sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Press Release – Ano 2 – nº 050 – 12 de agosto de 2017

Editorial
   Capacitar docentes para a educação inclusiva http://bit.ly/2wCh5Wc

Notícias
   Membros da Comissão de Ética de Enfermagem do HDT-UFT são empossados
   http://bit.ly/2uyR0pL

   Curso forma 40 novos gestores e conselheiros culturais no Tocantins
   http://bit.ly/2vYOX1y

   Núcleo de Segurança do Paciente do HDT-UFT inicia implantação de protocolos
   http://bit.ly/2uOZoAF

   Confira a Convocatória da primeira chamada para a matrícula do PSC 2017/2
   2ª edição http://bit.ly/2wCL54o

   Projeto promoverá curso de educação inclusiva para docentes http://bit.ly/2vr9WJL

Defesa
   Estudante indígena defende tese de doutorado em Ciência Animal Tropical
   http://bit.ly/2hSTAFf

Restaurante Universitário
   Cardápio 033 - 14 a 18 ago 2017 http://bit.ly/2uOYpk0


Antonio Carlos Ribeiro
Reg. Prof. FENAJ 7235

Se desejar ler o Jornal UFT Araguaína acesse informativoarag.blogspot.com.br
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Editorial - Capacitar docentes para a educação inclusiva

11.08.2017

O Curso de Formação Continuada (Profor) começa a prover a capacitação necessária para os docentes ministrarem aulas a alunos de nível superior nas instituições federais de ensino. No câmpus de Araguaína, a formação inicia em 18 de agosto, incidindo no cotidiano dos profissionais de educação.

O curso Educar na Diversidade: Dificiência, transtornos, síndromes e educação inclusiva começa a ser ministrado aos docentes, fato que logo impactará a prática pedagógica, inclusive pela atuação de educadores físicos, psicólogos e fisioterapeutas, profissionais com experiência no trabalho com estudantes portadores de deficiências e necessidades especiais.

A tarefa de organização deste conjunto de cursos de formação para docentes ficou confiada às professoras Antônia Márcia Duarte Queiroz, do Colegiado de Geografia, e Claudenice Cardoso Brito, do Colegiado de Matemática.

O Câmpus de Araguaína já desenvolve grande expectativa em relação aos resultados desse processo de formação docente.

Cardápio 033 - 14 a 18 ago 2017

11.08.2017
O cardápio elaborado por Dhycla / Rosimeire Santana e aprovado por
Thalita Lin Netto Candido, nutricionista fiscal da UFT,
traz o menu de 14 a 18 ago 2017, é:

2ª-feira - dia 14



Prato principal
coxa e sobrecoxa ao molho de mostarda

Salada
alface
pepino c/ tomate
acelga c/ rúcula e cenoura

Guarnições
chuchu c/ brócolis
macarrão spaguetti (alho e óleo)
arroz branco
feijão carioca

Suco
acerola

Sobremesa
melão

Opção vegetariana
tomate recheado


3ª-feira - dia 15




Prato principal
isca de frango (chapa)

Salada
repolho roxo c/ laranja
beterraba cozidos
couve c/ rúcula e tomate

Guarnições
pirão de frango
batata sautê
arroz colorido (cenoura/milho/ervilha)
feijão carioca

Suco
limão

Sobremesa
melancia

Opção vegetariana
ovos cozidos c/ ervas


4ª-feira - dia 16


Prato principal
assado de panela

Salada
beterraba cozido
alface c/ tomate
pepino

Guarnições
kabotia cozida
creme de milho
arroz branco
feijão carioca

Suco
caju

Sobremesa
maçã

Opção vegetariana
feijão tropeiro vegetariano


5ª-feira - dia 17


Prato principal
estrogonofe de frango

Salada
alface
tomate c/ repolho roxo
cenoura ralada

Guarnições
berinjela refogada
batata palha
arroz branco
feijão carioca

Suco
goiaba

Sobremesa
doce de leite

Opção vegetariana
panqueca de legumes


6ª-feira - dia 18


Prato principal
feijoada

Salada
 alface c/ repolho roxo abacaxi
vinagrete
acelga c/ tomate

Guarnições
    farofa de cebola c/ cebolinha
cenoura sautê
arroz branco
 feijão preto

Suco
laranja

Sobremesa
banana

Opção vegetariana
ovos na chapa

Membros da Comissão de Ética de Enfermagem do HDT-UFT são empossados

11.08.2017

Daianni Parreira 

Na tarde desta quinta-feira (10), a presidente da Comissão de Ética do Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins (Coren-TO), Michele Rodrigues de Paiva empossou os membros da Comissão de Ética de Enfermagem do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), instituição filiada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A comissão oficializa o acompanhamento das atividades exercidas pelos profissionais da área de enfermagem, no âmbito da ética profissional, amparada pela legislação vigente.

Solenidade de posse da comissão de ética de enfermagem do HDT-UFT (Foto: Daianni Parreira)

Após solenidade de posse, o enfermeiro Rivando Sousa Costa falou como presidente da comissão sobre a importância da instituição do órgão no sentido de amparar os profissionais da enfermagem em seu exercício diário com relação aos desrespeitos ao código de ética da categoria.

Para a chefe da Divisão de Enfermagem, Áurea Maria Casagrande da Luz, todos os membros da comissão estão aptos à conduzirem as atribuições que lhes foram conferidas. “Acredito que todos possuem capacidade técnica de trabalho não somente para cumprir a norma instituída, mas também para instruir os demais trabalhadores sobre seus direitos”, disse, lembrando que a comissão representa o Coren no hospital.

Posse dos membros da Comissão de Ética de Enfermagem do HDT-UFT (Foto: Daianni Parreira)


Saiba mais

As comissões de ética em enfermagem são órgãos representativos dos conselhos regionais junto às instituições de saúde, com funções educativas, consultivas e fiscalizadoras do exercício profissional e ético dos profissionais de enfermagem. Deverão atuar de modo representativo, com vistas à conscientização dos profissionais, quanto ao exercício de suas atribuições legais, bem como à necessidade de salvaguardar a segurança do paciente.

É reconhecida pelas diretorias/gerências de enfermagem das instituições de saúde a que pertence, estabelecendo com elas uma relação de independência e autonomia, cientificando e assessorando sobre assuntos pertinentes. Sua criação se deu por meio da resolução Nº172/1994, do Coren.


Confira a composição da comissão:

Presidente: Rivando Sousa Costa
Vice-Presidente: Amállia Farias Gomes
Secretário: Marcos Antônio da Silva Batista
Vice-Secretária: Márcia Alves Alecrim
Efetivo: Ricardo Costa da Silva
Efetiva: Érika Leal Vieira
Efetivo: Paulo Cézar Pereira Marques
Suplente: Maria Catarina de Almeida Squia Venato
Suplente: Renata Soares do Nascimento
Suplente: Rosane Cristina Mendes Gonçalves
Suplente: Luanna Costa Pachêco de Souza
Suplente: Elzivânia de Carvalho Silva
Suplente: André Viana dos Santos
Suplente: Elielson Evangelista da Rocha

Curso forma 40 novos gestores e conselheiros culturais no Tocantins

11.08.2017

Daniel dos Santos

Nesta sexta-feira (11), o Curso de Formação de Gestores e Conselheiros de Cultura formou os primeiros 40 gestores e conselheiros. O encerramento foi combinado ao início das atividades da próxima turma, composta por 120 artistas, produtores culturais e pesquisadores de todo o Estado. O evento ocorreu no Câmpus de Palmas com bate-papo entre a coordenadora do Programa de Formação de Gestores pelo Ministério da Cultura (MinC), Luisa Galiza, o especialista em gestão de públicas culturais, Américo Córdula, e a representante da Superintendência Estadual de Cultura, Luara Aquino.



De acordo com a representante do MinC, Luisa Galiza, pela valorização da diversidade cultural brasileira, um dos grandes desafios é atingir os municípios menores, nos quais a cultura está enraizada. “A gente entende que precisa capacitar gestores, produtores e conselheiros porque existe esse ciclo em que hoje um produtor pode estar na gestão pública, mas amanhã pode ser outro”. O objetivo é que o curso seja realizado frequentemente para renovar e reciclar os profissionais da cultura.

A professora de teatro Natália Pimenta integra a turma que acaba de concluir a formação. Segundo ela, o curso proporcionou troca de informações e experiências. “Aqui tem gente de todas as regiões do Estado. Pudemos saber como estão as políticas culturais no interior e na capital, quais as necessidades e de que formas deveremos contribuir”.

Para Américo Córdula, autor do livro "Políticas Culturais e Gestão Democrática no Brasil", capacitar gestores e conselheiros é importante para qualificar a construção de políticas públicas. “Como diria Gilberto Gil: a cultura sempre foi a cereja do bolo, quando na verdade a gente quer fazer parte da massa. Toda gestão tem que dar valor ao que a cultura tem para oferecer. Ela está dentro do desenvolvimento sustentável a nível mundial e também em um desenvolvimento que não é na escala econômica, e sim na escala humana”.

Ainda segundo Córdula, é preciso reconhecer que a cultura acontece na cidade. “A valorização das manifestações é fundamental e tem que acontecer na ponta. A ponta é a cidade. A gente tem que ter capacidade de construir modelos que vão além da transferência de recursos federais ou estaduais”.

Especialistas comentaram os desafios de gestão pública em políticas culturais
(Foto: Daniel dos Santos)


O Curso

O Curso de Formação de Gestores e Conselheiros de Cultura foi promovido pelo Ministério da Cultura, em parceria com a Universidade Federal do Tocantins, prefeituras e secretarias estaduais. O curso faz parte das metas acertadas na Conferência Nacional de Cultura, e visa proporcionar formação para gestores e conselheiros de cultura. Só no Estado do Tocantins atende 139 municípios.

O curso é no formato Ensino a Distância (EaD), com dois encontros presenciais, no início e no fim do curso. Dentre outras disciplinas ofertadas que valorizam a diversidade cultural, encontram-se Introdução às Políticas Públicas até Financiamentos da Cultura. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da Proex, (63) 3232-8179 ou e-mail proex@uft.edu.br.

Núcleo de Segurança do Paciente do HDT-UFT inicia implantação de protocolos

11.08.2017

Daianni Parreira

O Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), instituição filiada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), completa um ano de atuação e inicia a implantação de oito protocolos básicos de segurança do paciente. Na tarde desta quarta-feira (08), foi realizada a 12ª reunião do Núcleo com homenagens e balanço das ações.

Reunião do Núcleo de Segurança do Paciente do HDT-UFT (Foto: Daianni Parreira)

De acordo com a presidente do NSP, enfermeira Amélia Carla Silva Oliveira de Almeida, durante esse primeiro ano do Núcleo é possível observar um amadurecimento da comissão. “É visível na qualidade das discussões realizadas e na contribuição dos membros para melhorar a segurança do paciente no HDT-UFT. Iniciamos nossa jornada com registro de notificações em formulários criados por nossos técnicos e preenchidos de forma manuscrita e agora estamos com a iminente implantação de um sistema que qualificará as nossas atividades”, comentou.


Durante abordagens nos setores do HDT-UFT (Foto: Daianni Parreira)

Foram realizadas ainda abordagens aos profissionais do hospital, tanto da área administrativa como da assistencial com objetivo de chamar a atenção dos colaboradores para a importância da implantação dos protocolos, cujo objetivo principal é capacitar toda a equipe assistencial nas práticas de segurança do paciente. O primeiro a ser implantado nos dias 16 e 17 de agosto será o de higienização das mãos. Confira lista completa:

Protocolo de Identificação do Paciente – tem a finalidade de garantir a correta identificação do paciente com utilização de pulseiras.
Higienização das Mãos - visa estimular a adesão a essa prática pelos profissionais, acompanhantes e visitantes;
Segurança na Prescrição, Dispensação, Administração e Uso de Medicamentos - promover práticas seguras na prescrição, dispensação, administração e uso de medicamentos padronizados e não padronizados;
Prevenção de Lesão por Pressão - oferecer subsídios para ações que previnam a ocorrência de Lesão por Pressão nos pacientes internados;
Prevenção de Queda – garantir que os pacientes sejam avaliados e se adote medidas para evitar quedas;
Cirurgia Segura - adotar medidas que garantam a realização de procedimentos cirúrgicos sem riscos para o paciente.
Comunicação Efetiva – adotar instrumentos que evitem a perda de informações entre os profissionais e pacientes e com isso garantir segurança na assistência prestada.
Clima Organizacional e Segurança do Paciente – esse protocolo avalia através de pesquisa como estão as relações entre profissionais e gestores que afetam a segurança do paciente e aponta soluções para situações encontradas.

Confira a Convocatória da primeira chamada para a matrícula do PSC 2017/2 2ª edição

10.08.2017

Samuel Lima

Processo é presencial no câmpus de oferta do curso disputado

A Pró-reitoria de Graduação (Prograd) divulgou nesta quinta-feira (10), o Edital nº 113/2017 com a 1ª Chamada e Convocatória para matrícula do Processo Seletivo Complementar - Sisu - 2017/2 (2ª Edição). A Convocatória visa o preenchimento das vagas remanescentes disponíveis por meio do Edital nº 97/2017, para ingresso em cursos de graduação da UFT no 2º semestre de 2017. A Prograd informa que a Convocatória publicada hoje traz um número maior de vagas que o anunciado pelo Edital de Abertura. O aumento das vagas ocorreu por conta de novos remanejamentos, desistências e cancelamentos surgidos desde o lançamento do Edital de Abertura até o fechamento da Convocatória. Com isso, o número de vagas disponíveis aumentou das 873 anunciadas anteriormente para 905 vagas.


Matrícula

Os convocados devem realizar cadastro e matrícula de forma presencial no dias 17, 18 e 21 de agosto de 2017, no Câmpus de oferta do curso disputado, nos locais e horários informados (veja quadro abaixo).



Os documentos necessários à matrícula podem ser conferidos no item 3 do Edital publicado. Para agilizar o atendimento, a Prograd disponibilizou todos os documentos necessários para realização do cadastro e da matrícula na página www.uft.edu.br/ingressograduacao.

Confira, abaixo, tanto o Edital com a Convocatória e 1ª Chamada para Matrícula quanto a Classificação Geral do Processo Seletivo Complementar Sisu 2017/2 (2ª Edição), divulgado antecipadamente na quarta-feira (9 de agosto).

quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Projeto promoverá curso de educação inclusiva para docentes

10.08.2017

Heloísa Cipriano

Com o intuito de prover ao corpo docente a capacitação necessária para a ministração de aulas para alunos com deficiência nos cursos de nível superior das instituições federais de ensino, terá início, a partir de 18 de agosto, no Câmpus da UFT em Araguaína, o curso "Educar na Diversidade: Deficiência, transtornos, síndromes e educação inclusiva". As aulas fazem parte do Curso de Formação Continuada (Profor).

A comissão organizadora conta com as professoras Antônia Márcia Duarte Queiroz, do Colegiado de Geografia, e Claudenice Cardoso Brito, do Colegiado de Matemática. Para a execução do curso, haverá a participação de uma equipe multidisciplinar composta por professores que atuam na Educação Especial e Inclusiva. Dentre eles, educadores físicos, psicólogos e fisioterapeutas, profissionais com experiência no trabalho com estudantes portadores de deficiências e necessidades especiais.

A formação será desenvolvida em três módulos no sistema semipresencial, distribuídos em três encontros que ocorrerão na UFT em Araguaína. Para que os participantes do Profor possam receber o certificado, é necessário que se cumpra a carga horária de no mínimo 75% de presença. A carga horária total de cada módulo soma em 30 horas semanais. Confira, abaixo, horários, locais e temas que serão abordados em cada data.



terça-feira, 8 de agosto de 2017

Estudante indígena defende tese de doutorado em Ciência Animal Tropical

08.08.2017

Daniel dos Santos 

“Um dos grandes anseios que eu tenho é que eu seja exemplo para outras pessoas. Para que vejam que é possível: alguém que saiu da aldeia, que estudou em escola pública e que tem diferenças culturais”, assim descreve Nahuria Rosa Karajá Javaé, prestes a se tornar a primeira estudante indígena a ter cursado graduação, mestrado e doutorado pela Universidade Federal do Tocantins. A defesa do doutorado está marcada para esta terça-feira (08), às 14h, no auditório do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal Tropical (PPGCat), em Araguaína.

Nahuria, graduada, mestra e agora doutora pela UFT (Foto: Acervo Pessoal)

Nahuria estudou o Ensino Fundamental na aldeia com seu povo Karajá. Para cursar o Ensino Médio, precisou se mudar para a cidade de Formoso do Araguaia, e por ser muito jovem, seus pais a acompanharam na mudança para que ela completasse os estudos. Assim como sua família a acompanhou para a conclusão de Ensino Médio, a escolha pela faculdade que ela deveria fazer também foi uma decisão de interesse coletivo pelos familiares de sua aldeia. “Todo mundo sentou e decidiu qual curso seria o ideal para a nossa realidade. A conclusão foi por Medicina Veterinária, que é muito bom pela região que a gente mora. Depois que eu entrei é que me apaixonei porque veterinária é um curso muito bonito”.

Aprovada na UFT para o curso que ela e sua família queriam, a estudante mudou-se da região sul do Tocantins para o município de Araguaína, ao norte. A trajetória que começou na graduação teve sequência no mestrado e agora vive a conclusão de mais um capítulo, que é o doutorado. Nahuria teve suporte do Programa Institucional de Monitoria Indígena (Pimi), colaborações de colegas e professores da UFT, assim como também colaborou com outros colegas como monitora de disciplina. “Eu sou fruto da UFT. Fiz a graduação e a pós-graduação aqui. Sou muito grata aos professores e espero colocar em prática o que aprendi aqui”.

Para os familiares e demais pessoas que acompanharam todas essas etapas que Nahuria viveu durante sua trajetória na UFT, aos 28 anos ela já pensa em como se dará sua contrapartida. “Eu acredito que com o tempo as coisas vão dar certo. Eu quero dar um sentido verdadeiro a tudo isso. Ainda que seja pouco, eu quero fazer a diferença. E nós vamos trabalhar na nossa terra”.