na Baixa Saxônia ficaram a cargo de Melanchthon. A Leucorea (liceu), a universidade e as escolas de ensino fundamental sofrem a grande influência e política (liderança na polis) do seu amigo pedagogo, responsável pela introdução de estudos dos clássicos gregos e latinos na universidade, rompendo com a perspectiva da escolástica, que submetia tudo ao crivo do poder eclesial.



                                                     



Martinho Lutero e Filipe Melanchton

(Foto: Lucas Cranach the Elder, 1543)






Sob a iniciativa e liderança de Melanchton, o Conselho da cidade de Nürnberg fundou o Ginásio de Egídio, além das três escolas de latim já existentes na cidade. Como as escolas não constituem exclusivamente de prédios, mas contam com professores que instrumentalizam esses equipamentos, assim tarefas organizativas e de conteúdos culturais próprias das escolas secundárias foram também confiadas a este pedagogo, que acentuava as convergências entre humanismo e luteranismo.

Lutero prescreve as normas fundamentais para organização das escolas, no entanto é Melanchthon, seu ‘ministro da educação’ quem escreveu manuais escolares, organizou o sistema escola de Saxe, redigiu juntamente com Lutero as ‘Diretivas aos Inspetores Escolares’ e o livro ‘Visita das Escolas’, reorganizou as universidades de Marburg, Königsberg, Iena, Helsmtadt, Dorpat, Leipzig e Heidelberg, e dava orientação e assistência aos mestre luteranos da Germânia.

Outro colaborador de Lutero foi Johannes Bugenhagen, o pastor da Stadtkirche (Igreja da Cidade), conhecido como ‘Doctor Pomeranus’, que foi responsável pela inspiração de uma série de ordenamentos municipais no norte da Alemanha. Esse conjunto de Estatutos religiosos de diferentes cidades recomendam e ordenam o surgimento de escolas públicas. Bugenhagen, que atuou como pastor luterano a partir de 1520, se torna o mais ardoroso defensor da Reforma da Igreja e, por sua atuação na educação se tornou conhecido como ‘Pai da Escola Primária Pública da Alemanha’.

As preocupações da época acompanham questões como: ‘o que deve ser ensinado às crianças e aos jovens?’, ‘de que forma esse ensino deve ser ministrado?’, ‘como a escola deve ser financiada?’, ‘quem e como devem ser os mestres?’ e ‘onde e em que período as crianças devem estudar?’

As outras questões são de natureza filosófica e teológica. Ao apresentar uma nova proposta para o currículo escolar, lidando com as críticas de que este se baseava nas obras de Aristóteles, que Lutero julgava inapropriado por ser a mesma proposta em que se estruturava o sistema de conventos e mosteiros, em moldes medievais, já sofrendo os efeitos do Renascimento e da própria Reforma, mas ‘blindado’ por estruturas e orientação eclesial, que retardavam ou mesmo impediam o desabrochar de uma nova era.

Outra ênfase significativa era o aprendizado de línguas, que para o reformador, provoca mudanças: ‘onde, porém, há conhecimento de línguas, aí as coisas se desenvolvem com frescor e vigor, e a Escritura é trabalhada; aí a fé se encontra sempre de forma nova por meio de outras e mais outras palavras e obras”, disse Lutero. Assim, o ensino de línguas clássicas se tornou uma consequência dos ideais do movimento humanista, com a propagação do Renascimento na Alemanha.

O grande avanço se dá quando, após longo período na Idade Média a educação se baseava nos conteúdos do trivium e do quadrivium, ensinando as sete artes liberais, e sofre essa mudança na Alemanha, de acordo com a concepção humanista, baseada na educação e nos studia humanitatis (estudo de humanidades) abrangendo disciplinas como Gramática, Retórica, Poética, História e Filosofia Moral, sendo complementado com matemática, astronomia, ciências, música, dança e outras artes. Assim, a contribuição luterana à cultura europeia, segue os ventos de mudança de seu tempo.

* Jornalista, teólogo e professor - Doutor em Teologia, Pós-Doutor em Letras (PUC-Rio) e Pós-Doutorando em Letras (UFT-CAPES)

HDT-UFT apresenta resultados de boas práticas na gestão hospitalar em dois eventos nacionais

31.10.2017

Daianni Parreira

A execução do “Plano Diretor Estratégico (PDE) 2017-2018: um novo olhar, um novo agir”, do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) já rendeu resultados positivos. Como referência de boas práticas na gestão hospitalar, o PDE foi apresentado no Seminário de Apresentação de Projetos e Resultados do Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde, do Hospital Sírio Libanês (PROADI SUS HSL /2015-2017), em São Paulo (SP) e no Fórum de Boas Práticas e de Inovação em Gestão Pública, em Cuiabá (MT), nos dias 25 e 26 de outubro.

Seminário de Apresentação de Projetos e Resultados do PROADI SUS do Hospital Sírio Libanês (Foto: Arquivo/HDT-UFT)

A chefe da Divisão de Gestão do Cuidado, Zilene do Socorro Santa Brígida da Silva, uma das porta-vozes do hospital no evento do PROADI SUS HSL ressalta que na seleção, foi levado em consideração os resultados dos planos, no qual identificaram grandes impactos, com baixo custo. “É importante ressaltar que o fator de sucesso está relacionado ao investimento em material humano; executar os fluxos e protocolos com eficiência só funcionam com a dedicação e motivação dos profissionais envolvidos”, disse.

Entre os resultados já alcançados, estão a implantação e funcionamento do Núcleo Interno de Regulação (NIR), melhoria da imagem do hospital frente aos fornecedores, usuários e sociedade, institucionalização e êxito nos processos de compras compartilhadas, criação e funcionamento das comissões, núcleos, comitês e núcleos de trabalho, intensificação no processo de capacitação, melhorias na área de infraestrutura física e tecnológica, desenvolvimento de comunicação institucional efetiva, entre outros.

Para a Chefe do Setor de Logística, Nadja Barros, o seminário trouxe a possibilidade de apresentar, divulgar e refletir sobre os resultados do PDE. “Foi uma importante integração que permitiu a valorização dos participantes”, concluiu. Na dinâmica do evento, foram divididos grupos com rodas de conversa, no qual houveram apresentações para os integrantes e os facilitadores, e em seguida, ocorreu a plenária com os profissionais do Sírio-Libanês.

Coordenadora de Avaliação e Monitoramento do PDE, Carla Daniele Santos durante apresentação (Foto: Arquivo/HDT-UFT)

A Coordenadora de Avaliação e Monitoramento do PDE, Carla Daniele Santos, representou  o HDT-UFT no Fórum de Boas Práticas e de Inovação em Gestão Pública, promovido pelo Instituto Brasileiro de Direito Administrativo. “Foi uma forma de reconhecimento e uma ótima oportunidade para mostrar o trabalho desenvolvido no Hospital e conhecer outras iniciativas inovadoras”, disse, destacando que o grande diferencial desse projeto aplicativo está no método adotado em que não há separação entre o sujeito que planeja e o sujeito que executa, estimulando a participação e criando um sentimento de pertencimento nas pessoas envolvidas.


Sobre o PDE

O objetivo do trabalho consistiu na proposição de planos de ação para o enfrentamento de macroproblemas identificados e priorizados pela equipe ampliada a partir da análise situacional realizada no HDT-UFT entre março e maio de 2016. Ao todo foram propostas 29 ações relacionadas, em suma, à definição de fluxos, padronização de procedimentos e documentos, capacitação de pessoal, fortalecimento de relacionamento com fornecedores, definição de linhas de cuidado, implantação de núcleo de regulação e trabalho em rede, todas consensuais, a serem executadas até dezembro de 2018.

Das 124 atividades planejadas para 2017 e 2018, já foram concluídas 48 atividades e mais 31 estão em andamento. O processo de produção contou com a especialização de 09 componentes da equipe de governança (superintendência e gerências) e de uma profissional da Ebserh, no curso de gestão de hospitais federais do SUS, projeto da parceria Ebserh e o Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL).


Sobre a Ebserh

Desde fevereiro de 2015, o HDT-UFT é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação, que administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Encontro de coordenadores de cursos de Graduação e Pós-Graduação da UFT inicia nesta segunda

30.10.2017

Thaize Macedo

O I Encontro de Coordenadores de Cursos de Graduação e Pós-Graduação da Universidade Federal do Tocantins (UFT) acontecerá entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro. O evento é organizado pelas pró-Reitorias de Gestão de Pessoas (Progedep) e de Graduação (Prograd) em parceria com as pró-Reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq), de Assuntos Estudantis (Proest), de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex), de Administração e Finanças (Proad) e de Avaliação e Planejamento (Proap).
(Foto: polimacedo)


O encontro se destina a promover a troca de experiência, reflexão e discussão sobre os desafios que se colocam para o desempenho das atividades das coordenações de curso, através da integração dos coordenadores e da disseminação de conhecimentos, práticas e rotinas dos trabalhos administrativos e pedagógicos desenvolvidos pelas Pró-Reitorias. O encontro será realizado nos auditórios dos blocos III e IV do Câmpus da UFT em Palmas.

IV Enconsert reúne servidores da UFT em Araguaína

30.10.2017

Poliana Macedo

O dia do Servidor Público foi comemorado com muita música, apresentações teatrais e dança na noite do último sábado (28) no Auditório da Faculdade Católica Dom Orione, em Araguaína, durante o IV Encontro de Servidores Talentosos da UFT (Enconsert).


O evento que foi organizado pela Gerência de Desenvolvimento Humano (GDH) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) do câmpus de Araguaína reuniu centenas de servidores e seus familiares, onde as habilidades artísticas dos próprios servidores foram apresentadas no palco.

Para o diretor de câmpus, José Manoel, o Enconsert é uma forma dos servidores promoverem a integração no câmpus. “Nós da direção sempre iremos apoiar o evento, por ser de fundamental importância para a integração do servidor no câmpus de Araguaína”.

Também presente no evento, a pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex), Maria Santana Milhomem, ressaltou o trabalho do câmpus de Araguaína e seus servidores na realização e continuidade desse projeto e destacou o Enconsert como projeto piloto para demais câmpus da UFT. “O Enconsert é exemplo de projeto piloto da promoção da cultura dentro da nossa Universidade. E para que nós da Proex, junto com outras pró-reitorias e demais câmpus, possamos nos espelhar nele e levá-lo para outros câmpus”.


Histórico

O Enconsert foi criado em 2013 para comemorar o dia do servidor público, que é celebrado em todo o país em 28 de outubro. O evento contou nessa quarta edição com música, dança e apresentações teatrais.

Confiras as fotos na Galeria!


 
 




















Professora do curso de Letras de Araguaína lança seu segundo livro

30.10.2017

Heloísa Cipriano

Nesta segunda-feira (30), às 19h30, no foyer do Teatro Sesc Palmas, localizado na quadra 502 Norte, a professora do curso de Letras da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Araguaína, Eliane Testa, será lançado o seu segundo livro intitulado "Sanguínea até os dentes".

Segundo a professora e poeta, o livro apresenta sua produção verbal, com seus poemas e textos, e sua produção visual, com gravuras e colagens. "É uma obra que possibilita ao leitor outras experiências poéticas e leituras", ressalta.

Convite Lançamento de SANGUÍNEA ATÉ OS DENTES, de Lia Testa (Foto: polimacedo)


Saiba mais

O Blog Além da Leitura, coordenado pela professora Eliane e pelo professor João Leite, foi criado por acadêmicos do curso de Letras para compartilhar entre outros leitores discussões sobre livros indicados em seus encontros presenciais, afim de que reflitam sobre os principais pontos explanados.

domingo, 29 de outubro de 2017

ProfLetras é tem conceito 4 na Avaliação Quadrienal CAPES

29.10.2017

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), divulgou na quarta-feira (20/09), os resultados da avaliação quadrienal dos programas de pós-graduação stricto sensu, em funcionamento no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG).

O Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS, com sede na Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, que conta com 42 universidades credenciadas ao programa, distribuídos em 49 unidades, manteve seu conceito 4.



A Coordenadora Nacional do PROFLETRAS, a professora Maria da Penha Casado Alves, comemorou o resultado: "Para nós é uma alegria muito grande e motivo de muita comemoração. Nosso empenho é grandioso em todas as unidades para que tornar esse programa seja reconhecido pelo impacto social na formação de professores da rede pública de ensino. Aproveitamos para agradecer (nós e nossa coordenadora adjunta, profa. Neusa Salim - UFJF) o empenho dos 49 coordenadores locais, docentes, discentes, secretários, bem como, o apoio da Pró-reitoria de Pós-Graduação e da Reitoria da UFRN por contribuírem para a consolidação desse programa".

Esse ano, o PROFLETRAS comemora 5 anos de sua aprovação e já está com inscrições abertas para formação da 5ª turma.

VI Seminário Bem Viver Indígena

29.10.2017